Autor |
Mensagem |
diogocv Veterano |
# set/05
Ae galera. Bom a dúvida agora é a seguinte: estou achando que a ação das cordas da minha guita está um pouco alta e isso está atrapalhando um pouco. Mas o que eu queria primeiramente saber é um referencial sobre a "altura das cordas". Tipo, eu queria saber a que distancia do Braço ficam as cordas com uma ação baixa? (Qtos mm +-) e qual a distancia quando a ação de cordas está alta (qtos mm ou cm sei la), pq se eu tivesse um referencial ficaria + facil de ajustar a altura das cordas. E outra coisa: caso eu queira abaixar as cordas em relação ao braço, é necessário que eu leve a guita num luthier ou eu msm posso fazer isso sem q a guita fike danificada (minha guita tem ponte fixa e o braço é levemente abaloado - ne assim q chama qdo o braço tem uma curvaturazinha?) Se puderem ajudar ae vlws.
|
Wolf Mcfly Veterano |
# set/05
· votar
cara, não tem distancia certa.. depende de como vc se sente confortável tocando..
o malmsteen usa cordas altas pra caralho e toca muito rápido..
agora, nunca regulei guitarra com pronte fixa, não sei bem como abaixa as cordas..
|
diogocv Veterano |
# set/05
· votar
Wolf Mcfly
Sim cara, mas tipo, eu keria um referencial pra saber se as minhas tao altas ou baixas, pra eu poder me adequar melhor tas ligd? eu sei q o malmsteen usa cordas altas e detona, mas eu keriasaber qto altas elas são, pq eu to axando q as minhas tao um pouco altas e keria saber se atualmente elas ja tao baixas ou se estao altas, saka? mas vlw ai pela ajuda.
|
Urubu Rei Veterano |
# set/05
· votar
com certeza sao mais baixas q as do malmsteen
|
22222 oirartnoc oa Veterano |
# set/05
· votar
acho q se vc colocar a 1mm a ação é baixa
|
GuitarHome Veterano
|
# set/05
· votar
cara cada um se adapta de um geito.. eu vi uma foto a strato do malmsteen nao precisa de cordsa baixa 0.8 e escalopada ele usa até que alta ja o steve vai ouvi falar que ele usa açao baixissimas as cordas bem baixas isso eh questao de gosto
|
João Gamba Veterano |
# set/05
· votar
abaxa no maximo, ate aonde der sem trasteja...
|
Polêmico Veterano |
# set/05
· votar
de 2 a 3 milimetros é uma altura legal.Menos que isso é pra mãos delicadas.
|
diogocv Veterano |
# set/05
· votar
João Gamba
Mas o problema é como abaixar, e se eu posso fazer isso sem danificar a guita. Eu acabei de medir com uma fita métrica aki e vi q no 1º traste as cordas ficam a +- 3mm de distância da escala (mas a 1 casa eh mais baixo msm ne?) Na 12 ficam a cerca de meio centimetro (0,5mm) e na 22 (ultima da minha guita) ficam um pouco mais, uns 0,6mm. Isso ai é pouco ou muito?
|
Polêmico Veterano |
# set/05
· votar
diogocv
Nossa cara,3 Mm na primeira casa é alto demais,a minha eu regulei a 2 milimetros e meio na ultima casa,na 12 fica a 2 mm.
|
EduArdanuy II Veterano |
# set/05
· votar
a minha tah 1 mm no primeiro traste , 1,5 mm no 12º , e 2mm no 24º (na mizona)
|
diogocv Veterano |
# set/05
· votar
EduArdanuy II
Polêmico
Putz, entao a minha ta alta pra kcete! agora sera q da pra eu deixar ela baixinha msm com o braço sendo abaloado? e eh preciso q eu leve ela no luthier ou eu msm posso fazer isso?
Agora, galera eu estou falando da altura das cordas com relação a escala (madeira), n em relação aos trastes.
E uma duvida, a que altura ficam as cordas da guita do Malmsteen?
|
João Gamba Veterano |
# set/05
· votar
pra abaxa ela. vc leva pra alguem q manja... o cara vai com a chavinha naponte la. e abaxa pra vc... ate aonde der... eu acho q qto mais baxo fica mais macia fica pra toca.. ehhe
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# set/05
· votar
"agora sera q da pra eu deixar ela baixinha msm com o braço sendo abaloado?"
