Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# out/06
· votar

Por hj é só. Li e organizei informações até a página 43. Ainda faltam 30...
Favor não postarem muita coisa nesse tópico até eu terminar! hauehuaehuaheuaheuhaehua

danilo lima veras
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vc axa q a ponte wilkinso q vem nos modelos 640 e 740 tagima num possui mola boa nao???queria saber pq minha guitar desafina...no eh problema de regulagem ja levei a um luthier

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar

danilo lima veras
Cara, pode ser problema de molas (compre um jôgo novo) ou de colocação das cordas (se sua guitarra não tem tarrachas com travas, as cordas devem ser colocadas corretamente nelas.), é preciso também lubrificar aos partes em atrito com as cordas, inclusive os sulcos da pestana (nesse caso com grafite) e as "borboletinhas abaixa-cordas" com vaselina sólida ou graxa branca.
Abç

deco_superego
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

opa,é o seguinte,eu tenho uma guitarra a strinberg clg45 uma rabo de peixe,possui 2 captadores dulplos,ja quebrou umas 3 vezes,só que dessa vez os 2 captadores queimaram,nem me pergunte como.
o luthier recomendou uma marca é kent armstrong,ele disse que a condor só coloca dessa agora.
ai ver,eu não entendo muito bem sobre captadores,
a unica coisa que sei é que o captador da ponte tem que ter uma saida maior do que a do braço.
agora é o seguinte,eu tava olhando aqui os captadores da kent armstrong,2 me chamaram atenção,um é o distorcion tem uma saida de 13k,,esse eu ja vou colocar no braço,ja me decidir,mas o captador da ponte é o problema,eu encontrei aqui um ultra distorcion tem uma saida de 20k,agora eu não sei as caracteristicas de um captador de 20k entende?.
só que eu dei uma olhada nuns captadores de saidas parecidas,
encontrei o trash da spanich tem 18k de saida,eu mandei um email pra eles e eles disseram que o captador é mas pra trash metal,coisa pesada mermo entende?
agora o som que eu quero tirar num é trash metal,eu quero tirar mas um heavy metal,steve vai,metal molodico,e é mas solos,eu queria um captador que fosse bom pra fazer harmonicos e pah.
e que fosse bem versatil
agora que saida de captador vc me indica?

olha o link do captador kent armstrong ultra distorcion
http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR&u=http://www.wdmusic.com/ke nt_armstrong_oem_ultra_distortion_29713_prd1.htm&prev=/search%3Fq%3Dke nt%2Barmstrong%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26safe%3Doff

se alguem puder ajudar eu agradeço.

maten
Veterano
# out/06
· votar

Opa!
onde eu posso achar uma gibson les paul studio?
ja procurei no hendrixmusic, na playetech, na knob...

vcs sabem onde eu posso encontrar?
obrigado!

ah... a Gibson SG é tao versatil quanto as les paul?(caso eu nao encontre a studio...)

markolino
Veterano
# out/06
· votar

olá
descupe a pergunta meio q Ignorante..
mas
nao to afim de faze outro topico..

qual é a diferenca que da..
dexando o captador mais alto ou mais baixo..

souojor
Veterano
# out/06
· votar

Opa!

Comprei há umas 2 semanas uma Cort kx1f que tem o topo em flamed maple. O problema é que na loja ela ficava com uma etiqueta circular com o preço em uma vitrine que eu acho que devia dar sol à tarde. Aí a guitarra ficou com o flamed top bronzeado, com o lugar da etiqueta mais claro hehehe.

Bom, não tenho certeza se foi isso mesmo que aconteceu, mas gostaria de saber se eu conseguiria igualar a cor da madeira novamente colocando a guitarra no sol só na parte que está clara... ou se pode ser outra coisa.

Ah, e vocês saberiam dizer o que é a madeira Mahogany delas? é mogno? ou algum equivalente? aqui tem um link pra guitarra se quiserem ver as especificações.

Obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# out/06
· votar

deco_superego
Esses valores 18K, 20K só tem relação direta com o nível de saída se os captadores forem iguais em magneto, fio da bobina e dimensões da bobina.
São muita variantes pra definir o timbre de cada captador e não apenas a resistência ohmica da bobina.

markolino
muda um pouquinho o timbre, mas depende dos captadores.
à grosso modo com os captadores mais altos aumenta levemente o ganho e diminui a definição e um pouco dos sustain (dependendo do magneto).

souojor
Como o Torresmo fala, a sua guitarra tá com marquinha de biquini, haha
Cara, isso não tem jeito, não é aconselhável deixar a guitarra ao sol e mesmo se isso resolvesse seria impossível vc acertar o contorno com as bordas desfocadas.
Ou vc deixa assim mesmo ou peça pra loja trocar.
Em geral o mogno utilizado nas guitarras atuais é o de honduras.

