Opcoes de timbre com a chave seletora e um cap de quatro fios!!! Quem puder de uam dica aew

Autor Mensagem
Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05


Bom possuo um cap de quatro fios de alta saida, stellbucker ceramic da stellfner, com distorcao ele fica felomenal da pau em qualquer cap original de ibanes etc..., tentei defsalo com chave minitoogle on of mas tava dando mal contato, depois tentei colocar em serie e em paralelo o som cloeam ficou bem equilibrado e cristalino em paralelo e em serie perdeu um pouco de ganho mas pra harmonia ficou legal.Porem o cap so saia legal na dist com a chavinha no meio, lembrando q isso ta errado pois essa chavinha e on off e nao on of on.
Bom a pergunta e a seguinte.
Se eu pegar e ligar os dois fios positivos dos caps tanto da bobina sul e da bobina norte na chave seletora no lugar da posicao da ponte, e fazer um jumper q vai do fio da bobina sul ate a posicao 2 da chave seletora, eu conseguiria ter na posicao dois somente o som da bobina sul?? e na posicao um ponte o som das duas bobinas? como um humb normal?????



Quem puder me ajudar da um toque ai

meu msn e fabio_fedrigo no hot

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Fisioterapeuta

Putz, só o Henry Ho pra responder essa!

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


Kursk
quem e henry ho????

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


Fisioterapeuta
um "luthier"

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


lula_molusco
ele e do forum? tem site?

lula_molusco
Veterano
# dez/05
· votar


Fisioterapeuta
é um cara de são paulo que é famoso...não é do fórum não...de luthier aqui só tem o bertola

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


lula_molusco
isso seria interesante eu nao usaria push pull dai e como vou demorar pra por outro cap no meio...
Na posicao um q e ónte eu teria o som de humbiucker e nao dois o som de apenas uma bobina

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


lula_molusco
sei

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Fisioterapeuta
Kursk
quem e henry ho????


Ele dá dicas em revistas, acho que é na Cover.

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


Kursk
sei acho q ele nao vai poder me ajudra muito o esquema vaio ser tentar mesmo o maximo q pode acontecer e nao sair som hehe

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


se vcs analizrem a pergunta nao e tao dificil? mas e sei la

xslashinhu
Veterano
# dez/05
· votar


eu instalei um sh-4 na ponte, deu trabalho, ta dando ruidos ate a hj, so q olhando no esquema tava totalmente diferente da minha guitarra, tentei com capacitor tb e nao adiantou, acho q na chave seletora de 5 posiçoes nao tem muita opçao pra timbragem, acho q so teria se colocasse um potenciomentro na bobina do captador heheheh mas ai ja seria exagero, no meu caso eu vou pagar um cara aki da city pra ele instalar certo e defasar tb

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


xslashinhu
entao cara mas num faz sentido o q eu coloquei? ai em cima? teoricamente sim vou tentar fazer depois eu posto no q deu

Gasoline
Veterano
# dez/05
· votar


Pode ser ligado sim, na chave de 5 posições.

É comum guitarras H-H, super-strats terem chave de 5 posições, para fazer a ligação assim :

Ponte/Ponte Splitado (defasado)/Ambos/Braço Splitado(defasado)/Braço


Mas o som não deve mudar, entre a ligação em série normal, e a ligação em série tendo a opção de ligar em paralelo. Verifica teus aterramentos (para não dizer fio-terra, hehe) e se está tudo ligado normal.

Eu prefiro somente splitar (não ligar uma bobina), fica com um muito parecido de single, dificil de quem ouve dizer sem olhar. Inclusive o ruido caracteristico e incomodativo. Ligação em paralelo, na minha humilde opinião, não é muito util.

Tenta verificar teus terras.

E outra coisa, sempre utilize uma chave de fenda ou philips para testar quais polos estão ligados.
Ligue a guitarra no amp, com um volume mediano, nem alto, nem muito baixo, e bata de leve (bem leve) nos polos, conforme vai mudando a posição das chaves, é a unica maneira 100% certa de testar as ligações, depois de feito isso, encordoe-a e teste o som.

Este tipo de ligação é uma arte, de tanto fio que envolve.

