Dúvidas com a minha guitarra

    Autor Mensagem
    helderjrse
    Veterano
    # fev/06


    Oi amigos,

    Eu possuo uma guitarra Strinberg com 2 captadores duplos e 1 simples. Esta semana faz exatamente 1 ano que eu a comprei e a corda Mizinho partiu. Eu nunca havia trocado as cordas dela e então dúvidas me surgiram e eu gostaria da ajuda de vocês.

    Eu ainda não comprei o encordamento, pois não sei qual o mais indicado para a minha guitarra. Considerando o modelo e qualidade, qual a melhor marca??? Eu moro em Aracaju, então tem que ser alguma marca popular, pois nem tudo dá para achar aqui. Outra coisa... eu vi algumas pessoas comentando sobre corda 0.9 ; 1.0 , etc... Qual o melhor tipo para a minha?

    Por último, eu tirei 2 fotos da guita para tirar mais algumas dúvidas...

    http://img72.imageshack.us/my.php?image=dsc009101bk.jpg
    O que são essas estruturas apontadas pela seta 1? Eu vi que elas podem ser ajustadas com uma alavanca fina que acompanha a guita.
    Eu vi que se eu apertar/folgar esse parafuso em 2, todo o corpo acima dele vai para frente e para trás. Onde eu devo deixá-lo?

    http://img214.imageshack.us/my.php?image=dsc009111si.jpg
    Na estrutura 3, é possivel controlar o trastejamento das cordas? Como fazer? Essa guitarra tem que tipo de ponte? Ela tem "trava"?

    Desculpem-me por tantas perguntas, mas é que só tenho vocês a perguntar.

    Obrigado

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Eu nunca havia trocado as cordas
    O_o

    qual a melhor marca???
    Sua guitarra é simples, logo não pede encordoamento complexo. Você pode usar D'addario, que é uma das melhores, mas não é cara.

    Qual o melhor tipo para a minha?
    0.9, por ser strato.

    Do resto não entendo muito bem, portanto, prefiro não opinar.

    helderjrse
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    The Splinters
    Obrigado pela prontidão da resposta. Quanto ao encordamento... uma coisa que eu fico insatisfeito com a guita é que eu não acho o seu som muito "nítido". Será que existe algum ajuste que ajude nisso?

    Para quem mais souber responder as minhas dúvidas no início do tópico, ficarei agradecido.

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    helderjrse
    A guitarra é muito simples. É boa para aprendizado. É mais viável não fazer nenhum ajuste e, com o tempo, adquirir outra melhor.

    Don Getuglio
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Olá amigo...

    Seguinte...
    Te aconselho a trocar as cordas pelo menos a cada 3 meses.
    Mesmo se vc não tocar muito todo dia, o tempo trata de estragá-las pra vc.
    A marca das cordas depende do seu bolso, lembrando que as melhores marcas são as importadas como o amigo citou D´addario, GHS, Fender, SIT, etc...
    Quanto a bitola da corda, isso vai muito de gosto...eu sempre usei 0.9, mas agora mudei para 0.10 e não qero mais sair dela. Cordas 0.10 são mais firmes, mas isso é muito pessoal. Lembre-se que dependendo da medida da corda vc deverá levar a guitarra para fazer uma regulagem para que possa recebe-la sem danificar o braço.

    A primeira foto vc destacou a regulagem dos saddles, ou carrinhos.
    Os parafusinhos allen (aquela chavinha q vem junto) são para vc regular a altura das cordas. O parafuso de trás do carrinho serve para vc faer o ajuste de oitava das guitarras.

    A outra foto, vc destacou simplesmente o abaixador de cordas, que estão alí devido a inclinação do headstock (mão) da sua guitarra, fazendo com q a corda chegue até as tarraxas. Algumas Fender não possuem os abaixadores pq tem angulação do headstock diferente.

    É isso...espero que eu tenha ajudado...

    cao fofo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    na foto numero um, com as setas vermelhas vc usa uma chave alien pra regular, e a parte q regula a altura das cordas ja o numero dois eu acredito q seja a oitava dela, mas ja mexi e nunca mudou nada no som
    quanto a outra foto, a q ta com o numero 3 e onde a corda tem q passar, tipo pra dar um equilibrio na tensao da corda, nao forçar muito as tarrachas, e tb quanto mais baixo eles estiverem mais sustain vai dar a guitarra, essas guitarras com ponte fixa sao as mais faceis de trocar as cordas, e melhor vc trocar uma por uma, senao vc vai estranhar o trastejamento

    Don Getuglio
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    cao fofo...

    Para vc ver a regulagem das oitavas e ver a diferença, afine a guitarra, depois aperte a corda na 12a casa. COm a ajuda de um afinador, vc pode ver se precisa soltar ou apertar o parafuso dos carrinhos..
    Ai vc vai perceber a diferença do som, que dá aqela desentonada qdo vc faz um acorde.

    abraços

    helderjrse
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: helderjrse
    · votar


    The Splinters, Don Getuglio, cao fofo,

    Valeu pela ajuda! Foram esclarecedoras as respostas de vocês. Assim que me sobrar um tempo da faculdade, eu vou comprar as cordas e, se tiver alguma dúvida, volto a postar nesse tópico. Valeu!

    Don Getuglio, sobre essa coisa das oitavas, eu mexi um pouco no parafuso e não sei se o recoloquei no lugar certo. Será que eu vou ter problema? Que tipo de problema seria?

    Don Getuglio
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Amigao

    O único problema seria de entonação qdo vc fizer algum acorde..a guitarra afina normal, mas soará como se estivesse desafinada em algum ponto do braço!

    Pegue o afinador e faça o procedimento que eu postei acima.
    Afine a corda, depois aperte na 12a casa. Olhe no afinador, se afinação estiver dando baixa vc aperta o parafuso do carrinho, se estiver alta solte o carrinho deixando mais folga para corda vibrar mais!
    É isso..

    abraço

    helderjrse
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Don Getuglio,

    Agora entendi 100% ;) Brigado!

    Don Getuglio
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Imagina...se precisar de algo..só falar..
    Se eu souber eu ajudo

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas com a minha guitarra