Regulagem de guita com Ponte Fixa - Ajuda

    Autor Mensagem
    diogocv
    Veterano
    # dez/05


    Ae galera, alguém ai sabe um site que tenha um "passo a passo" de como regular uma guita com ponte fixa (tune-o-matic). A bronca é que ela eh dakele tipo em que as cordas ficam apoiadas no "cavalete" e dpois entram no corpo da guita. Acho que é string-through-body o nome disso. Ela eh igual a essa da foto o: http://www.guitarchina.com/eshop/bookpic/20041211459662175.jpg
    http://www.durc.com.mx/data/images/cortz22svm.jpg

    Se alguem puder me ajudar ai vlw, pq eu to kerendo baixar um pouco a açãod as cordas, ta mto alta.

    flw

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05 · Editado por: LeandroP
    · votar


    diogocv

    Observe embaixo da ponte tem duas roldanas recartilhadas. Se você girar no sentido horário, a ação das cordas sobem, no sentido anti-horário a ação das cordas baixam.

    Observe que ao lado, tem um orifício com um parafuso prisioneiro, tipo allen. Solte este parafuso quando for regular e aperte novamente depois da regulagem.

    diogocv
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Hum, entendi. Agora eu posso fazer isso com a guita com as cordas ou ela precisa estar sem elas? E pra regular as oitavas, como eu faço? pq n da pra girar akele parafuso do "cavalete" pe a corda "dece" pro corpo bem em cima dele.

    diogocv
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Observe que ao lado, tem um orifício com um parafuso prisioneiro, tipo allen. Solte este parafuso quando for regular e aperte novamente depois da regulagem.


    Ox, aki na minha ponte n tem esse orificio.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    diogocv

    Então ignore esta etapa.

    diogocv
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Ok. Mas e pra regular as oitavas? como que eu faço? pq como a corda vai em direção ao corpo n da pra mexer nos parafusos do cavalete. Tu tens alguma ideia de como regular isso?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    diogocv

    Pra regular as oitavas é bom estar com um encordoamento não muito velho.

    Cada carrinho (sadle) tem um parafuso paralelo ao movimento de regulagens da oitava. Se o carrinho vier mais pra direção do braço, você deixará as oitavas mais agudas. Se você fizer o contrário, mover o carrinho em direção do cordal da ponte, as notas da oitava ficarão mais graves.

    Neste caso é você, com o auxílio de um afinador cromático, que vai decidir entre trazer os carrinhos em direção ao braço ou em direção ao cordal. Veja na foto que postei anteriormente os parafusos pra regulagem de oitava... você precisará também de uma chave de fenda comum ou fenda philips, dependendo do parafuso.

    diogocv
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: diogocv
    · votar


    LeandroPanucci

    N cara, essa aprte eu entendi. A bronca é que é mto complicado pra apertar os parafusos pq a corda "dece" ebm direção ao corpo bem em cima deles tas ligd? Naquela foto que tu posto da pra ver +- isso. Até agora eu n consegui apertar os aprafusos pq nenhuma chave de fenda consegue chegar la. Acho que a chave teria que ser tipo assim

    ____ |
    |____|---------| Com a ponta envergada. Existe algum tipo de chave especial feito essa q eu tentei desenhaar?

    diogocv
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    diogocv

    Putz, o desenho saiu toscão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem de guita com Ponte Fixa - Ajuda