Na opinião de vcs, com qts anos éh bom começar tocar guitarra?

Autor Mensagem
FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Não existe esse negocio de idade, você só vai conseguir alguma coisa com sua força de vontade e estudos.

Celso Pixinga, eleito um dos melhores baixistas do mundo começou com 28 anos. Precisa falar mais??

sherminnador
Veterano
# fev/06 · Editado por: sherminnador
· votar


O_Melhor_O_Modesto

Um exemplo é meu vizinho, a gente pega 2 violões, eu falo pra ele fazer base do knockin on heavens door pra mim fazer solo, não sei se existe uma base mais fácil G,D,C, a musica inteira. Simplismente ele não consegue acertar o tempo de um acorde para o outro, o mesmo acontece pra outras musicas.

Mera
Veterano
# fev/06
· votar


O cara se acha bom pq se compara com um cara que nem Knockin on heavens door sabe tocar.
Assim até eu toco pra caralho com a guitarra nas costas.

sherminnador
Veterano
# fev/06 · Editado por: sherminnador
· votar


Mera
O cara se acha bom pq se compara com um cara que nem Knockin on heavens door sabe tocar.
Assim até eu toco pra caralho com a guitarra nas costas.


o kara eu já falei que eu não to me achando, isso eu disse pra da um exemplo pro O_Melhor_O_Modesto

Eu jáh editei o toco pra caralho, foi um pouco demais, não foi o que eu kis dizer. Queria dizer que eu estou indo bem pelo tempo que eu toco.

Igor Martins
Veterano
# fev/06 · Editado por: Igor Martins
· votar


Mas como voce explica uma pessoa não conseguir fazer um solo tão facil, tão obvio, não ter a menor noção de tempo, e outra pessoa fazer o mesmo solo do jeito que éh (não estou falando de mim), com a maior facilidade, sem nunca ter visto.

Experiência do instrumentista. Qdo comecei suava para alguns solos que hoje acho tranquilos. Não tinha solo que não sofria.

Agora que tenho mais tempo de guitarra, tem solos que consigo tirar com maior facilidade do que antigamente, independente de quanto tempo eu conheço a música, e com maior fidelidade.

A dedicação não precisa ser em uma mesma música em específico, e sim em um domínio técnico que dê liberdade para tirar o que precisa.

Grimc
Veterano
# fev/06
· votar


sherminnador
Eu comecei com 10 anos... Ainda tenho 10, e já tenho guitarra...

janick
Veterano
# fev/06
· votar


56 anos, 7 meses, 19 dias e 4 horas.

João Paulo Henriques
Veterano
# fev/06
· votar


3 anos

Paulinho Blumenau
Veterano
# fev/06
· votar


Olhem esse tópico e vocês irão ver que para ser um bom guitarrista, tem que estudar e praticar.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/120746/

pagode nem morto
Veterano
# fev/06
· votar


Acho que com 17 é perfeito! Só que começei com quase 16...

upca
Veterano
# fev/06
· votar


O bom é começar com menos de um ano, mas isso pode ser um tanto quanto chato... iuaheiuhea.
Não existe isso. O bom é começar quando tu realmente te interesse, que assim tu vai ter vontade de tocar e vai te dedicar. Uma pessoa que toca mas não se dedica durante 5 anos é bem pior do que uma pessoa dedicada que toque ah um ano. Resumindo, tempo não é nada. Dedicação é tudo.

marcelo2711
Veterano
# fev/06 · Editado por: marcelo2711
· votar


sherminnador
q musica ou solo q vc jah toca intaum?!e se der posta aew um solo de vc tocando!!

yurijm
Veterano
# fev/06
· votar


sherminnador
qual idade? qualquer uma ue, voce ta com pressa?

Musica e' pra toda vida.

Na minha opiniao qualquer pessoa pode ser um bom guitarrista, um excelente guitarrista. Se ela quizer.

