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louviah Veterano |
# ago/03 · Editado por: Moderador
Bom pessoal vou tentar colocar nesse fórum alguns artigos, para aprendizado. Através de tablatura fica complicado, mas vamos tentar.
Vou colocar esse 1º artigo para o pessoal analisar e vê se está muito avançado, caso esteja, tentem escolher temas para mim, assim saberei, em que grau o pessoal se encontra em conhecimento.
Como pude perceber, tem uma galera aqui que sabe bastante. E que poderia estar me ajudando dando um rumo para essa idéia, que eu já tive a um tempo atras.
Vou tentar voltar atras.
Vamos lá. Conto com a Colaboração de todos.
Mas chega de ladainha vamos ao que interessa
A escala menor melódica, aquela conhecida como escala menor de jazz, por ser bastante usada neste gênero, diria eu tem peculiaridades interessantes em sua estrutura modal. A quase totalidade dos modos gerados por essa escala não possuem notas evitadas – aquelas que estão dentro da escala, mas entram em choque com as notas dos acordes. Isto não ocorre com a escala maior e a menor harmônica. Não que notas evitadas sejam o fim do mundo: há maneiras de tratá-las e torná-las viáveis. Mas a total ausência delas nos modos gerados pela escala menor melódica oferece possibilidades de improvisação que não podem passar desapercebidas.
Assim, ao invés de aplicarmos uma frase para apenas um determinado acorde, vamos tocá-la em meia dúzia de acordes bem distintos, gerados na menor melódica: Xm(maj7), Xmaj7(#5), Xm7(b5), X7(#11), X7(alt) , Xsus4(b9) – o “X” corresponde a qualquer fundamental da tonalidade escolhida. Em Cm melódica (a escala dos exemplos abaixo), teremos Cm(maj7), Ebmaj7(#5), Am7(b5), Dsus(b9), F7(#11) e B7alt. Como vemos, aí estão representadas a maioria as categorias de acordes na música tonal, exceto a dos diminutos. A cada aplicação, a frase ganha um colorido diverso, sendo assim “potencializada”. Dominar a técnica de potencialização fraseológica demanda umas boas horas de estudo prático, e a melhor coisa é praticar sobre play-backs gravados ou sequenciados. A recompensa é uma maior fluência e coerência de idéias no improviso, já que frases e motivos podem ser reiterados a qualquer momento enquanto a harmonia segue seu curso livremente. Os Ex. 1 e 2 trazem uma mesma frase em duas digitações diferentes. Para as demais tonalidades, considerar sempre a tabela abaixo.
Ex 1 (1º Digitação)
<pre>
e------------------------------3-7-5---3---------------
B------------------------3-4-6-------6---4-3-----3-----
G--------------4-3-2-4-5---------------------5-4---5---
D----------1-5---------------------------------------5-
A--5-2-3-5---------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>
continuação
<pre>
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A-6-5-3------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>
Ex. 2 (Outra digitação)
<pre>
e------------------------------------7-----------------
B----------------------------------8---10----8---------
G---------------------------7-8-10--------10---8-7-----
D----------------9-8-7-9-10------------------------10--
A-----------6-10--------------------------------------9
E-10-7-8-10--------------------------------------------
</pre>
continuação
<pre>
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-7----------------------------------------------------
D---10-------------------------------------------------
A------10----------------------------------------------
E---------11-10-8--------------------------------------
</pre>
Bom é isso ai.
Abraços e um bom dia.
CARLOS
Dúvidas
cardraw@hotmail.com
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John Andrade Veterano |
# ago/03
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Continuando...
No Jazz, Fusion, utilizamos muito essa escala como já foi dito. Mas usamos ela sobre o que ???
Uma ideia básica de improvisação é utilizá-la sobre uma progressão 2-5-1 (como a de Autumn Leaves).
a Progressão 2-5-1 MAIOR, compreende no IIm7 - V7 - Imaj7
Exemplo: um 2-5-1 maior em C: Dm7 - G7 - Cmaj7
Exemplo: um 2-5-1 maior em Bb: Cm7 - F7 - Bbmaj7
Faça uma base com um andamento legal tipo em 2/4 (1º tempo forte, segundo fraco) ou então com uma levada de bossa. GRAVE ! e depois jogue a melódica em cima da progressão.
