Guitar foi pro Luthier, e a altura das cordas não ficou como eu queria...

Autor Mensagem
rafaelsales
Veterano
# jan/06 · Editado por: rafaelsales


Bem, o braço da minha guitar tava empenado, o floyd rose desregulado e os carrilhos tdos trocados de canto...
Bem, a guitar é uma Fender Richie Sambora.
Levei a guitarra pra um Luthier mto famoso e competente da minha cidade e... Quando peguei na hora falei... "Não dava pra baixar mais as cordas?" Ele disse que acha que ja ficou bom demais pra minha guitarra... mas eu ainda tenho que pressionar 2 milimetros pra corda encostar no traste... Tirei umas fotos pra ver se vcs conseguem ver:
http://www.rafaelsales.5gigs.com/guitar/Fender_RS-1.jpg
http://www.rafaelsales.5gigs.com/guitar/Fender_RS-2.jpg
http://www.rafaelsales.5gigs.com/guitar/Fender_RS-3.jpg

Procurei mto na internet uma foto lateral de um braço de guitarra pra ver se tinha alguma com cordas só um pouco mais proximas que a minha, tipo... 1 milimetro ou 1 milimetro e meio...
Se alguem tiver foto ou medida aí de sua guitar usando cordas bem proximas e que não trasteje ao tocar tdas as cordas com batida semi-violenta (como musica pop)... eu gostaria que postasse aqui... Por favor! :p

Dr Stein
Veterano
# jan/06
· votar


rafaelsales
bela guitarra man!

Madureira
Veterano
# jan/06
· votar


"eu ainda tenho que pressionar 2 milimetros pra corda encostar no traste..."

Por q guitarrista é um ser tão frescurento ???
Caraca !! hehehe...

Vc já tocou numa Rickenbacker ? Com cordas 0.12 ?
Eu sooofrooo...

Falando sério agora, acho que vc nao deve medir a distancia das cordas...
Isso é meio ridiculo de mais ... (pro meu gosto, claro...)
A guita estando confortavel, maravilha...

Se vc acha que não está, abaixe as cordas vc mesmo... regule a ponte...
Caso fique ruim, volte ... coisa bem simples...

[]´s!

rafaelsales
Veterano
# jan/06
· votar


Madureira
Kra eu pergunto.. pq pra tocar com boa velocidade, a corda alta atrapalha mto... ela voltou um pouco melhor...
Mas tipo.. A altura das cordas na guitarra do Ardanuy deve ser 0.5 milimetro... pois na video aula dele, quando ele vai mostrar a afinacao do instrumento, ele toca a corda e deixa soar... e quando ta perto de parar vc escuta a zoada da corda trastejando/raspando o(s) trastes(s)...
Isso eu digo assim: "Deve ser" né... Tipo... o luthier disse que se abaixasse mais ia ficar trastejando... mas acho que dava pra baixar até 1 milimetro e ainda assim nao trastejar... eu tô perguntando pq nao tenho esperiencia nisso...
Estou esperando alguem que ja tenha mexido muito com altura ou um luthier mesmo me calar a boca. :p
Por favor...

ToRReSMo
Veterano
# jan/06
· votar


rafaelsales
é floyd rose cara?

c for floyd normalmente naum da pra deixa muito baixa, eu tinha uma fender com floyd sem back box, ai a ponte travava e a corda fikava mais alta que eu kirira

c vc kizer as cordas mais baixas tera ki abrir um back box no floyd rose.....

falo ae

Dunha
Veterano
# jan/06
· votar


Bem suja a guitarra hein!!! O luthier podia ter limpado o escudo direito neh!!

Em relação a altura das cordas, so uma coisa: deixa de ser frescurento, treina mais e reclama menos!!!

