Guitarra ainda é um instrumento musical!

Autor Mensagem
Tuarelli
Veterano
# nov/05


O cara de um tópico ali citou "Guitarra não é tudo", isso me fez pensar uma coisa. Acho que os guitarristas de hoje, ao menos o que vejo dos meus trutas e da galera daqui do fórum, estão mto "guitarra" e só. Só pensam em solar, em impressionar, só raciocinam guitarra. Mas às vezes, uma música que sequer tem uma perfomance solo é magnífica.
Uma música é uma música. São os instrumentistas tocando em sincronia, encaixando algumas frases improvisadas, mas sempre dentro do tempo.

O que eu penso, é que grande maioria está se esquecendo do principal propósito de um instrumento musical.
Do que adianta se vc fica tocando arpejos sweepados ao lado de um metrônomo se não sabe nem tocar algo simples?
Já vi casos de gente que ficava solando e quando ia tocar base não conseguia nem ficar no tempo certo.

O que torna uma música, uma música, é a melodia.

E outra coisa, é que o pessoal se apega demais a escalas, a arpejos prontos, daí sai aquela coisa sempre repetida, mecânica. Usem sua criatividade, oras! Vcs são músicos, porra! Crie padrões diferentes, toque notas de opostos extremos de uma escala numa forma de padrão, misture oitavas, faça um arpejo completamente escroto, dê um daqueles bends bem bluesy, sinta a música; seja virtuoso se quiser, mas não se esqueça do sentimento musical. Sabe a famosa pentatônica? Faça uma coisa que ninguém nunca fez em cima dela. Inventa! Faça um bend de duas notas utilizando blue notes. Misture um solo sobre a menor melódica a lá Malmsteen indo do agudo ao grave e depois termine com um som bluesy e sentimental, completamente diferente. Utilize escalas simétricas. Toque uma penta numa oitava e faça uns tappings na outra oitava. Etc, etc, etc.

É isso aí, pessoal. Pensem mais musicalmente do que de forma mecânica.
Seja músico, expanda sua criatividade, explore o inexplorável.

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


junte filin e fritação, é o que eu apóio :D

Blonde Hammet
Veterano
# nov/05
· votar


muito grande
nem li

Blonde Hammet
Veterano
# nov/05 · Editado por: Blonde Hammet
· votar


eu edito mas não leio =P

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


então leia pq julgou errado

marcio_zav
Veterano
# nov/05
· votar


Guitarra ainda é um instrumento musical!
A galera ta achando q eh pista de atletismo.........ahuehauehauhe

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Bruttall
É o que apoio tmb.

Blonde Hammet

então leia pq julgou errado(2)

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


marcio_zav
A galera ta achando q eh pista de atletismo
Justamente o que eu quis dizer!

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


eu edito mas não leio =P
fdp aiuhaiuahaihaiu

pedro p
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli

heuhauehauhea, umas idéias meio piradas mas boas cara, é isso mesmo q eu acho veio, falo tudo!!

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Bruttall
Pra mim, um dos caras que mais é do jeito que eu considero ideal, é o Petrucci. O cara sabe mandar uma fritação fudida, mas tmb sabe solar numa boa. Não é como o Malmsteen, que faz sempre a mesma coisa (mas eu curto Malmsteen...).
É justamente a característica tão eclética do Dream Theater que me faz admirar essa banda tanto :)

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


pedro p
Hehehehe
Eh, brother, tenho umas idéias bem piradas mesmo... mas eu curto essa louquice :P
Uma coisa que eu faço é tocar duas escalas pentatônicas de um mesmo tom, só que em diferentes posições, sendo que uma delas vai estar com tapping. Daí eu mixo umas notas, por exemplo, da penta de Em que fica na casa 7-10 com a da casa 12-15. Misturo blue notes, bends, h.a., alavancadas... uma suruba hauhau

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli
Boto fé, Petrucci é foda. Mas prefiro Steve Vai ;D hehe...
PqP Vai eh foda demais vsf

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Parabéns Tuarelli!
O problema é que infelizmente sua voz não encontrará eco pois habilidade muita gente pode ter mas musicalidade é pra poucos...
Quem se propõe a estudar um instrumento deve, acima de tudo, abrir mão dos preconceitos a fim de aprender o máximo possível do universo da guitarra e não apenas explorar o mundo da velocidade, aprender que música não é competição e que não existe meio de se comparar estilos diferentes.
Acho muito salutar termos ídolos a nos inspirar, é bacana ter mais afinidade com um determinado ritmo do que com outro, mas sem musicalidade, agarrado a paradigmas, nunca se experimenta e consequentemente nunca se evolui...
Todos aqueles que admiramos como músicos competentes sempre foram além do que seus idolos mostravam e a musica e nós ganhamos com isso.
Quem só conhece metade do alfabeto acaba não sabendo escrever direito. Quem só se agarra a uma parte do que proporciona a guitarra se limita e acaba bitolado.
Acho que a maior lição que a guitarra nos dá é que ela é um instrumento sem preconceitos pois está presente em todos os estilos musicais. Devemos sim ter nossas preferências, mas como ela, sem preconceitos!
Valeu!!!

