Falta alguma coisa?

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# set/05
· votar


Urubu Rei
floyd ele nao curte cara nao ensista

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o ebano nao eh + kro q o rosewood?

GuitarHome
Veterano
# set/05
· votar


luiz augusto
axo que eh

Deji
Veterano
# set/05
· votar


sobe

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Deji
Grande, tudo bem?
Fica com o mogno cara. O mogno vai ser uma das partes mais baratas da guitarra além de valorizar o instrumento.
O maple é bem caro, ainda mais se for flame. aí eu concordo que vc troque, mas procure algum top bem decorativo. Já vi pau-marfim flame, mas é muito raro. Se vc encontrar grumixava vai ficar muito legal, jacarandá, rádicas... mas isso só se vc for deixar natural ou com pintura translúcida, senão faz de mogno maciço que ninguém vai ver mesmo.
Um espelho de ébano lá no follman custa 60 reais (2a linha), eu não troco por jacarandá. Gosto muito de jacarandá, acho lindo, mas fazer escala de jacarandá eu sou contra. Eu trabalho numa oficina de cravos e as teclas são recobertas com ébano (ao contrário do piano as teclas naturais são pretas e os sustenidos são brancos); já vi muitos cravos com tecla de jacarandá totalmente gastos com poucos anos de uso.
Se vc for optar por uma madeira mais em conta use pau-ferro boliviano. É lindo e duríssimo, dura mais que pau-ferro tradicional e até mais que o ébano, comparável ao ipê (por falar nisso eu fiz duas escalas de ipê que ficaram lindas: http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990017:f11)
Se vc tiver dificuldade em encontrar madeiras fala comigo que eu te ajudo.
abraços

___Selina___
Veterano
# set/05
· votar


Falta eu!!!

\o/

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# set/05
· votar


___Selina___
não é possivel, voce só pode ser a mala da Hello_Kity, é a mesma coisa só que sem akeles desenhos toskos.
¬¬

Deji
Veterano
# set/05
· votar


___Selina___
Quanto custa?

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Grande Fábio Seiji, blz???

Ja vi que vc é perito em madeira... é bom termos alguem que conhece do assunto aqui no forum!
Embora vc disse que o mogno vai ser uma das partes mais bratas da minha guitarra estou com dificuldades para encontrar essa madeira. E pelo que você está falando, ébano tambem não é tão caro assim.
Pois bem, aonde consigo essas madeiras(mogno, ebano, pau-marfim flame, grumixava, jacarandá, rádicas)?
Ou melhor ainda, onde consigo o corpo com o braço ja pronto com essas madeiras?
E a pintura, com certeza, vai ser translucida mesmo.
Parabens pela escala em ipê que vc fez, linda demais.
Se quiser entrar em contato pelo meu e-mail:

djean_dj @ yahoo.com.br

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Deji
R$2,00 o pacote com 6.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
rsrsrs

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Deji
Decidiu pela luthieria mesmo cara?

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
Vai depender do preço das madeiras....

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Deji
Pau marfim flame é na sorte, tem que ir nas madeireiras, fazer uma média com o dono pra ele deixar vc ficar procurando, mas precisa ter uma faquinha ou plaininha pra ir raspando as laterais e ir procurando os veios ondulados.
Grumixava tá com o corte proibido. Sei que o Paulo Gomes (que faz contrabaixos acústicos) tem um monte, mas uma vez eu perguntei se ele me vendia uma peça e ele disse que não, quem sabe vc tem mais sorte.
Ébano, para escala, é no Eugênio Follman, ele tem um sítio em mairiporã e vende jacarandá no ML, algum lugar da net deve ter o contato dele, eu sei como faz para ir lá, mas perdi o número do telefone. Ele tem um monte de madeiras pra instrumento, como maple, flame maple, jacarandá (vários montes), abeto para tampo de violão (ou em tora) várias pilhas imensas e etc, mas é bem careiro.
Jacarandá tb tem alguma coisa no gasômetro, mas eu normalmente compro de um cara chamado Frota em barueri (caro, mas não tanto quanto no Follman).
Rádica de Imbuia eu comprei uma peça, em pinheiros, que era sobra de laminação, na Bernauer.
Maple em prancha tem na Madesystem em pinheiros ou no gasômetro e na Bernauer tb.
Pau-ferro boliviano na Madesystem e na Nova Paulista (melhor) no gasômetro.
Mogno deve ter na Amazon (Estrada da Fazendinha) na Granja Viana, da última vez que fui lá o mogno tava acabando =(
Se alguém mais souber onde comprar madeiras raras e quiser compartilhar com o pessoal. escrevam!
Pra comprar o braço e o corpo já prontos só importando. Já que vc vai montar num luthier é mais fácil vc pedir pra ele fazer. Aí vc pode até pedir um neckthrough.
Não sei o que o pessoal daqui acha mas, para mim, se for pra mandar construir tem que ser neckthrough ou no máximo com o braço colado.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


neckthrough.
Isso seria corpo e braço inteiriço?

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Deji
É um braço que vai até a metade (ou até o final não tenho certeza) do corpo. Mas que eu saiba não é inteiriço não.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Que eu saiba inteiriço é quando se faz corpo e braço esculpidos a partir de uma única peça.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
A tá.. valeu!

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Neckthrough é inteiriço sim.

Neck through body (braço através do corpo).

Normalmente vai até o final, e se encaixa (cola) duas peças "asas" para dar o formato do corpo. Mas ponte, captadores, nut e tarrachas ficam tudo no mesmo pedaço de madeira. (O resto da guitarra é formato (estético e ergonomico).

