Tópico sobre Campo Harmônico e Escalas

Autor Mensagem
Lucas RX20
Veterano
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


Quando pintar um Dm, você troca a nota Mi da escala pentatônica de Am pela nota Fá.

Pois? Se não for pedir demais eh claro.

Sempre falta alguma coisa pra saber.
Tipo quando vou começar uma frase em um dos shapes da escala, eu começo utilizando uma das notas da triade do acorde sendo tocado, e termino com um delas também neh?

E agora sabendo disso ja estarei basicamente solando?

_____________________________________________


É só imaginar que o shape #1 começa na 5a (nota Lá) casa e o shape #2 (nota Dó) na 8a casa. Os demais é só seguir a sequencia.
O da primeira eu entendi pois eh a escala Pent. de Lá menor q eh igual a de dó maior ok.
O segundo entendi tbm pois começa pela tonica (Dó = 8a casa)
mas os outros nao entendi nao! nao peguei essa tua sequencia...

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


♦UP♦

LeandroP
Moderador
# set/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Lucas RX20

Tudo depende da frase que você quer fazer. Todas as notas da pentatônica são boas pra começar, repousar e terminar.

Com relação aos outros chapes, eles não começam com a nota Lá ou Dó, mas começam com as outras notas da mesma pentatônica. Em teoria você tem as seguintes disposições das notas:

C - D - E - G - A
D - E - G - A - C
E - G - A - C - D
G - A - C - D - E
A - C - D - E - G

Veja que as notas são as mesmas, só mudou a ordem de partida de cada desenho. Isso se dá o nome de "inversão". Ou seja, são as mesmas notas, dispostas de um "modo" diferente. Além disso tem os padrões de digitação (paterns), que são úteis pra formação de frases, licks, além de agilizar na digitação.

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


Quando pintar um Dm, você troca a nota Mi da escala pentatônica de Am pela nota Fá.
Por que trocar? E se deixar vai fikar feio ou errado? Muito obrigado

LeandroP
Moderador
# set/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Pode soar bem algumas vezes e soar mal outras vezes. Mas dentro da tonalidade que você apresentou não tem problema. Fazendo a troca, sempre soará bem, porque a nota Fá é a terça menor do acorde Dm (pertence a formação do acorde).

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


LeandroP
é melhor decorar esses shapes ou decorar onde fica as notas no braço e tocalas ou dps de um tempo eu vou saber de ouvido quais notas tocar e quais não tocar?

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

Não custa nada decorar as notas. E não é difícil decorá-las.

Lucas RX20
Veterano
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


LeandroP
Decorar todas as notas do braço é o ideal? mesmo eu sendo iniciante? sabe de algum método para isso(um método que eu aprenda o nome das notas de cada casa e que eu consiga aplicar rapidamente como em um solo)? além da pratica ou experiencia das quais tenho pouca.

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


UP

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


UP2

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

O método que utilizei era desenhar o braço em uma folha de papel e escrever as notas nas casas/cordas. Sabendo quais são as cordas soltas e a distância em tons entre as notas fica fácil identificar as notas pelo braço. Fazia isso muitas vezes, assim como fazia as tabuadas na escola. Hoje eu não preciso mais de uma tabuada pra fazer as contas de multiplicação, e acho que você também não. Então é mais ou menos a mesma coisa. Outra forma é observar as notas que formam o acorde. Você desenha o acorde e escreve o nome das notas. Os desenhos da pentatônica que você postou também é interessante pegar pra identificar as notas. Tudo isso ajuda a fixar as notas do braço do violão/guitarra na sua mente. Sobre este assunto tem muitos tópicos no fórum. Dê uma pesquisada neles pra gente não desvirtuar o assunto deste. Boa sorte!

Lucas RX20
Veterano
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


LeandroP
Por exemplo você quando quer tocar em uma determinada escala você só aprende as notas da escala e sai solando nelas, nem decora shape nem nada do tipo né?
edit: mas isso vai fazer eu ter que tocar mais devagar e ter q ficar olhando pro braço direto?

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


UP

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


UP

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

Se quiser tocar rápido, dizer um monte de coisas que você não sabe, nem ligue pros nomes das notas, dos intervalos. Mas se quiser fazer algo que soe legal, bonito, inteligente, é melhor saber sim os nomes das notas e os intervalos da escala que está tocando. Sair solando qualquer um sai, desde que tenha uma boa desenvoltura nos dedos. Só que é um solo que não diz nada, sem fluência. Recomendo que estude coisas mais elementares antes de pensar em solo. Isso é pra quem já sabe.

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


estude coisas mais elementares antes de pensar em solo
Tipo para falar a verdade, eu nem queria estar estudando solo agora, eu só queria tocar (ou acompanhar) de ouvido la na minha igreja, por exemplo, a pessoa começa cantar uma musica qualquer e eu toco, com acordes mesmo nem precisa de solo nem nada....
Mas sei lá parece que eu nao consigo, mesmo pausando as musicas no computador, ja decorei campo harmonico, as funções de cada grau e talz, mas na pratica a musica nao segue totalmente as regras dai eu tombo.
Eu pensei que se eu estudasse solo poderia ajudar eu a acompanhar de ouvido. Mas nao sei mais o que fazer, tem gente que nao sabe nem o que é campo harmonico e toca as musica la na minha e igreja e eu nao consigo, ja pesquisei tudo sobre tirar de ouvido nesse forum mas nada funcionou, desculpe o desabafo mas se souber como me ajudar, eu agradeço muito!

