Vale a pena Estudar Guitarra Sozinho???

Autor Mensagem
heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


RflMelhado
Vale a pena Estudar Guitarra Sozinho???

Se vc tiver facilidade pra aprender, sim.

Caso contrário, vai de professor.

teuabreu
Veterano
# out/05
· votar


Eu sou muito bom e estudo sozinho!hehehe

RflMelhado
Veterano
# out/05
· votar


teuabreu
Eh bastante humilde tambem neh, heheheeh, zueira truta....

RflMelhado
Veterano
# out/05
· votar


maniac123

edscampos

Vcs Jah fizeram aula?

Mad_Jazz
Veterano
# out/05
· votar


Cara, eu aprendi tudo que sei comigo proprio por si só independentemente por solitariedade... por isso acho melhor um professor...

RflMelhado
Veterano
# out/05
· votar


Mad_Jazz
huahuahuahuhauhuahua, essa foi foda trutão...

DarkStorm
Veterano
# mai/10
· votar


boas pessoal,
desculpem mas na minha opiniao vale sim a pena estudar guitarra sozinho...

caso nao saibam, Jimi Hendrix (considerado melhor guitarrista de todos os tempos) aprendeu guitarra sozinho e vejam onde ele chegou... Por isso, nao digam que nao vale porque se nao valesse ele nao era o que foi..

fiquem bem pessoal

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


DarkStorm

Por isso, nao digam que nao vale porque se nao valesse ele nao era o que foi..

Olha cara, o prêmio de melhor "up" inútil tu não leva, porque tem vários especilistas que estão indo muito bem também...

Agora, o prêmio de frase mais engraçada, esse acho que tu leva!!!

Abraço!

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros

Esse prêmio ele leva certeza!

DarkStorm

Realmente Hendrix aprendeu sozinho, mas ele é um em um bilhão, e por isso que depois dele até agora depois de num sei quantas décadas ainda não apareceu outro, mas pra que complicar se voce pode simplificar, pegue um bom professor e vai aprender assim que é melhor e mais simples, ficar se matando sozinho igual mané pra aprender o que é dórico por exemplo é burrice na minha opinião, sendo que um professor te explica isso em 15min. É a mesma coisa que querer aprender física em casa sozinho sem ir pra faculdade.

DarkStorm
Veterano
# mai/10
· votar


eu nao digo que nao seja mais rapido aprender com professor, nunca disse o contrario...

no entanto, acho que nao e por aprender sozinho que se sabe menos ou se toca menos que com professor...

abraço

ricardopaulob
Veterano
# mai/10
· votar


Realmente isso depende da pessoa... Eu já sabia tocar guitarra e violão.. Mas fiquei uns 5 anos parado e esqueci tudo, os dedos enferrujaram.. E estou há uns 2 meses estudando sozinho e estou evoluindo muito pouco para o que eu gostaria..

Mês que vem começarei aulas para agilizar.. Eu acho muito importante a presença de professor, pois ele corrigirá sua postura, sua técnica, posição dos dedos e mãos.. Ele estará para ajudar em tudo, não apenas em exercícios e notas.. Se for só isso, fica em casa mesmo...


Abraços,

DarkStorm
Veterano
# mai/10
· votar


na minha opiniao, com os recursos que hoje em dia se tem (net, etc) da muito bem para aprender sozinho....

eu comecei a aprender a tocar a cerca de 1 ano e ate nem tou a tocar mal...
toco com amigos meus que aprenderam com professores e nao sinto que sei menos que eles ... alias, muitos nem conseguem tocar coisas que consigo...

mas tal como disseram isso depende das pessoas, da dedicaçao, entre outras coisas


Abraços,

DarkStorm
Veterano
# mai/10
· votar


ah, em relação a aprender sozinho o kirk hammett dos metallica tambem aprendeu sozinho (apenas teve aulas durante muito pouco tempo no inicio)...

teve apenas mais tarde quando já tocava nos metallica aulas de aperfeiçoamento...

fiquem bem,

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


DarkStorm

Velho, te peço desculpas sobre a "frase engraçada", não tinha reparado que tu é de Portugal!

É que a maneira que tu montou a frase fica estranha aqui no Brasil, mas soa normal em português de Portugal!

Sobre o assunto, depende de quanto tu estuda e da didática do professor.

Já tive alunos que foram auto-didatas por anos e em dois meses de aula, aprederam e desenvolveram mais que durante todos os anos de auto aprendizado. Mas se a pessoa for inteligente, perpicaz, tiver uma boa dose de auto-critica e souber manter o foco, o auto-didatismo claro que funciona.

Muito gênios foram auto-didatas.
Eu não sou um gênio, por isso tive professores.

Abraço!

The_Jhoe
Veterano
# mai/10
· votar


Vale a pena Estudar Guitarra Sozinho???

Não, compre uma guitarra e sempre deixe a televisão ligada para voce não se sentir sozinho ...

