Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar

Villts
Um calvo de cabelo branco.

Eu achei que era, era luthier... não deve existir muitos...

Se não era, sei que existe 2 =)

Putz, espero que não seja eu mesmo, hahaha.
Ainda tenho bastante cabelo e, apesar dos meus fios brancos estarem se multiplicando, a predominância ainda é dos escuros =o)

stenyosullivan
Cara, eu não me formei em lutheria, sou formado em artes mas trabalhei com construção de instrumentos durante alguns anos (cravos).
Contrução de guitarras e baixos elétricos eu estudei (tanto prática quanto teórica), e ainda estudo, pela internet e trocando idéias com outros construtores.
Não sei qual o caminho para se tornar renomado, mas, para ser um bom profissional, em qualquer área, vc precisa se empenhar e ser honesto.

gabizaum
Eu acho que vc precisa testar a guitarra antes de comprar.
Se vc é um bom músico vc vai tocar punk rock até mesmo com um cavaquinho!!!

berserk
Veterano
# mar/07
· votar

berserk
berserk
Estou começando a tocar numa banda de Metal, tipo Metallica... vou comprar uma ESP EX50. oq me diz???
boa escolha??? Gosto do desing!
valew

Estou começando a tocar numa banda de Metal, tipo Metallica... vou comprar uma ESP EX50. oq me diz???
boa escolha??? Gosto do desing!
valew

berserk
berserk

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

berserk
Primeiro q não é ESP né?! É uma LTD.
Nunca toquei nessa guitarra, mas parece ser mais voltada para o som q vc pretende tirar.
Qnto ao design, é oq menos importa.

Midgard
Veterano
# mar/07 · Editado por: Midgard
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

onde posso encontrar Bobbin Toppers??

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

Midgard
Seria Bobbin Toppers???

Midgard
Veterano
# mar/07
· votar

Soulface

valeuuuuuuu mano \o/ corrigi ja :)
mas eh isso aih mesmo :) po eu queria saber se tem algum lugar aqui no Brasil q importa e talz =/ aih no japao deve ta cheio ¬¬

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

Midgard
Vai tocar em alguma banda carnavalesca? hehehehhe

pmauricio
Veterano
# mar/07
· votar

Olá,
Primeiro de tudo parabens pelo trabalho !Isso aqui tem sido uma fonte de informação invaloravel para mim.

O meu dilema:
Tenho uma guitarra Fernandes, e quero trocar as tarrachas. Comprei um jogo de tarrachas Gotoh. Mas o o buraco original é menor que a tarracha, então eu deveria aumentar um pouco o furo para colocar as novas.

Minha duvida e si vale a pena fazer isso, modificar o braço pelas tarrachas, sendo que o braço e uma peza inteira, ou seria melhor procurar tarrachas que sirvan para o buraco original ??

também tem o problema de que o buraco dos parafusos não coincidem ,e vão ficar furos demais.

Que vcs acham?
obrigado!
Mauricio.

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

pmauricio
Vale a pena sim.
Um bom luthier pode fazer o serviço com cuidado para não danificar nada e inclusive "resolver" o problema das furações diferentes.

Midgard
Veterano
# mar/07
· votar

Soulface

AUHUAEHEAUHUEAUH po eh soh estetica \o\

stenyosullivan
Veterano
# mar/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

entao, pra quem quer aprender a ser luthier, o q vcs recomendam?

gabizaum
Veterano
# mar/07
· votar

puxa vida eu procruo e procuro e so achu RG 350Dx branca
eh q eu vi a do ozielzinhu e eh da cor creme e eh linda d+ e eu tava procurando mas so vj branca ?????

porq????? eh do modelo dela...........

c alguem puder me ajudar agradesso muito

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar

pmauricio
Cara, não há problema nenhum neste serviço, mas ele deve ser feito com cuidado pois no caso de erro o "headstock" do instrumento pode até quebrar. Os buracos dos parafusos devem ser tapados com palitos e cobertos com cêra de carnaúba.
Abç

Thiagoham
Veterano
# mar/07
· votar

1 - é verdade que quanto mais velha a madeira melhor o timbre/sustain?
2 - eu troquei minha guita e peguei uma jackson jdr... o braço ta meio 'sujo' nao sei se é só sujo msm... o cara flw q pra melhorar eu preciso raspar e envernizar.. ela precisa de uma pintura tb... quanto custa em media cada um? valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar

Thiagoham
1-Depende de uma série de fatôres, mas de uma forma geral pode-se dizer que sim
2-Cara, aqui não se pode comentar preços de serviços, é anti-ético.
Abç

kiki
Moderador
# mar/07
· votar

Olá amigos do FCC

queria tirar uma duvida:
eu sei que um corpo de telecaster tem em geral 4,5 cm. Tem algum problema em faze-lo mais fino, tipo 4cm?
isso compromete a resistencia, ou algo assim?

obrigado

kiki
Moderador
# mar/07
· votar

estava lendo os posts antigos, e o mestre bertola sempre diz "espessura minima 45mm". ou seja, é melhor nao fazer tao fino?

é possivel laminar na horizontal (imaginando a guitarra deitada numa mesa), pra atingir a espessura?

é que eu ja tenho uma tábua de cedro, e ela tem 4cm. se nao terei que comprar outra.

obrigado!

