Preciso de ajuda - limpar a guitarra

Autor Mensagem
spacegh0st
Veterano
# out/05


e aê povo...

só pra constar, já usei a busca, e vou citar só as dúvidas que não tem como encontrar pela busca...

bom hoje eu vou trocar o encordoamento da guita, e resolvi dar uma geral nela (comprei ela faz uns 8 meses e até hoje não limpei ela pra valer mesmo)... limpava sempre com pano úmido e depois pano seco...

bom, a ponte dela é Floyd Rose, e ela tá ok, exceto por aqueles "quadradinhos" que prendem a corda, os das cordas de cima estão ficando esbranquiçados (pois são os que mais acumulam suor e tal)... o que faço pra limpar eles direito? pra voltar à cor original preta (se for possível)?

ah e eu li em alguns tópicos sobre um óleo de limão, mas falaram que só pode usar álcool isopropilico (algo assim).. que álcool é esse? só tenho o etílico (normal) aqui em casa, pode fazer mesmo assim?

e quanto à limpeza dos trastes, alguns dizem pra passar bombril, outros pra passar só escova de dente... qual o melhor jeito?

e passar cera de carro na madeira, tem algum problema? a cera é boa (grand prix)...

bom é isso, agradeço quem puder me ajudar...

spacegh0st
Veterano
# out/05
· votar


up!
antes que eu faça merda! :P

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
· votar


eu tbm gostaria de saber dessas coisas, pq nao sei =x

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/05
· votar


Limpo minha guitarra om lustra-móveis. Faço isso há muito tempo e nunca deu nada.
Na escala, uso lustra móveis com uma escova de dentes velha, pra tirar a sujeira. Depois vc pode usar um óleo natural, não sei o nome, para dar uma cor bonita à escala.

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


spacegh0st

Pra limpar a escala eu uso óleo de peróba ou óleo de linhaça. Eu pingo algumas gotas em cada casa da escala e espalho com uma escova de dentes. Deixo por 1 minutos mais ou menos. Depois disso, esfrego a escova de dentes pra tirar a nhaca que fica na escala. Passe um pano seco e limpo e pronto.

Quanto a cera de carro, você pode passar dependendo da pintura da guitarra. Em pintura convencional dá pra passar numa boa. Algumas pessoas dizem que a cera do carro é abrasiva, e eu concordo, pois se não for abrasivo, não rola polimento, certo?!

Já em guitarras com a madeira exposta, sem pintura, você pode passar o mesmo óleo de peroba ou de linhaça... tanto faz.

Pra limpeza da sua ponte tipo Floyd Rose, você pode usar a mesma escova de dentes, só que desta vez eu recomendo usar óleo de máquina de costura (aquele óleo Singer) e esfregar com a escova de dentes. Passe um pano pra secar (apenas tirar o excesso da superfície).

Quanto a cor da sua ponte eu acredito que não tenha solução química, no caso você teria de aplicar um novo banho (ou pintura). Mas somente se isso atrapalhar na performance da ponte, do contrário não vejo nada demais ela perder o brilho.

Quanto a limpeza dos trastes eu recomendo apenas a limpeza com a escova de dentes. Nada de lixar ou usar palha-de-aço pra dar brilho. Neste caso você acaba desgastando muito mais rápido os seus trastes só por causa de um brilho que não dura nem uma semana. E a troca ou retífica de trastes custa muito caro e leva muito tempo. Então vai de você pesar os seus interesses e ver o que compensa mais.

Boa sorte!

spacegh0st
Veterano
# out/05
· votar


The Blue Special Guitar
LeandroPanucci
ok, muito obrigado pela ajuda!

marc.cr
Veterano
# fev/06
· votar


Ae povo...
Pra começar, sou novo aki no forum... sejo bem vindo..

Num sei se tô ressucitando o tópico, se tiver foi mal.. (achei na busca)

O tópico ta bom, mas sobraram dúvidas... (obs: sou novato em guitarra)
Eu posso passar o oleo de peroba nos trastes tb?

E o que passo pra tirar a ferrugem da ponte?

