Thio Veterano |
# fev/06
· votar
Olha, cara... vou pôr aqui o meu cronograma, sem os horários, dias e organização.
1 - Aquecimento
2 - Partitura (divido por dia: só Ritmo, Solfejo, melodia...)
3 - Criar variações dos exercícios
4 - Criar exercícios.
5 - Tríades e inversões
6 - Tétrades e inversões
7 - Analisar uma harmonia
8 - Harmoniar uma melodia
9 - transposição ou modalização de uma música
10 - Variados (Blocos Quartais... Formação de acordes...)
11 - Pentatônica
12 - Modos gregos (analisar os intervalos, prestar atenção na sonoridade de cada modo, tocar com patterns, criar patterns, tocar com saltos, tocar em duas cordas juntas...)
13 - Menor harmônica
14 - Menor melódica
15 - Outra escala
16 - Pattern (II-V-I ou de um acorde)
17 - Treinar e analisar uma frase/lick (em todos os tons, todas as digitações possíveis...)
18 - Variar a frase
19 - Criar frase/lick e treinar
20 - Treinar o ouvido (ouvir tentando discernir os intervalos... tirar uma frase ou melodia... tirar uma harmonia...)
21 - Levada (treinar com harmonia algum ritmo: blues, funk, samba, forró, jazz, brega...)
22 - Técnica de palhetada (híbrida, sweep, alternada...)
23 - Técnica de digitação (exercícios cromáticos... arpejos...)
24 - Acompanhamento
25 - Chord Melody
26 - Walking Bass
27 - Estudar e treinar uma música
28 - Desenvolver uma idéia
29 - Trabalhar na idéia, dividir, harmonizar...
30 - Analisar uma harmonia de um tema (estudar um tema e listar possíveis escalas, arpejos...)
31 - Criar motivos ou frases baseados na análise
32 - Tocar arpejos na harmonia
33 - Improvisar com solfejo
34 - Pegar algum tópico estudado e aplicar na música.
Lembrando que fiz esse roteiro baseado num que o Marisco pôs aqui, fiz ele do meu jeito, e ficou faltando algumas coisas além da disposição de horários e dias, fazendo parecer o roteiro mtuio cheio de coisa, mas o dividi corretamente às minhas necessidades e possibilidades, não deixando-o muito cheio de coisa para pouco espaço de tempo.
Outra: cada tópico permite várias maneiras de estudo.
Espero que esses exemplos de tópicos possam servir de ajuda para montar o seu roteiro. E fiz isso porque já fiquei um bom tempo procurando tópicos para estudar, e de tanto pesquisar condensei às minhas intenções.
|