22 trastes X 24 trastes

Autor Mensagem
Emerson Guita
Veterano
# nov/05 · Editado por: Emerson Guita
· votar


Fritz_mkvl
Inclusive o tal Ed Roman diz que por essa razão o captador do braço em guitarras de 22 trastes é ótimo para solos mas horrível para bases.
No way my friend.
Minha strato tem 21 trastes e o captador do braço é bom para bases sim, talvez para distorção não seja o ideal, mas eu basicamente só uso ele.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline
Valeu cara, finalmente alguém respondeu. Mas e essa história dos nodos?

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl
nodos, neste caso, eu acredito que seja posição. Ou posição sonora, nada além do posicionamento do cap dentro da escala (corpo).

Eu ACHO. Que fique bem claro.
(Aliás, eu nem sei direito o que significa nodos), hehe.

teuabreu
Veterano
# nov/05
· votar


Finalmente entendi por que o EVH so usa guitarras com 22 trastes.

teuabreu
Veterano
# nov/05
· votar


Quer dizer então que a frequencia (que é dividida) dos harmonicos ressoa no ponto onde ta o traste 24. Bem interessante isso.

teuabreu
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline

Na verdade os traste inclinados são para corrigir a afinação, tem um topico sobre isso por ai.

Pseudonimum
Veterano
# nov/05
· votar


A minha eh 22 mesmo...

Bom se 22 ou 24 muda o timbre também acho que é conversa .... [2]

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


teuabreu
Na verdade os traste inclinados são para corrigir a afinação, tem um topico sobre isso por ai.

Não, não, aquilo é outra coisa.
Olha esta foto :
http://www.tagima.com.br/images/guitarras/tzero_na.jpg

A escala (e o captador) é torta, mas os trastes são retos, isso é pelo que eu expliquei ali em cima.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


teuabreu
Finalmente entendi por que o EVH so usa guitarras com 22 trastes.
Não cara, o Eddie nem usa cap do braço.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Que muda o timbre é claro que muda, mas o que eu quero saber é se a mudança é maior por causa desse lance dos nodos.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


masc. plu. de nodo

nodo


do Lat. nodu, nó

s. m., tumor nodoso formado em volta da articulação dos ossos;
Astr., ponto de intersecção da eclíptica com a órbita de um planeta;
por ext. parte proeminente de certos ossos;
Fís., ponto ou região de repouso no movimento vibratório.

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl
Pois então, é exatamente o que eu disse, o nodo é a posição dentro da escala (escala sendo da ponte até o nut), e diferencia sim.
Mas a diferença entre 2 trastes é pequena, mas existe.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline
Mas por exemplo, é mais fácil dar um hamônico natural nesses nodos (terceio traste, sétimo, décimo segundo e também o vigésimo quarto) imagino se por estar sobre um desses nós possa ver um excesso de harmônicos ou algo do tipo.

teuabreu
Veterano
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl

Vc ta certo olha so isso:


Nesse site explica direitinho isso é muito interessante:



Olha os exemplos animados

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


teuabreu
Valeu pelo link cara, bem interessante.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl
Gasoline
Nodos são os nós do movimento da corda quando vibra.
Se um captador estiver posicionado num nó ele não capta o harmônico.
Esse link que o teuabreu postou mostra bem isso daí.
Se um captador estiver posicionado exatamente abaixo de onde deveria ser a 24a casa ele não vai captar o terceiro harmônico da corda solta e nehum harmônico ímpar da oitava acima.
A mesma coisa acontece se vc pinçar a corda num dos nós, vc perde os harmônicos.
Experimente pinçar com a palheta uma corda num lugar qualquer e depois exatamente no meio da corda, o som sai mais fraco, pois perdeu os harmônicos e sai mais anasalada pq perdeu os ímpares (ou pares dependendo da nomenclatura que adotarmos, no caso eu utilizei o exemplo do link, mas tem gente que chama a fundamental de primeiro harmônico).
Numa guitarra a posição do captador muda o timbre, mas não quer dizer que fica melhor ou pior, depende do ouvido de cada um.
O ideal é que ele não caia num nó, de qualquer uma das notas da 22 casas, ou 24, de todas as cordas... praticamente impossível.
Isso vai depender do envelope espectral da guitarra, pois isso define quais os harmônicos mais importante para aquele instrumento.
Eu, por exemplo, estou construindo minhas guitarras com 26 trastes, pois coloquei mais 2 casas na tampinha de acesso ao tensor; só por isso... podem chamar de chorinho ou lambuja

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Aê, tá respondido, valeu cara.

danielcastelli
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji

26?? que ganância... raramente vai até o 24... =P
fazer tapping na 26 tem que ter mindinho de vareta.

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


24 é coisa de frutinha.

Macho toca com 22 trastes

8p:


(óia as treta agora...)

Spectrum
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
Pô, Tagima T-Zero tem 27...me chamou de bixona auhsuahasuh

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Spectrum

27 tá limpo!

Mister Master
Veterano
# nov/05
· votar


nao importa qts trastes, mas só é boa se tiver floyd rose

imorrivel
Veterano
# nov/05
· votar


para tocar rapido o do braço dah um som bem aveludado, ai as notas nao fikam tao secas, ai fika mais bunitu xD eu axo

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


danielcastelli
Cara, eu detesto ajuste do tensor no headstock, além de enfraquecer o braço o acesso é muito ruim por causa das cordas todas juntinhas.
Gosto de fazer o ajuste na junção com o corpo, no final da escala, mas aí eu preiso colocar uma tampinha e pra aproveitar eu coloca a tampinha como continuação da escala e coloco mais 2 trastes, não fica muito estreito não, muda muito pouco em relação à 24a casa (quanto mais perto da ponte menor é a diferença)
depois eu posto umas fotos

xTec
Veterano
# mai/06
· votar


Esperando as fotos o/

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


xTec
c não viu não??
putz, só tenho umas fotos velhas no álbum de fotos; em breve vou migrar todas essas fotos pra outro provedor e todos os links que eu postei não vão mais funcionar, hehehe.
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990017:f2

Lucassyn
Membro Novato
# dez/19
· votar


Aproveitado o tópico, eu toco há anos com guitarras de 24 casas, pra ser mais exato são mais de 5 anos, porém tô saindo de uma guitarra de 24 casas para uma de 21 casas, será que vai fazer muita diferença? Eu toco muitos gêneros, desde hard rock a heavy metal.

Buja
Veterano
# dez/19
· votar


Lucassyn

A diferença que vai notar depende muito do que usa.
Se é um metal fritador que usa muito as casas mais agudas, logico, vai sentir falta das 24.
Mas na maioria das vezes nao.

O que mais se sente diferença é que numa guitarra com 21, as casas parecem um pouquinho maiores.
Mas nada que meia hora de tocada, e nao se nota mais nada.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/19
· votar


numa guitarra com 21, as casas parecem um pouquinho maiores.

isso tem mais a ver com o tamanho da escala

Ismah
Veterano
# dez/19
· votar


Cacilda, se a própria pessoa não sabe se usa as 3 notas excedentes, é de cair o cu da bunda...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 22 trastes X 24 trastes