ToRReSMo
Veterano
# jan/06
· votar


0.5 mm vai fika baixa demais....

corda baixa é bom....mas tem um porem...a palheta fika horrivel, naum da pra força a palheta senaum trasteja.....

eu uso corda bem baixa...e por sorte num sei uq a minha guitarra tem ki da pra palheta forte msm com corda baixa....

ja na minha RG 550 é o contrario...

rafaelsales
Veterano
# jan/06
· votar


Dunha
Foi 50 conto... é o que chama de setup... só regulagem da parte mecanicaToRReSMo
Mas a floyd rose ta alta em relacao ao corpo da guitarra... ela da pra abaixar a ponto de deixar as cordas trastejando... ate pq a parte que regula a altura é numa parte que tem buraco... e ela pode ficar inclinada como se tivesse entrando no corpo... sabe... ja fiz isso uma vez mas ai ficou trastejando mto... ai fui subindo subindo... mas como o braço tava empenado, tinha que dixar à 2.7 milimetros dos trastes... ela tava bem empenada mesmo...

Madureira
Veterano
# jan/06 · Editado por: Madureira
· votar


rafaelsales

A altura das cordas na guitarra do Ardanuy deve ser 0.5 milimetro...

É disso que eu to falando...
Foda-se a autura das cordas dos outros guitarritas... PRA VC TÁ RUIM ??

Então da um tapa... Tem vários tutoriais na internet falando sobre altura de cordas e como fazer em varios tipos de ponte e etc...

As vezes é uma simples falta de costume...

Eu fico puto quando vejo comparações assim ... "Ahhh de tal pessoa eh assim..." ou " tal pessoa faz assim..."

Nossa... falta muita identidade nos guitarristas de hoje... Principalmente na molecada... É uma coisa que eu nem discuto mais pra não passar nervoso...

[]´s!

rafaelsales
Veterano
# jan/06
· votar


Madureira
So quiz falar do Ardanuy para mostrar a grande diferenca entre 2 milimetros e 0.5 milimetros...

U1000D
Veterano
# jan/06
· votar


aperte os pivos da ponte

rafaelsales
Veterano
# jan/06 · Editado por: rafaelsales
· votar


Bem so quero saber quem tem uma fender ou guitar com braco bem curvado como o da fender e usa as cordas mais baixa de 2 milimetros e qual eh essa altura e se nao trasteja e se consegue fazer suas belas digitacoes e arpeggios e sweeps com conforto. :p
Ah como eu queria que o Michel Top frequentasse esse forum de guitarras... ele tinha uma Fender RS tb...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


rafaelsales

tem um grande detalhe q vc ta esquecendo...

o teu braco tem uma curvatura bem forte... tipo strato mesmo...

entao como a floyd nao tem controle de altura individual nos saddles fica dificil de acompanhar o abaulamento da escala...

Se vc quiser uma acao mais baixa vai ter q pedir pro luthier tirar o abaulamento da escala... e isso da um bom trabalho...

rafaelsales
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
Na verdade os carrilhos da floyd rose tem alturas diferentes... eles fazem com que as cordas façam uma curvatura perto da do braço... nao igual mas perto... quero dizer que a 4ª e 3ª corda tão a mto poucos milimilimetros das cordas das extremidades (1ª e 6ª)

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


fiquei ate com medo de comprar guitar com FR ... sei nao ... acho q vou continuar com minhas strato msm !!!

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


rafaelsales

nao captei a mensagem... mas de qq forma pra conseguir acao mais baixa tem q deixar a escala mais plana...

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
· votar


frescura tua a minha veio muito colada do luthier e eu levantei mais haha

kbza
Veterano
# jan/06
· votar


rafaelsales
Guitar foi pro Luthier, e a altura das cordas não ficou como eu queria...

nunca fica, o luthier regula a gosto dele, se ele achar que ficou confortavel ele naum mexe mais, vc poderia ter passado a altura que vc queria antes dele fazer o serviço neh

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


MAn ... MAta o Luthier !!! acho q se eu manda ele fazer o trem e nao ficar como eu quero ... eu nem pago ...

