Tópico sobre Campo Harmônico e Escalas

Autor Mensagem
blond_master
Veterano
# out/05
· votar


U1000D
flw

Campo Harmônico Parte II


irei abordar um tema de suma importância para nós guitarristas, e que é a base para desenvolvermos qualquer tipo de harmonia; e que é claramente empregado quando estamos compondo.

Primeiramente iremos analisar e criar o campo harmônico maior. Para criar o campo harmônico, primeiro temos que selecionar a escala correspondente ao campo que está em questão ( no caso, o maior ).

Como sabemos a escala maior é formada por T 2+ 3+ 4J 5J 6+ 7+, ou seja, T - T - ST - T - T - T - ST. Para efeito de exemplo iremos utilizar a tonalidade de G. Portanto a escala que iremos utilizar será a seguinte: G A B C D E F# .

Para começarmos a formar o campo harmônico, iremos separar as tríades ( 3 notas que formam o acorde ) de cada nota da escala, sempre utilizando a T, 3ª e 5ª ( haverá acordes que serão formados com 3ª maiores e também com 3ª menores, aí sim indicando se o mesmo será um acorde maior ou menor ) .

Teremos então as seguintes tríades:

G B D
A C E
B D F#
C E G
D F# A
E G B
F# A C

Com isso podemos achar os graus correspondentes do campo harmônico, que são sempre escritos em algarismos romanos:

I - G B D
II - A C E
III - B D F#
IV - C E G
V - D F# A
VI - E G B
VII - F# A C

Analisando as tríades, teremos os seguintes acordes:

G Am Bm C D Em F#m/b5

Com toda esta análise, chegamos a uma dedução simples dos graus em relação aos acordes; onde sempre utilizaremos como regra:

I - IIm - IIIm - IV - V - VIm - VIIm/b5

Agora que vem a pergunta: Por que não utilizar o VII grau diminuto ??
Simples ! Pois a 6ª em questão se trata de D (b6) e não de D# que seria a nota correta para completar o acorde diminuto ( T b3 b5 6+ ), e por isso utilizaremos o acorde meio diminuto.

Para termos uma gama maior de acordes, poderemos verificar as sétimas que fazem parte de cada acorde. Se quiserem descobrir as sextas e quartas, para obterem mais acordes que estão dentro do campo harmônico, fica a critério de vcs.

Exercícios

I - Desenvolva os campos harmônicos de:

a) C
b) Eb
c) B

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Penta M7

vou falar sobre a escala pentatônica M7. Antes de começar a falar sobre a escala vamos relembrar as outras pentatônicas.

Intervalos:

Penta m7 - T 3b 4 5 7
Penta m6 - T 3b 4 5 6
Penta Blues - T 3b 4 4# 5 7

Lembrando que a penta m6 (menor 6ª maior), tem os mesmos intervalos da penta m7, apenas substituindo a 7ª menor pela 6ª maior. Esta penta vem do modo dórico, pois este é o único modo que possui a 3b e 6ª maior. E a penta blues, que possui a quarta aumentada adicionada (Blues Note). Agora a penta M7, terá praticamente os mesmo intervalos da penta m7, a diferença está na 3ª, pois como a escala é maior, obviamente sua terça será maior. Vejam a comparação:

Pentatônica m7- T 3b 4 5 7
Pentatônica M7- T 3 4 5 7

Assim como a penta menor 6ª surge do modo dórico, a pentatônica M7 é gerada no modo mixolídio.

Modo Mixolídio: T 2 3 4 5 6 7


"Propiedade" da penta M7

Exemplo em A

I grau = tonica que no caso e A
II grau= 2 tons da tonica nos caso teremos C#
IIIgrau= 1/2 tom do segundo grau no caso teremos D
IV grau=1 tom do terçeiro grau no caso teremos E
V grau = 1 tom e meio do quarto grau no caso teremos G

Notas da Penta de AM7:A-C#-D-E-G

Bilyson
Veterano
# out/05 · Editado por: Bilyson
· votar


axo q intendi essa pira de cmapo harmonico melhor agora....mas tipo....qndo eu pego uma base..como faço pra saber se os acordes sao maiores ou menores(se fosse uma base em power chords por exemplo!)?