Agora, um 2-5-1 menor:
No 2-5-1 menor, imaginamos a escala menor harmonica (eólio 7+) para criarmos a cadência. Como tratamos de um eólio, o segundo (II,V,I) grau seria um lócrio certo ??? como o Lócrio é um grau m7(5b) então usamos um acorde meio diminuto. exemplo em C novamente: Dm7(5b). o grau dominante (V7) vem em seguida: G7. em seguida colocamos o 1º grau, que seria MENOR !!! pois se trata de um 2-5-1 menor. então teremos: Cm7 ou Cm7+ (vc tem duas opções, mas nada impede de cadenciar com os 2) Nossa cadência ficou: Dm7(5b) - G7 - Cm7 (ou Cm7+). GRAVE novamente essa cadência com a mesma levada da anterior. coloque a melódica sobre o 2-5-1 pra ver o resultado.
A princípio, a sonoridade pode parecer estranha (vc vai achar que saiu do tom) devido ao ouvido ser acostumado com outro estilo de música. o legal seria ouvir alguns músicos de Jazz ou Fusion para ter uma melhor noção.
Alguns músicos de Jazz ou Fusion:
Wes Montgomery
Django Reinhardt
Scott Henderson
John Scofield
John McLaughlin
Mike Stern
Allan Holdsworth
Mozart Mello
Michel Leme (esse vocês vão achar que tá poco se f*dendo pra harmona, mas na verdade ele tá tocando muitoooo).
Lembrando que esses são só alguns.
Boa Sorte Ae
JOHN ANDRADE
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louviah Veterano |
# ago/03
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Valeu
John!!!
Muito bom!!!
Vamos subir esse tema pra cima!!!
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louviah Veterano |
# ago/03
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Está igual a PAU Sênior, só caindo.
ERGA-TI.
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John Andrade Veterano |
# ago/03
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Maioria não se interessa por essas coisas :( eles preferem votar sobre a melhor musica, dar opinião sobre tal banda, perguntar qual é a melhor guitarra. Só coisas que vão faze-los "EVOLUIR"
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louviah Veterano |
# ago/03
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John Andrade
Grande Batalha para nós então!!!
" Tentar pelo menos não mata ninguém. "
Você estuda no IGT?
Sempre tive vontade de complementar meus estudos lá, mas sempre fico duro, faculdade isso aquilo. Só vivo durão!!!
Mas um dia eu ainda estudo lá!!!
Abraço e um Bom Dia!!!
Carlos
cardraw@hotmail.com
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John Andrade Veterano |
# ago/03
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Estudo no IGT sim
num desiste não ! é uma boa escola com uma boa estrutura e com escelentes professores, que não ensinam apenas a tocar guitarra. ensinam também coisas muito importantes para nossa vida pessoal/profissional. Qualquer Help, to ae.
João Paulo Andrade
emaildojohn@ig.com.br
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pagode alto astral Veterano |
# ago/03
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eles preferem votar sobre a melhor musica, dar opinião sobre tal banda, perguntar qual é a melhor guitarra. Só coisas que vão faze-los "EVOLUIR".Aí John: nem te cansa com isso cara.Gurizada é f.... você sabe.
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John Andrade Veterano |
# ago/03
· votar
nem esquento. apesar disso eu sempre entro no forum e procuro ajudar quem quer ser ajudado. um dia eles vão procurar esses tópicos.
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louviah Veterano |
# ago/03
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pagode alto astral
John Andrade
Hum, minha vontade era que todos tivessem acesso ao material que tive, coisa do tipo, nessa longa estrada que é para se tornar músico, muitas coisas aprendemos, sendo assim muita coisa boa temos para oferecer.
Mas fazer o que se as pessoas não aceita!!!
E sobre o IGT, sei lá, acho que falta algo para mim, que seria no caso o contato direto com grandes músicos, esses pessoal sempre tem algo a oferecer.
Fiz aula com um aluno do MOZART, o Marcelo COELHO!!! Chega uma hora que vc quer algo mais, um contato com pessoas do nipe de Aldo Landi, Mozart ah e até mesmo com os falecidos BADEN POWELL, PAULINHO NOGUEIRA, mas esses ai, deixa para eu ter contato muito daqui muito muito tempo!!! Quem sabe no Céu tenha umas aulas de música.
Banda: Baden Powell - Violões, Guitarra o Hendrix o rei do improviso, Letras - Renato Russo, Vocal - Norah Jones (nao morreu ainda, mas um dia vai está la), Bateria - Aquele cara do que tocava com o Jimi Hendrix, Baixo - Pixinguinha!!!
Tem uns que ainda falta passar pro outro lada ainda.
Mas um dia a banda vai está perfeita.
Norah Jones PQ? Simples um vocal tem que ter BELEZA ..rs..
Fuiii..
Carlos
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John Andrade Veterano |
# ago/03
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Nossa !!! eu gostaria de ter aulas com o Aldo Landi !!! Ele é doidera !!! ele dá aula com um Revolver !!! haahah !!!
Quanto ao Mozart, sem comentários. Ele é realmente o mestre.