Logico que umas pessoas tem muito mais facilidade que as outras, mas geralmente, as pessoas com esses "dons" possuem interesse pela coisa. Aposto que a diferenca desse teu amigo pra ti nao e' somente o saber "tocar bem", aposto q ele tem menos interesse do q tu por tocar guitarra, nao busca informacoes e coisas do tipo, ou se busca e' mto pouco. Eu tambem noto em varios amigos meus q eles nao sabem fazer um monte de coisa (nao so na musica mas em outras coisas), concordo contigo nesse ponto, mas nao concordo em dizer q eles nunca poderao ser melhores do q tu em alguma coisa.

Se "eles" realmente quizerem, podem tocar melhor do q qualquer um.
So q o que geralmente acontece, e' q eles nao querem =) desistem facil demais, talvez por nao ter "espirito guerreiro" =D hehe

Mas falando sobre a idade, meu pai me deu umas aulinhas de violao quando eu tinha uns 14 anos, era muito dificil, ai perdi o interesse e fui praticar outras coisas, agora com 20, nao sei porque, to achando bem mais facil aprender/praticar..

abracos

Guitar Man 20
Veterano
# fev/06
· votar


teve um kra que falou que um menino de 7 anos não se interessa por musica...
MENTIRA!!!!
eu, com 7 anos, comecei a tocar flauta (na escola) e quando a professora passava as partituras, eu não descansava até tocar pelo menos uma vez certo, mas geralmente eu olhava as partituras, treinava uns 10 minutos e saia tocando...
quando eu tinha uns 10 anos, na igreja que eu vou, tavam dando aula dev violão,eu fiz aula uns 3 meses e depois acabou, e deixei o violão largado por 1 ano, quase 2, um belo dia, eu na aula de musica do meu mesmo colegio(eu tinha 11 anos) aparece um menino com um violão lah, e ele tocava bem até, eu eu soh com a minha humilde flauta...
comecei a ficar com iveja do muleque e resolvi que daquele dia em diante, iria tocar violao...
muito bem, no meu aniversario de 12 anos, pedi um violão novo de presente, e eu tocava mau pra caramba, quase não conseguia trocar de acorde...
ganhei o meu sonhado violão e comecei a treina 50 horas por dia(heheheheh, zuera, mas eu treinava pra caralho...) em 2 meses, uma menina que tinha me visto tocar quando recem tinha ganhado o violao, ela falou, porra cara, vc evoluiu muito parabens, e depois de um ano com o violão, resolvi comprar a minha guitarra
hoje com 13 anos, meu atual professor de guitarra disse que eu toco bem pra quem nunca teve aula de guitarra/violão...
não estou querendo aparecer, soh estou querendo mostrar quao dificil foi chegar a tocar guitarra, mas com o treino, estudo e sei la mais o que, voce pode tocar de tudo...

Twinsen
Veterano
# fev/06
· votar


Guitar Man 20
Bom q vc jah sabe ler partitura, eu acho mto difícil =(

yurijm
Veterano
# fev/06
· votar


Resumindo o q eu quiz dizer

O tocar bem ou tocar mal independe da idade, depende da sua mentalidade.

E o q faz a sua mentalidade tocar bem ou tocar mal, na minha opiniao, e' o teu passado, as vivencias q teve, o q fez e o q nao fez, q sao essas coisas q desenvolvem na pessoa no futuro a capacidade de persepcao e interesse pelas coisas.

comecei a ficar com iveja do muleque e resolvi que daquele dia em diante, iria tocar violao...
muito bem, no meu aniversario de 12 anos, pedi um violão novo de presente, e eu tocava mau pra caramba, quase não conseguia trocar de acorde...


E' ai q ta a diferenca =)

Johnny Favorite
Veterano
# fev/06
· votar


Por mim meu pai poderia ter me colocado amarrado com 3 anos de idade pra aprender guitarra. É o certo!

Guitar Man 20
Veterano
# fev/06
· votar


Twinsen
nada, eh bem facil (colocando as notas debaixo da partitura fica facil, facil...)

yurijm
Veterano
# fev/06
· votar


No texto q o outro postou dizia assim:

".O que é o talento, afinal? Se de fato é a prática que define o desempenho, o talento poderia ser... a motivação para perseverar na prática."

Acho q e' por ai mesmo

Johnny Favorite
Veterano
# fev/06
· votar


todo mundo aqui tem 11 anos e toca pra caraleo ou é impressão minha?