Agora sério, eu toco violão a uns 2 anos mais só de sacanagem, pegando cifra e tocando, ai aprendi sozinho...
Mas agora me manda fazer uma pentatonica, eu embolo huauhahu
Não manjo quase nada de teoria ...
Como é muito dificil achar um conteudo bom na internet, e como não tenho sobrenome Malmsteen...

Vou começar a fazer Aula exatamente hoje, conheço um cara formado lá na UFRJ, e é super gente boa, vai me fazer um preço bacana =) !
Cara todo mundo vai te aconselhar fazer aula cara !
E sério o ser humano só evolui quando ele tem um rumo !
E um professor te dá esse rumo !
Abraço!

elciojoe
Veterano
# mai/10
· votar


O que pode haver são decepções quando se encontra professores enrolões. Isso já aconteceu comigo. Quando eu encontrar um "bom professor", que queira ensinar de verdade e que faça isso por um preço que esteja ao meu alcance, eu voltarei as aulas. Por enquanto, estou me virando na net.

Abraços

elciojoe
Veterano
# mai/10
· votar


Leiam isso:

Canhotinho da Paraíba nasceu em Princesa Isabel, no interior da Paraíba. Ainda jovem, ele veio para o Recife, onde ganhou fama ao se especializar em chorinho, um ritmo tipicamente carioca, mas que com ele ganhou um toque nordestino, a ponto de ele ser considerado o rei do estilo.

Por ser canhoto, tocava com o violão invertido, mas sem inverter as cordas. Aprendeu a tocar no mesmo violão que tinha que compartilhar com os irmãos que eram destros. Embora fosse filho de pai violonista, não teve a oportunidade de aprender com ele exatamente por ser canhoto. Canhoto aprendeu a tocar só.

Fonte
: O Dia Online

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Isso de aprender a tocar sozinho é extremamente relativo, muitos tem facilidade de assimilar as notas etc. Outros já são bem mais lentos e precisam de muita ajuda.

Quando aos exemplos citados todos eles aprenderam sozinhos porque não tinham a oportunidade de ter aulas particulares às circunstancias os obrigaram a aprender dessa forma!

elciojoe
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo

Quando aos exemplos citados todos eles aprenderam sozinhos porque não tinham a oportunidade de ter aulas particulares às circunstancias os obrigaram a aprender dessa forma!

Isso também é uma verdade.

The_Jhoe
Veterano
# mai/10
· votar


*Escrevi um texto um pouco extenso mais vale a pena ler*

Cara o interressante é o seguinte a midia as vezes é muito "Ignorante" nas noticias ...

Se o cara sabe fazer dois acordes no violão e ele diz que aprendeu sozinho a midia vai falar que ele toca é um rei do estilo dele e que aprendeu sozinho, mas o cara não sabe nem fazer nem o que é um bemol, muito menos uma pentatonica...
Temos que analisar o aprender...
Acho que qualquer um que comprar uma revistinha de musiquinha na banca de jornal ( Assim como eu fiz ) pegar um violão velho e botar os dedinhos onde indica e ir treinando isso o cara aprende sozinho ...
Mas o cara só vai saber que o "D" é um triangulo deitado com 1 dedo na terceira "casinha" e dois na segunda "casinha" ...
Digamos que eu aprendi a tocar sozinho ...
Mas era isso que eu sabia fazer "Ler" cifras, mesmo assim muito mal ....

Ontem tive minha "PRIMEIRA" aula de guitarra e cara por mais idiota que você ache que é os exercicios... ou voce pense ahh eu quero é tocar musica e não ficar fazendo "1234" "1243" com palhetada alternada huahaha

Mas é isso cara professor te da rumo te cobra resultados e tem muita gente boa por ai que cobra baratinho eu tenho até uns "conhecidos" que tem alunos de graça que ensinam por prazer de ter um tempo pra se dedicar ao instrumento ...

Ahhh cara meu conselho é esse:
- Se possivel faz aula, o professor te corrige quanto a tempo, quanto a acentuação e tudo mais ...
- Se não for possivel, estude o basico primeiro mais estude mesmo não tente passar as partes que vc acha dificil " Como usar o dedinho mindinho " que pra mim foi uma luta, muita das vezes evitava usa-lo agora vejo como o danado me faz falta ...

No mais pode sempre contar com a galera do FCC mas NÃO ACREDITE EM TUDO QUE LÊ !
Tem muita gente que sabe e tenta ajudar, mas do mesmo modo tem muito "FDP" que te dá mta idéia errada...
Tenta ler os topico dos mais aclamados, Bertola, De Ros.. etc... etc... etc.. !

Forte abraço !

jwnyor
Veterano
# mai/10
· votar


Cara estudando sozinho... da pra vc aprender, e tipo conheço gente mto boa q no fim aprendeu sozinho...

Só q a vantagem de se ter um professor, é q ele tem uma sistemática de ensino, e segue um cronograma, q provavelmente vai fazer vc crescer de uma maneira equilibrada...

Por exemplo, vc aprendendo a tocar sozinho, as vezes, vc fica mto bom numa coisa, mas em outras deixa a desejar, e c um professor, ele provavelmente vai te ensinar a pelo menos ter uma certa habilidade em todos os estilos... Tipo, eu faço conservatório, e sem professor, provavelmente eu demoraria muito, talvez mais de um ano, para chegar ao nível que eu estou fazendo aula a dois meses...