GUITARK2
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vc conhece a potencia SA 96 da GRADIENTE? ela seria uma boa escolha para aquele lance de ligar o GT2 + potencia em uma caixa com dois falantes de 12???
obrigado

ToRReSMo
Veterano
# out/06
· votar

souojor
a markinha de bikine sai com o tempo, c for bem superficial.....espera uns 3 meses....ou troke a guitarra

ToRReSMo
Veterano
# out/06
· votar

souojor
naum deixe nunca a guitarra no sol senaum ira virar um berimbal..daria para adaptar a cabaça nas molas da floyd...
comprar guitarra de vitrine de loja é psseimo..

Soulface
Veterano
# out/06
· votar

Ufa!!! Terminei.
Li o tópico inteiro!!!
Qr dizer, quase. Tem muito post q eu comecei a ler e já pulei por não vale a pena. hehehehehehe
Em resumo, muitas perguntas "repetidas". Do tipo "como fazer pra nivelar os trastes da minha Tagima Strato?" e logo em seguida outro "como nivelar trastes da minha Shelter Les Paul?"
Não é de hj q eu falo pro Sam q seria legal colocar a opção DESENHO nos posts pra algumas pessoas entenderem oq é falado! hauehuaheuaeuhae
Por essas e outras, mais ou menos da página 35 em diante quase não se tem novidades. Serviço de garimpo mesmo. Mas como sou turrão, li tudo pra me certificar.

Outrs detalhes q percebi:
Não pergunte sobre preços de serviços para o Bertola!
hehehehehehe! Ele não fala aqui por ética.

Também não faça essa pergunta pro Seiji.
Ele só faz construções.

Teste anes de perguntar.
Po... a galera esquece q a guitarra tem q agradar aos seus ouvidos. Como é q o Seiji ou o Bertola vai saber se uma guitarra vendida numa loja onde Judas perdeu as botas tem uma boa tocabilidade???
O máximo q eles podem fazer, é orientar sobre seu material.
E depois de comprada, no máximo, eles vão falar pra vc levar num luthier pra regular.

Rodrigo Yoshida, tu é muito chato!!!
haueauehuaheuaheuhaeuhauehauheuaheuae!!!
Esse cara é foda... faz as cagadas e depois pergunta como consertar! hehehehehe
Mas pelo menos o cara dá um jeito nas gambiarras dele.

Por fim, agradeço ao Maurício e ao Fábio por ter tanta paciência e ajudar a galera com informações preciosas.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Só uma perguntinha...
Vcs já trabalharam com pots de 300kΩ?
Achei aqui um q é feito pela CTS em parceria com a Greco. Diz q esse tipo de pot foi muito usado em guitarras antigas.
Perguntei pq se vcs já usaram ele na instalação de captadores, gostaria de saber a impressãoq tiveram em relação ao timbre.

danilo lima veras
Veterano
# out/06
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
como eu faço pra passar grafite nu nut??q tipo de grafite??

paulgilbert
Veterano
# out/06
· votar

seiji e bertola

qual de gosto pessoal, que você já regulou e tals é melhor
TAGIMA 635 ou shelter SST/FST 62 (nao sei diferença entre S e F)

to pensando em vender minha giannini, se eu conseguir to pensando em pegar uma dessa, lixar ela pra parecer destruida a pintura, e trocar captadores por uns tipo nacional e barato, dai to em duvida qual das 2,

em media de 500 reais nela...

ate agora as conclusoes que eu tirei foi
tagima - marca conhecida, pop, que eu tinha uma tele que eu curtia bastante (apesar do tamanho dos trastes)
shelter - marca pop entre guitarristas, ouço falar bem dela, e vem com hard case...

qual é melhor na opiniao de vocês (opiniao mesmo, nao precisa falar que as 2 sao boas, que as 2 eu vo curti, quero saber gosto pessoal)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar

deco_superego
Cara, a saída de 13K já é alta, e captadores de saída muito alta tendem a soar estridentes e com excesso de agudos, recomendo que vc compre um de saída mais baixa para o braço e deixe o de 13K p/ a ponte.
maten
Aí em SP eu não sei (não vou à Sampa a muito tempo!), mas um amigo meu acabou de colocar uma novinha para vender, pois trocou por uma Standard. As SG's são muito boas, mais leves e com melhor ergonomia geral, tem um som um pouco mais médio-agudo e um pouco menos sustentado.
markolino
Muito alto interfere na vibração da corda, ficando sem sustentação e com som estridente demais, muito baixo o volume fica baixo.
souojor
Cara, vc comprou guitarra de mostruário? Isso é temerário. Para tirar este "bronzeado" vc deverá fazer um polimento com produto específico e politriz, e isso deve ser feito por um luthier habilitado.
GUITARK2
Não conheço, mas, em princípio pode sim.
Soulface
Conhecia os de 330K, e aqui no RJ não se acha mais, e eu estou atrás deles, se vc puder me enviar (diga quanto custa), eu agradecería muito.danilo lima veras
Grafite em pó que se vende em lojas de ferragens. Cubra o braço e coloque o pó nos sulcos, retirando o excesso com um pano.
paulgilbert
Cara, compre uma Shelter SST-62, coloque um jôgo de captadores Malagoli Alnico ou Traditional ou Stellfner Strators, um novo jôgo de tarrachas e seja feliz. Eu garanto!
Abçs

paulgilbert
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
anotado

correrei atras dessa, primeiro tentarei vender minha tagima dai quando tiver tempo sobrando eu procuro a SST num estado legal

e qual diferença da SST pra FST?

