Dom-Dim, a escala mais caótica q conheço...

Autor Mensagem
gringo
Veterano
# out/05


Achei na net uma lição sobre a escala dom-dim. Gostei pacas... antes eu usava a escala dom-dim só sabendo q dom = dominante, dim = diminuta... agora manjo mais dela...

"A escala Dominante Diminuta (Dom Dim) é formada pela inversão da escala Diminuta. A escala Diminuta começa com um tom inteiro e a Dom Dim com meio tom.

Exemplo: E Dom Dim é a inversão de D Diminuta.

D diminuta intervalos: T 2 3b 4 5b 6b 7b 7+ (D E F G Ab Bb C#)

E Dom Dim: T 2b 2#(3b) 3 4#(5b) 6 7+ (E F G Ab Bb B C# D)

Já que são escalas simétricas, seus shapes irão se repetir a cada um tom e meio. Veja através do campo harmônico.

Campo Harmônico Dom Dim: E7 Fdim G7 Abdim Bb7 Bdim C#7 Ddim"

ai vai o link para o resto da lição...
http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/escalas%20e%20imp rovisacao/dom_dim.htm

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


vixi

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


dom dim é o modo lócrio?

Sincero
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff

Não

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Sincero

valeu

GAMMOTH
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff: DomDim não entra em nenhum dos modos gregos. Domdim é DomDim!

gringo: Vc encontra muito essa escala sendo utilizada em Jazz. O Bolero de Ravel também tem passagens com ela. Nas músicas contemporâneas, sei que é usada com freqüência em bandas de Thrash/Death Metal. (Carcass, Cannibal Corpse, algumas do Slayer...)

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Essa escala é linda.

gringo
Veterano
# out/05
· votar


GAMMOTH
o cara.... muito conhecimento em!!!! legal isso..... é dificil encontra pessoas da cena do metal extremo q conhece tanto de outros generos....
to no trampo.... mas quando eu chega em casa vo da uma escutada no seu som...... ja ouvi fala de Gammoth mas nunca escutei.... tenho uma banda de metal extremo tb, passa teu msn c vc tiver, pra nois troca umas ideias...

spacegh0st
Veterano
# out/05
· votar


essa escala é muito boa...

não sei se tu conhece o guitarrista Pollaco (www.pollaco.com.br), ele deu um workshop aqui na minha cidade semana passada, e deu uma explicada legal sobre essa escala, e fez umas aplicações muito boas dela no jazz... virei fã do cara na hora (até antes do workshop eu não conhecia muito bem o cara)...

hehe...

bom tópico :P

eeevee
Veterano
# out/05
· votar


eu amo essa escala.

Deji
Veterano
# out/05
· votar


spacegh0st
Pollaco é foda, ainda sou obrigado a ler que o Oziel é um dos melhores do Brasil....

spacegh0st
Veterano
# out/05
· votar


Deji
haeuheauhae
cara, o oziel é bem técnico, mas as músicas próprias dele não achei tão boas assim, são bem padrões, e às vezes meio repetitivas... a técnica dele sim é bem apurada, manja bem de sweeps e tudo mais... mas o Pollaco são décadas de estudo e dedicação, e o conhecimento musical dele, harmonia, etc, pra mim o fazem um dos melhores do brasil, no páreo com mozart mello... até alguém atingir o nível de improvisação e composição desses caras, tem que ralar muito... só técnica não resolve...

e o pollaco tem uma técnica ótima, e ele improvisa sobre escalas como a DomDim com muita agilidade, mas ele mesmo disse que não tem vontade de ser um shredder como o malmsteen por exemplo... ele diz que se preocupa mais com a parte estética e com a beleza da música... e que ele não vê beleza nas fritações repitidas, sempre na menor harmônica... :P

GAMMOTH
Veterano
# out/05 · Editado por: GAMMOTH
· votar


gringo: Opa, valeu aê, cara! Meu MSN é thalescc@hotmail.com

Vai no site da banda aê: http://www.gammoth.cjb.net

Aquela música "Hacked Up And Buried" já começa com um riff na escala de E-Diminuta. Lá pelas tantas, na metade, ela faz modulação para B, bem grave, com uns cromatismos e uns riffs em DomDim. Daí ela cai pro solo, com cromatismos atonais e entra no B-Lócrio e depois fica modulando em C e B-Frígios, com uns acidentezinhos estilo DomDim, eheh!

