Círculo das 4ªs e das 5ªs e dúvida

    Autor Mensagem
    Crisan Metal
    Veterano
    # nov/05


    Bom... estava eu tentando fazer o Campo Harmônico de C# quando ví que não dava certo nem fudendo por causa do E#

    Então conferi no círculo das 5ªs e 4ªs se existia a escala de C# realmente

    Círculo da 5ªs

    C D E F G A B C
    G A B C D E F# G
    D E F# G A B C# D
    A B C# D E F# G# A
    E F# G# A B C# D# E
    B C# D# E F# G# A# B
    F# G# A# B C# D# E# F#
    C# D# E# F# G# A# B# C#

    Círculo das 4ªs

    C D E F G A B C
    F G A Bb C D E F
    Bb C D Eb F G A Bb
    Eb F G Ab Bb C D Eb
    Ab Bb C Db Eb F G Ab
    Db Eb F Gb Ab Bb C Db
    Gb Ab Bb Cb Db Eb F Gb
    Cb Db Eb Fb Gb Ab Bb Cb


    Visto que existia... me perguntei... então porque não dá certo? Até que meu amigo Bruno me respondeu:

    "É porque o campo harmônico de C# é menor"

    E está certo... porque se transformarmos a terça maior em terça menor na escala de C# maior o E# passa a ser E e então tudo dá certo e a história termina feliz.

    Resolvemos postar isso aqui porque pode ser útil para alguém que caia na mesma dificuldade.

    Abraços.

    Dr Stein
    Veterano
    # nov/05
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    Crisan Metal
    isso ae Crisan.....muito util isso pra galera iniciante(ñ q eu seja expert, rs) sei q ja postaram isso.....mas teoria nunca é demais........

    abçs.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
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    Crisan Metal
    Cara... não sei se entendi bem o que vc quis dizer. Mas, existem os C.H. de C# e de C#m. Como diz um amigo meu: "cada um é um".

    Afinal, qual é a treta com o E#?

    Dr Stein
    Veterano
    # nov/05
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    BlaCk LaBeL
    cara........estamos falando de notas, não de acordes.

    Deji
    Veterano
    # nov/05
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    Os caras complicam coisa simples....

    Deji
    Veterano
    # nov/05
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    Visto que existia... me perguntei... então porque não dá certo? Até que meu amigo Bruno me respondeu:

    "É porque o campo harmônico de C# é menor"


    Nussa, nada a ve

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
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    Dr Stein
    "cara........estamos falando de notas, não de acordes."

    Notas? C.H. tem a ver com acordes, man.

    Deji
    Veterano
    # nov/05
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    huhuhu

    Crisan Metal
    Veterano
    # nov/05
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    BlaCk LaBeL

    Certo... então como faríamos um acorde de E#m que é o terceiro do C.H. de C# ? Seria uma acorde de Fá menor normal?

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
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    Crisan Metal
    C# D# E# F# G# A# B# C#

    e que diabos tá errado nisso? isso é o mesmo que:

    C#, D#, F, F#,G#,A#,C.
    o E# vira um Fá quando você for tocar, assim como o B# você toca um Dó.

    Deji
    Veterano
    # nov/05
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    Crisan Metal
    Certo... então como faríamos um acorde de E#m que é o terceiro do C.H. de C# ? Seria uma acorde de Fá menor normal?

    Sim...

    Dois acordes iguais com nomes difrerentes (Enarmonia)

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
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    Seria uma acorde de Fá menor normal?
    isso, isso, isso.

    Crisan Metal
    Veterano
    # nov/05
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    eeevee
    Deji
    BlaCk LaBeL

    Então tá certo. Esclarecida minha dúvida.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
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    Crisan Metal
    Certo... então como faríamos um acorde de E#m que é o terceiro do C.H. de C# ? Seria uma acorde de Fá menor normal?

    Exatamente. Porém, apesar disso, o nome dele vai ser mesmo E#m. O Fá tbm vai estar sustenizado, sendo um F#.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
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    Eita... várias repostas em minutos. É quase um chat! Heheheh!

    Crisan Metal
    Veterano
    # nov/05
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    BlaCk LaBeL

    hehehehe

    Deji
    Veterano
    # nov/05
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    BlaCk LaBeL
    :D

    Ta devendo a JAM em caraio.

    Crisan Metal
    Veterano
    # nov/05
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    E o pior que tá todo mundo no msn

    Deji
    Veterano
    # nov/05
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    Foi só eu cobrar o fia da puta some hehe

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
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    Deji
    Pô... fiquei sem graça de não ter participado daquelas e acabei não pintando nas outras, hehehe!

    Deji
    Veterano
    # nov/05
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    BlaCk LaBeL
    Vc esta intimado a participar da NeoClasical, mas qualé cara? serio mesmo.. ja ouvi um seu som por aqui, mo sonzera cara! PArticipa ae pow... Vc nao gosta das BT´s? Dos particpantes? Ta sem como gravar?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
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    Deji
    Que nada, rolaram umas BTs bem legais! Eu é que andava chegando exausto em casa e acabava faltando inspiração. Vou procurar o tópico da Neoclassical pra pra baixar a BT.

    Dr Stein
    Veterano
    # nov/05
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    BlaCk LaBeL
    ñ foi isso q eu quis dizer cara....calma...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
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    Dr Stein
    Eita, tô bravo não, chapa! :)

    Dr Stein
    Veterano
    # nov/05
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    BlaCk LaBeL
    eh q tipo....eu pensei q tu tinha falado de C#m como acorde, não como campo harmonico.....entendi errado...foi mal

    heathcliff
    Veterano
    # nov/05
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    Pra que serve isso?

    gsprs
    Veterano
    # nov/05
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    caralho.. eu tenho q estudar...
    to perdido...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
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    Crisan Metal

    A gente sabe que na prática um E# é um Fá mesmo, assim como o B# é um C.

    Isso é na prática (ainda bem).

    Mas na pauta, ou na contrução de escalas temos que considerar essa enarmonia (nomes diferentes pra um mesmo som) pra poder desenvolver o estudo sem criar armadilhas.

    O óbvio é que se a escala de dó maior não tem nenhum sustenido, a escala de dó# tenha todos os sustenidos. O mesmo aconteceria com a escala de Cb: teriam todos os bemóis. Só que nesse último caso não se aplica a enarmonia, porque senão fica a dúvida: Por que uma tonalidade de Cb com 7 notas bemóis, se temos naturalmente a escala de B com apenas 5 notas com sustenidos ?!?!?!?! --> Vale o mais prático.

    U1000D
    Veterano
    # nov/05
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    Vale o mais prático.

    ou seja.. parem de estudar e toquem :)

    naumfreud
    Veterano
    # nov/05
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    valeu....vou copiar no word.........

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