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Mensagem |
Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
Olá, a questão é a seguinte:
Fiz aqui em casa todas as características dos modos:
Jônio- T - 2m - 3m - 4 - 5 - 6m - 7m
Dórico- T - 2m - 3b - 4 - 5 - 6m - 7b
Frígio- T - 2b - 3b - 4m - 5m - 6b- 7b
Lídio- T - 2 - 3m - 4b - 5 - 6m - 7m
Mixolídio- T - 2m - 3m - 4 - 5 - 6m - 7b
Eólio- T - 2m - 3b - 4m - 5 - 6b - 7b
Lócrio- T - 2b- 3b - 4m - 5b - 6b - 7b
se estiver errado me diga, porq talvez resolva meu problema
Tudo Bem, só que quando eu vou fazer C Lídio fica assim:
Escala de C
C- D- E- F- G- A- B
C Lídio
C- D - E- Fb- G- A- B
Mas já q não existe Fb, oq acontece? eu estou errando em algum lugar ou é isso mesmo q acontece?
por favor me ajudem, obrigado
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U1000D Veterano |
# fev/06
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nao existe Fb?
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A----------------9--------------------------------------
E--------8-10-12--------------------------------------------
esse 9 na corda lá q é nota :)
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Jani Liimatainen
Sinto muito desapontá-lo, mas todos estão errados, e por isso o C_Lídio também saiu errado.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/85902/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
Esses tópicos podem ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre modos.
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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q eu saiba não existe E#
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be yourself Veterano |
# fev/06
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Jani Liimatainen
Eu acho que E# = F
Certo?
Corrijam-me se estiver errado por favor! :)
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Jônio- T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M
Dórico- T - 2 - b3 - 4 - 5 - 6 - 7
Frígio- T - 2b - b3 - 4 - 5 - b6- 7
Lídio- T - 2 - 3 - #4b - 5 - 6 - 7M
Mixolídio- T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7
Eólio- T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7
Lócrio- T - b2- b3 - 4 - b5 - b6 - 7
Estude também intervalos e classificação dos intervalos pra entender melhor sobre os modos.
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U1000D Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
ñ é akele 9 da lá?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Jani Liimatainen
Existe sim, na escrita, na partitura.
Na prática, tocamos um B no lugar de Cb, mas existe sim
Tocamos F no lugar de E#, mas na escrita, dependendo da tonalidade, é correto.
Escala de C# por exemplo:
C# - D# - F# - G# - A# - B# - C#
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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Os modos restantes são extrapolados da mesma maneira:
F Lydian mode - 1 2 3 #4 5 6 7 8
G Mixolydian mode - 1 2 3 4 5 6 b7 8
A Aeolian mode - 1 2 b3 4 5 b6 b7 8
B Locrian mode - 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 8
Onde está errado?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Jani Liimatainen
Aí não tem nada de errado. Compare com os modos que eu escrevi.
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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o mixolídio não tem a 7 bemol?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Jani Liimatainen
Não existe "sétima bemol", o correto é "sétima menor", e quando a sétima é menor, não precisa de indicação. Só se indica se for sétima maior, com um "7M" ou "7+" ou "7maj".
Sétima sem indicação é sempre menor.
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U1000D Veterano |
# fev/06
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meu modo de ver está errado? 9 da corda lá?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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U1000D
O que é este 9 da corda Lá?
A nota F# ou Gb
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Mat Boogie Veterano |
# fev/06
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olá amigo...
olha so, como o amigo ali jah disse...ta errado seu eskema...
mas olha ae, C lido:
dó - ré - mi - FA# - sol - lá - si
T 9 3 #4 5 6 7
como pode ver, naum tem nada Fab (fa bemol) ae no eskema, note q a caracteristica principal do lidio eh a quarta aumentada (naum confunde com quinte diminuta, pq apesar de ser enarmonico, a função determinante eh diferente)...
ajudei????
abraço
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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mas nas minhas características eu só estou errando onde m ou M?
porq onde é b, os meus estão certos, ou estão errados também?porq estão iguais aos seus, hehe
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U1000D Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
eu tenho uma visão mais prática dos modos.. ñ consigo ver assim de maneira teórica e matemática..
isso é algo q pode me fazer falta daqui pra frente nos estudos???
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Mat Boogie Veterano |
# fev/06
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outra coisa cara....
existe diferença na notação correta de CIFRAS e INTERVALOS...
por exemplo:
setima maior (cifras) -> 7M
setima maior (intervalos) -> 7
o erro no eskema q vc escreveu, ta na notação!!!!
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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Mat Boogie
mas o q significa #4b?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Jani Liimatainen
Não estão iguais. Você colocou "segunda menor" onde não deveria. Colocou "sexta menor" onde é "sexta maior".