Guitar Man 20
Veterano
# fev/06
· votar


yurijm
o que que vc quis dizer com E' ai q ta a diferenca =), vc quis dizer do negocio da mentalidade??????
sou meio burro em filosofia(oqq isso tem a ver????)

Guitar Man 20
Veterano
# fev/06
· votar


Johnny Favorite
todo mundo aqui tem 11 anos e toca pra caraleo ou é impressão minha?
eu tenho 13 e so meio ruizão...

Twinsen
Veterano
# fev/06
· votar


Guitar Man 20
Acho q qdo vc acostuma nao deve ser dificil nao, mas eu nem consigo decora aquelas coisa de breve, semibreve e num sei mais o q ...

Johnny Favorite
Veterano
# fev/06
· votar


".O que é o talento, afinal? Se de fato é a prática que define o desempenho, o talento poderia ser... a motivação para perseverar na prática."

Acho que talento é a facilidade nata que o sujeito tem pra coisa. É diferente de "ser esforçado" como diz ai!

yurijm
Veterano
# fev/06
· votar


Guitar Man 20
Eu quiz dizer q tu te motiva por ti proprio. Tu olhou o cara e quiz tocar igual, melhor que ele. E e' nisso q eu acredito q diferencia boa parte dos bons guitarristas dos ruins/desistentes.

(Eu quiz dizer q tu vai ser um bom guitarrista se manter o pensamento sempre assim, mas com humildade)

hehe

Guitar Man 20
Veterano
# fev/06
· votar


yurijm
Eu quiz dizer q tu vai ser um bom guitarrista se manter o pensamento sempre assim, mas com humildade
eu não sou mesquinho só porque toco guitarra e escrevi eu texto sobre a minha vida pra apavora vcs ai de baixo...

****modo jim carrey: off****

piadinha sem graça essa...

Johnny Favorite
Veterano
# fev/06
· votar


yurijm
".O que é o talento, afinal? Se de fato é a prática que define o desempenho, o talento poderia ser... a motivação para perseverar na prática."

Olha só. Talento é genético, não é pratica! Portanto desistam ...rs..

A cada cem pessoas, cinco são o público sonhado por cantores de chuveiro não muito habilidosos: não conseguem de jeito nenhum ouvir problemas numa canção desafinada, segundo um estudo inglês de 1980. Mas esse público ideal pode ser quase dez vezes maior. Uma nova versão do estudo, publicada na revista Science em março de 2001, sugere que quarenta em cada cem pessoas têm muita dificuldade para perceber notas desafinadas. E mais: 80% da culpa seria dos genes recebidos dos pais.


