Afinar guitarra desplugada

Autor Mensagem
marc.cr
Veterano
# fev/06


A pergunta é meio besta, mas eu posso afinar a guitarra com ela desplugada?
Como ainda não rolou meu $$$, o amplificador e o afinador ainda tão na loja...
Se der pra afinar, uso afinador de guitarra ou violão? (pergunta mais besta ainda)

[]'s

Deji
Veterano
# fev/06
· votar


marc.cr
cara, compra um afinador e pluga a guitarra nele.

Rifferman
Veterano
# fev/06
· votar


marc.cr
da pra afinar sim..........
afinador de guitarra, geralmente afina violã tb, mas só se tiver microfone imbutido..........
tem afinadores q vc usa pelo PC msm (só precisa do mic de pc, ou plugar tua guita na placa de som msm, com o adaptador)

marc.cr
Veterano
# fev/06
· votar


Mas num tenho dinherooo...
Se eu tocar com ela desligada, eu consigo "distinguir" os sons... or isso pensei q talvez conseguisse afinar!
É possivel?


[]'s

Admin
Moderador
# fev/06
· votar


marc.cr
Liga no PC e baixe um programa para afinar. =)

marc.cr
Veterano
# fev/06
· votar


Admin
O programa ja peguei... mas como vou ligar no pc?
Eu tava pensando em usar um microfone...

Deji
Veterano
# fev/06
· votar


marc.cr
mao de vaca, compra um cabo

asda
Veterano
# fev/06
· votar


Eu afino....


Fica ruim?

marc.cr
Veterano
# fev/06 · Editado por: marc.cr
· votar


Deji

uhauhauhauauhauha
já falei ome, meu pgto num saiu!

Admin
Existe algum "adaptador" que eu possa comprar pra ligar o cabo da guita pra por no input de mic no PC?

[]'s

ricfs
Veterano
# fev/06
· votar


Putz cara afina na orelha mesmo ...

Toca a nota do afinador e toca a nota no violão e vai esticando ou afrouxando a corda até ficarem iguais ... bem mais rápido e além do mais vc já vai treinando o ouvido ...

Com a guitarra desplugada vc consegue tb ... é só chegar o ouvido mais perto das cordas ou encostar ele no corpo da guita

Death
Veterano
# fev/06
· votar


afina de ouvido e já era

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/06
· votar


marc.cr
pode afinar normal sem ampli, ligada no pc, ou de ouvido, ou desplugada com alguma referencia...

Existe algum "adaptador" que eu possa comprar pra ligar o cabo da guita pra por no input de mic no PC?
sim, facim de achar em lojas de música, de p1 pra p2

marc.cr
Veterano
# fev/06
· votar


Onde eu axo referência pra guitarra desplugada? xD
Tá sinistro aqui, eu toco a corda e cada hora sai uma nota...

gabhey
Veterano
# fev/06
· votar


Death

afina de ouvido e já era


e quem naum sabe..?

Luigi LeBeau
Veterano
# fev/06
· votar


e quem naum sabe..?
ai fodeu! ehehehe ai precisa de um afinador... mas pra quem consegue eh igual afinal plugada ou anum, na verdade afinar com distorcaum eh um saco!

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/06
· votar


marc.cr
tem uns programa na net que vc pede a nota e ele da, aí vc pede um mizão e afina a 6ª corda, um lá e afina a 5ª, assim por diante...

MatheusMX
Veterano
# fev/06
· votar


http://www.fenderplayersclub.com/tuner/tuner.htm

fgr
Veterano
# fev/06
· votar


Bom, sei que o que vou postar ninguém deve entender mas se alguém entender e compreender por favor me ajudem na explicação porque sou pessimo pra ensinar algo...

Mas vamos lá...

A um bom tempo atraz quando eu comprei meu violão, eu não tive aulas e dependia de um amigo pra afina-lo pra mim. Na epoca eu tinha uns conhecimentos sobre eletronica e então sabia alguma coisas sobre as ondas do som, da frequencia e tal...

Bom eu observei uma coisa no violão e que algum tempo depois durante um show onde eu não podia aumentar o volume da minha guitarra e nem tinha um afinador pra usar eu usei esse mesmo metodo e tive exito.

É o seguinte..

