Cromatismo?

Autor Mensagem
Lucas Gatto
Veterano
# set/05


Eu improviso de ouvido mesmo, as vezes uso modos e talz, mais como improvisar usando cromatismos, nao vai cair em notas "fora do tom" ?? ah sei la, nao entendo ainda direito, por favor, dicas de improviso!!

LeatherFace
Veterano
# set/05
· votar


Dicas de improviso.... Estude as escalas, e comece a improvisar encima delas...
Só nao entendi muito bem... cromatismo não seriam exercícios para desenvolver a digitação, coordenação, e agilidade ....
Você quis dizer improvisar com velocidade....

darkwolf
Veterano
# set/05
· votar


não.. acho que ele quis dizer improvisar com escalas cromáticas ou seila... uma vez eu ouvi falar, mas nunca parei pra ter certeza, que o petrucci faz mt uso disso

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/05
· votar


Lucas Gatto
Pode usar cromatismo, sim. Essas notas "fora do tom" é que são a graça do negócio. Mas, evite terminar as frases nessas (embora às vezes soe interessante). Use-as como notas de passagem.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Pode usar cromatismo, sim. Essas notas "fora do tom" é que são a graça do negócio. Mas, evite terminar as frases nessas (embora às vezes soe interessante). Use-as como notas de passagem.

Isso mesmo, ouça Pat Metheny e vc vai entender cromatismo.

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


Lucas Gatto
"fora do tom"

É como se você fugi-se e volta-se, você brinca com isso.

Como falou o Deji, escute Pat Metheny que vai ser melhor do que qualquer resposta

Corupá
Veterano
# set/05
· votar


A "fugida" de tom mais famosa é a "blue note" na pentatonica. É uma 4ª aumentada, que dá o clima blues. Mas tbm geralmente só soa interessante se usada como nota de passagem.

dé alves
Veterano
# set/05
· votar


fica legal cromat. as pentas . vc pode cromat. por exemplo:
e------------------------5678------------------------------
B-------------------5678-----------------------------------
G--------------5678----------------------------------------
D----------567--------------------------------------------
A------567------------------------------------------------
E-5678-----------------------------------------------------


dé alves
Veterano
# set/05
· votar


lembrando q essa ideia é muito legal , mas tem q ter bom gosto para aplicala. é legal fazer rapido e não parar nos nas notas q estão fora da escala.

dé alves
Veterano
# set/05
· votar


a melhor definicão de escala cromatica q eu tenho,é a seginte!!! a escala sai de uma nota e vai até a mesma nota uma oitava a cima . vale lembrar tbm , q as vozes são muito importantes em um solo legal, a distancia de uma nota a outra!!!!

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/05
· votar


dé alves
"a melhor definicão de escala cromatica q eu tenho,é a seginte!!! a escala sai de uma nota e vai até a mesma nota uma oitava a cima"

Melhor deifinir como uma escala constituída somente por intervalos de meio-tom. :)

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


Melhor deifinir como uma escala constituída somente por intervalos de meio-tom. :)(2)

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


uma vez eu ouvi falar, mas nunca parei pra ter certeza, que o petrucci faz mt uso disso
darkwolf
faz sim, mas o cara é muito experto

eltorto
Veterano
# set/05
· votar


Lucas Gatto
Cara seguinte tome cuidado para usar cromatismo procure usar isso dentro das escalar por exemplo no modo Jônio em C maior.
Seria isso
e-------10,11,12,13----------------------------------------
B------10,11,12,13-----------------------------------------
G---9,10,11,12---------------------------------------------
D---9,10,10,12---------------------------------------------
A-8,10,11,12-----------------------------------------------
E-8,10,11,12-----------------------------------------------
Se vc usar de outra maneira tbm funciona porque o cromatismo tem todas as notas do campo hamonico, porem as notas ficam jogadas para evitar isso use sempre dentro dos desenhos como o exemplo acima no modo Jonio.
Abraço ..

eltorto
Veterano
# set/05
· votar


Corrigindo.
e-------10,11,12,13----------------------------------------
B------10,11,12,13-----------------------------------------
G---9,10,11,12---------------------------------------------
D---9,10,11,12--------------------------------------------- essa linha digitei errado rsrsrs é 9,10,11,12 e não 9,10,10,12
A-8,10,11,12-----------------------------------------------
E-8,10,11,12-----------------------------------------------

dé alves
Veterano
# set/05
· votar


legal isabel sua definicão foi melhor q a minha!!!kkkkkk

dé alves
Veterano
# set/05
· votar


vc fala de onde isabel??? toca a muito tempo???

dé alves
Veterano
# set/05
· votar


eltorto, legal esta correto !!!

zealot
Veterano
# set/05
· votar


eltorto
E-8,10,11,12-----------------------------------------------
pq nessa corda nao entrou o 9 ??

eltorto
Veterano
# set/05
· votar


zealot
Poderia entrar o 9 sim, mais a digitação fica ruim porém se entrar o 9 tbm está correto só que dentro da intenção cromatica(Cromatismo dentro dos modos Gregos),é sempre recomendado usar somente 4 notas por corda para obter maior velocidade, infelismente devido a quantidade de dedos teriamos que dar um slide para caçar a outra nota onde perderiamos performance.
Abraço...