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Bruttall
É, o Vai é escroto mesmo. Ele usa umas escalas loucas hehe
Umas escalas de jazz, exóticas... uns saltos de corda mto escrotos. Ele domina mto aquilo de H.A. + Alavanca.

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


Quem se propõe a estudar um instrumento deve, acima de tudo, abrir mão dos preconceitos2

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Penta_Blues
Pô, cara, valeu ae! =D
Concordo plenamente contigo, cara.
Na hora de se falar de guitarra, eu abro mao do preconceito, acho que é assim que deve ser. Às vezes, qnd estou numa lotação e toca uma música sertaneja, ao invés de achar ruim (pq odeio música sertaneja), eu procuro ouvir os arranjos... faço isso com qualquer música.
Isso é uma coisa que todo músico devia fazer.

marcio_zav
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli
O Vai eh retardado (hehe). Ja viu o video de Bad Horsie?

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


Eu vi 2, um que ele tá pintando de prata...e um que ele tah com uns LEDS...Doido demais pqp...soh fã daquele fdp

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


marcio_zav
Não, nunca vi :S

Murilo Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli

depende filho, tem gente como a gente que paga pra ver um cara tocar guitarra, pelo feeling, pq o cara tem uma técnica invejavelmente perfeita, ou qualquer outra coisa que atráia (uma guitarrista gostosa eh um bom exemplo, hehehe), e tem cara que prefere tocar enquanto um canário faz mais sucesso (Ramones), ou como eh mais conhecido nas músicas (ateh de calipsu): introdução, Intrumental e vocal, solo, final.

marcio_zav
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/113209/
Neste topico postaram o video. Loucura total!!!


To postando uma musica mto fera.
Feeling e tecnica na dose certa!!!
http://rapidshare.de/files/7507890/Vinnie_Moore_-_April_Sky.mp3.html

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Tuarelli
Cara, é um exercício muito divertido! Parece até que a gente tá dissecando a música...
Sacar a harmonia, a melodia, o compasso, a interação dos instrumentos, os "ingredientes" enfim, de uma composição. Claro que também tenho má vontade com alguns ritmos mas isso é quando o assunto é curtição porque quando se está musicalmente falando tudo serve de lição, nem que seja pra aprender o que não fazer...rs
Valeu meu camarada!!!

EduArdanuy II
Veterano
# nov/05
· votar


Joe Satriani eh foda

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Murilo Oliveira
Eu discordo dessa idolatria que tu citou, cara.
Acho que é o seguinte, veja o meu exemplo: de guitarrista/violonista, curto John Petrucci, Yngwie Malmsteen, Jimi Hendrix, BB King, SRV, Eric Clapton, Steve Vai, Joe Satriani, Jimmy Page, Tony Iommi, Ritchie Blackmore, Slash, Eddie Van Halen, Albert King, Larry Carlton, Paco de Lucía, Paulinho Nogueira, Villa Lobos, etc etc etc. Curto cada um desses pra caramba. Eles serão minhas influências, mas não vou IMITAR um desses. Eu vou ir pegando técnicas de cada um desses, aprendendo o que eles fazem, e daí, criar o meu estilo...

marcio_zav
Ok, jah vou ver.

Penta_Blues
hehe é isso mesmo!
Valeu, cara!

gustavo macaco
Veterano
# nov/05
· votar


so tem genio aqui ein, devem tocar pra caralho vcs.

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


gustavo macaco
E precisa tocar pra caralho para saber o q eh bom?

gustavo macaco
Veterano
# nov/05
· votar


pra dar conselho precisa.

gustavo macaco
Veterano
# nov/05
· votar


ou pelo menos ser um pouco mais que um espinhudo punheteiro.

Bruttall
Veterano
# nov/05
· votar


marcio_zav
a musica que vc postou ae eh chata demais cara...uhauha lerdona e repetitiva

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra ainda é um instrumento musical!