Acordes Aum e Dim... me ajudem

    Autor Mensagem
    rka
    Veterano
    # out/03


    a terça define se o acorde eh maior ou menor certo?

    e oq define se eh Aum ou Dim? a quinta?

    tipo, eu tenho um Fb aumentado... como q seria?
    T - Fb
    3b - Ab
    5 - C

    eh assim?

    driveguy
    Veterano
    # out/03
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    é assim mesmo.
    maior= F+3+5j
    menor= F+3m+5j
    aum= F+3+5aum
    dim= F+3m+5dim

    driveguy
    Veterano
    # out/03
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    ah só corrigi um negócio, é q a terça pode ser maior e o acorde não ser maior. Pode ser aumentado se a sua quinta for aumentada, então na verdade, a terça determina se o acorde for maior ou menor apenas se a sua quinta for uma quinta justa.
    Flw.

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
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    Existem algumas categorias de acordes: maiores ,menores, aumentado, diminuto, dominantes.

    Os maiores possuem além da tônica, uma terça maior (2 tons) e uma quinta justa (3,5 tons) e nunca possuem sétima menor (5,5 tons).
    Os menores possuem além da tônica, uma terça menor (1,5 tom) e uma quinta justa e possuem sétima menor.
    Os aumentados são provenientes do maior (com teça maior) só que com quinta aumentada (4 tons) #5.
    Os diminutos são formados por uma terça menor, quinta diminuta (3 tons) e possuem uma sétima diminuta (4,5 tons) que seria equivalente, na prática, a uma sexta maior.

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
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    Ah...

    Os acordes dominantes são formados pela tônica, terça maior, quinta justa e sétima menor (5 tons). Os dominantes são encontrados no V grau.
    Ex:
    I II III IV V VI VII
    | C | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) |

    renatocaster
    Moderador
    # out/03
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    Tríade Aumentada: T 3 #5 (2 tons)
    Tríade Diminuta: T b3 B5 (1/2 tons)
    Fb não existe!!!

    Cassio
    Veterano
    # out/03
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    Fb=E
    Leandro> Não entendi seu último tópico.
    Dominantes são encontrados no V grau...
    Esses acordes que citou são campo harmônico básico de Dó.
    Qual a relação com Formação de acordes??
    Acho que não entendi bem...

    Tripa Seca
    Veterano
    # out/03 · Editado por: Tripa Seca
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    Fb=E

    acho q não se usa muito estas notações.. tipo D## ou Dbb

    dobrado sustenido, dobrado bemol...

    Canon
    Veterano
    # out/03 · Editado por: Canon
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    valeu galera... eu to pegando agora +ou-

    meu prof me passou uns exericios e tinha uns Fb aumentado e D# diminuto... era nesses q eu to me embolando... o resto eu entendi na boa

    ps: ah... eu = rka.. hehe

    Cassio
    Veterano
    # out/03
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    Oficialmente não existe Fb, simplesmente porque antes vem o próprio E, ou seja, 1/2 tom. Igualmente ocorre entre B e C.
    Seguinte: Acorde aumentado nunca vi. O que existe é 5+, tipo A5+, aumenta apenas 1/2 na 5ª.
    Já o diminuto é diferente, não apenas diminui 1/2 na 5ª, mas acrecenta a 6ª justa e baixa 1/2 na 3ª.
    Então Dim e Aum não´são exatamente antônimos...

    The Hellraiser 999999
    Veterano
    # out/03
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    maior T 3 5
    menor T 3b 5
    aumentdo T 3 5#
    diminuto T 3b 5b


    alguma coisa assim

    Overdoser
    Veterano
    # out/03
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    é a terça e a quinta

    Rustu Pai
    Veterano
    # out/03
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    Diminuto = 3menor e 5menor + tonica

    Florv
    Veterano
    # out/03
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    LeandroPanucci "Os maiores possuem além da tônica, uma terça maior (2 tons) e uma quinta justa (3,5 tons) e nunca possuem sétima menor (5,5 tons)."


    Existe Maior com menor sim, tanto q existe G7.
    Seguindo a harmonização de C temos: C(7M)-Dm(7)-Em(7)-F(7M)-G(7)-Am(7)-Bm(7)b5

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
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    Florv

    O acorde G7 que você citou como maior porque possui uma terça maior (lógico), mas a sua categoria é de dominante (V7), logo os acordes maiores não possuem sétima menor e sim sétima maior. Os acordes "maiores" com sétima menor são classificados como "dominantes".

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
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    Outro lance, a nota Fb ou E# existem sim e dever ser chamadas por estes nomes. Onde elas são encontradas? Na escala de Cb por exemplo. Você escreve ela assim:

    Cb - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb

    e não:

    Cb - Eb - E ....etc ... não se repete a nota E.

    É lógico que na prática seus nomes são diferentes para as mesmas notas (homônimos). Mas numa leitura (partitura) ou análise harmônica/melódica elas se enquadram.

    Tomasi
    Veterano
    # nov/09
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    acordes aumentados e diminutos

    diminutos

    são formados pela tônica + 3m (3 semitons) + 5m (6 semitons)

    ex: C° --> C _ D# _ F#

    é o mesmo que pegar o acorde B e aumentar meio tom da tônica

    ex²: F° --> F _ G# _ B

    é o mesmo que pegar o acorde E e aumentar meio tom da tônica

    -------------------------
    aumentados

    como o nome diz tem uma nota aumentada, nesse caso é a 5ª
    são formados pela tônica + 3M (4 semitons) + 5aum (8 semitons)
    ou seja, no caso dos acordes maiores, divide a escala dos 12 semitons em 3 partes iguais

    ex:
    C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C - C# - D - D# - E

    para formar Caum (C5+)

    acorde natural de C = C + E + G --- basta aumentar a quinta (G) em meio-tom ------>

    C + 4 semitons - E +4 semitons - G# --- C _ E _ G#

    e o mais interessante...

    basta inverter a tônica dos acordes maiores para se obter mais dois novos acordes aumentados:


    C5+ = C E G#
    E5+ = E G# C
    G#5+ = G# C E

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
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    Tomasi

    C° --> C _ D# _ F#

    F# é uma 4a aumentada... Cuidado com enarmonia. O correto é Gb.

    O mesmo com o F°

    Na verdade é F, Ab e Cb

    Em tons dá na mesma, mas esta troca de nome (por causa da enarmonia) pode complicar as coisas.

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