Guitarra rítmica (ou base) - essencial e pouco falada

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


MMI
Jimmy Hendrix já falava, o solo é apenas 10% da música, o resto é acompanhamento e isso que é o mais importante

E até hoje o véi Jimi coloca uma galerinha shredder no chinelo, musicalmente falando.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


rcorts
MMI

Esse lance de ser guitarrista puramente base, ou puramente solo, é coisa de quem não ama a música realmente. Até porque um solo não existe de forma totalmente desconexa da harmonia, e a harmonia pura e simples fica muito pobre e monótona.

Mas pessoal... Existe "guitarrista puramente solo"? Para mim existe o guitarrista que não sabe tocar ou que enferrujou essa parte por conta do vício com BT (no caso do renatocaster, que sabe tocar sim). Conheço alguns caras, um deles é professor de guitarra, solando é impressionante, mas não tem a menor noção de como acompanhar e fazer uma base. Eu falo para ir aprender a tocar alguma coisa... kkkkkkk

Jimmy Hendrix já falava, o solo é apenas 10% da música, o resto é acompanhamento e isso que é o mais importante. E aí? O tal do guitarrista solo só entra nessa parte? huahuahua


Eu tbm acho isso muito prejudicial, dar enfoque apenas nos solos. Não é à toa que às vezes muitos não acertam o tom das BT's que são disponibilizadas nos tópicos das Jam's que rolam aqui no FCC, por exemplo. Isso quando o cara pergunta na cara dura qual é o tom da BT, hehehe.

Ou seja, é sinal claro que o cara não estudou tríades e tétrades, formação de acordes, campo harmônico e improvisação em geral. Aí ele fica torcendo para que seja um tom fácil, assim ele pode tocar a pentatônica de Am sem medo, hehehehe.

louislouis
Membro
# abr/13
· votar


De vez em quando aparece um sujeito como o Paco de Lucía, por exemplo, que não entende de teoria, mas tem uma musicalidade admirável (e mesmo ele veio para o Brasil estudar nossa harmonização). Mas o ideal é quem não tem o mesmo talento estudar harmonia, sim. Lembro-me de quando me convidaram para fazer parte de uma bandinha de rock há uns 5 anos. Eu só sabia solar. Cheguei no ensaio e os rapazes não tinham ideia do que estavam fazendo; jogavam acordes aleatórios nas canções para ver quais combinariam e cousas assim. Toquei duas semanas com eles e desisti daquilo. O que mais se vê em canções populares são progressões harmônicas previsíveis, sem modulações, sem criatividade, o que as torna terrivelmente chatas de tocar. E como o rapaz comentou acima, até para solar é preciso ter alguma noção do tom em que está a música, do contrário o sujeito vai tocar qualquer nota e se desculpar argumentando que é cousa de vanguarda, atonalismo. Agora que tenho estudado jazz percebo quanto tempo perdi travado nos quatro acordes mágicos.

Outra: aos 14 anos eu ficava impressionado com velocidade e que tais, mas depois aprendi a gostar de música para os ouvidos mesmo, ou seja, de melodia, não de exibicionismo técnico para os olhos. Foi como alcançar um samadhi quando me dei conta de que o que não falta são guitarristas velozes, mas sim guitarristas que realmente coloquem a guitarra numa posição importante, não apenas como base para uma voz cheia de fry ou vibratos, ou que só apareça em solos de 30 segundos. Aliás, só fui percebendo que solo não era tudo quando um amigo pianista comentou comigo há uns dois anos que achava a guitarra um instrumento ~menor~ porque a quase totalidade dos guitarristas são incapazes de tocar qualquer cousa sozinhos, sem acompanhamento. Penso que os guitarristas chord melody são os mais completos mesmo.

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
louislouis

Faço minhas as vossas palavras. Um exercício mental que eu sempre tento fazer é improvisar sem backing track.

Tipo, primeiramente toco uma progressão de acordes até ficar na cabeça, e depois começo a improvisar marcando os compassos no pé e tentando encaixar no improviso as notas dos acordes, para harmonizar virtualmente na hora do que seria cada mudança. Não sei se consegui passar a idéia aqui direito, mas é isso.

Estou longe de ser um virtuose, mas tenho desenvolvido muito meu senso melódico e harmônico com isso e é um conselho que sempre passo para meus alunos iniciantes. Acho isso muito enriquecedor, e se tem algum bom conselho que eu possa deixar por aqui no fórum é esse.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra rítmica (ou base) - essencial e pouco falada