Acho que você está atropelando seus estudos. Não há possibilidade de entender os modos gregos sem calcular os intervalos e como classificar estes intervalos.
Os acidentes # e b se aplicam as notas, e não ao intervalo. Não se chama um intervalo de 5a bemol e sim de 5a diminuta, por exemplo.
Já uma nota você chama de Sol bemol, lá sustenido.
Evite as confusões e só avance quando conhecer as propriedades dos intervalos, senão você dança.
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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desculpe mas sou fraco de teoria, hehe
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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U1000D
É como eu disse pro Jani Liimatainen. Uma coisa de cada vez. Intervalos é a chave pra qualquer coisa que você irá estudar em harmonia/melodia.
Matematicamente é simples, porque são todos múltiplos de 0,5, que é o semitom. Uma escala completa, de Dó a Dó por exemplo tem 12 semitons, ou 6 tons se quiser simplificar. Entende?! Múltiplos de 0,5 tom.
Depois entra as classificações. Se é primeira nota (tônica), segunda, terceira. E depois se é maior, menor, diminuto, aumentado, cada intervalo.
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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Não é o caso atropelando os estudos, é q eu mostrei isso para meu " professor" de guitarra e ele disse q era assim mesmo, mas agora estou confuso
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Mat Boogie Veterano |
# fev/06
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pow...nota q eu naum escrevi #4b...
o certo eh #4 so, sacou????
me da seu msn ae q eu te explico tudo agora em tempo real, blz????
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Jani Liimatainen
meu " professor" de guitarra e ele disse q era assim mesmo
Indique um oculista pro seu professor, sem querer ofendê-lo.
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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se eu tivesse um, é q o compuatador q estou usando não é meu, sabe
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Jani Liimatainen Veterano |
# fev/06
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é q o meu professor toca a 19 anos, aqui na minha cidade é um dos mais conhecidos, mas o problema é q não sabe dar aula, sabe improvisar super bem, faz musicas instrumentais bem trabalhadas, mas não sabe ensinar
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U1000D Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
acho q vi a matematica da parada agora...
12 semitons... 6 tons..
agora..
menor = diminuto?
maior = aumentado?
e os acordes entram nessa dança?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Intervalos - Resumo
T = tônica = 0 tom
b2 = segunda menor = 0,5 tom
2 = segunda maior = 1,0 tom
#2 = segunda aumentada = 1,5 tons
b3 = terça menor = 1,5 tom (confunde-se com #2 e muda conforme o contexto)
3 = terça maior = 2,0 tons (não existe 3a aumentada)
4 = quarta justa ou apenas quarta = 2,5 tons
#4 = quarta aumentada = 3,0 tons (metade da escala completa)
b5 = quinta diminuta = 3,0 tons (confude-se com #4 e muda conforme o contexto)
5 = quinta justa ou apenas quinta = 3,5 tons
#5 = quinta aumentada = 4,0 tons (confunde-se com b6)
b6 = sexta menor = 4,0 tons (confunde-se com #5 - depende do contexto)
6 = sexta maior = 4,5 tons (confunde-se com 7a diminuta - depende do contexto)
b7 = sétima diminuta = 4,5 tons (confunde-se com 6a maior - depende do contexto)
7 = sétima menor ou apenas sétima = 5,0 tons
7M = sétima maior = 5,5 tons
8 = oitava = 6,0 tons (repetição da tônica)
***********************************************
Modelo Escala Maior:
T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
Modelo Escala Menor:
T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
Os intervalos são:
maiores, menores, justos, diminutos e aumentados
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Mat Boogie Veterano |
# fev/06
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ok, olha so...
seu professor eh realmente habilitado pra ensinar modos gregorianos????
pq vc escreveu a tabelinha la, eu entendi, vc teve a intensão certa, mas colocou as notações erradas, cuidado com gente q naum entende direito, pq ao inves de esclarecer, so confunde vc com coisas erradas...
vou te dar uma maneira muito didatica de entender os modos, funciona assim cara...
pensa nas tetrades formadoras de cada modo, depois calcula as dissonantes, q sempre vão ser 3, depois, vc nota q certos intervalos, saum particulares de certos modos, pq diferenciam um do outro, exemplificando:
modo lido...
formação = t,9,3,#4,5,6,7
tetrade = t,3,5,7
dissonantes = 9,#4,6
intervalo determinante lidio = #4
vc nota o intervalo determinante, pq o lidio faz parte da mesma categoria do modo jonio, q eh dos acordes maiores(categoria de acordes q têm terça maior e sétima maior), mas o q diferencia o lidio do jonio, eh a #4 (quarta aumentada)...
se vc naum entendeu muito agora, faz o seguinte, pega todos os 7 modos, e divide eles da forma q eu te ensinei, escreve mesmo, fica so pensando naum...dae vc vai começar a ter a clareza de pensamento necessaria pra entender!!!!
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