cromatismo

    Autor Mensagem
    guitar noob
    Veterano
    # mar/03


    oq eh cromatismo??eh akele trosso d toka solo com o indicador e do meio?

    joao balao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    cromatismo são notas dadas em sequencia de semitom.
    ná pagina inicial do cifraclub, vai na seção "cromatismos"

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    por exemplo, tocar nas casas 5678 de uma mesma corda, seguidamente, é um cromatismo...ou 234, etc

    guitar noob
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ahm thanx

    muchex
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Eu nem acho que isso da mta velocidade

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    a maioria dos solos rapidos possuem cromatismos.

    se vc domina cromatismos, tem boas condicoes de atingir boas velocidades.
    Flw.

    xande
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    aquele solo q tem no meio da musica naum deixe o mar te engolir do charlie brown é cromatismo?

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Bom, até aonde eu sei (que nao é muito longe), o cromatismo deriva da escala cromatica, que possue todas as notas dos intervalos, de semi-tom em semi-tom.

    Mas isso nao quer dizer que voce pode cromatizar em qualquer lugar.

    Se voce está solando em C/Am por exemplo, voce, para cromatizar tem que utilizar a escala cromática de C/Am também.

    A escala cromatica de C começa em C e vai subindo de tom em tom. Sendo que a tonica dessa escala é na 6a corda, e ela funciona como se fosse uma escada que vai descendo e chegando cada corda 1 casa mais perto das casas de menor numero.

    Se eu estiver errado alguem me corrija por favor, é até uma duvida minha que isso esteja correto.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ah...basicamente cromatismo eh tocar notas com intervalos de semiton...

    um exemplo eh adicionando a Blue Note na pentatonica menor...da da um cromatismo de 3 notas,

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Puts, to falando da explicação teoria ne filho.
    Basicamente é isso mesmo, logico.

    Igual tocar guitarra é basicamente tocar as notas que soem bem para os ouvidos.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ah..ta bom..

    mas na sua teoria lah tem um erro.

    A escala cromatica de um tom X eh ir de uma oitava a outra seguindo de semiton em semiton, e nao tom em tom.

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Erro de digitação. Tanto é que no começo do meu post eu falei que era de semi-tom em semi-tom.

    E, se nao souber o que ta falando ou nao diz ou diz que ta apenas dizendo o que acha. Senao pega mal.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    e ai.

    Se eu nao souber o q to falano?
    ok.

    Choli
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Então pessual...tem um site que vc pode pegar qlqer escala q vc quiser em qlqer tom e em diversas afinações, pra quem quiser ver pelo menos como é uma escala cromática já tá ótimo!!

    O site é esse aqui:
    http://www.supercifras.net/serv/escalas/index.html

    É isso ai!
    abraços!

    Fahrenheit
    Veterano
    # set/07
    · votar


    xande

    aquele solo q tem no meio da musica naum deixe o mar te engolir do charlie brown é cromatismo?


    É...isso mesmo

    _Raulzito_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu nunca entendi isso direito. O cromatismo segue alguma escala? O GuitarHouse disse, por exemplo, que na escala de Blues menor tem um cromatismo de tres notas, eu conheço essa escala e tem mesmo, mas não conheço nenhuma escala com 4 notas seguidas com intervalo de um semi-tom.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # set/07
    · votar


    _Raulzito_

    Escala cromática!

    ^^

    LeandroP
    Moderador
    # set/07
    · votar


    _Raulzito_

    Ex.:

    Escala de Dó maior:

    C - D - E - F - G - A - B - C

    Observe a distância de uma nota e outra. Você tem a fórmula T, T, ST, T, T, T, ST, certo?!

    Percebeu que onde tem ST você pode tocar duas notas cromatizando?!

    Mas como cromatizar com mais notas?

    Adicione uma nota entre duas notas diatônicas (notas da escala), e pronto!

    Por exemplo: D, E, F

    Divida o tempo da nota D em duas partes, uma pra nota D e outra pra nota D#. Toque D, D#, E , F.

    O importante é o alvo, que no exemplo acima era a nota F.

    Como a idéia era cromatizar, só faltava a nota D# (ou Eb) pra ligar essas duas notas com um tom de distância.

    Observando por intervalos, é muito comum no blues ligar a 3a maior do acorde com a 5a, cromaticamente. E vice-e-versa.

    Por exemplo, um acorde G, você pode cromatizar partindo da 3a (nota B), depois as notas C, C# (a famosa blue-note) e D (a 5a do G).

    Neste cromatismo você ligou duas notas importantes num acorde: a 3a e a 5a.

    Se o acorde for um G7, então o cromatismo pode se estender até este intervalo. A nota de partida é a 5a (D) e o alvo é a 7a (F)... este foi o primeiro exemplo. Na tab eu inverti o caminho, cromatizando da 7a pra 5a, em sentido descendente.

    .
    Exemplo em G
    .
    e----------------3-------------
    B----------------3-------------
    G----------------4-------------
    D----------------5-------------
    A---2--3--4--5---5-------------
    E----------------3-------------
    3 4 #4 5 <--- intervalos
    .
    .
    Exemplo em G7
    e----------------1-------------
    B---6--5--4--3---0-------------
    G----------------0-------------
    D----------------0-------------
    A----------------2-------------
    E----------------3-------------
    7 6 b6 5 <--- intervalos
    .

    Não sei se consegui expressar como eu costumo utilizar cromatismo. Eu penso sempre nas notas alvos... e quase sempre ela é uma nota do acorde ou uma de suas extensões.

    Choli
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Raulzito

    Ouve a Rock this Town do stray cats...o riff principal da música é uma escala de 4 semitons seguidos!!!

    Aliás, essa música é foda...mto boa!

    LeandroP
    Moderador
    # set/07
    · votar


    _Raulzito_

    O riff da música "Aluga-se" do Raul Seixas é um cromatismo de F# até a nota A, que é a "nota alvo"

    Não pense em escalas no cromatismo, mas nas notas do acorde. Experimente cromatizar entre um dos intervalos do acorde. Entre a nota fundamental e a 3a, ou entre a 3a e a 5a ou a 7a do acorde.

    Só existe uma escala com esta característica que você procura: a escala cromática.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cromatismo