Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
essas schaller custam +- quanto? blindadas sem trava?
abraço

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Thedekai
Não faço a mínima idéia dos preços no Brasil cara...

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
a eh verdade vc ta no JP hehehe esqueci
abraço

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


r2s2
Falou bonito hein cara?

É que eu sou muito bonito, porisso eu falo assim, hhaha.
Recebi a ponte e as tarrachas, chegaram intactas !!! \o/

sugesto
Não consegui ver as suas fotos, mas só avisando que os furos pra tarrachas vintage (semi blindadas) são, em geral, menores que os de tarrachas blindadas.

alfacorrea
Experimenta o Seymour Jazz Model para o braço, o som limpo dele é bem legal, mas isso é questão de gosto, então eu aconselho à vc testar antes.

bria
Passa um lixa no ponto onde vc vai soldar (pode passar ácido muriático com um cotonete ou pincel fino também) e usa um ferro com, pelo menos, 30W de potência.
Molhe a esponja e limpe bem a ponta do ferro nessa esponja, passe estanho na ponta e limpe novamente na esponja (estanhamento da ponta) se estiver difícil do estanho "pegar" na ponta raspe com uma faca ou lixa a superfície da ponta e repita a estanhagem.
Estanhe a ponta dos fios a serem soldados (de preferência enrole todos os pontos de terra juntos antes de estanhar) e estanhe um ponto (que vc lixou) na carcaça do potenciômetro; o estanho tem que escorrer, não pode ficar uma pelota (solda fria) pois essa pelota pode se soltar.
limpe novamente a ponta do ferro (sempre a cada ponto de solda), coloque um pouquinho de solda na ponta, junte os pontos a serem soldados e encoste o ferro de solda de modo que esquente as duas partes ao mesmo tempo, se for necessário encoste a solda pra juntar melhor as partes.
Limpe muito bem a ponta do ferro antes de desligá-lo para guardar, assim vc preserva a ponta... corra para o abraço !!!

Thedekai
Tarrachas Sperzel são excepcionais

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


Thedekai
cara... os preços na internet
tão entre 120 e 150, da schaller

Soulface
a ponte da minha guita é tipo trêmulo,
mas bem genérica, acho que ela não possui uma marca
vou optar em travar ela, como você falou, e comprar umas tarrachas boas
e rezar pra que isso resolva o meu problema de afinação!
pra travar ela, é melhor levar num luthier que tenha mais experiência então né?
essa ponte é foda, se eu achasse uma melhor, com certeza colocaria
tava guardando uma grana justamente pra isso, só que não acho de jeito nenhum... o jeito é investir nas tarrachas
vou de schaller mesmo! só vou tentar achar sem travas
valeu, cara!
abraço!

Fábio Seiji
é quase uma odisséia pra achar uma ponte para canhoto decente...
como o soulface sugeriu, vou travar ela, pq nao consigo encontrar
e investir nas tarrachas... achei essa gibson vintage muito, muito bonita
mas me parece também que o esquema de furação dela não é em linha, e sim 3 + 3, certo?
vou pegar schaller sem trava!
abraço!

panicoac
Veterano
# mar/07
· votar


Eaw Bertola e Seiji blz?
bom, nao quero ser um cara chato e abrir um topico pra perguntar isso..

Tem um cara aki na minha cidade q tah vendendo um Ibanez RG550, japa, ano 2002, tarrachas gotoh.. ele disse q tah tudo original.. soh a tinta q tah lascada na lateral, a escala que eh em maple q tah um pouco suja e ele disse q talvez precise trocar os traste que estao um pouco gastos.

O cara tah pedindo R$600,00..

Queria uma ajuda de vc's..
Será q vale a pena??
Qto sai em media uma troca de trastes e uma limpeza na escala??

Acho q vou ver ela amanha..

valeu aih..

obrigado..

Eddie Van Halen 5150
Veterano
# mar/07 · Editado por: Eddie Van Halen 5150
· votar


Para quem entende de eletronica
Eu tenho um progeto de uma distorção, sera que tem outro ci que eu possa substituir essa modelo LM386???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


sugesto
Cara, como o Soulface disse corretamente, isso não é problema de ponte, mas de tarracha. Trave sua ponte com um bloco de madeira (pode ser qualquer madeira maciça), mas procure deixar as molas no local como medida de segurança. Compre um bom jôgo de tarrachas e peça a seu luthier para instalá-las. Se vc estiver com pouca grana, uma alternativa é o jôgo de tarrachas Condor com trava.
panicoac
Cara, fornecer preços de serviços aqui seria anti-ético de minha parte. Consulte seu luthier. Sobre a guitarra, o preço está bom, mas peça um desconto por conta desses problemas.
Abçs

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hj eu fui falar com o luthier
ele falou que dá pra fazer, tranquilo
ele disse que se eu não estivesse seguro sobre travá-la
podia tirar uma mola dela e deixar a ponte "quase" travada
ele disse que ia dar quase na mesma...
essa informação procede??
mas enfim, vou travar, afinal... semana que vem vou levar lá
e ele já instala as schaller que vou adquirir... hehehe
valeu, cara!
brigadão!