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/06
· votar


não é assim galera tem que ver o que é possivel fazer na guitarra do cara
ele ta falando de 2 mm peloq ue eu saiba isso ja é ação baixa de cordas


p/ baixar mais depende de um monte de coisa não é assim não pow, agora se ele quiser colar as cordas nos trastes mesmo comprometendo o som da guitarra faz ele mesmo........

kbza
Veterano
# jan/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
p/ baixar mais depende de um monte de coisa não é assim não pow, agora se ele quiser colar as cordas nos trastes mesmo comprometendo o som da guitarra faz ele mesmo........

pois eh, ateh o tipo de madeira do braço da guitarra influencia na altura das cordas

kishuu
Veterano
# jan/06
· votar


iS_LaSh

cara, presta atenção antes de ser tao cabeçudo....

Digao
eu concordo completamente com voce cara

o seu braco tem uma curvatura muito forte, provavelmente, ele abaixou o maximo que dava... se abaixar mais que isso vai ocorrer trastejamento...
e esse negocio de ficar arrumando picuinha com altura de cordas eh pura frescura... cordas muito baixas nao ajudam em nada... ve o que voce tem na mao antes de ir pedindo coisas impossiveis...
tem um monte de outros fatores, mas esse dai eh evidente pra qualquer um nao acham?

e is_slash, se voce nao paga pelo que nao fazem, nao peça o impossivel, se eu fosse luthier e voce viesse com esse papinho eu mandava voce embora...

[]'s

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


Em qual traste está 2mm ?

Pq o padrão é medir pelo mizão na casa 12.

Na minha guitarra eu uso 1.2mm na casa 12, no mizão.
O mizinho fica um pouco mais próximo.

Mas isso é pq eu GOSTO assim, e regulo eu mesmo. Toda vez que ela volta do luthier, eu faço o "ajuste fino" na guitarra (em relação a altura, e ponte (Schaller estilo floyd rose), para deixar como eu gosto.

Vcs conversam com os luthieres de vcs ?
Quando tu largou a guitarra para regular, tu falou para ele que tu queria as cordas o mais baixa possivel ?

Eu falei para o meu luthier, como eu queria, que altura eu desejava em qual traste. Ele me disse que iria trastejar, se não fizesse uma retifica de trastes, fizemos, ficou show. Mesmo assim, deu uma diferença de 0.2mm na altura que eu gosto. Ajeitei eu mesmo, vou deixar de pagar o cara, ou sei lá o que, por causa de 0.2mm? Não mesmo.


Já tive Stratos (com braço de strato mesmo, curvatura forte) com FR antes (mas com back-box). E normalmente usava com a ação em 1.5mm na casa 12, mizão. Mais baixo que isso, trastejava igual tonante desregulada.

Não queira forçar tua guitarra a ser o que ela não é.
Outra coisa, tu já tocou numa guitarra com ação bem baixa ? De repente tu não iria gostar. E para a velocidade não tem nada a ver. Malmsteen regula com ação alta. SRV usava ação alta também. E ambos são/eram rápidos para caramba.

Apenas toquem... deixem de tanto lero-lero.

Mestre do Metal
Veterano
# jan/06
· votar


rafaelsales

"eu ainda tenho que pressionar 2 milimetros pra corda encostar no traste"

KKKKKKKKKK... pqp tem que ser muito tosco pra tira foto com a régua medindo a altura da corda ahahahhahahahha larga de ser fresco kra! Com a corda muito baixa faz com que a corda trasteje! Acostuma assim que se n vai se arrepender! esse negocio de corda colada no traste eh coisa de babaca!

rafaelsales
Veterano
# jan/06
· votar


Mestre do Metal
Não é questao de corda colada... Como o Gasoline falou... ele tinha uma guitar parecida com a minha e botava 1.2 mm... a minha ta 2mm sendo generoso... eu vi uns 2.2mm eu acho...
Mas quando ela foi pro luthier tava uns 2.6mm coisa do tipo... era bem desconfortavel mesmo...

Gasoline
Tipo... é a primeira vez que minha guitar vai pro luthier... e espero nao voltar mais lah... hehe
Como faz pra ajustar a altura sem prejudicar o braço?
Porque ouvi falar que se tirar todas as cordas e colocar dinovo o braço tende a ficar concavo... E só consegui mexer na altura das cordas deixando-as bem frouxas mesmo, pois com elas apertadas era mto duro de mexer nos pivôs...

