O som da guitarra desplugada - Um caso a se pensar?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia


Pelas minha andanças pela net e estudos tenho percebido que alguns "experts" ouvem o som da guitarra desplugada antes de ligar no amp e tudo mais. Penso que seria como "cheirar" um bom vinho antes da degustação.

Este vídeo já foi postado aqui, mas é importante para exemplificar o que digo. Veja que ele testa uma as guitarras sem amplificação em 1:12. Primeiro um modelo 2002, 1959 reissue, e depois a original, de 1959:



Alguém aqui faz isso? Eu nuca tinha feito! Mas agora estou mais atento a este, teoricamente, importante detalhe. :-) Pensando bem, deve fazer toda a diferença pois este é o som "cru" da ressonância proveniente da madeira. Som este captado pelos pickups através da vibração das cordas! True fom hell. :-)

Abs

janick
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Cara, isso é algo que eu percebo muito na minha Fender, mas não tanto nas minhas outras guitarras. A Fender tem um timbre mais encorpado desplugada, como se tivesse mais madeira ou uma construção mais sólida, é mais "orgânico" o som do instrumento, e isso foi algo que me surpreeendeu demais na primeira vez que eu toquei nela, eu lembro até agora =)

janick
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
E nesse caso, realmente, a 59' soou mais encorpada que a 2002 do Paul, não to falando isso como saudosista nem nada, mas é mesmo, como o Paul falou "it's louder acustic, the original 59' has more sustain and the sound it's woodier"

Pelo "aging" da madeira e dos componentes como ele fala!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


janick

Em suma, dificilmente uma guitarra vai soar, desplugada, igual a outra. A não ser que sejam feitas com uma mesma peça de madeira e com os mesmos captadores...

É por isso que eu falo, a busca pelo "melhor" não existe. Quem manda é "o diferente", que na verdade faz a diferença! Isso, sem contar os captadores e a pegada do guitarrista! :-)

Abs

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Pelas minha andanças pela net e estudos tenho percebido que alguns "experts" ouvem o som da guitarra desplugada antes de ligar no amp e tudo mais. Penso que seria como "cheirar" um bom vinho antes da degustação.



Hhehehe,essa do vinho antes de degustar a parada,achei legal..hehehe.....!!!!!!!!!!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


buddy guy

heheh. A gente SÓ falata de guitarra pluagada, é claro, mas nunca comentamos do som dela desplugada. Eu tava tocando na minha querida "Blackie" (braço Gianinni e corpo Eagle) e achei um puta som em comparação com minha outra Strat ! Os captadores da Blackie são "meio boca". Imaginei a bichinha com uns captadores bacanas... Pô, deve ficar excelente!

Ouvir as guitarras desplugadas é muito legal. A minha Les Paul tem um som muito mais alto e que as Strats. Já a Tele tem um som mais alto ainda, porém mais encorpado. De uvas são feitas??? hehe

Abs

Vinicius Nogueira
Veterano
# fev/10
· votar


Eu vi o video, mas NAO suporto vídeo que tem 10 segundos de som e o resto só do cara falando sobre... Odeio esses reviews.

Pra mim a guita desligada tem o mesmo timbre, só altera pouca coisa por causa dos modelos, super strato, strato, LP....

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vinicius Nogueira

Eu postei quando ele demonstra o som pra evitar essa busca chata: " Veja que ele testa uma as guitarras sem amplificação em 1:12."

Pra mim a guita desligada tem o mesmo timbre,

Tem não hein...

Abs

fill.zanchez
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Alguém aqui faz isso? Eu nuca tinha feito! Mas agora estou mais atento a este, teoricamente, importante detalhe

Cara eu não tenho costume de testar guitarra desplugada, porém quando comprei minha 2º guitar uma Condor RX20 strato notei que o som era mais brilhante e encorpado do que minha Washburn WG530 super strato (usando as mesmas cordas)... Porém nunca levei isso como critério pra fechar negócio. Até porque nesse meu caso, desligada a Condor tem o som mais legal, já plugada...

Esse é um assunto interessante pra se "estudar"...
Um abraço!

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
buddy guy

heheh. A gente SÓ falata de guitarra pluagada, é claro, mas nunca comentamos do som dela desplugada. Eu tava tocando na minha querida "Blackie" (braço Gianinni e corpo Eagle) e achei um puta som em comparação com minha outra Strat ! Os captadores da Blackie são "meio boca". Imaginei a bichinha com uns captadores bacanas... Pô, deve ficar excelente!



