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tioslash Veterano |
# fev/06
olá , bom sou iniciante em guitarra, e tenho duas dúvidas aqui.
A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ? bom, se estiver errado , me corrijam por favor, enfim, gostaria de saber como eu represento o Bb no pentagrama?
E a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
Muito obrigado pela ajuda :)
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JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/06
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A primeira é que estou tentando montar a escala maior de Fá, acho que seria isso né? F G A Bb C D E F ?
Está correto.
Voce tem meio tons entre a III e IV, e entre a VII e I, os demais intervalos são de um tom mesmo.
F....G......A.....Bb...C....D......E....F
T....2M...3M....4J...5J...6M....7M...T
...T.....T......S.....T....T......T......S
a outra dúvida minha é quanto ao Ciclo de 4ªs e 5ªs. Meu professor me passou um ciclo assim, partindo de C : C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G. Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
Muito obrigado pela ajuda :)
O ciclo das quintas funciona da seguinte maneira
Pega o acorde de C : Ele tera em sua formacao a Tonica, a Terca e a Quinta, que será C E G
Então o G, que é a quinta de C, será a próxima nota no ciclo das quintas.
Agora Pega o acorde de G : Ele é formado por G B D (tonica, terca e quinta respectivamente).
Então o D, que é a quinta de G, será a próxima nota no ciclo das quintas.
Agora Pega o acorde de D : Ele é formado por D F# A (tonica, terca e quinta respectivamente).
Então o A, que é a quinta de D, será a próxima nota no ciclo das quintas.
... e assim voce vai fazendo sucessivamente, em todos os acordes até retornar para o acorde que voce partiu, que foi o C.
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Rachmaninoff Veterano |
# fev/06
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tioslash
Então, só tem esse ciclo? Ou então como eu faço pra montar outros?
Complementando o JoeCruzGuitar, só existe um ciclo de quintas. Ele serve pra que você possa construir todas as escalas partindo do C, acrescentando um sustenido a cada passo. Já o ciclo de quartas faz a mesma coisa, só que com bemóis.
Seguindo o ciclo das quintas, você tem uma escala após a outra progredindo seqüencialmente uma quinta acima:
C - dó maior, nenhum acidente em toda a escala
G - sol maior, 1 acidente no F, portanto temos o F#
D - 1 acidente no F e mais 1 no C, temos então F# e C#
A - acrescenta-se o G#, temos então 3 acidentes, F#, C# e G#
E - acrescenta-se o D#, temos então 4 acidentes, F#, C#, G# e D#
E assim sucessivamente. Perceba que partindo do tom C, o próximo é G (uma quinta acima), depois o D (uma quinta acima do G), e assim por diante.
De forma análoga, com o ciclo de quartas, você progride acrescentando bemóis. As escalas progridem em intervalos de quarta:
C - dó maior, nenhum acidente em toda a escala
F - fá maior, 1 acidente no B, portanto temos o Bb
Bb - 1 acidente no Bb e mais 1 no E, temos então Bb e Eb
Eb - acrescenta-se o Ab, temos então 3 acidentes, Bb, Eb e Ab
E assim sucessivamente. Note que partindo do tom C, o próximo é F (uma quarta acima), depois o Bb (uma quarta acima do F), e assim por diante.
Dessa forma você escreve em todos os tons na partitura, e de quebra ainda aprende como montar todas as escalas, não importa quão complexas elas sejam. Claro, isso é só o básico, por isso é necessário que fique muito claro e não reste dúvidas.
Bom aprendizado.
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Daninh0 Veterano |
# jan/07
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ei galera, desculpem reviver esse topico, mas uma duvida q tenho aqui era melhor colocar aqui do q criar um novo...
hj eu estava brincando com esse ciclo ( 5ªs ) e aí me deparei com isso no final:
F# G# A# B C# D# E# F#
a duvida é:
como q pode existir E# ? ou eu fiz algo de errado...c eu fiz por favor me corrijam.... ou realmente existe isso?
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ghb Veterano |
# jan/07
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Daninh0
Existe sim E# , bem como Cb. E# é enarmonico de F, porém neste caso, o F# já desempenha papel de 1º grau, potanto ele não pode ser ao mesmo tempo 7+ e Tônica.
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Daninh0 Veterano |
# jan/07
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ghb
O.O
vlw a intenção aí...mas num entendi nda
eu to começando a estuda teoria, e isso foi a primeira coisa q ví...
ainda não entendo harmonico, enarmonico, etc...
a...e to vendo escalas tb, tentei monta a escala de C ( fiz o desenho do braço da guitarra no papel e fui marcando a escala ) pra começar a decorar escalas...
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ghb Veterano |
# jan/07
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Notas enarmonicas são notas com notação diferente em partitura mas o mesmo som. Tipo E# e F são notas diferentes na partitura, mas o som é o mesmo, pois o E# também é o F (enarmonico)
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Daninh0 Veterano |
# jan/07
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a tah...agora entendi...vlw a ajuda kra!!
