Método teórico para não enferrujar as cordas.

    Autor Mensagem
    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Morgaroth


    Eu, na aula de química, aprendi sobre os processos que são aplicados para impedir que determinados metais enferrujem. E, dessa forma, tive uma ideia que talvez funcione para evitar o enferrujamento das cordas.

    Vou começar explicando que o processo de enferrujamento acontece porque o oxigênio rouba elétrons dos metais. Por isso, ambos viram íons de cargas opostas e se atraem por força elétrica formando óxidos (metal fica positivo e oxigênio negativo, pois o elétron tem carga negativa).

    Ou seja, o oxigênio da água colide com o metal e, no impacto, rouba o elétron desse metal.

    OBS: Entenda-se metal menos reativo aquele em que há maior dificuldade de roubar elétrons e mais reativo aquele em que há maior facilidade de roubar elétrons.

    Segue nesse >> link << a ordem de reatividade dos metais.

    Há 2 processos principais para evitar a ferrugem.

    1° Revestimento total com metal menos reativo. Por exemplo: banhar ferro com ouro. O ouro é bem menos reativo que o ferro, consequentemente o oxigênio não consegue roubar o elétron do ouro e não se formam óxidos.

    2° Revestimento parcial (ou contato) com metal mais reativo. Pode não fazer sentido, pois é o contrário do método 1, mas funciona. Quando colocamos um metal mais reativo em contato com outro metal menos reativo, quando o menos reativo perder um elétron, o mais reativo acaba transferindo seu elétron para ele. Esse método é usado nos cascos de ferro de navios. São colocados metais como o zinco ou magnésio em contato com o ferro (não precisa cobrir toda superfície) e, quando o oxigênio ataca o ferro, o magnésio que enferruja, pois ele "doa" seu elétron para o ferro. Assim, de tempos em tempos se troca o metal mais reativo visto que ele enferruja.

    Dessa forma, acredito que, PELO MÉTODO 2°, se colocarmos as cordas em contato com metal mais reativo que ela (acredito que possa ser por um fio condutor), a corda não enferrujaria. Poderia ser usado um bloco de "x" metal conectado as cordas por um fio.

    Eu pretendo fazer um teste, no entanto estou com elixir novas na guitarra, que possuem revestimento e não enferrujam. Mas, como estas são muito caras, pretendo comprar um jogo sem revestimento e fazer o experimento.

    Se alguém possuir algum conhecimento, que adicione ao tópico. Abraços.

    OBS: O alumínio é mais reativo que o ferro, mas ele não enferruja pois, a medida que ele enferruja, ele cria uma camada de óxido que se adere ao metal, criando naturalmente uma proteção. Já nos outros metais, essa camada não adere e o processo continua até todo metal se oxidar.




    QUE FIQUE BEM CLARO QUE A INTENÇÃO NÃO É REVESTIR A CORDA (O QUE SERIA TOTALMENTE INVIÁVEL), MAS SIM CONECTAR A CORDA COM OUTRO METAL MAIS REATIVO POR UM FIO CONDUTOR.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Morgaroth
    na aula de química

    Aqui começamos a ter um problema.

    Antes de mais nada sua ideia está correta, mas não condizente. Cordas não são de ferro, e sim de aço, niquel, fósforo-broze etc. A lógica é a mesma, verdade.

    Mas há outros problemas, como timbre da corda revestida, resistência à palhetada, captação, custo...

    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Morgaroth
    · votar


    Ismah
    Mas há outros problemas, como timbre da corda revestida, resistência à palhetada, captação, custo...

    Não é revestimento, é o método 2°. Talvez só o contato com o metal mais reativo já diminua ou enferrujamento ou até mesmo conectar a corda com o metal por um cabo jacaré.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Morgaroth
    timbre
    resistência à palhetada
    captação
    custo

    Entendi seu objetivo, mas como disse ele é plausível na teoria de uma aula de química, na prática de uma guitarra não sabemos dizer.

    Pessoalmente faz tempo que não tenho esse problema.

    krixzy
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    Morgaroth
    A teoria vale um teste, basta achar um metal mais reativo que o níquel.