Tem algum segredo tipo, afroxar so as de baixo e apertar o pivo de baixo... e dps a de cima e etc?

Obrigado.. pela informação...

Mestre do Metal
"Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!"

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


rafaelsales
Na guitarra parecida com a tua, eu usava 1.5 (ou 1.8 dependia do dia (inverno, verão, encordoamento novo, velho). 1.2mm é na minha atual, escala mais plana. Dá para baixar mais, mas prefiro assim.

Não tem muito segredo.
Eu sempre mexi na altura com as cordas afinadas normal. Vou de 1/4 de volta em 1/4 de volta, sempre com os 2 pivos ao mesmo tempo.

Apesar que eu uso a ponte "torta" (meu mizinho é mais perto da escala que meu mizão. minha ponte fica algo assim /| (o primeiro traco é a ponte e o segundo o corpo, vistos de trás).

Mas não tem galho regular isso.
Não vai estragar a guitarra, no máximo desafinar um pouco.
E talvez tu tenha que dar 1/2 volta em cada parafuso que prende as molas lá atrás.
Mas não vai estragar o braço nem nada assim.
O pior que pode acontecer é trastejar, mas ai tu levanta a ação de volta.

E quanto não levar ao luthier, pq isso ?

Luthier tá ai para ajudar os instrumentistas.
As vezes eu acho que vcs tem medo de luthier. nunca vi isso. Conversem com eles, eles não mordem não.

Ah sim, sempre afine a guitarra.

Ajeite a altura, afine, teste, re-ajeite, afine, teste, repita desde o inicio, ok?

rafaelsales
Veterano
# jan/06
· votar


Gasoline
Muito obrigado kra... tipo que chave vc usa pra mexer no pivô?
Eu uso uma allen, mas o buraco do meu pivõ ta mto redondao... na verdade tem o buraco e dentro do buraco tem outro buraquinho que esse sim parece ser buraco de chave allen... mas é ta pequeno,,..
Ai eu so consegui mexer afroxando mto as cordas pra ficar mole e usar uma chave allen no buraco maior que ta bem redodo e ainda entortando um pouco a chave pra conseguir rodar e danificando tb a chave a cada tentativa... :/

Bard
Veterano
# jan/06
· votar


kra, vc viu o tamanho do abaolamento da guitarra? se vc abaixar mais as cordas, as do meio vaum trastejar e naum por causa de algum defeito, mas pq as fenders nau mforam feitas pra açaum baixa.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


rafaelsales
Meu amigo, vc tá medindo a altura com uma reguinha escolar com uma distância de pelo menos 6 mm do que deveria estar medindo...
Ainda vem falar que a guitarra do Ardanuy tem ajuste de 0,5mm????
Por favor, pare com isso; leve-o de volta ao seu luthier e peça pra ele abaixar as cordas, mesmo que fique trastejando, se é assim que vc gosta.
Não existe padrão de altura para as cordas, cada marca e bitola de corda responde de forma diferente para cada guitarra, cada linha possui uma elasticidade diferente, cada guitarrista aplica forças diferentes e por aí vai

rafaelsales
Veterano
# jan/06
· votar


Fábio Seiji
Bard
Mto obrigado vcs ai...
Agradeco a tdos que me responderam aki e talz... Mto obrigado mesmo...

Antes minhas cordas estavam so um pouco mais altas... mas agora to notando que antigamente era pior nao so por elas estarem altas... mas tb pq o braço tava empenado e a altura do 1º traste tava bem diferente pro ultimo traste...
Alem disso os carrilhos ainda tavam trocados... e como cada um tem uma altura pra fazer uma curva parecida com a do braço, as cordas tinham alturas diferentes o que atrapalhava na hora de subir e descer escala...
Agora tô me acostumando com a altura e percebendo que assim ja ta mto bom pruma fender... ate pq... fender nao eh guitar de velocidade e nao precisa de cordas taum baixas... mas se treinar com certeza consegue-se velocidade... como o Malmsteen. :p

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitar foi pro Luthier, e a altura das cordas não ficou como eu queria...