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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Daninh0
intervalo melodico eh qnd as notas sao tokadas em tempos diferentes, tipo numa escala
intervalo harmonico eh qnd tokados juntos, como num acorde...
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leandro rodrigues Veterano |
# jan/07
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Daninh0
Enriquecendo ainda mais esse tópico.
Intervalos Harmônicos é aquele que as notas são tocadas SIMULTANEAMENTE.
Intervalos Melódicos é aqueles que as notas são tocadas SUCESSIVAMENTE.
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tuning206 Veterano |
# mar/07
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Alguem sabe onde acho essas bases ( ciclo das 5as e das 4as ) pra baixar ? Obrigado
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james_the_bronson Veterano |
# mar/07
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tuning206
EScreve no Guitar Pro, aí você mesmo faz as batidas do jeito que quiser...
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tuning206 Veterano |
# mar/07
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To querendo uma base pronta já kra, eu não tenho cpu em ksa, é um trampo arrumar / elaborar essas coisas .... se souberem de alguma, agradeço !!
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tuning206 Veterano |
# mar/07
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galera, ninguem tem o arquivinho ae pra dar uma mão ?? TKS
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flman Veterano |
# nov/08
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Isso pode ajudar: www.outrosventos.com.br/artigo/11/ciclo-das-quartas-e-quintas
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FrodoPeludo Membro |
# abr/14
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me ajudem,tem alguma relação entre escala diatonica e ciclo de quintas,eu achava que o ciclo de quintas servia pra saber as escalas na parada de tom,tom,semi tom...portanto pra escala diatonica me ajudem,é isso mesmo?
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Filippo14 Veterano |
# abr/14
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FrodoPeludo Porra mano, precisa perguntar em 4 tópicos diferentes a mesma coisa? Ciclos de quintas serve para isso ai que você falou mesmo.
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FrodoPeludo Membro |
# abr/14
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FrodoPeludo Porra mano, precisa perguntar em 4 tópicos diferentes a mesma coisa?
Porra mano,foram em 9 na verdade,é que usei outras contas,brigadão ai PARÇA.
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Filippo14 Veterano |
# abr/14 · Editado por: Moderador
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FrodoPeludo Como você é malandro cara, na real, para béns, tomara que eu seja malandro que nem você um dia
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FrodoPeludo
Membro
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abr/14
como você é honesto mulher,na estoria,snebarap,não quero que você seja honesto que nem eu uma noite,Xixi.
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PaulMartin Veterano |
# nov/19 · Editado por: PaulMartin
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Olá!
Costumo usar o Ciclo das Quintas quando vou cifrar uma música, isto é, não uso acordes que não estão previstos nele.
Na maioria dos Ciclo das Quintas encontrados em livros ou no Google não existe por exemplo D#, mas sim Eb.
Então, quando vou cifrar uma música, geralmente não coloco A#, D# nem G#, mas Bb, Eb e Ab, porque os tons anteriores não existem no Ciclo das Quintas.
Pergunto, está correto esse procedimento ou posso usar A#, D# e G#? Desde já agradeço aos nobres professores.
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LeandroP Moderador |
# nov/19
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PaulMartin
Pode usar sim. Escolha a forma mais simples, respeitando a(s) tonalidade(s).
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Schelb Veterano |
# nov/19 · Editado por: Schelb
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PaulMartin
Não tenho certeza se entendi certo, mas é o seguinte: quando você olha os acordes previstos no ciclo de quintas você encontra as tonalidades que faz mais sentido de usar, por conta da complexidade dos acidentes (sustenidos e bemóis) que elas geram. Por exemplo, Db está no ciclo de quintas, porém você (geralmente) não vê o C#, já que apesar de serem na prática a mesma coisa, você teria 7 notas com sustenidos em C# e somente 5 bemóis em Db. Nesse mesmo sentido, algumas tonalidades gerariam notas com duplo sustenido ou duplo bemol, o que vai ficando pouco prático, apesar de não estar errado. Agora, quando você está colocando os acordes em uma música, o mais correto seria utilizar as notas presentes no campo harmônico da tonalidade daquela música. Se você estiver, por exemplo, na tonalidade de D Maior, que possui as notas D E F# G A B C#, você terá a possibilidade dos acordes D Em F#m G A Bm C#m(b5), de forma que você usaria F#m(que possui as notas F# A C#) e não Gbm( que teria as notas Gb Bbb Db). Mesmo quando você tem acordes de empréstimo modal (que não pertencem à tonalidade da música), você vai nomear eles de acordo com o nome que eles tem no modo de onde foram emprestados. Isso sem entrar nos detalhes de harmonidas mais complexas como de Bossa Nova e tal que demandam mais estudo pra compreender as mudanças dos acordes.
Edit: só pra complementar, você falou de usar sempre Eb e não D#, mas no caso de você estar em uma música no tom de Si Maior, seguindo a teoria musical de campos harmônicos, você teria o acorde D#m, e seria "errado" dizer que ele é um Ebm.
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