Não dá. As cordas tem que ficar mesmo um pouco mais altas por causa disso. Se baixa demais, até consegue tocar. Mas, na hora de dar bends...
|
Polêmico Veterano |
# set/05
· votar
eu acho q qto mais baxo fica mais macia fica pra toca.. ehhe
Descobriu a América.
|
João Gamba Veterano |
# set/05
· votar
-.-"
|
EduArdanuy II Veterano |
# set/05
· votar
diogocv
da escala tah : 1,5mm na 1ª , 2mm na 12ª e 3mm na 24ª
em Jackson PS-4 , acho q a do Polêmico tb , eh ?
o certo eh medir pelo traste
acho q a do Malmsteen deve ficar à +- 3 mm dos trastes, mas da impressão de que seja mais pq a escala eh escalopada .
|
diogocv Veterano |
# set/05
· votar
EduArdanuy II
Nossa entao a minha ta igual a do Rei aheuehuehuehueheauhaeuhae, so falta ser escalopada.
BlaCk LaBeL
Ei cara, tipo, n tem como eu deixar ela mais baixa do q ta n? pq do jeito q ta ta foda. n precisa q fike extremamente baixa n.
|
Polêmico Veterano |
# set/05
· votar
EduArdanuy II
A minha é a PS1.
|
Polêmico Veterano |
# set/05
· votar
diogocv
Nossa entao a minha ta igual a do Rei
A do Malmsteen é muito mais alta,é 3,5 Mm na 12 casa,pelo que já li.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# set/05
· votar
diogocv
Pode baixar, sim. Eh só não exagerar. :)
|
diogocv Veterano |
# set/05
· votar
Polêmico
Pow então a minha tá quase igual a do Rei sim, pq no 12 traste ela fica a uns 5mm em relação a escala, e os traste da minha guita tem kuase 2mm, entao da uns 3 3,5 mm msm.
BlaCk LaBeL
Acho q vou leva-la no luthier e pedir pra ele abaixar msm, pq eu nunca levei a guita em um antes. vlw pelas dicas.
A galera, e so uma ultima duvida: qual a altura de um traste jumbo? qto mais alto o traste + facil fica de tocar, tipo reker menos esforço e talz..
|
Gasoline Veterano |
# set/05
· votar
Normalmente se mede no 12o traste, corda E grave (popular "mizão").
Acima de 2,0mm do traste. Pode ser considerado de média para alta.
Entre 1,5mm e 2,00mm, ação média.
E abaixo disso, pode ser considerado baixo.
|
spainEL Veterano |
# set/05
· votar
Eu tinha uma guitarra que ficava a mais ou menos 5 a 6mm de distancia do braço... era um bom exercício, quando pegava uma guitarra "regulada" tinha uma facilidade bem maior... mas eu não recomendo não.
|
Fábio Seiji Luthier |
# set/05
· votar
diogocv
Apeta na antepenúltima casa e vai abaixando a corda na ponte até começar a trastejar nas últimas casas, depois levanta um pouquinho e decora o quanto de volta vc levantou.
Faz isso com todas as cordas; mas antes verifica se o seu tensor tá regulado.
Aperta na primeira e última casa da G ou D e verifica se a corda não tá muito alta (no máximo 1mm acima dos trastes). Se estiver muito alta vai ter que apertar o tensor um pouquinho pra endireitar o braço.
|
diogocv Veterano |
# set/05
· votar
Fábio Seiji
Ae cara, mas na minha guita a ponte eh fixa tipo les paul (tune-o-matic com string trhu body - as cordas entram pelo corpo, o modelo dela eh esse aki o: http://img137.imageshack.us/img137/9294/z22l9gj.jpg como q eu faço pra abaixar?
|
Xander Veterano |
# set/05
· votar
A do Malmsteen é muito mais alta,é 3,5 Mm na 12 casa,pelo que já li.
a minha tem 6mm na 12ª casa...minha guitarra tem cordas mtu altas...eh meio ruim pra tokar...sei lah jah ateh acostumei...mas qndo tah frio eh fda d toka...e qndo vc pega em guitarra regulada..vixe eh ridiculo d toka..fik mtu + facil
|
Fábio Seiji Luthier |
# set/05
· votar
diogocv
"Bonita guitarra, hein fernandinho !"
Gira com cuidado e com uma chave de fenda apropriada os parafusos laterais da ponte um pouquinho de cada lado. Se vc apertar muito (sentido horário) vai inclinar demais e travar a ponte e tome cuidado pra não descarcar o cromado.
Isso vai desafinar as cordas... peraí, mas vc já verificou se o tensor está ok?
|