pergunta besta?

Autor Mensagem
farewell
Veterano
# set/05 · Editado por: farewell


afinal, entre fazer um powerchord de A por exemplo, na mizona na quinta casa ou na La solta(deu pra entender) eh so posiçao mesmo.. ou surte algum efeito no som? pode parecer meio besta a pergunta.. mas era q queria nao ficar so no q eu acho..valeu

BlacK Dog
Veterano
# set/05
· votar


farewell

Muda muito.

Richard Guitar
Veterano
# set/05
· votar


Faça e veja se muda...¬¬

BlacK Dog
Veterano
# set/05
· votar


Faça e veja se muda...¬¬

Issae.

O maluco tem que perguntar pra alguém se muda pra ele se decidir...o.O

Polêmico
Veterano
# set/05
· votar


Tocar a corda lá solta vc quis dizer?....Se for isso,para hein cara,se vc não souber diferenciar o som de uma corda solta de um Power Chord,seu ouvido pra musica é tosco demais.

BlacK Dog
Veterano
# set/05
· votar


Polêmico

Acho que ele quis dizer isso:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G--------------2--------------------------------------
D---7----------2--------------------------------------
A---7----------0--------------------------------------
E---5--------------------------------------------------



Mas mesmo nisso ai fica bem fácil de notar a difereça do timbre.

Jack Holland
Veterano
# set/05
· votar


Eu acho que com a Lá solta o som fica um pouco mais grave e definido...

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


Jack Holland

Eu acho que com a Lá solta o som fica um pouco mais grave e definido...

é justamente ao contrário. Vide os riffs de Paul Gilbert e Steve Vai. Eles usam muito o power de Lá com a corda lá solta

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


Jack Holland

porra, se o powerchord de lá tocado na corda mi usa as cordas mais graves, como vc fala q com a lá solta soa mais grave? o power com a corda solta soa muito mais "aberto" e o tocado na mi por sua vez soa mais fechado.

kbza
Veterano
# set/05
· votar


Eu acho que com a Lá solta o som fica um pouco mais grave e definido...
porra, se o powerchord de lá tocado na corda mi usa as cordas mais graves, como vc fala q com a lá solta soa mais grave?
se eh o mesmo acorde não é pra soar mais grave ou mais agudo certo.

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


kbza
Errado.

Oitavas.

Um acorde de Mi, tocado na 1a oitava vai soar muito mais grave que um acorde de Mi, uma oitava acima, ou 2 oitavas acima, ou ainda por cima, 3 oitavas acima, mas todos vão ser Mi, pode conferir num afinador (se tua guitarra estiver perfeitamente entonada, eles tem que ser exatamente a mesma nota.

Confira :


e----------------------------------------
B----------------5-----------------------
G------------9---4-----------------------
D--2----14---9---2-----------------------
A--2----14---7---------------------------
E--0----12-------------------------------


Todos são Mi, e o último soa mais agudo que o primeiro. E isso é só um exemplo. Pode se seguir pelo braço tocando outros power chords de Mi.

kbza
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
ai cara tu entendeu o que eu quis dizer, se ele fizer

e-------------------
B-------------------
G---------------2---
D---7----OU-----2---
A---7-----------0---
E---5---------------

é a mesma coisa, eh isso que ele ta perguntando, agora se eu tocar o mizão solto e o mizinho solto vai ter diferença mesmo, a unica coisa que muda no desenho que eu coloquei foi o local onde é feito, não há alteração de oitavas.

maggie
Veterana
# set/05
· votar


power chord fica melhor com pestana, dá pra fazer uns efeitos, abafar a corda melhor etc
:)

Dr Stein
Veterano
# set/05
· votar


maggie

fazer uns H.A. na nota C hheheh

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


kbza
Sim, e não. Eu tinha entendido a pergunta, e apenas coloquei um adendo.

Mas fazer estes 2 powerchords, o som fica diferente, pq é uma inversão do mesmo.

Assim como tocar :

e--------------------------------------------------------
B--------------------------------------------------------
G---5----------------------------------------------------
D---5------5---------------------------------------------
A---3------3---------------------------------------------
E----------3---------------------------------------------


Ambos são Dó (C), mas a segunda inversão soa bem mais grave.
Tudo depende muito do que como tu queres soar.



maggie
Questão de prática, eu normalmente prefiro o powerchord sem pestana.

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


kbza

se eh o mesmo acorde não é pra soar mais grave ou mais agudo certo.

mas soam diferente, eles naum estão em regiões diferentes no braço??? se vc nunca notou essa diferença, toque e veja q há uma notável diferença.

Básico: o mesmo acorde tocado em regiões diferentes do braço tendem a soar diferente, isso é óbvio.

Wolf Mcfly
Veterano
# set/05
· votar


é lógico que soa diferente gente.. não importa o tom ou so shape do acorde, em diferentes posiçõs no braço vai soar diferente..

alguns poucos podem soar igual, mas são poucos..

por ex, um acorde de G tocado com o shape de G ou com o shape de E tendo como tônica a nota G na terceira casa da corda E, o som é o mesmo.. mas mude a região do braço, fazendo um shape em cada lugar, e logicamente o som vai ser diferente..