paulgilbert
Veterano
# out/06
· votar

lendo o forum vi que a diferença é o HEADSTOCK apenas, é verdade? entao vale mais a pena a FST, por ser mais fender style

Fábio Seiji
Luthier
# out/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

Soulface
Nunca usei, mas esse valor é a resistência máxima do potenciômetro, apenas isso.
Vc pretende ligar em singles ou humbuckers?
No volume, no tone ou ambos?
Com certeza vai mudar o timbre, mas pode ser mais ou menos significativo.

danilo lima veras
Aponte um lápis de grafite macia e rabisque nos sulcos.

paulgilbert
Bom, como não faço serviços eu não poderia te ajudar a escolher, mas pq vc não procura uma guitarra com a pintura já detonada ao invéz de pegar uma boa pra detonar, pode ser que vc consiga um desconto pela má conservação e ainda vai preservam uma guitarra em bom estado no mundo.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu moro no Japão. Achei aqui...
Mas se vc estiver interessado, posso ver pra vc e a gente combina. Minha família mora no Brasil. Ao invés de mandar a grana pra mim, vc poderia mandar pra eles q fica tudo certo.

Fábio Seiji
Vc pretende ligar em singles ou humbuckers?
Em humbuckers.
Estou pensando em Gibson 500T e 496R pra minha Les Paul.

No volume, no tone ou ambos?
Já q é para experimentar, faria várias combinações uma vez q na guitarra eu já tenho pots de 500K.

Com certeza vai mudar o timbre, mas pode ser mais ou menos significativo.
Só testando pra saber né?!
Acho q é uma boa fazer a experiência. OQ me diz?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar

Soulface
Cara, com o 300K em um Hb com os 496R o som vai ficar bem grave (ainda mais numa Les Paul!).
Putz! Esquecí que tu mora no Japão! Deixa pra lá.....
Abç

paulgilbert
Veterano
# out/06
· votar

Bertola

talvez eu compre uma tagima 635 por 380 reais, vale o preço?

souojor
Veterano
# out/06
· votar

Fábio Seiji
ToRReSMo
Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelas dicas!

Pois é, comprei da vitrine porque não tinha mais na loja e se fossem pedir outra ia ficar mais caro... mas eu testei na loja e não vi problema nenhum nela, até os trastes estavam bem polidos e ainda brilhando, o que geralmente é a parte que fica pior nas guitarras de vitrine. Eu só não vi o "bronzeado" antes de comprar porque quando eu testei ainda estava com a etiqueta, aí o cara da loja tirou a etiqueta e já empacotou...

Vlw!

paulgilbert
Veterano
# out/06
· votar

outras duvidas

se eu vier a adquiri essa guitarra eu iria querer deixar bem van halen, meio frankenstein

entao aqui vai minhas duvidas
- a strato do VH tinha back box?
- se eu nao quiser colocar back box, só floyd, vo precisar mexer em que?
- pintura caseira com fitas e tals, bem VH, é dificil de se fazer e cara?

maten
Veterano
# out/06
· votar

ja ouviram falar no luthier Jotilde?
eh de joao pessoa - PB
http://www.jotilde.com/

se sim, ja tiveram oportunidade de testar algum dos seus instrumentos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar

paulgilbert
Está muito bom o preço.
A strato do VH NÃO tinha o back-box, e para fazê-lo vc precisará de um luthier. A pintura não é difícil, só chata e demorada e com boa chance de dar errado.
maten
Comentar trabalhos ou preços de outros profissionais é anti-ético.
Abç

Soulface
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
com o 300K em um Hb com os 496R o som vai ficar bem grave
Tb pensei nisso. Mas acho q mesmo assim vou experimentar. não custa nada né?! hehehehehe
Qualquer coisa, se eu não gostar, coloco em uma Strato q eu to terminando. Tenho um SD Hot Rails parado lá em casa e provavelmente eu use nela.

danilo lima veras
Veterano
# out/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
passei grafite mesmo de escrever...agora uma outra duvida...vc disse que 13k ja eh alta...o jb jr eh 16 e poko e eh super agraciado pelos guitar apesar dessa resistencia dele ele seria muitu agudo e estridente??

maten
Veterano
# out/06
· votar

Comentar trabalhos ou preços de outros profissionais é anti-ético.
Abç

entao diz só se vc conhece :P

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/06
· votar

opa, uma duvida simples, posso colocar um captador comum (sem ser floyd spaced) na ponte de uma guitarra com floyd?