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


sugesto
podia tirar uma mola dela e deixar a ponte "quase" travada
Mas hein???
Como assim?

Eddie Van Halen 5150
Cara, isso aí é no fórum de pedais...

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
poisé, não entendi também
eu não levei minha guitarra, só conversei com ele
ele falou que se tirasse uma das molas, a ponte ficaria "semi-travada"
como se estivesse travada mesmo, só que sem fixar aquele bloco de madeira... estranho né cara?
acho que eu tenho que arrumar outro luthier.... hehehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


sugesto
Cara, eu não entendi o raciocínio deste seu luthier.
Diga à ele para colocar o bloco de madeira e deixar as molas como estão.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


Eddie Van Halen 5150
pq vc quer substituir o LM386?
à princípio vc poderia substituí-lo por qualquer outro amp-op que tiver as entradas que vc vai precisar. Existem centenas deles; os da família TDA2003 ou mesmo o LM741...

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
isso mesmo que vou fazer!
valeu pela dica, bertola!
abraço

tom_delonge182
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


olá!!
bom.. pessoal tem como me dar uma mão aqui para um amigo meu sobre esse assunto!!!

"To aqui com uma guitarra um tantinho machucada(só um pouco mesmo) e toh pensando em deixar ela na madeira, não só pra sumir com os pequenos machucados e também porque curto guitarra só na madeira. Se não me engano me disseram que ela é de mogno(dava pra ver pelo machucado). Tenho a questão: Eu conseguiria fazer o serviço sozinho? Como?"

obrigado !!


abraçoos!!

ThiagoRangel
Veterano
# mar/07
· votar


Fábio Seiji e/ou Mauricio Luiz Bertola
Olá,

Tenho uma Tagima Zero nova. Quer dizer, 3 meses de uso, comprei ontem! mas a floyd rose desafina.

Quando alavanco pra frente, tudo ok. mas quando alavanco pra tras a afinação n volta ao normal. fica menos de meio tom desafinado.
Mas a afinação real da guitarra eh muito boa! só desafina quando alavanco pra tras mesmo. e quando alavanco pra frente a afinação volta ao normal.

Gostaria de saber como resolvo isso, desde que, onde estou n tem luthier!!
Vlw e flw!

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


ThiagoRangel
bom, eu nao sou luthier, mais primeiro de tudo manda fazer uma regulagem geral no luthier
se o problema continuar, eh pq a ponte e/ou as tarraxas da tagima são ruins, troque-as se vc necessitar muito da floyd rose
abraço

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji

eu estou para comprar um Wah-wah Dunlop GCB-95 na Dodoaudrin por 350 reais (barbada), e quero ver se ele me arranja uma chave true by pass
no caso qual chave seria? seria a DPDT 6 Pinos ? tem alguma marca que vc me recomenda? e quanto custa uma mais ou menos?
abraço

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


tom_delonge182
Eu conseguiria fazer o serviço sozinho?
Com bastante cuidado e paciência, tem sim.

Como?
Eu unca comi mogno, mas se o seu amigo quiser... hehehehehehe

Brincadeiras à parte, o negócio é o seguinte...
Ele vai precisar retirar toda a pintura da guitarra.
Ele pode fazer isso na lixa, com removedor de tinta, no canivete, na peixeira... O negócio é retirar toda a pintura da guitarra sem danificar a madeira, e fazer um acabamento legal pra ela ficar lisinha e tal...
Depois disso, tem q passar seladora para tapar os poros da madeira.
Agora, eu precisaria saber como ele qr esse acabamento.
Ele vai deixar a madeira sem pintura e passar o verniz?
Ou vai deixar sem verniz, como os baixos da Warwick, por exemplo?
À princípio, eu aconselho ele a passar o verniz. PQ além de ser menos complicado, os reparos de eventuais riscos ou lascas é mais fácil.
Mas se ele não quiser passar o verniz, ele vai ter q passar óleo, e isso demora.
Eu ainda não fiz nada com acabamentoassim, mas li sobre o assunto e parece q demora alguns meses para a madeira absorver legal o óleo e o acabamento ficar legal.
Sem contar q o instrumento fica muito sensível à batidinhas eventuais. E qualquer risco já é um problemão, pq vai afetar a madeira diretamente.