Bilyson
Veterano
# set/05 · Editado por: Bilyson
· votar


naum façam cromatismo soh assim....1234 fede.........juntem as escalas q vcs podem usar na base.....e façam licks q sigam uma logica subindo ou descendo o braço..sei lah.....q fikem umas notas juntas as vezes tipo 123.....mas naum soh subir e descer essa merda de 1234....se vcs juntarem varias escalas as vezes vc tm um cromatismo infinito....eh soh saber oq usar.....eh legal juntar escalas!

se eu fizer um comatismo desses (1234 e essas coisas A LA Dave Musteine,eu curto ele pra kct...mas ele faz cromatismos massas em BASES!)na aula pro meu professor qndo eu to improvisando axo q ele quebra a guitarra dele na minha cabeça!...

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


use e abuse cara, invente.

oq eu gosto muito de fazer por exemplo é descer uma escala (shape qualquer) e no final em vez de cair na nota certa (aguda) ir meio tom a mais e ir voltando em intervalos de terça (intervalos a gosto).

vale a mesma coisa se tu tiver subindo. cromatismos também são muito legais com ligados.

eltorto
Veterano
# set/05
· votar


Bilyson
naum façam cromatismo soh assim....1234 fede
Relaxa assim que começa, o legal não é só fazer isso que vc disse como tbm usar cromatismo dentro de determinados pontos da escala e continuar a executar a escala normal Cromatismo é uma intenção nda do que foi dito significa que deve ser seguido aqui tem alguns pontos com a maneira correta de usar sem deixar notas jogadas agora como tocar vai por conta do artista poderia por exemplo usar a inteção cromatica com saltos fica muito interessante.
Abraço...

LeatherFace
Veterano
# set/05
· votar


Uhm... bacana... na verdade nunca procurei sobre improvisação encima de cromatismo... ja ouvi falar em escalas cromáticas e tal... ;) bem interessante

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


é muito simples, vc pode usar aproximações cromáticas usando as tríades ou tétrades de um acorde, q serão as notas alvo

Skider
Veterano
# set/05
· votar


uma vez eu ouvi falar, mas nunca parei pra ter certeza, que o petrucci faz mt uso disso

Sim, vc ve isso em "AS i am"

Lucas Gatto
Veterano
# out/05
· votar


Vlw gente, to pegando a ideia da coisa, e eh, os solos do petrucci em geral tem muito cromatismo neh, do Jordan Rudess tbm... sou baixista gente, mais é legal solar as vezes, e como guitarrista tem mais conheçimento do que baixista(nesse aspecto) vim perguntar aqui

gui_l
Veterano
# out/05
· votar


No final do solo d Under A Glass Moon tem isso...


e-------------------------16-17-18-19-19-18-17-16--------------------- ----------------
B-------------16-17-18-19-------------------------19-18-17-16--------- ----------------
G-15-16-17-18-------------------------------------------------18-17-16 -15-18-17-16-15-
D--------------------------------------------------------------------- ----------------
A--------------------------------------------------------------------- ----------------
E--------------------------------------------------------------------- ----------------


e---------------------------------------------------------
B---------------------------------------------------------
G---------------------------------------------------------
D-18-17-16-15---------------------------------------------
A-------------18-17-16-15---------------------------------
E-------------------------18-17-16-15-13--12--10--11----9-


LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Lucas Gatto

como improvisar usando cromatismos, nao vai cair em notas "fora do tom" ??


Leia este tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47263/


Notas que não pertencem a escala pode fazer uma grande diferença no seu solo.

Bilyson
Veterano
# out/05
· votar


o interessante eh vc usar notas q tao fora e passarem elas pra dentro da base......

se uma base esta em A7.......eh evidente q uma escala q se encaixaria perfeitamente seria a Penta de A7.....mas eh obvio q vc poderia usar a Penta de Am7(homonima de A7) para dar um clima mais variado

Porém,se vcs notarem a penta de Am7 tm uma nota q esta fora do acorde,a 3a menor,logo ela nao serve para repouso...intao o interessante eh fazer ela entrar no acorde..fazendo por exemplo um Bend ou Slide para dentro da Penta A7...
O msmo aconteceria com a BLue NOTE

...essas notas sao boas notas de passagem...pois passam de uma tensao no solo(um desconforto para o seu ouvido)e se encaixam na base...por isso tm q tomar cuidado com cromatismo pra nao sair fora q ia dar um "choque" mto grande em seu solo...

Me corrijam se eu falei alguma coisa errada....uhuhuh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cromatismo?