Oq vcs acham da guitarra jazzmaster e da guitarra Jaguar?

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# ago/15
· votar


Sou fãn incondicional, ainda vou ter uma Fender Jaguar Kurt Cobain.

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: BrotherCrow
· votar


Eu tenho a Fender Jazzmaster Blacktop, que é um pouco diferente de uma jazzmaster tradicional. Ela tem um circuito bem mais simples, apenas com volume e tone, sem aquelas chaves todas, e tem um humbucker na ponte. No braço é um captador tradicional de jazzmaster. É com certeza uma das guitarras que eu mais gosto. É a minha Fender preferida da minha coleção (tenho mais uma telecaster e duas strato).

Gosto muito da ponte dela, que tem um tremolo muito bom para usar com acordes (talvez seja por isso que ela foi adotada pelo pessoal da surf music). O tremolo das strato é mais confiável, mas quando usado com acordes acaba embolando tudo, porque as cordas baixam cada uma em um intervalo diferente. Já o tremolo da jazzmaster me lembra mais o som do Bigsby, soando muito bem com acordes. A jazzmaster é cheia de ideias que deram errado no projeto, e por isso mesmo não se tornou tão popular quanto a strato e a tele, mas é um modelo muito legal.

Sobre o visual, acho estranho tanta gente dizer que é feia. Acho linda demais. A beleza dela pesou muito na minha decisão de comprar uma. Acho que é uma guitarra que só o pessoal mais velho curte hehe.

Pra ilustrar, um som que eu gravei com ela pra uma jam do FCC ano passado. Por acaso, é uma jam meio jazz:
https://soundcloud.com/brothercrow/jam-misty-brothercrow

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


BrotherCrow
Jazzmasters, Jaguars e Mustangs são muito bonitas mesmo, e foram criadas na tentativa de corrigir muitos dos problemas encontrados nas stratos e nas teles. Em algumas coisas foram bem sucedidas em outras não. Acho os braços das Jagar/Mustang os melhores braços que a Fender já fez.

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Lembro de há 3 anos atrás ter lido a exaustão sobre este tipo de guitarra e confesso que fiquei aficionado com a idéia de adquirir uma pela singularidade estética e sonora destas guitarras.

Flertei muito com esta em específica ( mesmo estando muito acima do minha realidade orçamentária ) : http://www.dolphinmusic.co.uk/shop_image/product/10817-fender-jaguar-h h-black-rosewood-large.jpg

Após algum tempo adquirí uma Les Paul Thomaz muito inferior e talz, mas olhando para trás vejo que se tratava de algo meio que de impulso, pois não há acho tão bela e quando ouço o som dela sinto ojeriza.

BrotherCrow
Acho que é uma guitarra que só o pessoal mais velho curte

nops, tambpem tem a mulecada que quer ter um estilo diferente ( geralmente indies ) se amarram na sacada unica dela. ela é bem caracteristica, virtude dela

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Recentemente um dos guitarristas da minha banda comprou uma Fender Jaguar reedição japonesa.
A guitarra tem uma manufatura impecável e um braço muito bem construído e acabado.
Fiz a regulagem da guitarra e depois fui testá-la.
A escala curta faz a guitarra ser fácil de ser tocada, e muito agradável para bases, porem, sonicamente...
Fiquei decepcionado...
Difícil de timbrar bem, captadores que julguei de saída baixa, difíceis de regular a altura. Os controles não são intuitivos e vc tem que tomar cuidado para não acessar sem querer um dos posts horizontais, a chave de liga-desliga dos capts é confusa e de difícil operação, um monte de botões que mais atrapalham que facilitam.
Alguns dias depois esse mesmo amigo comprou uma Jazzmaster, fabricação mexicana, também impecável. Mesmos procedimentos de regulagem.
O braço de escala "padrão" (25,5pol.) tem o mesmo "feeling" de uma Stratocaster, muito bem feito, e, para quem tem essa, a adaptação fica muito facilitada.
Essa possui dois capts tipo P-90, bem fortes, com saída alta, som impositivo, com um "que" de guitarra semi-sólida, os controles superiores tem uma chave liga-deslida tipo "interruptor de luz" (como na Jaguar), deixe-o desligado e o controle é bem mais simples, com uma chave de 3 posições padrão.
Em termos sonoros é bem mais "presente" que a Jaguar, e com uma sonoridade forte. Liguei um Bertola's MiniFuzz e a guitarra gritou!
Em suma: Meu amigo e "band-mate" vai vender a Jaguar (que é uma boa guitarra, mas tem menos som), e ficar com a JazzMaster....
Abçs

