Trocar trastes da Guitarra

Autor Mensagem
Dudaberti
Veterano
# fev/06


E ai galera, blz?

Tenho uma guitarra velha , nem sei qual a marca, to dando uma reformada nela , gostaria de saber como faço para tirar os trastes e como colocar os novos.

Valeu!!!!!

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


cara leva num luthier q eh mais garantido

Dudaberti
Veterano
# fev/06 · Editado por: Dudaberti
· votar


mas é guita é velha e eu no to afim de gastar muito nela.

pq, é muito complicado?

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Dudaberti

Pô se for tão velha assim, aconselho a comprar outra...

Mexer na guitarra sem ter conhecimento técnico pra isso é homicídio pra bixinha!

Dudaberti
Veterano
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

Cara , eu já tenho outra guitarra , essa eu quero reformar só para ver o resultado.

GuitarHome
Veterano
# fev/06
· votar


Vc trasnformando o resultado nao vai ser nada bom.
Mande para um luthier. se não melhor deixar a guita como ela esta.

Dudaberti
Veterano
# fev/06
· votar


Valeu pelos conselhos galera , mas eu só queria saber como se faz a troca de trastes

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Nesse caso, Pannuci deve te ser útil

MatheusMX
Veterano
# fev/06
· votar


É bem difícl cara ...

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Dudaberti
Importante esquentar os trastes antes com um ferro de passar ou ferro de solda para amolecer a cola e diminuir o risco de lascar a escala; mas precisa ter cuidado para não esquentar demais e queimar alguma coisa.
Depois é só enfiar uma lâmina por baixo do traste para levantar e retirar com um alicate ou na mão mesmo se estiver fácil.

Para colocar os novos dê preferência para trastes enrolados ao invés de comprar aqueles em varetas retas, pois facilita a instalação.
Corte os trastes com uma pequena folga.
Passe uma pequena quantidade de cola no pézinho do traste (o tipo de cola vai depender da folga do slot e da cola que tinha antes), coloque o traste no slot, apoie uma madeirinha em cima para martelar.
Martele do meio para as pontas, se vc martelar das pontas o meio pode ficar uma barriga e vc nunca mais vai conseguir abaixar, só no nivelamento.
Depois de todos os trastes instalados dê acabamento nas laterais com uma lima; muito cuidado para não limar a escala, para isso vc pode proteger a escala com fita crepe mas isso não vai proteger se vc não tiver muito cuidado.
Esse acabamento nos trastes pode ser feito antes deles serem instalados, mas aí vc não terá folga na colocação, terá que ser feito exatamente da largura da casa, terá que colocar os trastes exatamente na ordem e terá que instalar exatamente no lugar, pois não terá folga nas laterais; mas facilita o arredondamento dos cantos dos traste que é difícil de fazer sem a lima adequada.
Depois de retirada a sobra nas laterais e devidamente chanfrado e arredondado para não machucar a mão precisa nivelar os trastes para que eles fiquem exatamente na mesma altura.
Coloque uma régua de aço deitada de lado sobre os trastes para ver o nivelamento. Corra a régua de lado a lado da escala para verificar o quanto terá que ser retificado.
Usando um bloquinho de madeira aplainado (comprimento da lixa) com uma lixa colada (d'água grão 320 ou 220 no máximo se estiver muito desnivelado) ou uma pedra de amolar (não pode estar gasta, precisa estar perfeitamente plana) vc vai fazer o nivelamento sempre prestando atenção nos pontos onde vc precisa fazer mais pressão.
Essa parte é muito delicada e se vc não tiver muita habilidade pode por tudo à perder.
Proteja a escala com fita crepe para não rficar suja com as lasquinhas dos trastes.
Deslize o bloquinho com lixa ou a pedra de amolar sobre os trastes no sentido de comprido. Verifique constantemente com a régua onde estão os trastes mais altos, risque com um lápis mole para se orientar; lembre-se que o traste pode estar mais alto de um lado e mais baixo de outro. Para ajustes mais finos troque a lixa por outra mais fina; sempre no máximo 50% maior que a anterior (220 >> máx 330, 320 >> máx 480, 400 >>máx 600 assim por diante)
Depois de perfeitamente nivelado os trastes, se eles ficaram muito chatos na parte de cima vc pode arredondar ou apenas uma leve arredondada para tirar os cantos vivos. Dê acabamento em todos os cantos para não ficar pontas
Eu lixo os trastes até lixa 1200, 1500 ou 2000 e depois passo massa de polir. Esse polimento pode ser dado com uma miniretífica pra facilitar... eu faço à mão para não voar massa no meu olho, hehehe; mas a miniretífica agiliza bastane pra quem não tem muita experiência, mas cuidado para não marcar a escala (mesmo que esteja protegida com fita crepe)

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Dudaberti
Esqueci de te falar pra aproveitar e retificar a escala depois que os trastes foram retirados e antes de recolocados.