Aproveitando o tópico, alguém pode me explicar o que é uma ponte "Floyd Rose"?

[]'s

marc.cr
Veterano
# fev/06
· votar


Up!
Ajuda aê!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


marc.cr
Existe uma opção de busca no menu lá em cima, ^
Lá vc encontra muitas respostas para suas dúvidas que já foram dúvidas de muitos por aqui anteriormente.
Aproveite para pesquisar tudo o que vc tem direito, pois por aqui já passaram muitas explicações bacanas.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

Fabio, vc sabe me dizer que produto usar pra limpar um instrumento com acabamento em nitrocelulose ? (A guitarra tem acabamento natural, não tem cor, é só o verniz fosco em nitro)

Pode passar coisas do tipo "lustra-móveis" ?

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


spacegh0st

As dicas q eu ia passar o Panucci já mandou ;)

GUGALOO
Veterano
# fev/06
· votar


Eu uso jimo silicone em tudo. Será q tem problema??

Fabricio Breve
Veterano
# fev/06
· votar


Aproveitando o tópico: vocês tiram as cordas pra limpar a escala? A mudança brusca de tensão por tirar todas as cordas prejudica o braço, mas limpar com as cordas ali é um saco. E aí?

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


marc.cr

Pode passar óleo de peróba nos trastes que não vai danificá-los. Só não vai surtir efeito algum sobre eles. O efeito é sobre a escala mesmo.

JoeCruzGuitar

Não acho legal passar lustra-móveis, porque é a base de água e pode se infiltrar na madeira. Não sei nada a respeito disso, mas uma vez passei lustra-móveis na minha escala (escura) e ficou cheio de mancha branca nos veios da madeira. Só saiu quando passei óleo de linhaça.

Fabricio Breve

Eu limpo a escala toda vez que troco o encordoamento. Não há nada de errado em tirar todas as cordas do instrumento. É complicado mesmo limpar a escala com as cordas na guita. Eu não faço assim.

marc.cr
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
A primeira cois que tentei foi a busca...
tinham uns topicos sem nada praticamente, outro q o cara queria passar pasta de dente na escala, e esse aqui, q foi o melhor....


LeandroPanucci
Comecei a limpar ela hj.. Passei o oleo de peroba na escala e trases (ficou como nova), passei wd-40 na ponte e no jack(não sei se escreve assim), vou passar tb nas cordas e captadores...
Tem algo errado no q fiz e no q vou fazer?

[]'s

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


marc.cr

Tá tudo certo.

Você pode passar óleo na ponte. Eu prefiro limpar a ponte a seco, só com uma velha escova de dentes. Depois de colocar as cordas eu coloco um pouco (bem pouco mesmo) de grafite em pó na parte em que a corda fica em contato com a ponte (nos carrinhos).

Eu não aconselho passar qualquer produto nas cordas, principalmente WD, pois sempre fica resíduos (sobretudo em cordas encapadas) e prejudica na estabilidade da afinação.

O ideal é limpar as cordas com um pano limpo e seco após tocar... sempre!

marc.cr
Veterano
# fev/06 · Editado por: marc.cr
· votar


Sobre o WD nas cordas, eu ia passar depois de pô-las e afinar....
O óleo de peroba e o WD estou passando com uma escova de dentes tb.. (na verdade nem é WD, é genérico, WD virou óleo assim como bombril virou esponja de aço; mas vou comprar o WD40 "original")
Mas sempre passo um pano nela...

O que o grafite faz nos carrinhos?
E o que são cordas encapadas?

[]'s

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


marc.cr

Não passe óleo nenhum nas cordas, mesmo depois de afinadas. Pense em como isso vai interfeir de forma irregular e inconstante na vibração das cordas. Quer experimentar, tudo bem.

O grafite é um lubrificante seco, que estando entre o carrinho e a cordas, diminui o atrito entre eleas. O atrito também é responsável pela desinstabilidade da afinação e da resistência das cordas.