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

Se você já conhece um pouco de teoria elementar (intervalos, formação de acordes), dê uma lida neste tópico sobre cadências;

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262880/

É legal estudar um pouco de percepção musical.

Lucas RX20
Veterano
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


intervalos seria aquele negocio de tom semi tom que forma os campo harmonico neh?
formação de acordes seria por exemplo 1ª 3ª e a 5ª neh?
ou não?
pergunta aleatoria: o emprestimo modal é opcional? por exemplo alguém esta cantando e na melodia é feita uma nota que pede um emprestimo modal ou isso nao acontece, eu mesmo que escolho colocar um AEM?

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

Sim, esses são os intervalos que formam as tríades (3 notas). Só que cada acorde do campo harmônico possui "características próprias" e são classificados conforme essas características. E os outros intervalos que estão à disposição das tríades? Quais modos representam o acorde Dm6 por exemplo? Os intervalos estão em toda a escala. Não veja o intervalo apenas como uma palavra, um termo. Intervalo é a sonoridade entre uma nota e outra(s), é o que você escuta e toca. E "modo" é o sentido literário da palavra, é "o modo de como os intervalos estão ordenados".

Há quanto tempo você toca ou estuda?

LeandroP
Moderador
# set/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Lucas RX20

Vamos pegar uma sequencia de 3 notas:


e--7--9--10--
B------------
G------------
D------------
A------------
E------------


Toque repetindo algumas vezes pra fixar a sequencia.

Depois toque junto a corda solta acima, repetindo algumas vezes.


e--7--9--10--
B--0--0--0---
G------------
D------------
A------------
E------------


Agora substitua a corda solta pela corda acima, toque repetidamente:


e--7--9--10--
B------------
G--0--0---0--
D------------
A------------
E------------


Se quiser experimentar mais uma sonoridade diferente, substitua a corda solta pela superior:


e--7--9--10--
B------------
G------------
D------------
A--0--0--0---
E------------


Note que as cordas soltas fizeram a função do baixo, por ser a nota mais grave da melodia de 3 notas. E que mesmo utilizando as mesmas 3 notas, a sonoridade soa de forma diferente em cada caso. Isso porque a relação intervalar varia conforme o baixo.

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


OK entendi.
Há quanto tempo você toca ou estuda?
Eu fiquei um tempão aprendendo os acordes com um amigo, mais ou menos uns 6 meses acho...
Quando eu ja sabia (somente os com tríades, nao gosto dos com tétrades) eu comecei a fazer aula, eu expliquei para o prof que eu queria aprender a tocar de ouvido para as pessoas cantarem la na minha igreja. Dai ele quis me ensinar o Campo Harmônico, isso durou mais ou menos 2 meses, quando aprendi tudo ele quis me ensinar o campo harmonico com tétrades e os shapes para solo, dai eu nao quis mais faze pois estava fugindo do que eu queria, que era apenas tocar de ouvido com acordes simples e tals. Depois disso, encontrei outro professor, que dizia ensinar a tocar de ouvido com exercicios de percepção, ele me ensinou cifra e tablatura até tudo ok, mas ele queria me ensinar partitura, e nada de treino de ouvido, insisti para ele me ensinar sem a partitura (que ia demorar para eu aprender, ou seja + $$$) mas ele nao quis, disse que tinha que saber partitura para tocar de ouvido, então larguei ele, desde então to por em videos e topicos do cifra... Dei uma olhada nas cadencias que voce indicou, achei legal, mas acho que só isso nao resolve o meu problema, se vc puder me ajudar mais eu agradeço!

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


▄UP▄

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


▄UP▄

Lucas RX20
Veterano
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


▄UP▄

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


▄UP▄

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


▄UP▄

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


▄UP▄

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


▄UP▄

JotaEmidio
Veterano
# set/12
· votar


Lucas RX20
Cara, na minha opnião...
Para você tocar de ouvido é lógico que você tem que conhecer a sonoridade da notas e etc. Assim como tem as "matérias" de campo harmônico, melodia, improvisação... não existe uma matéria "tocar de ouvido", isso é com o TEMPO, seu ouvido vai se acustumando com a sonoridade das notas, e assim se alguém cantar em um tom ou você ouvir músicas sem olhar os acordes que a pessoa está fazendo você conseguirá assimilar e tocar os acordes certos. Se você estudou harmonia e melodia isso ira te ajudar muito.
Agora... você pode pesquisar na internet programas que emitem um determinado som em algum tom e você vai tentando "gravar" o nome da nota e relacionar com o som que você está ouvindo. Nunca fiz isso, mas imagino que pode te ajudar! (Ou não). rsrsrs
Abraços!

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


... não existe uma matéria "tocar de ouvido", isso é com o TEMPO...

Lucas RX20

É o que o JotaEmidio postou.

Continue estudando e praticando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre Campo Harmônico e Escalas