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Enquanto a Jaguar for o som the Wind Cries Mary, Dolly Dagger, Freedom e Angel do Hendrix, vai ter um lugar cativo na minha lista de desejos... kkkkkkkkk

Cup Noodles
Veterano
# ago/15
· votar


eu acho uma das guitarras mais feias que existem.

Pra mim ela está na moda tipo as telecaster... pq o Indie Rock está em alta.

Prefiros Strato, Super Strato, SG, Les Paul..

Prick
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: Prick
· votar


Bem, já que não encontrei um Club da Jaguar ou Jazzmaster. Vou ficar por aqui, comprei essa Fender Jaguar Japonesa, ela é modelo HH Special.

Fotos da minha guitarra com o case.

https://scontent.fsdu5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20106630_1021375297488 5265_8679889672797490491_n.jpg?oh=c5b92bec05faa652b972cba20ef5450e&oe= 59F6FE82

https://scontent.fsdu5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031720_1021375297836 5352_146131553918087747_n.jpg?oh=cb560c818ac9239d5b1a73691923a75e&oe=5 A0A5412

É um modelo híbrido baseado na Fende Jaguar Kurt Cobain. Sobre o timbre aqui estão dois exemplos.

Aqui sem pedal nenhum, com todas as possibilidades de configurações.



Aqui ela tocando Nirvana.



Muitos criticam tanto a Jaguar quanto a Jazz Master pela complicação das chaves. A Fender fez os modelos Black Top com apenas uma chave para aqueles que acham complicado. Acho engraçado isso numa era em que as pedaleiras digitais tem tantos controles e possibilidades que é preciso ficar estudando as configurações por anos.

O que sempre torci um pouco nariz é a estética da ponte dos modelos originais, a minha tem uma ponte igual as LP, então não tenho muito que reclamar. Mas não tenho a ponte com o tremolo. Existe um modelo modificado com outra ponte.

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/fender-special-edition-ja guar-hh-194283.jpg

Quem disser que essa guitarra é feia, vai apanhar!!! Hehehe

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


Prick

Curto pra caramba esse modelo de guitarra, acho muito mais legal por exemplo que uma telecaster, até porque possui muito mais opções de timbre. Já tenho LP e strato, meu sonho de consumo próximo é uma Kurt Cobain Jaguar.

Show de bola.

Mas prefiro o look com a ponte original.

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


Nao que o modelo jaguar pire minha cabeça.
Mas no caso de uma nova guitarra, fico muito na duvida entre uma jaguar e uma les paul. Elas sao diferentes, mas bem parecidas.

Fico na jaguar por causa das features: ponte fixa ou até bigspy, escala mais curtinha, cheia de timbres, e mais estilosa.
Porem, fico na les paul por causa da tradicionalidade e revenda melhor.

Nao sei. Sao dois modelos bonitos, interessantes, mas que nao me piram o cabeção tanto quanto uma teleca ou uma strato.

Prick
Membro Novato
# jul/17
· votar


O importante é notar que esses novos modelos, desde a Jaguar assinatura Johnny Marr e a Kurt Cobain, modificaram muito os desenhos originais em várias áreas. Os modelos Blacktop são muito bons para os que gostam de rock pesado. De tal forma que hoje existe Jaguar e Jazmaster para todos os gostos de timbre e configurações de chaveamento e ponte.

A Jaguar Blacktop deriva diretamente do modelo que uso. A diferença básica é a chave única da configuração.


Aqui a Jazzmaster Blacktop. O som dela é mesmo poderoso.


Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Toquei nas duas, americanas!
Acho elas muito bonitas, sonhava em ter uma jaguar azul e uma jazzmaster azul claro com escuto vermelho igual uma do Sonic Youth.
assim

e assim

Mas foi uma decepção, a jaguar é complicada de mexer nos botoes, não gosto dessa complexidade que as duas tem. O som achei agudo demais e estranhei o braço.
A jazzmaster tem um som legalzinho, mas nada especial. Por incrivel que pareça eu achei ela mais com som de Country do que de jazz como tentou ser.
O pior das duas, que me fez descartar a compra foram:
- Tensor que não tem acesso fácil, acho que precisa até tirar o braço pra mexer.
-Os carrinhos da ponte são formados por cilindros roscados, onde repousa a corda, isso não deixa uma distancia uniforme entre as cordas.
-A alavanca é complexa e quando acionada pode fazer a corda saltar algumas roscas da ponte, desafinava muito.
-Barulho nos captadores é maior que o convencional, tanto que no mesmo dia liguei uma strato standard e não fez tando barulho, mesmo usando captadores simples.
No final peguei uma jeff beck.

ponte

Prick
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: Prick
· votar


Juro que eu queria saber o que são essas complicações de botões, vc na configuração das chaves na parte de baixo, que são consideradas para solar. Vc tem uma chave que é filtro de som. as duas outras chaves ligam e desligam os captadores, uma para cada um, quando abaixadas desligam o captador correspondente, quando levantadas ligam os mesmos, assim, quando as duas estão em cima, ficam os dois captadores ligados, quando abaixadas desligam os dois, quando alternadas ligam um ou outro captador. A chave do meio é o captador da ponte e a da ponta corresponde ao captador do braço, assim, são correspondentes ao captador mais próximo.

Já o chaveamento de cima liga apenas o captador da ponte, com o volume e controle de tonalidade. Quase nunca uso porque é para acompanhamento.

Quanto a ponte em si, todas as pontes mais antigas que usam sistema de alavancas tem problemas com afinação com uso contínuo. Mas a minha tem outra ponte, e não possui alavanca.

Quanto ao som ser mais agudo, sim essa sempre foi a intenção das Jaguars, elas são guitarras para solos limpos, de um tipo de rock não metal. Pelo menos os modelos baseados na configuração original, que também não é a minha, nem das Blacktops ou Kurt Cobain. Essas tem possibilidades de timbres e volume muito maior.

Pelo que está falando, vc deveria ter tocado nos dois modelos que falei acima, mais modernos. E não nos originais, por sinal, são os que mais gosto dos timbres, mas tenho certa restrição ao sistema de ponte. Não ao chaveamento.

Quanto ao tensor, esses modelos mais antigos, é feito retirando o escudo, já que fica na base do braço. Nos modelos mais modernos, como na minha ele é feito na mão do braço, creio que essa modificação foi feita para facilitar mesmo mexer no tensor.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Essa Kurt Cobain me remete a uma Firebird... Será que é essa a ideia?

Prick
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
Essa Kurt Cobain me remete a uma Firebird... Será que é essa a ideia?

O modelo preto que o cara está tocando Nirvana? Se for esse, essa Jaguar é derivada da Jaguar Kurt Cobain, mas com a ponte que começou a ser usada pela LP. Essa ponte é muito estável e quase não perde afinação. Mas não tem alavanca. Foi o modelo que comprei. Mas ela não está mais sendo fabricada, só era fabricada no Japão. O modelo correspondente nos EUA tem a ponte semelhante a original da Jaguar, ainda que melhorada.

A diferença de timbre para uma FIrebird deve ser bem pronunciada, dada que a eletrônica e a captação é bem diferente. Apesar de o volume dessa Jaguar ser bem mais alto que as de captadores simples.

Sinceramente, acho tanto a Firebird, como a Flying V terríveis do ponto de vista de ergonomia e com desenho que fazia sentido na década de 1970, quer dizer, completamente datado..

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


É meio óbvio que eu não posso falar de sonoridade, já que não toquei em uma e outra. Mas sustento o que eu dizia: parece VISUALMENTE inspirada numa Firebird...

Mas na real, acho que a maioria das guitarras soa datada... As do tópico foram as estrelas no surf music, inclusive, foram os modelos copiados no Brasil...

Prick
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah

É meio óbvio que eu não posso falar de sonoridade, já que não toquei em uma e outra. Mas sustento o que eu dizia: parece VISUALMENTE inspirada numa Firebird...

A Jaguar usa o mesmo corpo da Jazz Master, lançada em 1958, bem antes da Firebird aparecer, então no caso seria ao contrário. Hehehe

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Não falo históricamente, falo DESSA guitarra...

