cronograma de estudo/treino

    Autor Mensagem
    cabiludo
    Veterano
    # ago/03


    caras sou autodidata, mas acho que minha evolução tá muito lenta, gostaria que vocês (os mais experientes) colocassem um cronograma/programa de estudo/treino pra eu ter mais ou menos como me guiar pra evoluir mais rápido. acho que vai servir pra muita gente...
    valeu

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    olha...eu tenho um que eu passo pros meus alunos.
    tá lá em casa tudo escritinho (to no trampo) depois eu mando pra vocês.
    ele dá umas 4 horas de estudo bem divididas...
    tem alongamento, aquecimento, escalas, harmonia, leitura, improvisação, etc. é o que tem na apostila do módulo básico 1 do IG&T. se alguem tiver fácil ae, postem.

    FiSH
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    cara vai ser bem util mesmo... estou esperando o seu post tb.

    Slider
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    por equanto meu treino eh:

    alongamento 3 a 5 min
    aqucimento 8min a 10 min (toco master of puppets, vc pode tocar qq coisa q requira as duas maos)
    cromatismo 30 min (METRONOMO EH ESSENCIAL!!!)
    improvsaçao 20 min +- (consequentemente eu acabo aplicando as escalas q conheço, e no final dos 20 min eu ja to meio q acostumado com elas)
    musicas diversas 30min ou menos (num sei direito)
    tecnicas pra mao esquerda 30min +-(tudo! vibrato, bend, ligado...)
    tapping- ate o dedo ficar fudido! heheheh

    tp eh bom sempre q vc tiver exausto d um exercicio, tocar uma musica, uma parte dela, um riffizinho, e depois voltar a treinar...

    totis
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Sugestão de estudo do IG&T!

    Depois do alongamento:
    Assunto Tempo

    Exercícios Cromáticos 20 min.
    Notas no Braço (intervalos) 10 min.
    Escalas 30 min.
    Descanso 5 min.
    Arpejos / Tríades 30 min.
    Acordes / Bases 30 min.
    Leitura 20 min.
    Descanso 5 min.
    Improvisação/Composição 45 min.
    Repertório 45 min.
    Tempo Total 4 Horas

    Carbon Steel
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    o que seria treinar intervalos?

    e escalas? seria fazer a escalas no braço descendo e subindo ou improbisar nelas?

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    bom.. tae... Totis postou.

    cabiludo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    bom o que vcs postaram é MUITO válido, mais o que eu queria mesmo era uma sequência de estudos, o que estudar e quando estudar, tipo escalas depois improvisação depois tecnicas... uma sequência evolutiva como em um curso de guita.
    valeu

    cabiludo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    ah!!? a leitura que vcs tão falando a respeito, é partitura??

    Death
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    cabiludo
    sim
    figuras ritimicas, pausas, soulfejo...

    cabiludo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    sobe

    tomi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    up.....

    Sugestão de estudo do IG&T!

    Depois do alongamento:
    Assunto Tempo

    Exercícios Cromáticos 20 min.
    Notas no Braço (intervalos) 10 min.
    Escalas 30 min.
    Descanso 5 min.
    Arpejos / Tríades 30 min.
    Acordes / Bases 30 min.
    Leitura 20 min.
    Descanso 5 min.
    Improvisação/Composição 45 min.
    Repertório 45 min.
    Tempo Total 4 Horas

    eh bacana um treinamento assim (funciona se bem feito?)

    tomi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    up.....

    tomi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cima!

    vitormk
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    e ae pessoal, gostaria de uma ajuda de voces...
    disponho apenas de 1 hora de treino semanal e na folga umas 4 a 6 hrs dependendo do dia...

    queria ver a opniao de voces sobre como aproveitar melhor essa hora que tenho na semana sobre o que treinar e etc... atualnente tenho treinado muita palhetada pois minhas duas maos nao estao sincronizadas e sem velocidade...

    vlw...

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    no meu caso a duvida é por onde começar na teoria. escalas? harmonia? modos gregos..... qual assunto depende de que? qual estudar primeiro e qual o passo seguinte?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/15
    · votar


    vitormk
    disponho apenas de 1 hora de treino semanal e na folga umas 4 a 6 hrs dependendo do dia...
    minhas duas maos nao estao sincronizadas e sem velocidade...

    Não se preocupe com velocidade. Velocidade vem naturalmente, quando você tiver técnica e desenvolvimento muscular suficientes. Minha sugestão é seguir o conselho do Billy Gibbons: toque o que você gosta de ouvir. Baixe as tabs de suas músicas favoritas, assista videoaulas, e tente tocá-las. Comece devagar, sem afobação.


    bruno_novatorj
    no meu caso a duvida é por onde começar na teoria.