Com certeza. Uns caps decentes aí,(uns custon alnico da malagoli,olha o merchan hehe..)iria fazer um baita de um estrago. Ainda mais naquele seu condor GX 35 lá. Somado à aquele pedalbord que tú tens por aí,aff,Bluseira total !!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


buddy guy: Ainda mais naquele seu condor GX 35 lá

Vendi faz tempo... ;-)

Sobre o assunto, não é a toa que dizem que a madeira é alma da guitarra! :-)

Abs

ps. to com um Blues Jr. atualmente.

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
buddy guy: Ainda mais naquele seu condor GX 35 lá

Vendi faz tempo... ;-)

Sobre o assunto, não é a toa que dizem que a madeira é alma da guitarra! :-)

Abs

ps. to com um Blues Jr. atualmente.




Putz,isso é uma grande verdade.Madeira boa é tudo mesmo !! Ah Blues JR é o bixo este ampli !!! O clean dele e até mesmo a distoção é show de bola !!!!

Floydniaco
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Boa cara !

Isso é um assunto bom de discutir!

Eu já tenho esse costume de sentir a guitarra desplugada , gosto de colocar o ouvido na madeira e sentir o som!

Fiquei impressionado com esta comparação entre as Lespas 59 ...

Dispensa comentários rsrs


Eu passo horas tocando com a guitarra desligada , principalmente nas madrugas...


Abs

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Floydniaco


Pior que vc e o camarada MauricioBahia com essa "onda" de guitarra despluda,me deu vontade de fazer esse negócio aqui agora. Putz,tem uma cara que eu não toco com ela desplugada !!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Floydniaco

Eu nunca pesquisei, mas tenho quase certeza que "os caras" devem ouvir o som da guita desplugada e imaginar: "poxa, aquele Di Marzio XYZ na ponte deve ficar perfeito."

Eu acho que isso é papo só pros profissionais mesmo, ou os viciados em timbres. Pra gente, meros mortais, talvez não seja tão relevante, pq requer anos de música e variações de instrumentos. Mas, eu criei que o tópico justamente pra gente pensar no assunto! :-)

buddy guy

O mestre Bertola diz: "Cara, o meu negócio é madeira e construção". hehe

Abs

Floydniaco
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

É um bom hábito cara ...

Eu já so chegado em som clean , qnt mais clean melhor , pra mostrar o que vc sabe mesmo !

Eu viajo em pegar a guitarra , e encostar ela na minha cama , qnd ta sem o colchao , a cama é toda de madeira , madeira boa , nao sei qual é , o som fica MTT louco , altao , e puro! mt bom!

Floydniaco
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Eu acho que isso é papo só pros profissionais mesmo ou os viciados em timbres.


Me encaixo nos viciados por timbres! rsrs

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Floydniaco
buddy guy

É um bom hábito cara ...

Eu já so chegado em som clean , qnt mais clean melhor , pra mostrar o que vc sabe mesmo !

Eu viajo em pegar a guitarra , e encostar ela na minha cama , qnd ta sem o colchao , a cama é toda de madeira , madeira boa , nao sei qual é , o som fica MTT louco , altao , e puro! mt bom!




Rapaz,eu também curto muito clean. Vc falou da cama de madeira boa !! Já pensastes em cortar o bom pedaço e fazer uma guita? Hehehe...brincadeira.Olha eu te dando idéias de como salvar o madeiramento da cama..hehe..


Um outro lance que poucos já tiveram a idéia de fazer é tentar encostar o ouvido no corpo da guitarra e tentar tocar alguma coisa e ver como o som se espalha e ressoa na madeira !! É brincadeira como o som do encordoamento "reverba" na madeira do corpo da guitarra !!!

bpv
Veterano
# fev/10 · Editado por: bpv
· votar


MauricioBahia

Alguém aqui faz isso?

Essa é a 1a coisa que eu faço ao pegar uma guitarra. Nesses testes, percebi que as guitarras com chambered body são as com mais vibração e reverb.

Ps: esse debate é meio antigo.

abçs

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Legal isso...
as vezes faço na minha Squier..
inclusive ontem de noite, queria tocar mas não queria atrapalhar ngm pq ja era tarde e nem montar a pedaleira só pra usar o fone...

então toquei nela mesmo, foi bem legal, o som completamente audível.. gostoso.. mas nunca tive a ideia de comprar sons de guitarras desplugadas..
vou fazer sempre..

Abraços!