Mas já aviso que de teoria sou bem fraco! Hehe! Sou meio autodidata que não lembro dos nomes direito!

gringo
Veterano
# out/05
· votar


eu gosto bastante da escala menor harmonica.... e fica muito show encaichar uma domdim no meio..... parece q perde o rumo..... mas depois volta pra menor harmonica...... fico muito loco....

eu vejo a domdim como uma escala de "multiplos tons"

tem uma musica minha ( Blasphemyc Shred ) que tem duas passagens de 2 hands com a escala domdim, logo no começo....

spacegh0st
vo da uma pesquisada a respeito desse pollaco...

GAMMOTH
pra quem nao conhece tanta teoria, a breve explicação da sua musica esta recheado de modulações fudidas...

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


gringo
porra meu... mas q indecencia essa tua musica hehehe
muito rapido... se eu faço isso me cai a mao


mais tarde quando puder pegar a guitarra eu vo da uma olhada nessa escala, sempre ouvia falar mas nao conseguia captar a ideia dela... acho q agora vai hehe

gringo
Veterano
# out/05
· votar


fiz a digitação das escalas D diminuta / E domdim de acordo com a liçao q citei no inicio do topico...

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Nunca ouvi falar dessa escala. Vlw ae pessoal pelo material postado.

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


gringo
cara, agora eu fui ler com atençao...
E Dom Dim: T 2b 2#(3b) 3 4#(5b) 6 7+ (E F G Ab Bb B C# D
tá faltando uma 5justa ali, pq senao... de onde saiu aquele B???

e se nao for com 5j, a harmonia nao pode ser I = E7

uai sô hehe
olha lá e ve se eu to certo, senao me bate, por favor

gringo
Veterano
# out/05
· votar


Extrapolation
é meio estranho sim.... depois q fui ver direito isso....
eu mandei um email para o cara q fez a lição falando sobre isso...

mas eu coloquei a 5justa na digitação q escrevi... pode ver la...

e outra, ta la na lião isso:
D diminuta intervalos: T 2 3b 4 5b 6b 7b 7+ (D E F G Ab Bb ?? C#)
fico faltando o B...


mas depois q vc analisa legal vc percebe q "E" domdim é a mesma coisa q "D" diminuta só q começando pelo 2º grau...
ai vc percebe q é um ciclo
"D" diminuta, "E" domdim, "F" diminuta, "G" domdim, "Ab" diminuta, "Bb" domdim, "B" diminuta, "C#" domdim....
pelo menos acho q é isso...

e uma duvida minha.... é certo dizer:
7b = setima diminuta?
o cara q fez a lição q falo isso pra mim...

StoneColdDead
Veterano
# out/05
· votar


gringo
7b = setima diminuta?
sei lah kra, pode parece estranho mas acho q sim, pq 7 ja eh setima menor entao com o bemol ficaria diminuta, mas nao tenho ceerteza

sydmail
Veterano
# out/05
· votar


gringo
Experimente usar a dom dsim como escala maior,á partir dos intervalos maiores.Na quinta e na tonica ela soa como dominante,mas nas sextas,sétimas maiores e nonas ela soarà como maior.Experimentem.

gringo
Veterano
# out/05
· votar


StoneColdDead
foi o q imaginei
7+ = setima maior
7 = setima menor
logo...
7b = setima diminuta

sydmail
cara....
nao entendi...

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


gringo
nao... tens q separar o sistema de nomes com "b" ou com "+/-"
quando se usa o sistema com bemois...
7 = maior
7b = menor
7bb = diminuto, q é a mesma coisa q a 6ª

eu dei uma lida rapida na liçao do site... tá muito estranho...

Zakk Wylde_
Veterano
# out/05
· votar


vixi

gringo
Veterano
# out/05
· votar


Extrapolation
será????

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


gringo
bom... foi no site do panucci q vi isso, ou num topico dele

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


up

agora eu quero esclarecer essa escala ae... to curioso

gringo
Veterano
# out/05
· votar


Extrapolation
cara q q é esse up q eu vejo varias pessoas escrevendo????

Extrapolation
Veterano
# out/05
· votar


gringo
hehe eu demorei pra entender tb...
é pra "subir o topico", quando ele nao tá mais na primeira pagina do forum, pro pessoal voltar a comentar

gringo
Veterano
# out/05
· votar


é como c fosse um incentivo pro pessual comentar mais.... pro topico fica na primeira pagina???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dom-Dim, a escala mais caótica q conheço...