22222 oirartnoc oa
Veterano
# set/05
· votar


se eh o mesmo acorde não é pra soar mais grave ou mais agudo certo.

correto, a nao ser q estejam em oitavas diferentes... quanto a questao da corda solta ou quinta casa, o q eu escuto na orda solta eh um som mais aberto enquanto q na quinta casa fica um som mais opaco pelo contato com o dedo.... bem, eu vejo assim...

kbza
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
repara bem no que eu disse, mesmas oitavas, pra todas as notas do acorde.

renatocaster
soa diferente mesmo, parece que o acorde ta mais fechado ou mais aberto, dependendo de onde se toca no braço, eu ja notei a diferença, e ela não tem nada a ver com grave e agudo, mas sim de timbre e sustentação do som.

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Na inversão que eu coloquei também não há alteração de oitavas.

Mas agora tu esclarecestes : mesma oitava para todas as notas do acorde.

kbza
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
vc trocou o dó mais agudo do acorde pelo sol mais grave, é obivio que teve alteração no acorde, mas ta blz ta tudo esclarecido agora

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


22222 oirartnoc oa

pois é...

kbza

será q naum existe uma relação entre acorde aberto/agudo e fechado/grave? e timbre e sustentação como vc falou, naum envolve sons graves e agudos??? acho q sim...

kbza
Veterano
# set/05
· votar


renatocaster
olha cara, é pra ser a mesma coisa, o que acontece eh que o som sai mais fosco e a impressão que da eh de ser mais grave, mas naum fica nem mais grave nem mais agudo, é só impressão

GAMMOTH
Veterano
# set/05
· votar


Caraio, putsa pergunta fácil e resposta mais fácil ainda e todo mundo aqui viajou, falando vários conceitos corretos, mas nada a ver com a pergutna!! Hahaha!!

Mesmo acorde, mesma oitava. Certo? Certo! Power chord de A.

Tocados em casas e cordas diferentes na guitarra, certo? Certo!! Toca-se um a partir da tônica na quinta casa e outro a partir da tônica na corda A solta.

Soa diferente, certo? Certo! Quando o tocado a partir do mizão soa "mais grave", quiseram dizer que "as freqüências mais graves que compõem a tonalidade do timbre do som geradosão mais proeminentes"! Certo?

Devido à vários fatores: são cordas mais grossas, vibram mais e encorpam mais o som. E possuem uma entonação diferente por serem tocadas em regiões diferentes do braço! Ou vcs acham que os trastes são micrometricamente colocados na região exata para sair aquela determinada nota? Estudos sobre a nossa atual "escala temperada" podem esclarecer mais essa questão, mas não quero aprofundar mais isso aqui.

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


Soa diferente, certo? Certo! Quando o tocado a partir do mizão soa "mais grave", quiseram dizer que "as freqüências mais graves que compõem a tonalidade do timbre do som geradosão mais proeminentes"! Certo?

Devido à vários fatores: são cordas mais grossas, vibram mais e encorpam mais o som. E possuem uma entonação diferente por serem tocadas em regiões diferentes do braço! Ou vcs acham que os trastes são micrometricamente colocados na região exata para sair aquela determinada nota? Estudos sobre a nossa atual "escala temperada" podem esclarecer mais essa questão, mas não quero aprofundar mais isso aqui.


é isso q eu estou dizendo desde o início!!!

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# set/05
· votar


mas o som muda, e dá pra perceber

GAMMOTH
Veterano
# set/05
· votar


EduSlash_o_Retorno: Hahuahua, não é "MAS o som muda... "!! Seria "POIS É, o som muda!", ou senão "Podicrê, o som muda..."

hueuehue, isso já virou consenso, todo mundo aqui tá falando várias coisas certas mas sobre assuntos e aspectos diferenets, ehehe!

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# set/05
· votar


GAMMOTH
huahuiau
mas.....o som muda! ahiuahaa

farewell
Veterano
# set/05
· votar


e eu achando q ia ter umas duas respostas e parar por ai.. a duvida era essa mesma.. meu ouvido nao eh tao ruim assim Polêmico , eh exatamente como o BlacK Dog colocou..


GAMMOTH
pois eh, eu esperava respostas do tipo: nao, eh diferente, um soa mais grave, outro mais agudo.. coisa do tipo.. ai agora tem altas viagem..

alguma sugestao ai sobre onde ler mais sobre esse assunto? acordes em mesma oitava tocados em parte diferentes do braço? ein?

farewell
Veterano
# set/05
· votar


e sobre powerchord tb.. essa de inversao.. ainda nao estudei isso.. so sabia sobre P.C. q era tocar uma nota e sua quinta. ou seja.. acho q sei mto pouco

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a pergunta besta?