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

acho que essa avaliação tem a sua importancia mas não necessariamente a guitarra que soa bem desplugada será a melhor. a guitarra que eu já vi que soa melhor desplugada é a yamaha rgx a2, diria que o som dela é umas duas vezes mais alto que uma strato comum, embora ela seja maciça. isso tem a ver com a construção diferenciada dela

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


A Minha Exporer trasteja em algumas casas quando desplugada, principalmente em bends, mas quando tá ligada, mesmo no clean, não dá pra perceber este trastejamento ou qualquer outra diferença pras outras casas.

GuitarSlayer
Veterano
# fev/10
· votar


as vezes eu encosto ela na mesa do pc e fica um som altão desplugada ! e isso é me qualqueer madeira ! e olha que a minha é uma super strato, ibanez grg 270, e fica alto mesmo ^^

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Uma vez um conhecido meu, músico, me disse isso: Toda vez que voce for testar uma guitarra em uma loja, esncoste o ouvido na madeira e toque com a guitarra desligada. Atente para a ressonãncia, para o timbre. Perceba se o som é estalado e sem sustain. Se terminar rápido, fuja disso.

MMI
Veterano
# fev/10 · Editado por: MMI
· votar


MauricioBahia

Eu nunca pesquisei, mas tenho quase certeza que "os caras" devem ouvir o som da guita desplugada e imaginar: "poxa, aquele Di Marzio XYZ na ponte deve ficar perfeito."

Eu acho que isso é papo só pros profissionais mesmo, ou os viciados em timbres. Pra gente, meros mortais, talvez não seja tão relevante, pq requer anos de música e variações de instrumentos. Mas, eu criei que o tópico justamente pra gente pensar no assunto! :-)


Eu só acreditaria vendo... Ouvir uma guitarra desplugada e encaixar um captador exato para o tipo de som eu acho viagem demais. Apesar que, disse o cara da Fender, que o Van Halen foi capaz de dizer as madeiras utilizadas só tocando nos protótipos da nova Wolfgang, pintadas em cores sólidas. Então é risco demais duvidar de caras desse porte.
Eu com certeza me encaixo nos meros mortais, de acordo sua classificação aí de cima. Mas sempre testei o som das guitarras desplugadas e para mim faz grande diferença. Concordo com quem diga que esse som não serve para nada, em termos de utilização, gravação. Mas serve sim para testar a qualidade da construção, uma guitarra boa obrigatoriamente soa bem desplugada. Li em algum lugar, não sei se é lenda, que o Guthrie Govan foi escolher sua Suhr, se baseou sua escolha só no som desplugado, não plugou nenhuma. Particularmente, quando fui pegar minha PRS Hollowbody II o som desplugado dela me encantou, foi a primeira coisa que fiz quando peguei nela (isso é até habitual para mim). E gosto desse som até hoje.
Enfim, acho que é um teste importante. Mas não é um som utilizável, mesmo nas semis. Afinal, guitarras elétricas foram feitas para se plugar num amp...

Abç

Obs.: Conheço esse video, não sei de onde... kkkkkkkkkkkkkk. Valeu.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Marc Snow
Interessante!

GuitarSlayer
Acho que a vibração se transmite para a madeira e ressôna por todo o objeto, além da guitarra, amplificando o som... quando maior a superfície vibrando, mais ar se movendo e mais som audível produzido.

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades
quando maior a superfície vibrando, mais ar se movendo e mais som audível produzido.
Interessante

Ant--
Veterano
# fev/10
· votar


Ah, eu faço isso sempre.
Inlcusive cheiro o instrumento também, à procura de informações quanto à madeira. Hehehe.
Lembra os provadores de vinho realmente.

Sioux
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades
inclusive ontem de noite, queria tocar mas não queria atrapalhar ngm pq ja era tarde e nem montar a pedaleira só pra usar o fone...

Nesta horas que eu agradeço a Native Instruments e o Guitar Rig.

;)

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Cara... não chegei a ler o tópico todo, mas achei super interessante o tema.

O legal é tocar na guita sem AMP pra sentir a vibração da madeira. Se vc pegar uma guita boa, faz uma acorde cheio e veja como a madeira "transmite" aquela vibração.
Tipo uma prévia... (como vc mesmo colocou o lance do vinho)

Na última guita que comprei, fiz esse teste. Antes de ligar ela no som, eu já sabia... "vai ser essa aqui!". É claro, dps tem q avaliar os hardware completo também, etc
vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O som da guitarra desplugada - Um caso a se pensar?