Características de cada modelo

    Autor Mensagem
    FMS
    Veterano
    # out/05


    Quais modelos (não exatamente marcas) se aplicam mais tradicionalmente em que estilos? E quais são as características de cada um? Andei lendo por aí coisas como "Les Paul com braço parafusado não tem som de Les Paul" ou "Strato é boa guitarra para tocar sem efeitos". O que me dizem de SG, Les Paul, Strato, Tele e companhia (será que esqueci algum "modelo clássico")?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    FMS
    Cara, use a busca para ver as opiniões dos outros, converse com seus amigos e professor e compre uma guitarra que mais lhe aprouver.
    Mas não esqueça que quem faz o som é você, e não a guitarra.
    Abç

    Rifferman
    Veterano
    # out/05
    · votar


    FMS
    eu gosto particularmente das Stratos (e suas variações).....
    "Strato é boa guitarra para tocar sem efeitos".
    mentira.....apenas distorção pesada q naum dá, por causa do ruido dos singles
    "Les Paul com braço parafusado não tem som de Les Paul"
    som terá sim, mas naum terá tanto sustain qnto uma de braço colado/interiço

    vc presisa falar com seu professor, saber q som vc vai querer tirar e o timbre desejado cara, isso ajuda bastante na escolha.......
    lembrando q todos os elementos na guitarra influenciaram no seu som

    FMS
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Tenho lido bastante, mas é mais pra me informar. Não tenho intenção de comprar uma guitarra tão cedo. Na verdade estou mais interessado no aspecto da Luthieria que no "tocar". Estou realmente considerando a possibilidade de virar um aprendiz quando terminar meu curso e por isso tenho rodado o fórum em busca de informação sobre modelos, captadores, madeiras etc. Aliás fiquei impressionado com um verdadeiro debate seu sobre o madeiramento da linha Especial da Epiphone com o hc_cwb em outro tópico.

    Rifferman
    Pois é... vejo contradições as vezes mas eu as julgo como questão de opinião.

    Agradeço muito a ambos pelas opiniões e conselhos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    FMS
    Cara, só posso falar por mim.
    Para me tornar um luthier razoávelmente digno desse nome (e bem aquém de meus mestres), eu antes estudei marcenaría, e passei anos estudando (dentre outras coisas) e aprendendo na prática.
    Abç

    FMS
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Pois é, por enquanto estou me dedicando a tocar meu contrabaixo e lendo sobre manutenção e detalhes mais simples, o que tenho condição de fazer por enquanto enquanto não termino a faculdade (só mais 7 meses). Então pretendo me dedicar as outros instrumentos e aos aspectos mais práticos de fato. Não tenho pretensões profissionais mas acho algo muito interessante de se aprender. Vou caminhando até ter condição de correr =D
    Abraço!

    spainEL
    Veterano
    # out/05
    · votar


    FMS

    Cara isso é muito difícil de responder, até porque seu timbre não vem só da guitarra. Eu posso te dizer que telecaster tem um timbre cristalino, estalado, ideal pra se usar com menos ganho num rock clássico, country e derivados... Mas aí você escuta Richie Kotzen, que toca coisas bem mais pesadas que isso e advinha que guitarra ele usa? Então isso é muito subjetivo e não tem regras.

    FMS
    Veterano
    # out/05
    · votar


    spainEL
    Eu compreendo. Quero conhecer são os esteriótipos mesmo. Até para ter condição de reconhecer quando alguem faz algo "diferente do projeto".

    spainEL
    Veterano
    # out/05
    · votar


    FMS

    Então o ideal é você escutar guitarristas que tiram um som caracteristico de cada um desses modelos... Nos que você citou eu posso dar como exemplo:

    Les Paul - Jimmy Page, Slash
    SG - Angus Young, Tony Iommi
    Strato - Hendrix, Richie Blackmore
    Tele - Foi difundida principalmente dentro do country... tem muitos mesmo

    FMS
    Veterano
    # out/05
    · votar


    spainEL
    Muito obrigado, farei isso sim!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/05
    · votar


    FMS
    Se vc apender a lógica da construção de uma guitarra pouco vai importar o modelo e o formato do corpo.

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Sinceramente não consigo diferenciar modelos de guitarra pelo som.... (a não ser clean, que existe algumas diferenças mais claras).

    Realmente existe uma diferença GRANDE?

    spainEL
    Veterano
    # out/05
    · votar


    iMPeLLiTTeRi

    Existe sim cara, mas depende... A diferença de uma SG pra uma Les Paul é bem menor do que a de uma Les Paul pra uma Strato, afinal tudo influência, madeira, ferragens, captadores(pra mim é o que mais denuncia) e claro o equipamento usado na gravação vai contar muito também, eu procurei citar pro cara alguns músicos que não usam um som tão carregado de efeitos, pra facilitar o reconhecimento de cada timbre... da uma escutada nesses artistas que eu mencionei, certamente você vai perceber... qualquer dúvida só perguntar.

    spainEL
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ahhh, é claro que eu to falando dos timbres mais originais de cada modelo... Tem gente que modificando consegue tocar até Iron Maiden com um cavaquinho.

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # out/05
    · votar


    spainEL
    Ahhh, é claro que eu to falando dos timbres mais originais de cada modelo... Tem gente que modificando consegue tocar até Iron Maiden com um cavaquinho.

    É justamente por isso que eu perguntei... se o cara mandar aquele cap. humb. ativo em uma Tele o som não tem porque não ficar metal. Acho que não se deve ater muito a isso de modelo.

    LeandroP
    Moderador
    # out/05 · Editado por: LeandroP
    · votar


    FMS

    A melhor forma de saber isso é usando mesmo a sua percepção. Acho que o que o Bertola quis dizer é que você pode pegar uma guitarra muito utilizada em hard rock e mandar um cool jazz e arrebentar.

    Fica difícil afirmar um modelo pra cada estilo porque os músicos muitas vezes usam aquilo que está ao seu alcance e não um modelo que ele até gostaria de usar, ou mais apropriado.

    Se você observar os guitarristas de country, vai notar que os modelos Telecaster são os seus preferidos, mas eu já vi esses modelos nas mãos de blueseiros, rockeiros, mpb... e o som foi muito bom.

    Use a percepção, assista a shows, vídeos... é realmente muito difícil afirmar muita coisa nesse sentido.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/05
    · votar


    dizem que strato não é bom pra thrash metal, mas o andreas kisser usa uma (toda modificada é claro)...

    GuitarHome
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Strato nao eh guitarra pra trash.. eh pra homen ... e nao eh a guitarra eh sua mao que nao eh pra trash e sim pra pop

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/05 · Editado por: Fábio Seiji
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    FMS
    O que o GuitarHome tá querendo dizer e o Bertola/Panucci sempre dizem é que o modelo, os captadores, a madeira, a pintura, o amplificador, os trastes, as cordas, tarrachas, ponte, marcações, pedal, calça, cueca e etc são o que menos importam pra tocar qualquer estilo.
    O que realmente importa é o domínio que o guitarrista tem da técnica e do instrumento.
    Quem é bom consegue tocar trash metal até com um berimbau, se é que vc me entende!!!!

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Quem é bom consegue tocar trash metal até com um berimbau, se é que vc me entende!!!!


    Com bend, h.a e tudo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Características de cada modelo