Luthier's de plantão, ajuda ai que o meu cap "afundoo"!!!!!

Autor Mensagem
diogocv
Veterano
# out/05


Ae galera. tava aqui tocando tranquilamente, qdo comecei a notar um barulho estranho vindo da guita. Procurei procurei e nda, ai qdo eu olho pro cap da ponte, ele tava meio solto. fui ver direito e ele meio q ta solta nakela "piscina" dos caps. akele parafuso nao ta mais segunrado ele. Ou seja, ele ta preso so por um parafuso, ai uma parte ta fixa e outra ta se mexendo. como faço p/ ageitar isso? tem q abrir tudo pra ageitar? eh melhor levar numl luthier msm?

flws ai (desculpem os erros de português, escrevi tudo mto rápido!)

Ajuda ae!!!!

EduArdanuy II
Veterano
# out/05
· votar


acho que tem alguma coisa errada com a mola que fica junto com o parafuso do captador

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


EduArdanuy II

É essa msm cara!!!! acabei de ver aqui. Mas como eu ageito isso??

EduArdanuy II
Veterano
# out/05
· votar


diogocv

ela tá solta ? Coloca o parafuso por dentro dela , ae tenta colocar o escudo com o cap sem deixar ela cair e parafusa denovo

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


EduArdanuy II

Mas o parafuso ta meio solto tb

EduArdanuy II
Veterano
# out/05
· votar


diogocv

tow ligado heauhea , lembro d qndo eu tinha uma Squier , ae eu fui mexer no escudo e os caps ficaram moles , mas agora não uso mais strato ... tá difícil achar o lugar onde encaixar o parafuso pra deixar firme ?

victor16
Veterano
# out/05
· votar


qual a tua guitar ?

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


EduArdanuy II

Ta meio ruim aqui de achar. E o foda é que ontem eu tinha visto que esse aprafuso tava meio solto, mas dpois me eskeci e n apertei. agora vi a merda q fiz! vlw ai pela ajuda, vo tentar arrumar aki.

victor16

É uma cort Z22, entra no site www.equipo.com.br que tem ela la na parte da cort.

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


Putz, vo ter q tirar as cordas pra ageitar msm. Agora eu to com uma dúvida: será q se eu tirar as cordas pra ageitar e dpois botar o braço vai empenar?

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


ajuda ae!!!

lorotempest
Veterano
# out/05
· votar


cara pelo q entendi o problm. deve estar no escudo... o buraco onde o cap fica parafusado no escudo deve estar cumido... talvez tenha q comprar outro escudo !!! cara se vc tirar todas as cordas ele nao empena nao.. agora se vc tirar apenas duas ou trez ele empena... me corrigan se eu estiver errado.. mais pontes com molas funcionan desse jeito neh ??

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


lorotempest

nao cara, n tem escudo na parte dos caps n. Ela eh o modelo Z22, n site www.equipo.com.br tem o modelo pra vc ver (escolhe a marca CORT)

mas vlw pela intenção ai.

lorotempest
Veterano
# out/05
· votar


intão cara... o buraco comido pelos parafusos esta no corpo da guitarra mesmo !!.... c tu tirar todas as cordas.. nao empena nao.. abraços

Stratomania
Veterano
# out/05
· votar


q ta solta nakela "piscina" dos caps

hehehe gostei do termo

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


diogocv

hehehe o meu também... e eu toquei sexta-feira com ele assim mesmo hehehe amanhã eu compro um parafuso maior... eu achava que ele estava muito próximo das cordas, sabia que ele estava no limite, mas mesmo assim eu quis descer ele hehehe e ele desceu MESMO! hehehe sujou mas tá limpo.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


diogocv

Se vc for cuidadoso e não for daqueles que coloca a mão e estraga tudo pode desmontar e recolocar a mola e o parafuso, pois não é tão difícil; mas se vc não tem intimidade com a coisa, é melhor vc levar num luthier.

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


LeandroPanucci

auheuaehueahueahuaehuaehe, qdo acontecem esses imprevistos eh foda!!

Fábio Seiji

Cara, cuiadoso eu sou, e a bronca é simples. Agora eu to com receio de tirar as cordas (todas elas) pq sempre ouvi uns caras dizendo q empena o braço e talz, tu q eh luthier me diz ai se eh verdade. Pq tipo, eu tiraria todas as cordas e com 10, 15 minutos ja dava pra arrumar tudo e fazer uma limpeza na guita, dpois eu recolocaria as cordas. Tem problema de eu fazer isso, ou vc acha q realmente eh arriscado? se eu fizer isso vou aproveitar e comprar um jogo de cordas novo, me recomenda algum?

vlw ai pela ajuda de vcs!