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline
acabei de pegar um esquema das fat strat com tres chaves mini toogles parece ser legal tb.
Por enquanto eu so estou com o cap da ponte, e vou tentar fazer essa ligacao ai q eu coloquei vamos ver no q vai dar.

Valeu pela dica muito bem explicada

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline
naposicao 2 do meu esquema sria a mesma coisa de splitar pois nese caso so a bobina sul funcionaria ok? ou nao

Gasoline
Veterano
# dez/05
· votar


Exatamente.
Splitar/Coil Tap/Ligar só uma bobina = mesma coisa.

Defasar, corretamente e teoricamente falando, seria ligar as 2 bobinas porém fora de fase.

Mas é isso mesmo.
Qualquer coisa, dá um toque.

(Até, pq eu não lembro dos esquemas corretamente). Mas no manual dos Dimarzio, vem, será que não tem no site ?

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


vou ver e vou tentar desse meu jeito hehe

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


tENTEI D ETUDO QUANTO E JEITO, posicao um bobina norte com hum de single posicao dis as duas bobinas com som de humbucker, posicao tres bobina sul com hum de single e timbre mais ou menos d esingle, vou esperar pra comprar um push pull decente pois o som massa mesmo e quando ele ta defasado, flows pro seis

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


Fisioterapeuta
Se eu pegar e ligar os dois fios positivos dos caps tanto da bobina sul e da bobina norte na chave seletora no lugar da posicao da ponte, e fazer um jumper q vai do fio da bobina sul ate a posicao 2 da chave seletora, eu conseguiria ter na posicao dois somente o som da bobina sul?? e na posicao um ponte o som das duas bobinas? como um humb normal?????

Cara, desta vez vc forçou a amizade!
Faz uma pergunta mais fácil do tipo:
- existe vida depois da morte?
- o universo tem fim?
- capitu traiu bentinho?
- manga com leite pode matar?

squee
Veterano
# dez/05
· votar


de luthier aqui só tem o bertola
e o Fabio Seiji?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


squee
Que é que tem eu?

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


Ja deu certo aqui

Liguei a bobina sul no primeiro furo da chave seletora e a bobina norte no segundo furinho, dessa maneira na posicao um eu tenho o som da bobina norte somde single, na posicao dois tenho o som das duas , som de humbucker e na posicao 3 tenho o som do single da bbina sul.
O timbre fiicou legal mas nao tao brilhante como eu queria.
Tentei ligar em serie e paralelo mas a minitoogle nao funiconou direito.
Mais pra frente compro um pot push pull descentee instalo ai vai ficar bao

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
e a pergunta num tava tao dificil nao hen!!!! hehehe

squee
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
o maluco disse que só tinha o Bertola de luthier aqui, mas tem tu também

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


squee
Pois é, mas eu não sou luthier não, só construo umas guitarras... ainda falta muito pra chegar num nível de luthier e mais um pouco pra chegar no nível do Bertola; ainda tâ aprendendo, mas se vc tiver alguma dúvida em que eu possa ajudar é só perguntar.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


Fisioterapeuta
Esses singlebucker são meio complicados, vc viu que fica parecido, mas não é igual ao single quando as bobinas são ligadas em paralelo, né?
A grande vantagem desse tipo de ligação em relacão à uma bobina só é a eliminação do ruído, vc percebeu?
Me manda um email que eu te passo um desenho com a ligação do série/paralelo.

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
entao cara eu curti bastante o som dele defasado bastante clean memso brilhante e talz ma so ruido incomodava, eu tinha feito a ligacao em serie e paraleo atraves de uma mini toogle on off, fou legal, consegui tres timbres, porem a chavinha deu pau pois o cap ficava com som de humb so com a chavinha no meio entre uma posicao e outra , estranho ai eu tirei, mando o mail pra vc e vou ver se compro um push pull decente valew

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/05
· votar


eita qual e teu mail?

adriano_carvalho
Veterano
# dez/05
· votar


Fisioterapeuta
Ae, adiciona no msn que eu te explico, é facinho!

adrianoleadguitar@hotmail.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opcoes de timbre com a chave seletora e um cap de quatro fios!!! Quem puder de uam dica aew