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Bilyson

Se a base for em power-chords você analisa todo o contexto harmônico.

Por exemplo: D5 e E5 podem estar no campo harmônico de G (como V e VI), no campo harmônico de C (como II e III), pode estar no campo harmônico de A (como IV e V), enfim, é o contexto da harmonia (outros acordes envolvidos) é pode lhe servir de referência se é maior ou menor.

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


LeandroPanucci

Exelente explicação

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Arpejos

Grande parte dos guitarristas tremem na base só de ouvir esse nome muita gente diz que é dificil , e vc sem nunca ter ouvido falar fica cheio de medo bom antes de eu começar explicar arpejos tem alguns conceitos básicos que os guitarristas devem saber

Triade

São as 3 notas que formam o acorde

Nota de tensão

É a nota que adicionada a triade

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Arpejo não e nada mais que a triade do acorde que pode ser tocada dentro do campo harmônico

Arpejo de C maior

Notas:C-D-E

Shape 1


e------------3-8-----------------------------------------
B----------5--------------------------------------------
G--------5----------------------------------------------
D----2-5-------------------------------------------------
A--3----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

esse arpejo de C: T-3M-5

Arpejo de Cm

I nota: Tonica no caso C
II nota: 1 tom e meio da tonica no caso D#
III nota: 2 tons da segunda nota no caso G

Arpejo de Cm=T;2+;5

Bilyson
Veterano
# out/05
· votar


vlw.....intendi +-..mas eh q em bases de solos.....uma base simples por exemplo..com 3 acordes apenas..........as vezes eles cabem em varios campos e se fosse por exemplo um hardcore(naum q eu escute,soh to dando exempl0o pq tm pocos acordes)com apensar esses 3 ou 4 acordes....como eu saberia ql campo esta?

eu tava vendo aki umas musikas.....dai eu tento jogar o acorde menor e o maior pra ver ql a sonoridade fika melhor,as vezes da certo...eu axo o campo harmonico e corresponde ao solo q ta na musik por exemplo...

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Muitos guitarristas dizem que improvisar em com arpejo não é pois o mesmo pode ser misturado com escala observem o lick bem simpleszinho que gravei num violão ele esta usando penta de C e arpejo de Cm7 ele um riff que uso em blues

http://s42.yousendit.com/d.aspx?id=0QJQ6A8NEWXHW1X6R0PX35BLNP

e-----3-5b-5b--8-7-------------------------------------------
B-3-5--------------8--------------------------------------
G--------------------9----------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Bilyson

Numa base tipo hardcore algo com ramones por exemplo em pet cemetery a base é a seguinte: D5-E5-F5

Nesse caso vc ve os possiveis campos harmonicos e improvisa em um deles. Tem mais alguma duvida?

Bilyson
Veterano
# out/05
· votar


eh q tipo....se tratando de power chords naum da pra eu ter certeza de q acorde eh o menor...dai eu naum fikaria restrito a apenas 1 campo harmonico.....tipo,e dependendo d q campoo eu escolhesse os acordes podiam mudar de lugar,menor com maior e maior com menor....sei lah.,hehe..entendeu?auhsda

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Bilyson

Campo harmonico com power chord é realmente dificil mais eu tenho uma dica os power chords não tem definição de maior ou menor então minha dica é achar o campo harmonico onde tenha todos os acordes maiores ou menores.

Exemplo Pet Cemetary- Ramones base D5-E5-F5

Vc tenta achar um campo harmonico onde todos os acordes acima são maiores ou menores . saco?

Bilyson
Veterano
# out/05
· votar


A intendiiiiiiii............soh soh.......ou assim........q nm eu havia falado....ver a sonoridade q cai legal na base,tentar fazer menor e maior....eu cosnegui identifica um campo e descobri os q eram menores pela sonoridade q encaixava,isso ta certo?

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Bilyson

Isso mesmo

Bilyson
Veterano
# out/05
· votar


ae vllw..........esclareceu minhas duvidas..:D

diogocv
Veterano
# out/05
· votar


blond_master

Ok, vlw ai pelo toque. Achei mto interessante esse tópico.

