causas de trastejamento

Autor Mensagem
    andrehirata
    Veterano
    # nov/05

a minha guita tah trastejando pacas... como eu posso arruma isso?? de preferencia sem levar num luthier..

abç

edu_alenkar
    Veterano
    # nov/05
    · votar

andrehirata

Se nao sabes pq trasteja leve a um luthier. Caso contrario tu pode fazer merda na tua guitarra.

O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # nov/05
    · votar

O q causa eh a corda batenu no traste.

Pode ser a Ponte muito Baixa, as cordas muito baisxas, trastes em desnivel ( acontece com meu violao, ele fika muito perto da corda quando se aperta casas anteriores ). ou a mais comum, braço empenado.

O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # nov/05
    · votar

De boa, Leva nu Luthier, se vc nem sabe a causa, conserta vai se dificil.

doidodesjc
    Veterano
    # nov/05
    · votar

andrehirata
    ...começou a trastejar do nada?
    e "trastejando pacas" é muito vago...
    dá mais detalhe aí
    em relação a levar ao luthier, acho que primeiro vale a pena vc dar uma olhada ou mostrar para um amigo que manja. pode ser uma coisa muito simples que vcs mesmo podem resolver.

Facchini
    Veterano
    # mai/06
    · votar

Aew galera upei o tópico pra faze uma pergunta. [Peguei o tópico mais recente sobre o assunto que não foi fechado].

Minha guitarra, Tagima T-Zero, tá uma beleza, tirando pelo fato de que de um tempo pra ká ela vem trastejando um pouco, notei que só com a guita desligada eu percebo, é só nas 5 primeiras casas, e é mais na corda lá, um pouco também nas outras cordas, vi e o braço não aparenta ta empenado, o que posso fazer pra tentar solucionar/descobrir o problema aqui em casa mesmo? Isso é serio? Pode ser algum "sintoma" de algo? E qual seria o melhor jeito de se guardar a guitarra, deitada com o as cordas para baixo ou para cima? Posso até tá com frescura mas eu cuido da guita bem :)

É o modelo Standard e a ponte é a Floyd.
    Tomara que alguém me ajude :)
    Vlws desde já.

Facchini
    Veterano
    # mai/06
    · votar

Ninguém ae pra ajuda? :(

chs
    Veterano
    # mai/06
    · votar

Facchini
    pressione a cordada que mais trasteja na 1ª e na 12ª casa depois ve se no espaço entre as casas com a corda precionada a uma pequena ou minima distância. Se sim é bom e facil se não seu braço esta empenado
    pois o normal é o braço esta um pouco concavo
    obs:só um pouco concavo.

chs
    Veterano
    # mai/06
    · votar

Facchini
    se observar a concavidade pode se relacionar o trastejamento
    com o capotraste desgastado
    ou se for o teu caso a peça de metal que auxilia o capotraste perto
    das tarrachas
    verifique

Facchini
    Veterano
    # mai/06
    · votar

chs

Olha em algumas casas ela tem uma distância mínima quando pressiono a corda mizão na 1ª e a 12ª, e em outras como na 2ª 3ª 4ª 5ª traste ela da a impressão de encostar mesmo, já na lá, elas encostam nas trastes, mas as cordas estão muito baixas, resolveria se eu aumentasse? Não intendi o segundo post o.O, não sei o que é capotraste, ignorância a minha.

Outra coisa, se no caso de meu braço estiver empenado mesmo, a olho nú eu não vejo, e não aparenta ser grave ainda, como eu arrumo isso, deixando em alguma posição específica? O braço é parafusado, isso ajuda?

Fikei preocupado agora... :/
    Vlws pela ajuda, se puder alguém puder responder ajuda um pouco

Devo ta fazeno tempestade em copo d'água, kem ouve nem percebe o trastejo se eu não falo... Mas é bom prevenir :)

Facchini
    Veterano
    # mai/06
    · votar

Meu amigo andou vendo e falou que não é nada demais, ele manja bem do assunto, ele falo que é o barulho da oscilação da corda ou alguma coisa assim que não intendi, e que é normal, mas tá um pouco forte, de qualqueh jeito vo leva nu luthier pra ve o que é. Isso pode ser um cancêr. o.O

chs
    Veterano
    # mai/06
    · votar

Facchini
    capotraste é a peça de marfin (osso) que fica no final do braço do violão onde passam as cordas antes das tarrachas. Geralmente brancos, existem ainda de metais eles são removivies tire o olhe se não desgastou
    se sim antes de recolocalo coloque algo bem fino como um papel dobrado
    e depois o capotraste para que ele fique um pouco mais alto.

chs
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: chs
    · votar

Facchini
    mas pelo que disse parece que o braço esta empenado, e se as cordas estiverm realmete encostando quando precionadas na 1ª e na 12ª casa

obs:em todas os trastes ai a solução é da um gira de 1/4 no tensor mas cuidado peça ajuda ou leve mesmo a um luthier

Facchini
    Veterano
    # mai/06
    · votar

chs

Meu amigo tem a mesma guitarra e não tem esse problema. Vou levar segunda feira, aproveita e manda o kra troka as cordas, ajusta a floyd e vo compra um cabo novo \o/ :P
    Preguissa mata \o/ uhahuauha..

Mas tem concerto isso né? o.O, sou novato bagarai em coisas desse gênero. Toco for Hobbie :)

Vlws velho se ajudo pakas (Y) :)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a causas de trastejamento