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blond_master Veterano |
# out/05
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U1000D
flw
Campo Harmônico Parte II
irei abordar um tema de suma importância para nós guitarristas, e que é a base para desenvolvermos qualquer tipo de harmonia; e que é claramente empregado quando estamos compondo.
Primeiramente iremos analisar e criar o campo harmônico maior. Para criar o campo harmônico, primeiro temos que selecionar a escala correspondente ao campo que está em questão ( no caso, o maior ).
Como sabemos a escala maior é formada por T 2+ 3+ 4J 5J 6+ 7+, ou seja, T - T - ST - T - T - T - ST. Para efeito de exemplo iremos utilizar a tonalidade de G. Portanto a escala que iremos utilizar será a seguinte: G A B C D E F# .
Para começarmos a formar o campo harmônico, iremos separar as tríades ( 3 notas que formam o acorde ) de cada nota da escala, sempre utilizando a T, 3ª e 5ª ( haverá acordes que serão formados com 3ª maiores e também com 3ª menores, aí sim indicando se o mesmo será um acorde maior ou menor ) .
Teremos então as seguintes tríades:
G B D
A C E
B D F#
C E G
D F# A
E G B
F# A C
Com isso podemos achar os graus correspondentes do campo harmônico, que são sempre escritos em algarismos romanos:
I - G B D
II - A C E
III - B D F#
IV - C E G
V - D F# A
VI - E G B
VII - F# A C
Analisando as tríades, teremos os seguintes acordes:
G Am Bm C D Em F#m/b5
Com toda esta análise, chegamos a uma dedução simples dos graus em relação aos acordes; onde sempre utilizaremos como regra:
I - IIm - IIIm - IV - V - VIm - VIIm/b5
Agora que vem a pergunta: Por que não utilizar o VII grau diminuto ??
Simples ! Pois a 6ª em questão se trata de D (b6) e não de D# que seria a nota correta para completar o acorde diminuto ( T b3 b5 6+ ), e por isso utilizaremos o acorde meio diminuto.
Para termos uma gama maior de acordes, poderemos verificar as sétimas que fazem parte de cada acorde. Se quiserem descobrir as sextas e quartas, para obterem mais acordes que estão dentro do campo harmônico, fica a critério de vcs.
Exercícios
I - Desenvolva os campos harmônicos de:
a) C
b) Eb
c) B
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blond_master Veterano |
# out/05
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Penta M7
vou falar sobre a escala pentatônica M7. Antes de começar a falar sobre a escala vamos relembrar as outras pentatônicas.
Intervalos:
Penta m7 - T 3b 4 5 7
Penta m6 - T 3b 4 5 6
Penta Blues - T 3b 4 4# 5 7
Lembrando que a penta m6 (menor 6ª maior), tem os mesmos intervalos da penta m7, apenas substituindo a 7ª menor pela 6ª maior. Esta penta vem do modo dórico, pois este é o único modo que possui a 3b e 6ª maior. E a penta blues, que possui a quarta aumentada adicionada (Blues Note). Agora a penta M7, terá praticamente os mesmo intervalos da penta m7, a diferença está na 3ª, pois como a escala é maior, obviamente sua terça será maior. Vejam a comparação:
Pentatônica m7- T 3b 4 5 7
Pentatônica M7- T 3 4 5 7
Assim como a penta menor 6ª surge do modo dórico, a pentatônica M7 é gerada no modo mixolídio.
Modo Mixolídio: T 2 3 4 5 6 7
"Propiedade" da penta M7
Exemplo em A
I grau = tonica que no caso e A
II grau= 2 tons da tonica nos caso teremos C#
IIIgrau= 1/2 tom do segundo grau no caso teremos D
IV grau=1 tom do terçeiro grau no caso teremos E
V grau = 1 tom e meio do quarto grau no caso teremos G
Notas da Penta de AM7:A-C#-D-E-G
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Bilyson Veterano |
# out/05 · Editado por: Bilyson
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axo q intendi essa pira de cmapo harmonico melhor agora....mas tipo....qndo eu pego uma base..como faço pra saber se os acordes sao maiores ou menores(se fosse uma base em power chords por exemplo!)?
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LeandroP Moderador |
# out/05
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Bilyson
Se a base for em power-chords você analisa todo o contexto harmônico.