MMI
Veterano
# jul/17
· votar


Ismah

Firebird e Jazzmaster nunca tive. Tive uma surpresa bem grande uma vez que peguei uma Explorer. Achava que era uma guitarra estranha, mas gostei bastante de tocar - bem legal mesmo. Muito mais confortável que eu esperava. O mais próximo do formato que eu passei foi a ESP de 12 cordas minha. Não tenho queixas quanto a esgonomia nela, admito que o headstock é grande, que 12 cordas tem cordas pra caramba e complica tocar, mas não quando a ergonomia geral dela

Les Strato
Veterano
# jul/17
· votar


MMI

Cara, que LINDA coleção de instrumentos que voce tem, perdi uns 20 minutos facil nesse album ai.

PS: Onde voce achou aquela dark fire pra vender ? essa guitarra é sonho de consumo, mas nunca achei nenhuma a venda aqui no Brasil (vou me contentado com a Studio enquanto isso).

MMI
Veterano
# jul/17
· votar


Les Strato

Quando lançaram a importadora trouxe algumas. Eu comprei uma delas, com importação, tudo regularizado. Está nova, é a guitarra que menos uso, mas tem seu encanto.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


MMI

Não põe na minha conta essa! Eu adoro Explorer e Firebird! Já tive o prazer de tocar as duas, e ainda são guitarras históricas, Gibson da primeira leva segundo o dono...

MMI
Veterano
# jul/17
· votar


Ismah

Ah, não é questão de tocar. Eu me referia a comprar uma mesmo, ter em casa e tocar uns meses direto pelo menos, dessas aí só peguei (=tive) uma Explorer. Acho que conhecer alguma guitarra assim a gente só sabe mesmo quando se convive mais longamente - talvez por isso que seja A guitarra e não O guitarra. kkkkkkk

Várias coisas eu demorei anos para aprender e descobrir. Tem coisas de strato que estou aprendendo só agora, então não me atrevo a falar de Jazzmaster por exemplo. No máximo digo que é interessante. :)

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Pra mim tocar é um convívio, mais próximo por assim dizer do que tocar numa muvuca de feira... Tive ela a disposição por uns meses, nunca foi minha, mas frequentava muito a casa do dono, que quase não tocava (por causa de trabalho).

killeryoda
Membro
# jul/17
· votar


atualmente tenho uma giannini super sonic como guitarra principal... posso entrar na conversa?
deixei a altura das cordas consideravel, os captadores são alnico e fazem um bom trabalho, o braço é legalzinho porem bem tosco, enfim, pela media de preço dos reles mortais ainda não achei guitarra pra barrar a minha cort cr100 les paul

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


killeryoda
vai gostar deste vídeo, é o pai da super sonic, alem de outras coisas.



Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Esse documentário devia ser guardado por todos nós...! Sossego é uma das pessoas mais incríveis que já conheci, e mudou realmente os rumos da música no país... É nossa história!

killeryoda
Membro
# jul/17
· votar


realmente um belo video, uma bela historia de vida

Prick
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah

Não falo históricamente, falo DESSA guitarra...

Essa Fender Jaguar HH Special derivou da Fender Jaguar Kurt Cobain. Como toda linha HH, só que ela é uma mistura do sistema Blacktop com a KC. As Blacktop usam esse ponte também, que surgiu com a Les Paul. Os motivos de ambos é o mesmo, buscaram uma simplificação do sistemas da JazzMaster-Jaguar, dado que a ponte original e os sistema de chaveamento são considerados problemáticos, um por ser complexo, já a ponte, não dava para ser produzida de forma barata, se ela não for de qualidade boa pra cima, desafina direto. Como nem todo mundo quer tremolo e acha o chaveamento complexo, apareceu a Blacktop. No meu caso fiz a escolha mais pelo timbre. Existe uma versão dessa guitarra com a mesmo ponte da Gibson SG. Não sei se essa modificação é de fábrica.

Prick
Membro Novato
# jul/17
· votar


Um dos maiores riffs de guitarra de todo os tempo J Marr e sua principal guitarra, uma Fender Jaguar.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Oq vcs acham da guitarra jazzmaster e da guitarra Jaguar?