Fatores que fazem a guitarra empenar

Autor Mensagem
ephiphone
Membro Novato
# out/14
· votar


o certo é a guitarra ficar virada com as cordas para cima ou para baixo ???

no meu case ela só fica virada pra cima.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


ephiphone

Dentro do case é assim mesmo. Se você for guardar fora do case, em cima da cama, por exemplo, aconselho a colocar com as cordas para baixo. O que não se deve fazer jamais é encostar ela em pé na parede apoiada pelo headstock, pois aí sim vai estar gerando uma tensão adicional no braço.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


rcorts

O que não se deve fazer jamais é encostar ela em pé na parede apoiada pelo headstock, pois aí sim vai estar gerando uma tensão adicional no braço.

Um braço empenado pode ser concertado assim.

Experiência que eu e meu luthier fizemos: Berimbau SG, sem cordas, encostado dois meses na parede com cordas 009 afinadas em D (pra ser mais lento o processo), voltou ao que era.

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


Ismah

Não duvido do que você está dizendo, tem uma lógica nisso. Mas se o braço estiver regulado, o inverso pode acontecer também.

Certa vez deixei uma Epiphone Les Paul muito tempo sem ser tocada dentro de uma bag simples (não acolchoada) com as cordas viradas para baixo, encostadas no chão, e a ação de cordas ficou tão baixa que começaram a aparecer alguns trastejamentos, sendo que a guitarra estava recém regulada por um luthier.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


rcorts

Mencionei o fato para ilustrar. É evidente tbm que qualquer força, agindo sobre o braço, faz uma p**a diferença, se vc afinar a guitarra em posição normal, e conferir a afinação com ela deitada no colo...

PS SG, sem cordas, encostado dois meses na parede com cordas 009 afinadas em D (pra ser mais lento o processo), voltou ao que era.

Sono é soda... O certo é SG, sem cordas encostada dois meses na parede, e mais dois meses com cordas 009 afinadas em D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fatores que fazem a guitarra empenar