Cada som tem uma frequencia que são como ondas...
Quando tocamos dois sons ao mesmo tempo, se eles forem diferentes e pouco distantes dará pra observar essa onda tanto no ouvido quanto na madeira do instrumento(no caso da guitarra)...

Então qndo fizer aquela tradicional afinação em que se toca a corda 6 na casa 5 e a corda 5 solta(Deveria sair o mesmo som) não deverá haver vibração na onda, tipo o som deve sair reto(essa parte eh que eu não vou saber explicar)...

Faz um teste, pega um intrumento devidamente afinado..
Segure a corda B na 16 casa(Eb) e segura a corda E(aguda) na 12 casa(E) e toque as duas notas simultaneamente... Com o som ainda soando, faça um bend na corda B, elevando bem devagar o tom da nota e você vai percebendo que o som vai tipo ficando mais "reto", as ondas parece que vão sumindo.. Quando vc chegar no E vai perceber que a "onda" sumiu.

Essa vibração dá p ser sentida com as mãis na guitarra, pelo menos na minha LesPaul..

Então pra você afinar, basta ir regulando seu instrumento até deixar essas "ondas" alinhadas.. Sem a nessecidade de um afinador.

Ahn, rsrs pra começar a afinar eu primeiro faço um Dó com a voz e afino a 5 corda da guita... Talvez esse seja um problema..

Thedekai
Veterano
# fev/06
· votar


num precisa ligar nada no PC só baixa o programa e afina de ouvido eu faço isso

powerguitar10
Veterano
# fev/06
· votar


Usa o telefone pra afinar...aquele barulho de Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu..... Só não lembro qual nota...acho que é A ( Lá)...



Pra afinar de ouvido sempre prescisei de uma referencia...Meus amigos dizem que é isso mesmo...nunca tentei

xslashinhu
Veterano
# fev/06
· votar


eu tinha um ouvido fodao pra afinar, mas ai entrei na era da pedaleira e fudeu tudo

Luigi LeBeau
Veterano
# fev/06
· votar


Usa o telefone pra afinar...aquele barulho de Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu..... Só não lembro qual nota...acho que é A ( Lá)...
na maior parte dos telefones eh A sim, na verdade qse todos sons continuos de aparelhos eletronicos eh A, celular naum conta nem os sons dos botoes do telefone! ehehe

Fisioterapeuta
Veterano
# fev/06
· votar


eu afino de boa

maggie
Veterana
# fev/06
· votar


Existe algum "adaptador" que eu possa comprar pra ligar o cabo da guita pra por no input de mic no PC?

P2 P10, qualquer casa de eletrônica tem
só cuidado pra não estourar as caixinhas do PC


Luigi LeBeau
Usa o telefone pra afinar...aquele barulho de Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu..... Só não lembro qual nota...acho que é A ( Lá)...
na maior parte dos telefones eh A sim, na verdade qse todos sons continuos de aparelhos eletronicos eh A, celular naum conta nem os sons dos botoes do telefone! ehehe

Com a mudança pro sistema digital, nem todos os telefones fixos tem o mesmo som. =(



fgr
Compra um diapasão pra ter a nota certa no começo da afinação
=)

ledpage
Veterano
# fev/06
· votar


eu consigo afinar fazendo o esquema da casa 5, mas eu nao tenho o som de nenhuma nota na cabeça. Como vcs fazem para decorar o som de uma nota???

Mackabr0
Veterano
# fev/06
· votar


ledpage

vicie numa musica que tenha um mizão escroto e pronto! hehehe

Luigi LeBeau
Veterano
# fev/06
· votar


Compra um diapasão pra ter a nota certa no começo da afinação
=)

fechou! essa eh a melhor solucaum!
ou melhor ainda!! afina ouvindo uma musica q vc saiba tocar oplha q moleza! ai vc afina pra ficar igual a musica e saber q esta afinado :)

luiz augusto
Veterano
# fev/06
· votar


peça esmola no sinal e compre um cabo :(

jABUGApACATO
Veterano
# fev/06
· votar


coloque um cd com uma musica que voce sabe tocar... com paciencia dá pra afinar tendo como referência as notas da musica que voce conhece...

Boost3r
Veterano
# fev/06
· votar


Tá sinistro aqui, eu toco a corda e cada hora sai uma nota...

Coisa de loco, hein! Queria uma guitarra dessa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinar guitarra desplugada