Master John
Veterano
# fev/06
· votar


Somente usem em tonantes velhas:
-solvente industrial
-acetona
-álcool pra dar um brilho
-ácido sulfúrico pra tirar a ferrugem

marc.cr
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci
Eu li em algum lugar do forum que eu posso passar nos carrinhos lápois 2b...
serve?

rafaelcds
Veterano
# jun/06
· votar


Ae glr.
Tenho uma Fender Richie Sambora...
A pintura do corpo, nas curvas onde fica apoiado na perna, na cavidade onde "coloca" a mão para tocar lah pros trastes 18 pra cima... ta bem manchado.. escuro mesmo...
A pintura dela é creme...
Será que a cera de carro tira essas manchas?
Tentei tirar com esponja umida mas não saiu...

O escudo dela tem umas partes bem amareladas... alguem conhece algo pra tirar o amarelado?

D4rk3nX
Veterano
# jun/06
· votar


LeandroPanucci

ae leandro se tava falando que a passar lustra-moveis pode infiltrar agua na madeira, eu tenhu um les paul,s e acha que tem problema passa so no corpo dela? ali na parte de tras da escala tb??


Ah, e vc recomenda tb o oleo de peroba para escala??

Vlw! xD

rafaelcds
Veterano
# jun/06
· votar


- Óleo de Peroba pro braço. Correto? De quanto em quanto tempo pode-se passar?
- Cera de Carro pro corpo. Correto? De quanto em quanto tempo pode-se passar?
- Tirar manchas do escudo. Como?

THE GUITAR MAN
Veterano
# jun/06
· votar


Eu particularmente não gosto de ficar passando nada, apenas um pano seco, flanela nas cordas e por baixo das cordas (entre as cordas e o braço, que sai muita sujeira) fora isso não passo é nada!
Flanelinha e nada mais...

rafaelcds
Veterano
# jun/06
· votar


THE GUITAR MAN
mas isso pq sua guitarra deve ta um brinco...
no braço da minha eu nao acho q precise passar nada.
mas queria tirar a mancha do escudo e algumas manchas da propria pintura do corpo.

THE GUITAR MAN
Veterano
# jun/06
· votar


rafaelcds

Cara, tem um produto da GHS, eu não sei o nome, vou ver se acho com o meu luthier, o produto é foda, fica um brinco o instrumento, de repente funcione para o seu equipamento!

Abçs

rafaelcds
Veterano
# jun/06
· votar


THE GUITAR MAN
Vlw kra...
Pq minha guitarra é de 1997... Só que ela passou 6 anos parada.
É uma Fender Richie Sambora. A cor da pintura é creme... e tem umas partes mto manchadas... dá um pouco de desgosto sabe... :/

Dr Stein
Veterano
# jun/06
· votar


rafaelcds
É uma Fender Richie Sambora. A cor da pintura é creme... e tem umas partes mto manchadas... dá um pouco de desgosto sabe... :/

dá pra mim então \o/

THE GUITAR MAN
Veterano
# jun/06
· votar


rafaelcds

Vixi, tá montado na guita pow, eu que nao deixo encostado nem fucks, rsrs, vamos negociar!

rafaelcds
Veterano
# jun/06 · Editado por: rafaelcds
· votar


THE GUITAR MAN
Dr Stein
Foi presente. Ganhei de um pai de um amigo meu (melhor amigo. mas ja era melhor amigo antes da guitar)... Ele sabia que eu era fissú em guitarra e violao... só tinha um violao aki... e tao cedo ia conseguir comprar uma guitar... pra vcs terem uma ideia demorei mais de 1 ano jutando pra comprar a X V-Amp ( R$ 360,00 ) e meu ainda completou. heuhauhea
Acredite quem quizer.
Meu pai é pão durasso... tem carro du baum... mas quando se falava de musica ele dizia que bastava uma guitarra de 300 contos... bem que eu queria pelo menos isso.. mas nem pra uma bixa dessa ele abria o bolso.

Pois eh.. o pai dele nem tocava nela...
Quando peguei ela nem sabia que era boa... ha 1 ano que eu fui saber que o Dimarzio dela era poderoso... mas tb eu nem tinha pedaleira antes. :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de ajuda - limpar a guitarra