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


O tópico deu uma pausada agora ele vai voltar a funcionar

blond_master
Veterano
# out/05
· votar


Licks de Penta de C

Se vcs quiserem ponho audio so que to sem guita enta nai vai ficar legal


Lick 1

e------------------------------------------------------
B-----10-----10-----10-13b-15-13-----------------------
G-12b----12b----12b--------------14b-------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Lick 2


e-------------------10-8-------------10-8-10-12-15v------
B-----------------8-----8-5------5-8---------------------
G---------5h7--5b-----------5-7--------------------------
D-----5h7------------------------------------------------
A-5h7----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Snakepit
Veterano
# out/05
· votar


Estai as Notas da Penta de Em: G-A#-C-D-F
logo temos: T,2+,4,5


sei q eh coisa de iniciante, mas nao entendi isso. A linha de cima eu entendi, mas esses 2+,4, 5, q q tem a ver?

Snakepit
Veterano
# out/05
· votar


Estai as Notas da Penta de Em: G-A#-C-D-F
logo temos: T,2+,4,5


agora eu entendi... mas q q significa esse +, b, etc??

rock222
Veterano
# out/05
· votar


bem legal isso ... vai me ajudar muito nas minhas improvizações ...
vlw !!

Matheus93
Veterano
# out/11
· votar


Minha dúvida é a seguinte, a penta de Em é a mesma que de G, por serem tons relativos? ou existe um modelo de penta para os tons menores e outro para os maiores? eu aprendi 5 shapes de penta, gostaria de saber se existe mais modelos de pentatônica.

Prof_Guita
Veterano
# out/11
· votar


Matheus93

Da uma olhada nesses videos que vão te ajudar na sua duvida.





Abç

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


Olá pessoal, estou com uma dúvida, por exemplo numa base de C F G Am G C, eu vou solar com a escala pentatônica maior de C, e a penta menor de "A" quando for no acorde de Am, e utilizo os varios shapes dessas escalas para poder trabalhar com o braço inteiro né? Desculpe qualquer coisa é que sou iniciante. Muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

As pentatônicas de Dó maior e Lá menor são a mesma. Ocorre que uma é "inversão" da outra. Os shapes (desenhos no braço) destas pentas são os mesmos, então não faz diferença além da digitação das notas.

Lucas RX20
Veterano
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


LeandroP
Então nesse caso quando chega em Am não precisa trocar a escala pois são as mesmas, porém quando chega em um Dm?
Outra pergunta; se a musica for no tom de "C" eu somente usarei a escala pentatonica de C maior com seus diversos shapes (+ tecnicas como bends e vibratos) e ja estarei basicamente solando ou falta mais alguma coisa para saber?

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

Quando pintar um Dm, você troca a nota Mi da escala pentatônica de Am pela nota Fá.

falta mais alguma coisa para saber?

Sempre falta alguma coisa pra saber.

Lucas RX20
Veterano
# set/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


Quando pintar um Dm, você troca a nota Mi da escala pentatônica de Am pela nota Fá.

Pois? Se não for pedir demais eh claro.

Sempre falta alguma coisa pra saber.

Tipo quando vou começar uma frase em um dos shapes da escala, eu começo utilizando uma das notas da triade do acorde sendo tocado, e termino com um delas também neh?

E agora sabendo disso ja estarei basicamente solando?

Lucas RX20
Veterano
# set/12
· votar


Como eu faço para esses shapes serem de dó?
SHAPEShttp://www.howtoplayguitarsolos.net/wp-content/uploads/2009/08/P entatonic-Shapes-copy.jpg

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


Lucas RX20

É só imaginar que o shape #1 começa na 5a (nota Lá) casa e o shape #2 (nota Dó) na 8a casa. Os demais é só seguir a sequencia.

Procure observar, em cada shape, os desenhos dos acordes C maior e Lá menor. Pra fazer isso você pode copiar para uma folha de papel (pode imprimir se quiser) e marcar com caneta vermelha as notas do acorde Am, e na outra cópia, com uma caneta de outra cor, as notas do acorde C. É interessante enxergar os acordes dentro do shape, afinal de contas você está improvisando sobre um acorde, certo?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre Campo Harmônico e Escalas