O Cara que tocava batera no Hendrix é o Mitch Mitchel (tá vivo ainda). eu gosto do Keith Moon do The Who nas batera, mas já foi :(.
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Alex Pires Veterano |
# ago/03
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Melódica é show de bola...uso quase todos os modos dela(Ontem até tava arriscando o Frigio 6M que soa até interessante...meio out e tal)
Mais o problema é que a molecada não costuma ouvir músicos que usam essa escala...se fosse uma menor harmônica talvez o tópico fosse mais valorizado...
Eu na verdade comecei a querer usar a melódica(apesar de ja conhece-la...mais não usava muito) depois que eu comecei a ouvir os fusion da vida...Gambale, Howe, Scott Henderson e por ai vai...então acho que é da necessidade de cada um...
Poderiamos juntar nós três e fazer umas colunas sobre algumas escalas...Que que vocês acham?
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louviah Veterano |
# ago/03
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Alex Pires
Agora sim o pessoal ouvistes minhas presses!!!
To dentro!!!
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Alex Pires Veterano |
# ago/03
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Pois é louviah...podia juntar eu, você e o John pra fazer algumas colunas sobre todas as escalas talvez ehhehehe...Tem icq ou alguma coisa do genero? O meu tá no meu profile...Alias eu posso fazer alguns licks...sei lá...Dar uma ajudada no fórum não faz mal a ninguem...
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MKazan Veterano |
# ago/03
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louviah
cara, bota tudo denovo, a tab ficou toda torta.
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louviah Veterano |
# ago/03
· votar
MKazan
Nem tinha reparado Depois eu coloco denovo!!!
Abraços
Carlos
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John Andrade Veterano |
# ago/03
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To dentro.
peguem meu icq ae.
23276131
Posso escrever sobre várias coisas, como harmonia que num é nem um pouco abordada aqui e que é o mais importante. Sobre escalas, aplicações, sobre teoria, e sobre temas que possam ajudar a construir a cabeça de alguns. Só não escrevo sobre técnica. pelo amor de deus, é muito chato escrever sobre técnica.
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Tripa Seca Veterano |
# ago/03
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cara, bota tudo denovo, a tab ficou toda torta.
é so vc dar um <ctrl>+<c> e colar num arquivo do bloco de notas.... ele fica direitinho...
ou então em outro editor de textos com a fonte courier tamanho 10...
ps. Concordo com vcs galera... topicos como estes deviam ser estimulados....
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Megametal Veterano |
# ago/03
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bem pessoal... algum newbie respodendo vcs...
Olha, eu to só com 5 meses de aula, entao eu nao entendi mt coisa... só deu pra tocar a escala na guita.. mas blz, eu entendi o recado de vcs, vamos ao q "interessa":
Eu to com um projeto de fazer um site sobre guitarra, mas não essas porrs q ensinam como afinar e botam uns exercicios de cromatismo... eu queria fazer um site de guita decente, com coisas avançadinhas como essas, um site q as pessoas realmente interessassem em visitar, e
vi q o louviah, John Andrade e o Alex Pires se interessaram em fazer uma coluna sobre essas coisas, pq nao né? eu queria saber se vcs topam a ideia de colar comigo e discutir sobre isso, pra formar um site legal sobre o assunto... espero q vcs nao tenham preconceito sobre newbies hein!! Eu até q tenho ideias legais :D
Fica aí meu recado.. se acharem legal, digam!
Megametal
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marcio_unfashion Veterano |
# ago/03
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Boa idéa cara eu apoio vcs ai !!!!...
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louviah Veterano |
# ago/03
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Megametal
O fera deixa seu email para a gente entrar em contato OK!!!
Abraços!!!!
Carlos
cardraw@hotmail.com
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John Andrade Veterano |
# ago/03
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botam uns exercicios de cromatismo
Isso também é importante.
Eu Topo sim carinha. Legal essa ideia. é legal desenvolver no site um material com começo, meio e fim. pra noveis básicos, intermediários e avançados.
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Megametal Veterano |
# ago/03
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sim, eu tb sou viciado em cromatismos.. alias, só oq eu faço de bom, mas eu quis dizer q os sites "guitarreros" só tem cromatismos e pouco material... bem, era isso!!
louviah te adicionei no msn, John Andrade e cia, quem tiver msn posta ae!!
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aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
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Jhon Andrade Vc deve estar equivocado meu amigo. Não sou policial ou bandido para usar revolver. Cuidado com que ouve, fala ou escreve. Ao contrário da fama que fizeram espalhar,era um daqueles malditos isqueiros no formato de beretta. Serviam para por fogo em 60 cigarros que trago por dia. Vai ver foi a maneira que os menos providos de talento tiveram para tentar afastar-me do meio o que certamente nunca me preocupou.
