Para + opções de timbres, é melhor Variax ou cap. GK c/ pedal GR ou VG?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/09


    Para + opções de timbres, é melhor Variax ou cap. GK c/ pedal GR ou VG???

    Curto muito ter várias opções de timbre ao meu dispor ... Mas nào tenho grana pra ter trocentas guitarras e trocentos amplis, etc ...

    Mas pensando somente na guitarra e deixando de lado pedais e amplis (por enquanto hehehe) o que seria melhor opção, eu usar uma Line6 Variax ou usar um sistema de captação hexafônica (captadores da linha GK da Roland) ou piezo juntamente com pedal de simulador de timbres (linha GR ou VG da Roland, por exemplo)???

    Outra, comparando as simulações de timbres que são comuns na variax e no sistema GK+GR/VG qual tem melhor simulação??? (exemplo, qual simulação de violão nylon é mais próximo do real, a da Variax ou do GK+GR/VG???)

    gucrispim
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fernando de almeida
    cara, se você quiser tocar guitarra e ter um som de piano, saxofone ou coisas do tipo só a Gk+GR vão fazer isso por você.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gucrispim
    cara, se você quiser tocar guitarra e ter um som de piano, saxofone ou coisas do tipo só a Gk+GR vão fazer isso por você.
    Sei ... Mas tenho interesse em som de guitarra (simulação de strato, tele, LP, etc) violão, sitar, etc ... e ambos tem essas simulações ... Qual seria a melhor?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    up

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fernando de almeida
    Sei ... Mas tenho interesse em som de guitarra (simulação de strato, tele, LP, etc) violão, sitar, etc ... e ambos tem essas simulações ... Qual seria a melhor?

    Cara, em teoria é possivel de se conseguir com os dois, nunca testei uma Variax, então não posso falar delas, conheço bem os GR e VG mais antigos (os lançados até 2000), nessa época os GR não simulavam guitarra, só amp, mas os VG simulavam guitarra e amp, igual a guitarra de verdade não fica, mas dá pra enganar legal que só e acredito que os de hoje estejam melhores ainda.

    Agora a Variax eu não conheço, só demos da própria Line 6 ou no Youtube, então não dá pra confiar, mas parece que é satisfatório tb, mas tb não é a mesma coisa que a guitarra original tb.

    Agora se vc não tem pedal e amp, axo que gastar mais de 5 mil reais num VG é fora de questão e as Variax não ficam muito atrás não já que estão na casa dos 3000 os modelos mais simples e os mais avançados chegam no preço de um VG e até mais facinho facinho.

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pelo preço que saem as variax no brasil, é mais negócio pegar um vg99 de uma vez, já que em qq um dos casos vc gastará uma grana boa...

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ogaitnas

    A unica vantagem mesmo do VG-99 é que ele mata uns 20 coelhos numa cacetada só, pq tem synth de guitarra, simulador de amp, efeitos de guitarra e synth de mais uma renca de outros instrumentos, de piano a tuba.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Fernando de almeida
    Um amigo, que é músico profissional, tem uma Variax e a leva pra tudo quanto é canto, justamente pela facilidade de timbres e transporte (não precisa levar o banjo dele, que é caro pra cacete, pra tudo quanto é canto). Eu não conheço a guitarra, mas ele elogia muito. Pelo menos o banjo, ele diz que é perfeito...
    Quem tem ou tinha uma era o Bog. Acho que ele pode dar umas dicas quentes!
    Abs

    gucrispim
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    nichendrix
    justamente, se o cara nao precisa de simular outros instrumentos axo que uma Variax é mais conveniente. Além de ser um bom instrumento em si.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ogaitnas
    Pelo preço que saem as variax no brasil, é mais negócio pegar um vg99 de uma vez, já que em qq um dos casos vc gastará uma grana boa...
    VG99 tá cara ... eu encararia equipos usados tipo variax 300 ou 500, GR30, GR33, VG88, etc ...
    Outra, tô sem grana ... para fazer o esquema eu colocaria minha guitarra semiacústica no rolo ...

    nichendrix
    A unica vantagem mesmo do VG-99 é que ele mata uns 20 coelhos numa cacetada só
    É, dei um apesquisada e parece que é isso mesmo ...

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara mesmo um GR-33 e VG-88 usados está na casa dos acima 2 paus, é quase o preço da Variax, então eu pra quem não está com grana no bolso axo que você procurou de cara algumas dasopções mais caras.

    Mas sem saber o que você toca e qual sua necessidade fica difícil sugerir algo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    nichendrix
    Mas sem saber o que você toca e qual sua necessidade fica difícil sugerir algo.

    Então fera, sempre toquei rock ... Em termos de timbres sempre usei distortions (vários) pq resolvia e minhas guitarras sempre foram de saídas fortes para dar mais ainda a característica do rock (chegando até num metal) ...