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

gabizaum
Q eu saiba, só existe branca sim...
Mas como todo instrumento branco, com o tempo ele vai escurecendo um pouco.
To com uma BC Rich de um cliente em casa q é de 1985. Ela era branca, mas tá praticamente amarela já! hehehehehehe

stenyosullivan
pra quem quer aprender a ser luthier, o q vcs recomendam?
Desculpe me intrometer, mas respondendo...
Muuuuita pesquisa, e prática. Fazendo manutenção de guitarras agabundas ou de amigos q aceitem ser cobaias. Fazendo protótipos em tocos de madeira qualquer até pegar o espírito da coisa...
Ou então, fazer algum curso no exterior.

kiki
eu sei que um corpo de telecaster tem em geral 4,5 cm. Tem algum problema em faze-lo mais fino, tipo 4cm?
Problema propriamente não.
Ela vai perder um pouco de ressonância, o som fica um pouco menos encorpado e tal. Tem q tomar cuidado na hr de fazer as cavidades tb...
O Bertola fala muito em "espessura mínima de 45mm" e
"calibre de cordamínimo é 0.10" pq realmente à partir daí q se consegue um timbre mais completo.
Mas nada te impede de fazer uma guitarra com corpo de 40mm se no final vc curtir o timbre dela.
Mas se não gostar tb, vai ser um desperdício de grana do caramba...

é possivel laminar na horizontal (imaginando a guitarra deitada numa mesa), pra atingir a espessura?
é que eu ja tenho uma tábua de cedro, e ela tem 4cm. se nao terei que comprar outra.

Já ouviu falar em Gibson Les Paul? hehehehehe
Corpo em mogno com maple top.
Ou seja, isso é mais do q comum.
PQ vc não coloca uma madeira no top?

RXMAN
Veterano
# mar/07
· votar

queria saber se eu deixar a guitarra parada(encostada, sem tocar) ela pode empenar ou coisas do genero.

to com duas e uma eu acabei deixando de lado...e queria saber qual é o melhor jeito de guardar a minha preciosas primeira guitarra

bertola ou seiji alguem me ajude por favor

vlw ae

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

RXMAN
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/158655/

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar

RXMAN
to com duas e uma eu acabei deixando de lado...e queria saber qual é o melhor jeito de guardar a minha preciosas primeira guitarra

é num case, sem dúvida

queria saber se eu deixar a guitarra parada(encostada, sem tocar) ela pode empenar ou coisas do genero.

depende do lugar onde ela ficou bicho, se ela ficou dentro de um case certinho e pah nao deve ter alterado nada, mas se ficou jogada em algum lugar é possivel que tenha desregulado alguma coisa, estou só dando minha opinião, espera o Bertola responder melhor pra vc
abraço

Midgard
Veterano
# mar/07
· votar

ninguem respondeu minha pergunta ='(

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

Midgard
Meio bichístico aquilo, não? hehehehehehe
Cara, q eu saiba, se vc encomendar os caps no fabricante, dá pra vc pedir nas cores q vc quiser (desde q tenha disponível, óbvio).
Ou então, pega vc mesmo e pinta! hehehehehe

Midgard
Veterano
# mar/07
· votar

Soulface

AUHUAEUHEAUHUA eh true poser \m/ eu nem tava afim de gastar com troca de captadores :P soh deixar a guitarrinha mais bunitinha ^^
se for pintar daih ferra tudo auhauehau

kiki
Moderador
# mar/07 · Editado por: kiki
· votar

Soulface
Problema propriamente não.
Ela vai perder um pouco de ressonância, o som fica um pouco menos encorpado e tal. Tem q tomar cuidado na hr de fazer as cavidades tb...
Mas nada te impede de fazer uma guitarra com corpo de 40mm se no final vc curtir o timbre dela.
Mas se não gostar tb, vai ser um desperdício de grana do caramba...

salve mestre!
acho que pior que a grana, que a madeira nem é tao caro assim, é o tempo gasto.
as cavidades foi a primeira coisa que pensei...

Já ouviu falar em Gibson Les Paul? hehehehehe
Corpo em mogno com maple top.
Ou seja, isso é mais do q comum.
PQ vc não coloca uma madeira no top?

não sabia que a les paul era assim. faz uns meses que só pesquiso telecaster! (lembra que eu criei um tópico la pra novembro?)
eu tenho uma peça de cedro de 4cm (vai precisar plainar ela, então deve ficar com menos), mas de 35 de largura e 1m de comprimento. ou seja, dá pra fazer dois corpos de 4cm, ou um duplo.
tou pensando em laminar...

valeu!

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

Midgard
Ferra pq?
(não vou nem falar q vc está envergonhando a raça com essas baitolagens hein?! hauehuahehuae)

Midgard
Veterano
# mar/07
· votar

Soulface

Pq aih fica descascando nao fica?? ahuauehuaehu

(não vou nem falar q vc está envergonhando a raça com essas baitolagens hein?! hauehuahehuae)

os japas sao os maiores fãs do Steve Vai :P
acho legal aqueles guitarras Com captadores verdes dele \o\

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar

kiki
eu tenho uma peça de cedro de 4cm (vai precisar plainar ela, então deve ficar com menos), mas de 35 de largura e 1m de comprimento.
acho que vou fazer laminado então...

Vai sim!!!
35mm já é muito pouco tb.
Praticamente todas as marcas de guitarras fazem isos cara...
Uma muito foda q eu vi esses dias, é a Fujigen. Q fabrica as Ibanez japas, History, Orville, etc...
É um pouco diferente dos topos comuns...
Ao invés de fazer um top na mesma dimensão do corpo e colar em cima, eles vasem uma escavação no corpo deixando as bordas (como se fosse um binding) e colam o top ali dentro.
Fica muito foda!!!

http://www.fujigen.co.jp/feature/guitar_technique_ireko.asp

nettoroses
Veterano
# mar/07
· votar

os japas sao os maiores fãs do Steve Vai :P
humm isso explica pq algum tem umas recaídas as vezes e tal

Midgard
Veterano
# mar/07
· votar