Quanto a aulas no Céu, vai demorar muito. Pode apostar, o mesmo que o Zagallo, vão ter que me aturar (*rs)
Aldo Landi
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BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/05
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aldo landi
Olha a data, véio... o cara já deve ter morrido. Hehehe!
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aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
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Bom , sinto-me no dever de dar uma força pra essa rapaziada nova, uma vez que estou quase cinquentão.Pode ir lá na minha página http://www.aldolandi.com que tem todas as aulas que escrevi para a cover guitarra , matéria da coluna calma, guitar player, guitar class, fifteen na faixa. Podem estudar e não encher o meu saco lá no céu. Lá vou ter aulas com Stravinski e tocar com o p* do Miles Davis, quer dizer, nem pensar em dar aulas. Ah! outra coisa, esse lance de digitação é o seguinte: vc é F* ou não é. Pensem no seguinte Eu estudei para tocar escalas até esquecê-las. Pra isso digitei todas que apareceram com qualquer um dos dedos de partida, a seguir, estiquei todas as escalas de forma que utilizassem quatro notas por corda (por causa das semi-colcheias e acentos). Caso contrário sempre é aquela coisa de estar faltando algo... Coisa de 1/2 músico. Feito isso ligue-as por 1/2 tons ou tom (conexão de escalas) . Outra idéia e ampliar seu conhecimento de pattern (desenho melódico) . Procure fazer coisas mais criativas que terças com as escalas.
Existem outros intervalos. Tente fazer uma frase no pau em quartas progredindo 1/2 e 1 e 1/2 tons. Agora veja o que acontece com toda aquela sua velocidade... Some. Quer dizer só descendo a lenha. Falando pouco, escutando muito e tocando tudo . Faço aqui a 34 anos. (*rs)
Decerto, do além devo estar escrevendo via psicografia, quer dizer , ainda vou ficar assombrando vcs seus safadinhos! (Hehehe pra vc BlaCkLaBel P* teu nick me lembra aquela bebida vagabunda pra caramba... ô coisa ruim. Minha sugestão: Pratiquem bronha na guitarra se querem tocar. Êta vício safado!
Aldo Landi
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aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
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Escala menor melódica.... o que gerou todo esse assunto louco....
Não tocamos a menor melódica. A menor melódica sobe com acidentes e volta natural, em tese, é aplicada sobre o acorde dominante alterado (ou uma função substituta desse), quando se dirige para a tônica menor.
Quando sobe e desce com as mesmas notas chama Bachiana. Serve para qualquer dominante alterado ou substituto dele . Se vc está em Am vai de Am até a primeira corda , volta com ela até o meio e retorne a Am. Senta o dedo porque é pra gerar tensão (aquela mentirinha denominada out-side ). Alguns a chamam de superlócria , alterada, dependendo do modo que se parte (se tônica ou do sétimo grau) ... Mas, lembrando uma entrevista que fizemos eu e o Saulo com Scott Henderson:
A garotada quer saber onde vc usa a escala tal, o cara responde :
Que é isso? nome de antibiótico? (vide Rock Brigade antiga ... sei lá qual era o número)
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aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
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Acordes de G7 , sem inverter e acrescentar dissonâncias? uns 38. Agora se inverter e ampliar as tensões, pra la de 400. Cada hora sai um bloco diferente indo de Dm (g7) C.
É isso aí Leandro. Bronha nela, porque músico vai ficar velho e ser corneado de qualquer jeito, então se vira sózinho... Vai praticando nela, que viagra é muito caro pra músico comprar!
O gente, o e-mail é aldolandijr@yahoo.com.br
Olha aí a questão dos acordes dominantes (o mesmo pra escalas gente)
G7= Em(todos); Bm(todos os tipos); Bdim; Ddim;Fdim; Abdim; Ab (todos);Fm(todos);Db7(todos); é coisa pra caramba. Agora, pensem quais tensões tem esses acordes e ainda, podem ser 1ª , 2ª ou 3ª inversão...
Aldo Landi
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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aldo landi
Eu passo a vida insistindo pros caras daqui: "acorde pros acordes", mas eles querem saber qual é a escala pra metal, qual é a escala pra forró mela calcinha, etc... mas poucos escutam.... que pena!
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aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
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Esses caras vão ficar velhos, meu... não esquenta. Acorde e escala é tudo a mesma coisa. Pô já fui moleque, era um pé no saco... Nem eu aguentava. Um dia disse pra uma amigo, cara , vc toca TROMBONE???? que coisa de velho, larga isso e vai tocar guitarra... Sabe quem era???? O meu bom e velho e BOCATÃO! Pode? Se ele tivesse me ouvido... estaria mals!!!
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