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


diogocv
Não sou luthier não, só construo umas guitarras pra ver se consigo uma grana e pagar as contas.
Pode tirar as cordas numa boa. Só vai empenar o braço se sua guitarra for muito ruim.
Eu aconselho cordas elixir, mas se vc achar que são muito caras coloca D´addario mesmo.
Se vc for demorar é melhor vc desapertar um pouco o tensor à medida que vc for tirando as cordas. Com as cordas todas soltas é bom o tensor estar sem ação pra não forçar o braço ou a escala.
Coloca as cordas novas e afina, ajusta o tensor, e afina novamente umas 2 vezes, pois a tensão das cordas vai mudar a afinação. É normal desafinar um pouquinho nos próximos dias até o braço estabilizar.

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Eu tiro as cordas, tiro o braço, desmonto a ponte... faço mil loucuras com a minha guitarra hehehehe a única merda que eu fiz foi usar um parafuso curto hehehe.

Quando a ponte está apoiada sobre dois pivôs (tipo wilkinson, floyd ou as novas da fender), eu afrouxo as cordas e tiro a ponte com as cordas fixas na ponte. Mecho no que tenho que mecher e depois coloco a ponte de novo.

farewell
Veterano
# out/05
· votar


diogocv
pode tirar as corda na boa.. so empena se tu tirar as cordas e deixar sem tipo.. por uns 2/3 dias(tem um topico meu sobre deixar a guitarra sem cordas).. mas so pra manutençao e limpeza pode tirar.. e pra garantir.. logo q terminar.. recoloque as cordas e afine.. me disseram q assim nao precisa nem mexer no tensor(oq pode ser arriscado pra quem nunca fez) ai c tira as corda.. ve oq houve pro captador estar afundando.. aproveita limpa a escala e o corpo.. repoe as cordas e pronto..
duvidas.. consulte o luthier mais proximo

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

cara, tenho uma pergunta q tem a ver com o assunto, vc manja de regular o tensor? me passa umas dicas aí de como regular pra mudar de 009 pra 010!
to loco pra trocar de cordas, mas por aqui só tem um luthier que tá mais pra pedreiro hehehe...

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Rodrigo Yoshida

Bom, pra regular o tensor, em primeiro lugar vc precisa ter cuidado e bom senso (isso serve pra tudo, mas é sempre bom lembrar)

Troca as cordas uma de cada vez
Com a primeira e a última casa apertada ao mesmo tempo verifica a altura da corda no meio do braço, ou na 12a casa (depende que qual padrão vc vai adotar). Não pode estar encostando nos trastes mas tb não pode estar muito alta.
até 1mm - ação baixa
1 a 2 mm - ação média
acima de 3 mm - ação alta
Esses valores não são oficiais, pois não existe padrão para altura e ação das cordas, mas é só pra vc ter uma idéia; pois tem gente que gosta de cordas mais altas e outros mais baixas.
Tem gente que regula essa altura colocando um cartão de visita entre a corda e os trastes a ajusta nesse "gauge"(não sei a tradução desse termo - seria espaçamento?)
Se as cordas estiverem muito altas, devido à tensão maior das cordas 010, consequentemente empenando demasiadamente o braço, gire no máximo 1/4 de volta, de cada vez, na porca/parafuso do tensor no sentido horário (olhando de frente para o tensor). MUITO CUIDADO, POIS DE INÍCIO A PORCA PARECE MUITO DURA E QUE NUNCA VAI VIRAR.
Se apertar demasiadamente o tensor pode espanar a rosca da porca, a rosca do tensor, descolar a escala, arregaçar a escala, estourar o braço, furar o seu olho e etc

Não aconselho isso aos cuirosos, apenas aos que realmente não tem condições de levar o instrumento à alguém capacitado.

Claro que ninguém nasce sabendo, mas é mais seguro aprender estudando e vendo a coisa acontecer por quem já conhece do assunto.

Exitem outros tópicos onde a galera ensina direitinho como ajustar, faz uma busca antes de começar a fazer qualquer coisa.
Espero ter ajudado.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05
· votar


Se apertar demasiadamente o tensor pode espanar a rosca da porca, a rosca do tensor, descolar a escala, arregaçar a escala, estourar o braço, furar o seu olho e etc

hehehe... vo faze isso atrás de uma chapa de ferro depois dessa hahaha...

no caso, quando eu giro o tensor a resposta do braço é imediata ou tenho q esperar um pouco?