    Mas o grande problema, acho que na maioria dos casos, não é nem a oxidação, e sim a perda de brilho no timbre, quando as cordas começam a escurecer, nem precisa enferrujar, o timbre já vai ficando morto.

    mateus12345
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Até onde eu sei as cordas já vem revestidas com um metal de sacrificio, ou não?

    MMJr
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: MMJr
    · votar


    Morgaroth

    Legal voce tentar trasferir a teoria da sala de aula para a pratica do dia a dia...

    No caso de cordas para guitarra e violao, o problema nao e a ferrugem e sim o preco das cordas praticados no Brasil... Um jogo de cordas que custa 8 dolares chega no brasil por mais de 50 reais..A este preco a corda enferruja mesmo. Cordas que foram projetadas para ter 30 dias de vida util sao usadas por 6 meses a um ano...ou ate mais; enferruja mesmo...


    Valeu...

    Flipe J.
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Quero nem imaginar quanto custaria aqui cordas revestidas com ouro.
    Já vendem NIG a 33R$

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    mateus12345
    metal de sacrificio

    Só as que se usa pra tocar Black Metal.

    mateus12345
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    kkkk
    O termo ta correto é metal de sacríficio mesmo.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Quem quiser saber mais pode ir em http://www.mundoeducacao.com/quimica/protecao-dos-metais-contra-corros ao.htm

    É o primeiro subtítulo "proteção catódica"

    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Morgaroth
    · votar


    Flipe J.
    Quero nem imaginar quanto custaria aqui cordas revestidas com ouro.
    Já vendem NIG a 33R$


    Que fique claro que o método do revestimento não é o sugerido aqui para as cordas, mas sim o do "contato".

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    mateus12345

    Eu sei, é dito "de sacrifício", porque ele é sacrificado no lugar do "oficial".

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    O uso de anodos de sacrifício é bem comum. Teoricamente, é viável utilizar o sistema para o fim exposto no tópico.

    Mas deve ter alguma razão para uma coisa tão óbvia como esta não ter seu uso difundido num meio que sofre tanto com o oxidação.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    entamoeba
    Mas deve ter alguma razão para uma coisa tão óbvia como esta não ter seu uso difundido num meio que sofre tanto com o oxidação.
    Pois é, também pensei nisso. Descobriremos quando alguém fizer a experiência.

    Alguém sabe se magnésio é barato? Esse metal é um dos mais reativos, provavelmente é mais reativo que as cordas.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    entamoeba

    Nem sempre... Temos gente com QI tão alto que o do Einstein parece comum, e eles não fazem nada de extraordinário. Existem coisas óbvias, mas que ninguém percebeu... E no universo da guitarra tá cheio desses acidentes... Começando pelo Leo Fender, que sabe-se lá porque, começou a se meter na música...

    rafael_cpu
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Provavelmente a boa ideia do amigo esbarre na inviabilidade econômica...

    T+

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: NeoRamza
    · votar


    Morgaroth
    Eu pretendo fazer um teste, no entanto estou com elixir novas na guitarra, que possuem revestimento e não enferrujam. Mas, como estas são muito caras, pretendo comprar um jogo sem revestimento e fazer o experimento.

    Cara Elixir é a corda MAIS BARATA QUE TEM. A corda dura tanto que sai mais barato que qualquer uma outra.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    NeoRamza
    Cara Elixir é a corda MAIS BARATA QUE TEM. A corda dura tanto que sai mais barato que qualquer uma outra.

    No caso, se o método funcionar, as outras cordas irão durar tanto quanto as elixir.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    NeoRamza

    Mas e as condições de uso? Tem umas made in Xáina, que duram mais que a guitarra mas na segunda palhetada tem som de pau com arrame...

    Ando tendo experiências boas com as Solex, mas do pacote preto com vermelho... Soaram no mesmo nível e pelo mesmo tempo, que as D'addário hexagonais (esqueci o nome), com uma diferença de preço razoável...

    bardomudo
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Será que os engenheiros das empresas que fazem cordas nunca pensaram em um conceito tão básico e elementar quanto esse se ele realmente funcionasse e fosse viável?