    Aprenda a ler partitura. Por tabela, você vai aprender um monte de teoria junto.

    vitormk
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Rachmaninoff

    entao, eh que a falta de velocidade me faz deixar de tocar muita musica...
    por isso estou tentando me focar mais nessa parte mas n quero deixar a teoria de lado e nem de tirar minhas musicas tb...

    por isso n sei como treinar/estudar guitarra direito... durante a semana treino palhetada e musicas e na folga estudo teoria e pratica?

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Rachmaninoff

    achei que partitura fosse mais pra frente, estava pensando algo como shapes de escalas, pentatonicas, formação de acordes, etc.... mas não achei nenhum site que tivesse um método que dissesse o que estudar passo a passo. então vou tentar duas coisas ao mesmo tempo, vou ver um professor particular 1 vez por semana e vou assinar um site pago que parece ter um bom conteúdo e é muito barato.(não vou falar o site, pois não sei se é permitido.) se alguém tiver alguma coisa pra indicar tipo livro ou apostila.

    Jube
    Veterano
    # set/15
    · votar


    bruno_novatorj
    Na minha modesta opinião, a base de tudo são os intervalos, eles formam todas as escalas, qualquer acorde, campo harmônico. Depois que estudar os intervalos, já vai ter uma boa base para escalas, formação de acorde e campo harmônico.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/15
    · votar


    vitormk
    entao, eh que a falta de velocidade me faz deixar de tocar muita musica...

    Aí eu discordo, cara... você pode tocar qualquer música, é só tocar devagar... com tempo e prática você chega na velocidade correta. Faça a seguinte comparação: um corredor não consegue completar uma maratona logo de cara... ele tem que desenvolver o corpo antes, e isso leva tempo, por isso ele começa correndo com 3 km, depois 5 km... até chegar nos 42 km da maratona. Tocar rápido é a mesma coisa: você tem que desenvolver a musculatura exigida, e isso leva tempo e treino. Meu conselho é não perseguir a velocidade, mas perseguir a técnica correta.


    bruno_novatorj
    vou ver um professor particular 1 vez por semana e vou assinar um site pago

    Um professor é sempre o caminho mais curto. Se você assinar o site, você vai ter que dividir seu tempo entre praticar duas coisas diferentes, ou pior, algo que o site diz pode entrar em conflito com o método do seu professor. Minha sugestão é ficar só com o professor, e puxar dele tudo o que você conseguir. Se estiver achando moleza, avise a ele, que ele vai te atolar de coisas para estudar.


    Jube
    Na minha modesta opinião, a base de tudo são os intervalos, eles formam todas as escalas, qualquer acorde, campo harmônico.

    Aprendendo a ler partituras você é (quase) obrigado a aprender os intervalos.

    vitormk
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Rachmaninoff
    Aí eu discordo, cara... você pode tocar qualquer música, é só tocar devagar... com tempo e prática você chega na velocidade correta.

    sim mas... por exemplo, o solo da Master of Puppets, a parte final que tem a palhetada alternada eu nao consigo fazer por conta da falta de velocidade, eu treino todo dia, mas enquanto nao consigo a velocida correta eu faço com hamner on...


    Meu conselho é não perseguir a velocidade, mas perseguir a técnica correta.
    faço isso com qualquer musica nova, mas talvez por nao ter tanto tempo para treinar ou nao saber como treinar acabo levando 4x mais tempo para conseguir executar, nao sei se apenas treinar licks dificeis da musica vai me ajudar...

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    vitormk
    Velho, eu vou te falar a forma que eu comecei meus estudos, tinha praticamente o mesmo tempo que você.
    Semanalmente 1h, e no findi 2 a 3h no sábado, e domingo eu variava.

    Primeira coisa que se deve estudar é "intervalos" é a base de tudo.
    Eu nunca tive saco para estudar intervalos.
    Então como eu já tocava várias coisas, sabia um pouco de harmonia, um pouco de escalas, um pouco de cada coisa e etc.
    Comecei estudando a Pentatônica, e por virtude, estudando sua estrutura e já estudando simultaneamente seus intervalos.

    Junto com a Pentatônica, logo depois que conhecer relativamente bem ela, comecei a estudar Tríades e Tétrades.

    Bom, conhecendo bem isto, tu pode começar a estudar Escala Maior Natural e Campo Harmônico.
    Ficará bem mais fácil.

    Quando entender bem escala maior e os outros assuntos, seria a hora de começar a estudar Modos Gregos.