Fábio Seiji
Luthier
# out/05 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Rodrigo Yoshida
Imagina que vc é um pedaço de madeira com um jogo de cordas puxando de um lado e uma barra de metal te empurrando pro outro.

A resposta ao ajuste é rápida, mas não é imediata (relativo).
Alguns luthiers dizem que leva 1 semana pra estabilizar o braço após qualquer alteração no braço, mas isso depende muito do braco, da madeira, do tensor, da escala, do clima...
A guitarra que eu construí tinha o braço tão duro que o tensor quase não atuava, tava só encostado; mas como ela tava indo pra Dallas nos EUA eu fiz o braço e a escala mais grossos e a madeira totalmente travada, tudo pra evitar empenamentos por causa do clima de lá.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05
· votar


entao, mais uma dúvida!
no caso, se tiver uma guitarra com braço inteiriço (eu olhei uma e não achei parafuso, e talvez compre uma) como é que eu faço?
aliás, pra completar, a manutenção de uma guitarra com braço inteiriço é mais delicada? ou é tranquilo? coisas do tipo trocar captador, trastes e etc...

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Olha, se é mais delicado ou tranquilo que braço parfusado eu não sei, acho que deve ser a mesma coisa.
Deve ser um pouco mais desajeitando para fazer alguns tipos de manuteção, pois ele não solta o braço então tem sempre que trabalhar com o jogo completo.
Só posso responder por mim, pois nunca tive uma guitarra que não fosse minha (digo feita por mim).
Eu tô acostumado com neckthrough, não me incomoda o tamanho.
Me foquei nesse tipo de instrumento pq eu não vejo desvantagem em relação aos parafusados e colados.
Eles possuem um ótimo sustain, é fácil conseguir acesso às últimas casas e liberdade para modelar o encaixe do corpo com o braço.
A construção requer mais trabalho manual mas isso nunca foi problema pra mim, eu sempre fui bem nas aulas de escultura e modelagem na faculdade e acho mais gratificante quando é mais difícil e trabalhoso.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


hmm!! até porque to em dúvida entre pegar com braço parafusado ou inteiriço, por medo do custo de manutenção, um dia acabo tendo que trocar captador, ponte, trastes, e imagino que deve ser bem mais caro num braço inteiriço, ou eu posso estar errado...
sobre durabilidade, braço inteiriço eu imagino que deve durar mais neh?

só pra acrescentar, onde que fica o tensor nessa guitarra?
http://www.ishibashi.co.jp/webshop/guitar/jacksonstars/kv1100a-bk/inde x.htm

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Quanto à durabilidade é a mesma coisa, nunca vi nego comprar guitarra e depois de um tempo ter que trocar o braço.

O custo de manutenção eu acho que é a mesma coisa, não posso te dar certeza, é melhor vc consultar um luthier; mas o preço da guitarra, com certeza é maior.

Se vc está indeciso é melhor vc testar os modelos antes de comprar.

Como toda guitarra o tensor, nessa jackson, fica dentro do braço, rs
Brincadeira. O acesso ao ajuste do tensor fica no headstock debaixo daquela tampinha com 3 parafusos.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

AHH entendi hehe, bom, eu curti mais a com braço inteiriço, mas quero algo pra durar e tb que não me dê muitos custos no futuro...
o problema é que me disseram que se der pau no braço inteiriço, eu perdi a guitarra... isso realmente é algo pra se preocupar ou não é tão sensível assim?
alias, valew por aguentar minhas perguntas ae hehe...

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Imagina o que eu tive que ouvir dessa frase:o problema é que me disseram que se der pau no braço inteiriço, eu perdi a guitarra
É pura besteira, nem o braço nem o corpo da guitarra tem prazo de validade. Todos aqueles que cuidarem do instrumento como ele deve ser cuidado, esse vai durar para sempre. O que pode acontecer é gastar os trastes, escala, problemas comuns nas pontes por muito tempo de uso, tarrachas, pestana gasta, cordas oxidadas, potenciômetros gastos, captadores de alnico desmagnetizados e outras coisas que todas as guitarras vão ter.
Se Jimmi Hendrix estivesse com um neckthrough no festival Monterrey ele teria quebrado a própria testa antes de quebrar a guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthier's de plantão, ajuda ai que o meu cap "afundoo"!!!!!