    Será mesmo que os engenheiros de empresas gigantes pularam o ensino médio e faltaram na aula de química para aprender como finalmente fabricar a corda perfeita através de um procedimento tão "simples"?

    Legal que você esteja interessado nas suas aulas da escola, mas esse tópico é ridículo. Tá aqui um link para você aprender o que está acontecendo com você:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger

    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Morgaroth
    · votar


    bardomudo
    Será que os engenheiros das empresas que fazem cordas nunca pensaram em um conceito tão básico e elementar quanto esse se ele realmente funcionasse e fosse viável?

    Talvez não seja do interesse deles.

    Será mesmo que os engenheiros de empresas gigantes pularam o ensino médio e faltaram na aula de química para aprender como finalmente fabricar a corda perfeita através de um procedimento tão "simples"?

    Realmente parece improvável, mas não se dar o direito da possibilidade é frear todo processo criativo. Um exemplo na física teórica é o trabalho do físico Richard Feynman, que resolveu problemas complexos com uma abordagem simples. Também há o caso do Preston Tucker, que desenvolveu carros melhores que o das grandes montadoras da sua época, mas não conseguiu dar continuidade a sua empresa.

    Legal que você esteja interessado nas suas aulas da escola, mas esse tópico é ridículo. Tá aqui um link para você aprender o que está acontecendo com você:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger


    Eu abri este tópico para a discussão, me direcionei ao método com dúvida e ceticismo, nunca afirmei que o processo funcionaria "com certeza". No entanto, no modelo teórico e ideal, segundo o conhecimento obtido no meu cursinho e nas pesquisas na internet, o método parece funcionar. Pelo menos, até agora, ninguém trouxe algum argumento que refute o procedimento.
    Eu realmente tenho muita curiosidade, e, mesmo que seja muito provável que não funcione, o envolvimento e o entendimento do porquê de não funcionar já faria a criação do tópico ter valido a pena, apenas pela aventura científica. Portanto, acho que ridículo é um adjetivo pouco adequado ao tópico.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Morgaroth

    A pessoa abriu uma conta só pra vir aqui te desestimular..?

    VPJ
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Morgaroth
    A ideia me parece boa, usam este mesmo princípio para preservar as fundações da Sydney Opera House, que tem contato com a água do mar.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Morgaroth
    · votar


    RafaelBernatto
    A pessoa abriu uma conta só pra vir aqui te desestimular..?

    Pois é, também notei isso.


    VPJ
    A ideia me parece boa, usam este mesmo princípio para preservar as fundações da Sydney Opera House, que tem contato com a água do mar.


    Agora estou estudando para o vestibular, mas pretendo fazer o teste depois para ver se funciona.

    Mr.Weickert
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Posta o resultado do teste depois, se der certo legal, aí vai faltar testar a corda em um guitarra pra ver se o timbre é bom e se a corda dura bastante. Vai ver voce acaba ganhando um dinheiro com isso se der certo

    Snakepit
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Compre cordas Elixir.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Snakepit

    O cara tá pilhado com a ideia. Não interessa se ele vai obter resultados ou não, o que importa é que ele está interessado e disposto a pesquisar sobre o assunto.

    Fico besta de ver como tem gente que curte desencorajar os outros de graça. Aposto que você nem sabe ao certo porque faz isso...

    Snakepit
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Snakepit
    · votar


    entamoeba
    Cada um faz o que quiser.

    Eu compro cordas Elixir.

    Boa sorte.

    PS: Seria interessante ver o que eles fazem nas cordas. Funcionam muito bem.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Morgaroth

    http://pt.aliexpress.com/item/Free-Shipping-1PC-High-Purity-99-99-Magn esium-Metal-Rod-Mg-18mm-x-100mm/1814054868.html

    No mercadolivre só achei aquela barra de camping, pra "fazer" fogo...
    Apesar da demora, acho que o ideal seria essa aí de cima mesmo..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Método teórico para não enferrujar as cordas.