Por exemplo: D5 e E5 podem estar no campo harmônico de G (como V e VI), no campo harmônico de C (como II e III), pode estar no campo harmônico de A (como IV e V), enfim, é o contexto da harmonia (outros acordes envolvidos) é pode lhe servir de referência se é maior ou menor.
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blond_master Veterano |
# out/05
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LeandroPanucci
Exelente explicação
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blond_master Veterano |
# out/05
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Arpejos
Grande parte dos guitarristas tremem na base só de ouvir esse nome muita gente diz que é dificil , e vc sem nunca ter ouvido falar fica cheio de medo bom antes de eu começar explicar arpejos tem alguns conceitos básicos que os guitarristas devem saber
Triade
São as 3 notas que formam o acorde
Nota de tensão
É a nota que adicionada a triade
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blond_master Veterano |
# out/05
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Arpejo não e nada mais que a triade do acorde que pode ser tocada dentro do campo harmônico
Arpejo de C maior
Notas:C-D-E
Shape 1
e------------3-8-----------------------------------------
B----------5--------------------------------------------
G--------5----------------------------------------------
D----2-5-------------------------------------------------
A--3----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
esse arpejo de C: T-3M-5
Arpejo de Cm
I nota: Tonica no caso C
II nota: 1 tom e meio da tonica no caso D#
III nota: 2 tons da segunda nota no caso G
Arpejo de Cm=T;2+;5
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Bilyson Veterano |
# out/05
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vlw.....intendi +-..mas eh q em bases de solos.....uma base simples por exemplo..com 3 acordes apenas..........as vezes eles cabem em varios campos e se fosse por exemplo um hardcore(naum q eu escute,soh to dando exempl0o pq tm pocos acordes)com apensar esses 3 ou 4 acordes....como eu saberia ql campo esta?
eu tava vendo aki umas musikas.....dai eu tento jogar o acorde menor e o maior pra ver ql a sonoridade fika melhor,as vezes da certo...eu axo o campo harmonico e corresponde ao solo q ta na musik por exemplo...
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blond_master Veterano |
# out/05
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Muitos guitarristas dizem que improvisar em com arpejo não é pois o mesmo pode ser misturado com escala observem o lick bem simpleszinho que gravei num violão ele esta usando penta de C e arpejo de Cm7 ele um riff que uso em blues
http://s42.yousendit.com/d.aspx?id=0QJQ6A8NEWXHW1X6R0PX35BLNP
e-----3-5b-5b--8-7-------------------------------------------
B-3-5--------------8--------------------------------------
G--------------------9----------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
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blond_master Veterano |
# out/05
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Bilyson
Numa base tipo hardcore algo com ramones por exemplo em pet cemetery a base é a seguinte: D5-E5-F5
Nesse caso vc ve os possiveis campos harmonicos e improvisa em um deles. Tem mais alguma duvida?
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Bilyson Veterano |
# out/05
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eh q tipo....se tratando de power chords naum da pra eu ter certeza de q acorde eh o menor...dai eu naum fikaria restrito a apenas 1 campo harmonico.....tipo,e dependendo d q campoo eu escolhesse os acordes podiam mudar de lugar,menor com maior e maior com menor....sei lah.,hehe..entendeu?auhsda
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blond_master Veterano |
# out/05
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Bilyson
Campo harmonico com power chord é realmente dificil mais eu tenho uma dica os power chords não tem definição de maior ou menor então minha dica é achar o campo harmonico onde tenha todos os acordes maiores ou menores.
Exemplo Pet Cemetary- Ramones base D5-E5-F5
Vc tenta achar um campo harmonico onde todos os acordes acima são maiores ou menores . saco?
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Bilyson Veterano |
# out/05
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A intendiiiiiiii............soh soh.......ou assim........q nm eu havia falado....ver a sonoridade q cai legal na base,tentar fazer menor e maior....eu cosnegui identifica um campo e descobri os q eram menores pela sonoridade q encaixava,isso ta certo?
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blond_master Veterano |
# out/05
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Bilyson
Isso mesmo
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Bilyson Veterano |
# out/05
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ae vllw..........esclareceu minhas duvidas..:D
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diogocv Veterano |
# out/05
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blond_master
Ok, vlw ai pelo toque. Achei mto interessante esse tópico.