Aliás, não tem muita diferença em termos de timbre tu fazer as "asas" numa peça só ou em mais. Tanto que mesmo guitarras mais caras, tem esta diferenciação, por uma questão de construção.

Eu particularmente, estou ainda para tocar numa neckthrough que faça valer a diferença absurda de preço. Mas realmente se é para mandar fazer, que seja neck through.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Mas realmente se é para mandar fazer, que seja neck through.
Isso aí.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


http://edromanguitars.com/tech/neck_tenon.htm

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
Cara, inteiriço não seria integral não? Porque se é Trough tem ser trough alguma coisa né.

Deji
Veterano
# set/05 · Editado por: Deji
· votar


Fábio Seiji

Como eu conheço muito pouco de madeiras, acho que vou precisar encomendar com um Luthier o corpo com braço, aí ele escolhe a madeira compra e fabrica a guitarra... Isso deve sair caro.
Pelo visto vou ter que comprar todas as demais peças e deixar por conta do Luthier:

Fabricação do Corpo de Mogno com Top de Maple – Formato de PRS
Braço (Neckthrough) de Mogno com Escala Ébano
Pintura
Trastes Jumbo
Inlays
Tensor
Tampa do tensor
Nut
Montagem e Regulagem.

Gasoline
Veterano
# set/05 · Editado por: Gasoline
· votar


Fritz_mkvl
Acabei de ler o link.
Mas ainda assim, neckthrough é como eu falei. E eles não fazem uma guitarra inteira de uma peça de madeira. E interessante o comentário sobre o soundboard quebrado em 2. Nunca dei muita importância para o top da guitarra. (Até pq, eu não tenho e nem tive, uma guitarra com top).

E esse design deep set tenon, é bem interessante, porém mata algumas possibilidades como colocar uma Floyd Rose com Back Box, já que não teria como cavar o corpo e prender a ponte na mesma peça de madeira, acredito eu. Vou olhar com mais calma depois.

Vivendo e apredendo.

Pena que a loja do Ed Roman é tipo, engano. Eu já li mais de 50 reclamções deles na internet. Apesar que até o Doc Dryer tem reclamações também.



EDIT : Inteiriço pq o braço e a parte vital do som do corpo, estão numa peça de madeira. Acredito que seja por isso. Mas nunca vi e nem ouvi falar de uma guitarra construida inteira de uma peça de madeira. (Mesmo no link que tu colocou ali, não cita nada sobre isso).

ToRReSMo
Veterano
# set/05
· votar


um corpo normalmente custa ums 1800 a 2500 depende do luthier

Deji
Veterano
# set/05
· votar


ToRReSMo
um corpo normalmente custa ums 1800 a 2500 depende do luthier

Porra! Então eu compra na vintage mesmo!

Qual o telefone de lá? A empresa aqui bloqueia alguns sites, e não sei pq não da pra acessar o da vintage...

Alguem arruma pra mim o tel?

Deji
Veterano
# set/05 · Editado por: Deji
· votar


um corpo normalmente custa ums 1800 a 2500 depende do luthier

Desse jeito a guitarra sai por 5.500,00 mesmo. Acho um absurdo, o preço de uma Gibson Studio Nova, ou uma Standard usada, isso pq a Gibson leva o nome no preço!

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Deji
o Gasoline definiu bem o neck through,
o braço vai até o final do corpo, ou em poucos casos ele para na ponte quando ela tem floyd (o que não faz sentido, pois a grande vantagem do neckthrough é o sustain que ela manifesta e a floyd atenua isso)
vc não viu a guitarra que eu fiz e as duas que eu tô fazendo agora?
são neckthoughs baseadas no corpo de uma baixo da alembic.
vai lá no meu álbum do terra que tem as fotos.
No seu caso tem que fazer um rebaixo maior na parte do braço onde vai colado as "asas" do corpo para poder colocar um top que vá até o meio do corpo.
Se sua guitarra for bem construída vc vai se assustar com o sustain dela.
A minha primeira guitarra eu coloquei na mão do Diógenes Cordon tocar e eu fiquei maravilhado. Sou cabação, não toco PN.
Voltando ao assunto das madeiras, o seu maior problema vai ser encontrar o flame maple (ou grumixava) o resto é bem fácil.
Procura o telefone da Amazon pra vc perguntar o preço do mogno. Da última vez que fui lá (um amigo meu comprou uma tora de marupá), o mogno tava R$3800 o m3. Ou vai até lá, fica na estrada da fazendinha (não me lembro o número). Pega a Raposo, depois a saída para a Granja Viana e vai até o fim (perto da entrada de um condomínio fechado) e vira à direita (já é estrada da fazendinha) quando vc achar que está perdido e tiver um canteiro de concreto separando as pistas é pq vc tá perto, rs. Fica do lado direito.
Escolhe as pranchas com corte radial e com a menor quantidade de rachaduras possível.
pra vc ver se o corte é radial, olhe no topo da prancha e os anéis de idade da árvore tem que estar todos de pé, nesta configuração:

[|||||||||||||||]

entende?
qualquer dificuldade me manda um email.
fseiji@yahoo.com

abraço

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Fábio Seiji
CAra quanto de madeira é nescessario pra fazer a guitarra? Vc é de SP?

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


SP; se vc tá online me adiciona aí no msn que a gente conversa, eu acho que é: fseiji@yahoo.com
nunca uso esse negócio, vamo ver se funciona aqui esse tal de msn, rs.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Falta alguma coisa?