    Entrei para uma banda de rock tb, só que o rock no estilo GRUNGE, ou seja, timbres e saída de caps da guitarra a lá strato ou tele (e rola até uns violões tb) e ao invés de usar distorções usa-se overdrive (c/ o drive bem baixo - muitas vezes usa-se o som clean da guita) ...

    Com isso eu pensei em pegar um equipo que simule os timbres de guitarras/violão conforme eu citei acima e qto a pedais eu regularia meu setup para ter a característica necessária para o estilo ...

    Meu equipo:
    Amplis:
    Peavey XXL Head 100W + caixa Behringer BG412S com falantes Jensen.
    Meteoro Atomic Drive 50
    Roland Cube 30X (com o foot Boss FS)

    Pedais (na ordem de ligação):
    Hobbert Sustainer, Ibanez Weeping Demon WD-7, Digitech EX-7 Expression Factory (usado para whammy e XP-200 Space station), Wavebox Argos, Boss EQ-20, Boss volume FV50L, Ibanez Phaser PH-7, , Wavebox Proteus, Wavebox Triton

    Guitarras:
    ASW Custom com captadores Quad rails Gibson by Bill Lawrence (OBL).
    Guitarra SNAKE: Semiacústica 1974.


    Rod Turtle
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fernando de almeida
    Deixo claro que nunca testei nenhum dos dois,mas vi um dvd do al di meola em que ele usava um gk e o timbre estava horroroso,completamente do timbre comum dele.O que eu já vi em foruns na internet também diz que as simulações da variax estão bem à frente das roland,porém li também que as variax têm um problema quanto à palm mutes,pois o captador nelas é piezo,e não magnético como nas guitarras normais,sendo assim captado o som como se não tivesse palm mute,e li também no harmony central que a line 6 logo planeja lançar uma versão mais nova,mas acho isso mais incerto.

    Smithóvski
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Se eu fosse vc pegava uma Variax, vc já tem uma porrada de efeitos bons, só rpecisa de um "emulador" de guitarras mesmo.

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara, com a grana que vc quer dar um VG, GR ou Variax, acho mais indicado vc ir a um bom luthier, mandar fazer uma strato com um humbucker ou um single stack na ponte, e você terá praticamente tudo o que quer. Acho que pro que você toca, tanto a Variax quanto o VG não ficariam legais.

    E se vacilar sai ainda mais barato.

    daniel_guitar
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fernando de almeida
    com menos que essas paradas vc pega uma guitarra tipo a squier standard poe um captador stack ou duplo na ponte de medio ganho

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    daniel_guitar

    Se pensar no preço de um VG novo, dá pra comprar uma Squier Standard e botar captadores top, dá pra comprar uma Fender Mexico, dá até pra comprar a Squier Standard com captdadores top e uma Epiphone Les Paul ou Sheraton juntas.

    Então opções vc tem de sobra.

    Bog
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Fernando de almeida

    Como já disseram acima, eu tive uma Variax 300. Não posso comparar com as outras opções, mas posso falar da Variax o seguinte:

    1. A Variax não simula violão de nylon. Isso responde a pergunta qual simulação de violão nylon é mais próximo do real, a da Variax ou do GK+GR/VG. ;)

    2. Acho muito difícil uma pessoa ouvir uma Variax sendo tocada e dizer com toda certeza que se trata de uma simulação.

    3. PORÉM, a Variax não responde de um jeito exatamente igual a uma guitarra normal. Isso fica mais claro não quando você toca as notas, mas quando comete pequenos deslizes e surgem sons estranhos. Além disso, o som é um pouco "duro", gera algumas frequências fora do normal (consertável com um bom equalizador) e mesmo a simulação de Tele, por exemplo, não tem o mesmo brilho de uma Tele de verdade - sei porque depois de vender a Variax, peguei exatamente uma Tele. Isso tudo é algo que aparece para quem toca, mas não para quem ouve.

    4. Eu achei o braço da Variax 300 esquisito, e mesmo depois de um ano e meio com ela não me acostumei. A Tele eu peguei e no mesmo dia já pensei: "ASSIM é que um braço de guitarra deve ser!".

    Dito isso, eu gostava da Variax, mas sinceramente não trocaria a minha Tele por outra, nem por uma 700. Mas como é tudo questão de opinião, o cara que comprou a minha está feliz da vida. Ele tem uma 700, tinha comprado uma 300 para desmontar, mas da última vez que eu vi, estava usando a 300 como guitarra principal!!!

    Eu tenho 2 musiquinhas gravadas com a Variax no meu PalcoMP3 (www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br), chamadas Fevereiro e Aquelas Terras. Para algo mais profissional, procure por gravações do último disco do Pato Fu ou da Fernanda Takai, que foram gravados com uma Variax 700. Aliás, nos shows mais recentes dela, a guitarra que está sendo usada é exatamente a Variax 300 que eu mencionei acima. Não acho que alguém na platéia tenha ouvido e dito: "ei, é um simulador!"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para + opções de timbres, é melhor Variax ou cap. GK c/ pedal GR ou VG?