Dudaberti
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

Cara muito obrigado, era isso mesmo que eu estava precisando , vou tentar seguir esses passos com todo cuidado possivel.

Valeu!!!!

2R-Rafael
Veterano
# fev/06
· votar


Dudaberti

se ela for muito velha, e se você não tive com muita grana você poderia comprar uma guitarra nova usada e começa a mexe nela (tentar desempenar, abrir ela pra ver como funciona por dentro e tal) porque se quebrar acho que não vai fazer tanta falta assim

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji

soh faltaram as fotos!!
bem explicado!!
agora...e onde posso encontrar a lima para arrendendar os trastes? das um aspecto melhor, além de facilitar o trabalho de arredondamento naum eh?
nunca vi dessas limas...

U1000D
Veterano
# abr/06
· votar


eu arranco no dente

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Daí chega alguém: Que guitarra é??
E ele: Fender Stratocaster Standard 1954 1-Ply

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_
Eu só vi essas limas na stewmac, mas eu faço essas coisas com lixa mesmo.
Dá pra fazer essas limas com um tubinho de aço e fazer a rosca com um macho e cortar no meio, pode lixar até chegar na metade, fica mais fácil.

Guitar_gospel
Veterano
# abr/06
· votar


Ae aproveitando o topico, qual é um preço justo pra se pagar pra trocar os trastes? preciso trocar os da minha guitarra urgente, amsum luthier aki quer cobrar 250 pila dai é brabo!

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji

eh...acho q naum eh das melhores opções...mas dah pra fazer!!

Guitar_gospel

cara a uns 5 ou 6 anos eu paguei 180 reais...a mão de obra e material para troca dos trastes, plainar o braço, troca dos trates, retifica dos trastes e ainda a mão de obra para montagem da parte elétrica!! acho q apenas para a troca dos trastos uns 140 reais hoje em dia tah de bom tamanho!!

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


Dudaberti
como faço para tirar os trastes e como colocar os novos.
acredite, eh bem mais dificil doq parece! ehehe

Bigode Ozzy
Veterano
# abr/06
· votar


merda...preciso replainar a escala fa guita...luthier de merda q fez ela acho q naum presto atenção q a guita é com floyd rose e fez o abaulamento gigante dessa porra. Tentei arrumar com calços na ponte, mas naum funfo...merda...

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Bigode Ozzy

luthier de merda q fez ela acho q naum presto atenção q a guita é com floyd rose e fez o abaulamento gigante dessa porra

leva pra ele refazer...o cara num percebeu q eh floyd? q profissa eh esse??

Bigode Ozzy
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_
modo de dizer cara, aeuhauehea. Assim, a guita eu naum mandei fazer com ele e talz, comprei de um cara q mandou fazer com ele. Acho q vo tentar arrumar o tel desse cara e mandar arrumar com ele mesm, assim consigo um desconto e ainda posso apertar o pescoço dele com vontade, auehauehuea!! Falows!!

NFA_METAL
Veterano
# jan/10
· votar


gente ajuda aki...

como arredondar os trates dps do nivelamento???

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


NFA_METAL
existe uma lima especifica pra arredondar os trastes, mas não encontra facil pra vender.

como disse o seiji:
Eu só vi essas limas na stewmac, mas eu faço essas coisas com lixa mesmo.
Dá pra fazer essas limas com um tubinho de aço e fazer a rosca com um macho e cortar no meio, pode lixar até chegar na metade, fica mais fácil.


NFA_METAL
Veterano
# jan/10
· votar


outra duvida .. que tipo de cola se usa para colar os novos trastes..???

webbruno
Veterano
# ago/10
· votar


Eu sei que faz um tempo que esse tópico começou, mas sei que eu estaria violando as regras se criasse um novo pra perguntar algo que pode ser respondido nesse. Mas e se só tiver um traste ruim? Os passos que o Fábio Seiji passou são trabalhosos para se trocar todos os trastes mas valeria a pena tentar trocar um traste? Ou melhor mesmo mandar pro Luthier e gastar um dinheiro? Obrigado

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


webbruno
Uma vez eu li que o Page mandava trocar só o traste bichado...mas aí é complicado pq o outro que era mais velho vai desgastar mais rápido que o novo...sei lá!!!

Sir.Paulo
Veterano
# ago/10
· votar


webbruno


Tutorial: Como Trocar e Nivelar os Trastes


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/236811/

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


webbruno
Dá pra trocar apenas alguns ou um traste só mas o difícil é encontrar o traste igual aos que já estão instalados.

Se encontrar um igual ou equivalente basta executar a troca e efetuar o nivelamento.

Mas quem avisa amigo é; não é tarefa simples (nem trocar um só, alguns ou todos) nem tampouco o nivelamento, requer cuidado e habilidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocar trastes da Guitarra