Regulando a Ponte e Trastejamento

    Autor Mensagem
    Randy_Rhoads_
    Veterano
    # set/03


    E ae pessoal beleza??
    Eu sou novo por aqui, e também sou um pouco novo no campo da guitarra, e a pouco tempo troquei as minhas cordas de 0.9 para 0.10, mas não regulei a ponte, queria saber qual é o padrão para isso, e se existe caso de empenar??
    e também minha guita trasteja muito nas cordas Sí e Ré, não sei porque mas trasteja muito e subi a ponte, parouou um pouco mas continua, com mais intensidade na casa 16 da sí, tipo a ponte está no ultimo de nivel de altura, me dêem umas dicas aí para resolver os meus problemas!!
    Valew Galera um Abraço!!!

    nobre
    Veterano
    # set/03
    · votar


    vc tem q leva-la num luthier pra fazer a regulagem cara. ao botar a corda 0.10 a ultima coisa q aconteceria seria trastejamento, entao a situaçao tá seria aí.

    Randy_Rhoads_
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Tipo cara eu queria fazer a regulagem eu mesmo, tipo a grana está curta, mas sobre o trastejamento já tinha isso antes de eu trocar as cordas, valew!!

    The Black Moon
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Randy_Rhoads_

    Ola
    Se vc ja levantou a ponte e mesmo assim continua trastejando, provavelmente o braço do instrumento esta empenado e/ou coisa parecida. P/ mexer no braço aconselho sempre um bom Luthier.

    Randy_Rhoads_
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Obrigado The Black Moon valew pela ajuda!!

    iommy
    Veterano
    # set/03
    · votar


    corda 0.10 trasteja menos 0.09?

    rvalle
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Não. A tensão da corda 010 é maior, portanto causa um maior "empenamento" do braço (para frente). Então a tendência é diminuir. Mas é importante ver que o braço deve estar regulado para o calibre da corda.

    nobre
    Veterano
    # set/03
    · votar


    rvalle
    é, se até mudando pra 0.10 e subindo o maximo as cordas na ponte ainda tá trastejando o negocio tá brabo mesmo né

    randy, vc pode tentar ver se o nut (onde as cordas se apoiam ao sair das tarrachas) está muito baixo, dá uma olhada ali. se tiver trastejando naquela área colocar um apoio de papel ali embaixo ajuda

    Randy_Rhoads_
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Valew pessoal!!

    fuleragi
    Veterano
    # set/03
    · votar


    cara eu não sei se um luthier faz desse jeito, eu também nunca fiz pq a guitarra ainda não ta perfeita pra mim ter que reglar a ponte, mas mesmo assim....
    prende a ponte com algum toco, uns pregadores, pega uma pedaço uma galho de arvore, sei lá arruma algo...
    ai tu prende a ponte de modo que ela fique paralela ao corpo da guitarra. Ai afina ela e aperta os parafusinhos no "nut como informou o "nobre". Depois que tiver afinada, tu tira os toquinhos e vai apertando ou folgando os parafusos das molas conforme for preciso, quando ela ficar afinada como antes ou quase certinho ai pronto...hehe
    acho que assim da certo, se não for, eu queria que alguem dissese

    Slashr
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Ai moçada.
    Depois de muito sem guita, eu comprei uma e depois de algumas semana mandei para um luthier(particular mermo) e ele deu uma geral nela. Bom, ela voltou trastejando.
    Mas, ela so trasteja se eu colocar um pouquinho mais de força na palhetada. Qndo digo pouquinho, é bem pouquinho mesmo. Qndo estou fazendo uma base bem devagar arpejando fica muito bom, mas qndo faço um acorde e "bato"(deu branco) nas cordas, trasteja. Ele disse que realmente iria abaixar um pouco a ponte, mas ele é muito fera e bom luthier. Então pergunto: O problema sou eu!? Eu quem tenho que me acostumar e tocar mais suave!? Eu não acho que devo, mesmo pq duvido que consigo não fazer um arpejo mais sutil que faço, mas onde faço aula(em um fender) ela nunca trasteja. Não quero mexer na ponte, mesmo pq ja q o luthier me devolveu ela assim ele que arrume, mas ta trastejando muito e se tem algo que me irrite é isso. Ah!! As cordas são 0.10 NOVAS e estão "tratadas"(lubrificadas) assim como o resto da guita.
    Valeu!

    HewmletPackard
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    slashr... acho que não ta certo... não era pra trasteja conforme tua pegada... leve pro cara de novo pra ele ve se ta certo... nas guitar que toquei numca importo a força pra trasteja ou não...

    As I Lay Dying
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    HewmletPackard

    cara,em cima do post tem um negocio chamado data,tu nao viu ?

    Dead Pixel
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    HewmletPackard


    uhauhauhhauuha...

    o cara ja deve ter con consertado a guitarra e ele ta postando ainda

    uhauhauhhuauha...

    ressuscitou essa hein!!!

    nem pensava em tocar guitarra nessa época rsrs...

    Daninh0
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ressuscitou essa hein!!!

    pode crê!!


    hguiahsudihasidu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulando a Ponte e Trastejamento