O novo estudo analisou as habilidades de "detecção de notas desafinadas" de um total de 568 mulheres de 18 a 74 anos de idade, que tinham a particularidade de se dividirem em 284 pares de irmãs gêmeas. Tantas gêmeas puderam ser convidadas a participar do estudo graças ao registro mantido pelo Hospital Saint Thomas, em Londres, criado a partir de campanhas publicitárias nacionais para o cadastramento de gêmeos, idênticos ou não-idênticos, que desejassem participar de pesquisas sobre a influência da genética sobre a saúde e a personalidade humana.
Estudar as semelhanças e diferenças exibidas por gêmeos idênticos é a maneira preferida pelos geneticistas para investigar quanto de nossas vidas é definido pelos genes, pelo ambiente, e pela experiência de vida, já que essas pessoas têm todos os genes em comum. E, embora gêmeos não-idênticos sejam tão parecidos quanto qualquer casal de irmãos, eles constituem um grupo ideal para comparação, já que dividiram o mesmo útero durante a gestação, e após o nascimento costumam compartilhar o mesmo ambiente, ao menos durante a infância.
A tarefa das gêmeas era simples: ouvir trechos de 26 melodias populares como Noite Feliz, o Hino Nacional Americano, Oh! Susanna, e dizer se cada melodia lhes parecia correta ou não - sendo que 17 das melodias continham notas desafinadas. Trata-se, na verdade, de um teste de discriminação de intervalos entre notas. Os desafinados introduzidos nas músicas reproduzem erros comuns de cantores pouco habilidosos: trocar notas, modificando um dos intervalos da música, ou simplesmente mudar de tom no meio da musica. O resultado é que a melodia continua identificável, mas subitamente as notas se tornam um pouco mais agudas ou mais graves do que deveriam. Oh! Susanna, por exemplo, de dó-ré-mi..sol..-sol......-lá-sol..-mi..-dó....-ré-mi..-mi..-ré..-dó..- ré..... passa a ser dó-ré-mi..-fá#..-sol....-lá-sol..-mi..-dó....-ré-fá..-fá..-ré..-dó..-r é.... - e algumas pessoas não ouvirão a diferença.
A questão era quantas pessoas não ouviriam a diferença, e se gêmeas idênticas seriam mais parecidas do que as não-idênticas nas suas habilidades, o que seria uma evidência a favor da identificação de tons musicais ser determinada geneticamente. Cada gêmea recebeu uma "nota" correspondente ao número de melodias identificadas corretamente como distorcidas ou não - e de fato, gêmeas idênticas obtiveram notas mais parecidas do que gêmeas não-idênticas: uma correlação de 0.67 entre gêmeas idênticas numa escala de 0 a 1, contra 0.44 entre as não-idênticas.
Aplicando modelos matemáticos sobre os resultados para avaliar a contribuição de fatores genéticos e ambientais, os pesquisadores observaram que o modelo que melhor explicava a variação da habilidade de identificar os intervalos era uma combinação de 20 a 30% de experiência de vida diferenciada entre as gêmeas - provavelemente com relação à música-, e 70 a 80% de determinação genética - uma "herdabilidade" tão elevada quanto a de características como a altura.
Mais impressionante é que, usando os critérios do estudo de 1980, que consideravam "surdez musical" um número de acertos igual ou menor do que 23 músicas das 26 do teste, desta vez quatro em cada dez gêmeas cairiam nessa categoria. Se parece um número muito alto, pense no outro lado: seis em cada dez pessoas acertam quase todas as vezes, o que seria o equivalente a "ter um ouvido musical", sendo que ao menos duas dessas seis pessoas em dez são capazes de detectar todas as melodias distorcidas.
O problema não é auditivo: testes de audiometria, que medem o funcionamento dos ouvidos, mostraram que a dificuldade em detectar distorções nas melodias não era acompanhada por dificuldades de audição..
Independentemente do critério escolhido, fato é que o grau de habilidade para detectar intervalos musicais corretos parece ser altamente variável na população, sendo quase nula em 5% da população, e pelo jeito uns 80% dessa variabilidade são determinados pelos genes recebidos dos pais.
Certamente a "surdez musical" severa tem implicações para a música - como a incapacidade de afinar um violão de ouvido, sem apelar para um aparelhinho, ou de cantar uma música até o fim sem tropeçar. Mas as implicações para a fala podem ser ainda mais graves: a musicalidade da voz, ou seja, a entonação, carrega informações cruciais sobre a carga emocional da linguagem, e talvez esses mesmos 5 a 40% da população tenham problemas de comunicação relacionados à percepção da música da fala.

Se por um lado esses problemas são fortemente herdados, por outro, mesmo recebendo genes desfavoráveis ainda deve dar para melhorar treinando o cérebro, como o estudo sugere. Mais uma boa razão para ouvir música...

yurijm
Veterano
# fev/06
· votar


Se por um lado esses problemas são fortemente herdados, por outro, mesmo recebendo genes desfavoráveis ainda deve dar para melhorar treinando o cérebro, como o estudo sugere. Mais uma boa razão para ouvir música...



Poise tb acho

Guitar Man 20
Veterano
# fev/06
· votar


se isso for verdadde, ta bom...
meu bisavô era gaitista de rua...
e eu arranho um pouco na gaita...

marcelo2711
Veterano
# fev/06
· votar


sherminnador
q musica ou solo q vc jah toca intaum?!e se der posta aew um solo de vc tocando!!


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na opinião de vcs, com qts anos éh bom começar tocar guitarra?