    ...................................................................... ..........................................................
    Sempre reservei cerca de 25% do meu tempo para estudar técnicas, e as mesmas técnicas eu aplicada no meu estudo teorico.

    É bom tirar um tempo para começar a tirar músicas, mas isto mais para frente, quando tiver o ouvido treinado.
    Falando em ouvido, é bom reservar um tempo para treina-lo é absurdamente importante.
    ...................................................................... ...................................................................


    Depois disso começa a ficar bem especifico, eu por exemplo fui estudar harmonia quartal (para o Jazz) e me aprofundar mais no fraseado de blues e joguei a minha cabeça em campo harmônico por querer um futuro de composições e etc...

    Espero ter ajudo em alguma coisa.
    Qualquer coisa, estamos aí.
    Abraço

    vitormk
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Jeferson.Gomes
    sobre intervalos, campo harmonico, escalas, triades, tetrades, etc, tenho estudado mais na folga...

    agora to estudando mais modos gregos e suas aplicacoes...

    sobre tirar musicas tb estou estudando, queria mesmo era me focar um pouco mais em velocidade visto que pelo tempo que tenho de guitarra creio eu que jah era pra estar tocando musicas mais tecnicos...

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    vitormk
    É bom aplicar estas teorias, ver como cada escala soa diferente na guitarra e tal.

    Velocidade é relativamente simples, é pegar uma frase e ir aos poucos aumentando o metrônomo. Infelizmente ou felizmente é assim.

    Sobre técnicas é sempre bom estudar várias e etc, e ainda estudar a que realmente temos um déficit. Mas eu sou adepto de se tocar sem esforço, tocar se sentindo confortável.
    Então quando for tirar músicas, tire as que fique dentro das suas limitações, e se sinta confortável tirando elas, se divirta.

    Para estudar técnicas é bom definir metas.
    Tipo, vou estudar primeiro: Técnica 1, 2 e 3.
    Quando dominar bem algumas delas eu apenas diminuo o tempo de estudos das antigas e acrescento mais uma. Até chegar em um ponto, onde tu estuda todas as técnicas que você gostaria de ter e que seja útil para você, mas sem uma pressão, apenas para manter a pegada.

    Abraço

    vitormk
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Jeferson.Gomes
    vlw pelas dicas

    vitormk
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Jeferson.Gomes
    soh mais uma coisa, eu sei que cada um tem seu tempo, mas faz 3 anos e meio que voltei a tocar, ( fiquei 4 anos sem tocar) jah era pra pelo menos menos tocar a Master of Puppets direito nao eh?

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    vitormk
    Cara é muito relativo.
    Tipo quanto tempo estuda por dia e como estuda também.
    Então o tempo que cada um leva para chegar a um domínio de uma escala ou técnica é relativo.

    Eu tocava sem pretensão por anos (uns 5 ou 6 anos) desde moleque. Quando comecei a levar a sério e etc, quando comecei a comprar meus equipos e tocar em banda, dai eu comecei a ver uma evolução bem rápida. Mas eu sempre quis crescer, nunca me comparei a alguém (em relação a quanto tempo ele chegou aquele nível). Eu sempre pensei mais "musicalmente" do que técnicas e etc.

    Faz o que seguinte: Cria uma rótina e vai mudando ela conforme as necessidades, e se você ver que esta evoluindo, fique feliz, se ver que estuda e estuda e não sai do lugar, comece a questionar os métodos.

    Sei que pode parecer redundante, mas estudar com um professor acelera e demais o processo.
    Eu tenho estudado com o Mateus Starling. É por videos aulas e tem o tempo de acesso a ele para tirar dúvidas e etc. Mas velho, revisei todos os meus conceitos com as aulas dele. Recomendo.

    Abraço

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    esse lance de ter um professor deve acelerar muito, eu comecei a aprender a uns 15 anos atras, fiquei uns 3 anos tentando entre violão e guitarra, mas acabei desmotivando e vendendo tudo, mas sempre ficou o desejo de voltar. Então em novembro do ano passado comecei de novo, mas ainda autodidata.
    Novamente esta batendo o desanimo, apesar de ter mais ferramentas do que 15 anos atras, não consigo notar uma evolução apesar de ultimamente esta praticando bem pouco. agora vou tentar um professor aos sábados e nas ferias na facul pratico mais tempo pra ver se vai dar resultado, mas uma das coisas que mais sinto falta é alguém próximo que tb toque para poder trocar idéias tocar juntos e um acaba ajudando na evolução do outro.

    Saulo_Duke
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Era isso que eu estava precisando para dar mais foco aos meus estudos.
    Valeu mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cronograma de estudo/treino