Monsfogueri
Veterano
# mai/10
· votar


Não estuda sozinho não cara, é extremamente dificil, e vc nunca axa nd de bom na internet, pode até axar, mas nunca é completo o conteudo.


Eu falo por experiencia propria, eu sempre toquei guitarra, mas por causa dos acasos da vida, nunca deu pra fazer aula, e hj me arrependo de não ter encontrado um professor bom, pq agora eu vou começar a trabalhar e estudar, e quero ver agora arrumar tempo pra treinar guitarra...




Uma vantagem de aprender guitarra sozinho, pelo menos por um tempo, é q vc desenvolve um estilo de tocar, mesmo aprendendo outros diversos estilos, vc sempre vai ter uma coisa da vida de autdidata q vai ter caracterizar, o q eu não vejo mto acontecer entre aqueles caras que jah começam logo de cara com um professor foda e estudando 5 hrs por dia, apesar de tocar pra caramba e fazer uns bends esquisitos pra fora do braço q eu não dou conta...

Ed Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


Aulas são necessárias para professores!

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Ed Gomes

Será que é por isso que eu faço aula até hoje?

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Foi nos dado o exemplo de Jimi Hendrix,ele cresceu nos anos 50 naquela época o preconceito com os negros era absurdo nos EUA e ainda por cima ele era descendente de cherokee (índio) ,vocês acham que a situação financeira da família dele era legal? Seus pais eram divorciados ele tinha que cuidar do irmão mais novo, agora eu pergunto será que um jovem Negro dos anos 50 tinha condições de para aulas de guitarra?
É como eu disse lá em cima as circunstâncias o obrigou a aprender sozinho ele não teve escolha!

Scrutinizer
Veterano
# mai/10
· votar


Isso depende. Eu sou autodidata em guitarra, violão e "teoria", aprendi partitura, harmonia e contraponto sozinho, e continuo aprendendo o que posso. Mas isso só funciona quando você tem suas metas e seus sistema.
E até por isso gosto de ter sido autodidata, não tive um professor para me dizer quais são os objetivos de um músico e por causa disso acho que tive uma evolução significativa. Eu tive alguns professores, que duravam 2 meses e não ensinavam nada do que eu não sabia, atualmente estou procurando um bom para me ensinar violão clássico, já que minha postura é uma merda.
Iniciantes tendem a ficar meio perdidos e sem rumo quando pegam o novo instrumento, por isso é bom ter um professor, pelo menos para te guiar no começo. E no fim é como disseram, para alguns o autodidatismo funciona, para outros não.

Ed Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros

Não sei, mas tem muito professor aí que inventa curso Basico 2, 3, 10, Avançado 15, Master X, etc, só pra chupar o dinheiro dos outros. Tenho um colega que fiquei sem ver durante anos. Quando o encontrei, ele estava revoltado. Me viu tocando e disse:

Eu sei que voce nunca pegou aula. Eu levei 2 anos pegando aula com X (professor conhecido em minha cidade), não aprendi nada de util, e ele ainda empurrou todo o equipamento que ele não queria mais. Não toco nada, to cheio de tranqueira em casa e paguei uma grana forte a ele...

Eu não acho que ninguém necessite de professor. Ajuda, mas não é fundamental.

Ed Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


Corrigindo:

Eu não acho que ALGUÉM necessite de professor. Ajuda, mas não é fundamental.

DarkStorm
Veterano
# mai/10
· votar


nao faz mal por ter dito aquilo da frase... :)

nao levei a mal ... eu percebi que nao tinham reparado que eu sou de portugal :D

eu toco a cerca de um ano e ate nem toco assim muito mal... e obvio que nao sou um genio como e obvio mas nem toco mal...

eric bluesman
Veterano
# mai/10
· votar


acho q quando falamos sobre aulas devemos pensar no seguinte, q nos temos q coordenar nosso aprendizado com o professor pois mesmo nao tocando o necessario podemos perceber a evolucao e quando somos enganados acho q no caso deve ser feita uma avalicao do q esta sendo absorvido e tem nos trazido resultados , tenho um amigo q so queria fazer aulas com pessoas de nome pra fazer status e os caras cobravam muito pra ele ficar estudando 2 desenhos de pentatonicas e tinha uma variante , ele tb nao tirava do cara oq precisava e ate mesmo oq queria , ai fica complicado pois nao aprendia e pagava 160 reais pra nada .

eu ja faço o seguinte , escolhi um professor muito bacana e com conhecimento e formaçao no conservatorio dramatico de tatui mas nao careiro e fiz uma coisa q tem q ser avaliado tb, o HISTORICO isso eu acho tb muito importante , conversar com ex alunos e tal isso ajuda. eu aprendo oq preciso e tb peço alguma coisa alem do seguimento da materia , mesmo tendo professor vc faz a sua aula na minha opiniao.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena Estudar Guitarra Sozinho???