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blond_master Veterano |
# out/05
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O tópico deu uma pausada agora ele vai voltar a funcionar
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blond_master Veterano |
# out/05
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Licks de Penta de C
Se vcs quiserem ponho audio so que to sem guita enta nai vai ficar legal
Lick 1
e------------------------------------------------------
B-----10-----10-----10-13b-15-13-----------------------
G-12b----12b----12b--------------14b-------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
Lick 2
e-------------------10-8-------------10-8-10-12-15v------
B-----------------8-----8-5------5-8---------------------
G---------5h7--5b-----------5-7--------------------------
D-----5h7------------------------------------------------
A-5h7----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
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Snakepit Veterano |
# out/05
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Estai as Notas da Penta de Em: G-A#-C-D-F
logo temos: T,2+,4,5
sei q eh coisa de iniciante, mas nao entendi isso. A linha de cima eu entendi, mas esses 2+,4, 5, q q tem a ver?
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Snakepit Veterano |
# out/05
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Estai as Notas da Penta de Em: G-A#-C-D-F
logo temos: T,2+,4,5
agora eu entendi... mas q q significa esse +, b, etc??
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rock222 Veterano |
# out/05
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bem legal isso ... vai me ajudar muito nas minhas improvizações ...
vlw !!
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Matheus93 Veterano |
# out/11
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Minha dúvida é a seguinte, a penta de Em é a mesma que de G, por serem tons relativos? ou existe um modelo de penta para os tons menores e outro para os maiores? eu aprendi 5 shapes de penta, gostaria de saber se existe mais modelos de pentatônica.
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Prof_Guita Veterano |
# out/11
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Matheus93
Da uma olhada nesses videos que vão te ajudar na sua duvida.
Abç
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Lucas RX20 Veterano |
# set/12
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Olá pessoal, estou com uma dúvida, por exemplo numa base de C F G Am G C, eu vou solar com a escala pentatônica maior de C, e a penta menor de "A" quando for no acorde de Am, e utilizo os varios shapes dessas escalas para poder trabalhar com o braço inteiro né? Desculpe qualquer coisa é que sou iniciante. Muito obrigado!
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LeandroP Moderador |
# set/12
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Lucas RX20
As pentatônicas de Dó maior e Lá menor são a mesma. Ocorre que uma é "inversão" da outra. Os shapes (desenhos no braço) destas pentas são os mesmos, então não faz diferença além da digitação das notas.
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Lucas RX20 Veterano |
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
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LeandroP Então nesse caso quando chega em Am não precisa trocar a escala pois são as mesmas, porém quando chega em um Dm? Outra pergunta; se a musica for no tom de "C" eu somente usarei a escala pentatonica de C maior com seus diversos shapes (+ tecnicas como bends e vibratos) e ja estarei basicamente solando ou falta mais alguma coisa para saber?
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LeandroP Moderador |
# set/12
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Lucas RX20
Quando pintar um Dm, você troca a nota Mi da escala pentatônica de Am pela nota Fá.
falta mais alguma coisa para saber?
Sempre falta alguma coisa pra saber.
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Lucas RX20 Veterano |
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
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Quando pintar um Dm, você troca a nota Mi da escala pentatônica de Am pela nota Fá.
Pois? Se não for pedir demais eh claro.
Sempre falta alguma coisa pra saber. Tipo quando vou começar uma frase em um dos shapes da escala, eu começo utilizando uma das notas da triade do acorde sendo tocado, e termino com um delas também neh?
E agora sabendo disso ja estarei basicamente solando?
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Lucas RX20 Veterano |
# set/12
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Como eu faço para esses shapes serem de dó? SHAPEShttp://www.howtoplayguitarsolos.net/wp-content/uploads/2009/08/P entatonic-Shapes-copy.jpg
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LeandroP Moderador |
# set/12
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Lucas RX20
É só imaginar que o shape #1 começa na 5a (nota Lá) casa e o shape #2 (nota Dó) na 8a casa. Os demais é só seguir a sequencia.
Procure observar, em cada shape, os desenhos dos acordes C maior e Lá menor. Pra fazer isso você pode copiar para uma folha de papel (pode imprimir se quiser) e marcar com caneta vermelha as notas do acorde Am, e na outra cópia, com uma caneta de outra cor, as notas do acorde C. É interessante enxergar os acordes dentro do shape, afinal de contas você está improvisando sobre um acorde, certo?!
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