ThiagoRangel
Olha, só com a guitarra em ão mesmo pra ter certeza da origem do problema.
Pode ser uma simples regulagem, ou a qualidade da ponte ou tarrachas q deixam a desejar, como o Thedekai falou.
Só levando em um luthier mesmo cara.

Thedekai
no caso qual chave seria? seria a DPDT 6 Pinos ?
Sim...

tem alguma marca que vc me recomenda? e quanto custa uma mais ou menos?
Nâo sei... to me metendo pq sou aparecido!

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


tom_delonge182
O Seiji escreveu um tutorial de como fazer isso uma vez pra mim num topico, eu acabei nem fazendo mais po mor boa vontade do cara escrever tudo aquilo =D

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/117892/p1#2

ta ai se vc quiser dar uma olhada, e valeu Seiji por ter gastado todo teu tempo com isso haehuae
abraçao

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


tom_delonge182
primeiro olhe a pintura contra à luz pra ver se o corpo não tem muitas emendas, um corpo com muitas emendas pode ficar feio sem pintura.
se não tiver pode mandar bala; existem alguns tópicos falando sobre isso, faça uma busca.

ThiagoRangel
Qual a marca da ponte?
Pode ser que uma lubrificação nos pivôs resolva, mas como falaram aí em cima, só olhando mesmo pra ter certeza.

Thedekai
Não sei te responder, sorry!!!

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Seiji!

Estou querendo saber onde devo fazer a furação no corpo da guita para colocar uma ponte fixa (tipo Les Paul, Explorer). Tem uma medida certa? Com certeza deve ter pois os próprios sadles interferem nas oitavas, mas como saber o local certo?

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


edgardigao
Como expliquei no seu tópico, isos depende do comprimento da escala q vc for utilizar.
Uma Gibson Les Paul por exemplo, tem escala de mais ou menos 628mm.
Eu digo mais ou menos pq as Gibson são feitas nos EUA, e portanto, utilizam medidas de lá. A escala mede na verdade 24 3/4 polegadas. O q dá mais ou menos 628mm.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


edgardigao
mede a distância da saída do nut até o 12o traste;
coloca os saddles da ponte na posição mais próxima do braço (pra frente);
a distância do nut até o 12o traste é a distância do 12o traste até a entrada do saddle.
Se a sua ponte for daquelas mais finas (estreitas), e dependendo do calibre das cordas que vc utiliza, pode ser preciso inclinar um pouco pra trás nos bordões (pra trás)

tom_delonge182
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
Thedekai
Fábio Seiji


brigadão pela atenção pessoal... vou passar o link do topico pra ele!!


abraçoos

PunkBarney
Veterano
# mar/07
· votar


Thedekai
Comprei meu CryBaby com ele tbm... Bem confiavel... Só demora pra chegar... 2 a 6 semanas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


tom_delonge182
Deve-se retirar a tinta com removedor tipo "Pintoff" e depois lixá-la com lixas cda vez mais finas, depois de toda atinta ter sido retirada e o corpo devidamente lixado aplica-se seladora (o ideal é à pistola). É um processo trabalhoso.
Thedekai
O local mais barato para compra de chaves DPDT é na Multicomercial. Certifique-se que seu técnico em eletrônica saiba fazer este serviço corretamente. Há tutoriais sobr isto na Internet.
ThiagoRangel
Cara, esse instrumento já não prima pela qualidade, portanto somente um bom luthier poderá avaliar e resolver este problema à contento.
Abçs

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Soulface

Pessoal, gostaria de pedir humildemente,
a ajuda de vocês mais uma vez.
Eu já tinha dito da odisséia pra comprar uma ponte pra canhoto, tarrachas, etc. Decidi pelas tarrachas Schaller, mas vi uma promoção que me tentou bastante... queria pedir a vocês que me ajudassem, dizendo se as tarrachas que eu vi pra vender caberiam no meu headstock. Vai o link das tarrachas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54066070-tarrachas-gotoh-para-g uitarra-promoco-por-30-dias-_JM

e o link do meu headstock:
http://us.a2.yahoofs.com/users/4594ffebz29912f83/cca4scd/__sr_/94c4scd .jpg?phI6e7FBFcS2Asv2

agradeço mais uma vez, de antemão
sem a ajuda de vocês aqui eu agora estaria fazendo um DDI
tentando achar uma wilkinson canhota.
Abraço!

ThiagoRangel
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Soulface

Eh! Vou tentar arrumar um luthier!!!
Obrigado a todos!

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


sugesto
Cara, o link da foto do headstock d sua guitarra nõa tá abrindo aqui.
Mas de qualquer forma, só medindo as atuais tarrachas pra ter certeza mesmo se essas Gotoh encaixariam.
Não q tarrachas com furação diferente não dê pra se adaptar. Mas dá mais tabalho.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)