sobre solar...

    Autor Mensagem
    Lucas Gatto
    Veterano
    # jul/05


    Vocês conseguem pensar em escalas, harmonias e tal qndo vao solar, improvisar?

    estudando até que eu penso qual escala usar e tal(ainda sou meio vago em teoria), masi qndo to em "jam"... bagunço tudo... e ah alguem ae tem alguma apostila sobre improviso?

    FBassist
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    rapaiz, se eu te dizer q eu vou de ouvido tu iria acreditar?? huahuaaeu nao consigo pensar na hora nas escalas e tals...vou tudo por ouvido msm

    tatubass
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cara antes de tocar ja pensa em algumas escalas...tipo ja pensa qual nota vc pode tocar e qual vc não pode... eu quando vou tocar eu ja vo pensando mais ou menos o que fazer ai depois só no improviso...

    Caobelli
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Lucas Gatto
    Sobre improviso existe um ótimo método do Nico Assumpção, mas vc terá de ler a partitura, de qq forma vem com cd e vc pode tirar os solos de ouvid tb. não é mto fácil, mas é bem completo e bem legal.
    Outra coisa boa é vc gravar umas bases de guita, tipo uma sequencia simples G - D - C e ir solando em cima.
    meu único maçate é o de evidenciar a nota "errada", explico: quando vc está improvisando e parece que uma nota saiu do lugar, toque ela de novo, insista como se fosse proposital, quando vc ficar famoso vão dizer que vc é tão bom que subverte as escalas e vai no seu p´roprio método.. hehehehe

    FBassist
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Caobelli
    meu único maçate é o de evidenciar a nota "errada", explico: quando vc está improvisando e parece que uma nota saiu do lugar, toque ela de novo, insista como se fosse proposital


    eu faço isso...finjo q nada aconteceu!!! =P

    Lucas Gatto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    puts. uhuhuh, eu tava pensando em comprar esse do Nico, eh o Bass Solo neh, eu vi na cover baixo, deve ser qnto? uns 30 conto sera?

    Gabriel Ancelott
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Vou dar 1 palavrinha rápida:
    Primeiro p improvisar é bom ouvir vários tipos de música p buscar imfluências, e no mínimo ter os modos na ponta dos dedos, isso se consegue a base de muito treino.
    Não se pode ficar bitolado em 1 só rítmo, o solo é muito relativo, depende da mús. rápida ou lemta/ gingada ou direta.
    Por exem. em mús. rápidas:
    ...é legal utilizar salto de cordas, descer 1 escala em velocidade ou fazer Tp de mãos trocadas uzando harpejos subindo e descendo, da 1 sonoridade muito boa.
    Um solo lemto requer muita musicalidade daí a necessidade de ouvir vários rít., pois ñ é errado botar um gingado de raggea no rock, uma quebrada de soul no bluss ou 1 puxada de jazz no funk, exemplo.
    É importante treinar com o metrônomo p ñ perder o time.
    Para solar ñ é só importante treinar, mas também conhecer muitas técnicas (estudar teoria).

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu coloco as notas que trascrevem a mensagem, a emoção, que eu quero passar. Não fico me prendendo em escalas e coisas do tipo. Vlw

    otavio016
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: otavio016
    · votar


    bem q eu keria improvisar ou solar sem pensa na escala.... meu ouvido eh uma bosta

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Lucas Gatto
    O sistema é processual, a medida que você estuda e passa a dominar as técnicas, escalas, riffs, etc, os improvisos vão fluindo de forma natural, tudo é questão de tempo.

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    otavio016
    Olá, acho que foi você que me pediu a tabela dos de Oliveira. Não se preocupe muito com essa questão de pensar ou não pensar em escalas na hora dos solos, isso, com o tempo(se você estudar, claro), se resolve, as frases irão saindo naturalmente, procure estudar desenvolvendo a consciência, sabendo o que está fazendo, estude com discilplina e determinação que as coisas acontecem.

    otavio016
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Sérgio Melo

    ae cara, valeu por responder os e-mails e me mandar a tabela tambem.... mais tipo, como assim saber o que esta fazendo? poderia me explicar melhor isto? vaelu ae cara!

    moog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Sérgio Melo
    otavio016
    que tabela é essa... tambem quero... uhuhuhuhuh

    moog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu uso o band in a box... faço uma base nele com determinados acordes... maiores, menores, dimunutos, etc.... e fico treinando... utilizando escalas, modos, frases... e vendo o q encaixa... não tenho muito conhecimento teorico... me viro desta forma...

    Lucas Gatto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    hum... eu gravo no cool edit, e dps tento solar encima... qndo sair alguma coisa realmente boa, eu posto aqui.
    Estou estudando teoria agora, nos ultimos 7 meses mais ou menos(em 2 anos de baixo) mais como disseram ae, vem mais da pratica e da experiencia... que eu ainda nao tenho muita, alias...

    Bico
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    quando vc está improvisando e parece que uma nota saiu do lugar, toque ela de novo, insista como se fosse proposital, quando vc ficar famoso vão dizer que vc é tão bom que subverte as escalas e vai no seu p´roprio método.. hehehehe

    Hahehehh!

    Isso me lembrou de um pessoal comentando aqui sobre um vídeo do Jaco (eu ainda não ví isso)... Mas pelo oq falaram, ele tava todo tonto, dando uns tapinhas nada a ver no baixo... todo sem noção. E a galera piraaaando... aehaheha!

    Mas Jaco era foda. Podia fazer merda. =)

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    otavio016
    Acho que ele disse que com o tempo vc irá jogar as notas certas, que passam a mensagem que tu quer passar, saca? Não qualquer nota.

    Pedro Miranda
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Po.. eu vou na base do ouvido.. eu imagino oq vai sair e vou seguindo.. um tom prá cá, meio tom pra lá e assim vai... ;)

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Lucas Gatto
    O segredo é estudo, não tem jeito. Meio que osmose mesmo. Voce precisa fazer lavagem cerebral, ser radical. Estudar, entender, assimilar até poder tocar com intimidade e naturalidade os recursos e ferramentas novas que as técnicas, escalas, digitações, podem te dar. E isto para começar.

    Como um pedreiro pode levantar uma parede se não conhece a areia, terra, cimento, se não sabe dosá-los ao preparar a massa e as ferramentas necessárias para erguer a parede?

    Com o músico é a mesma coisa! Conheça primeiro tuas ferramentas a disposição. Musicalidade pode ser o tempero da música, mas o feeling não te ajudará muito sem conhecer as técnicas e aplicá-las à tua ferramenta de trabalho.

    Se voce entrar numa de improvisar sem estudar os recursos, tocará em algum tempo até com perfeição, mas dentro da mediocridade. Pessoas de sucesso fazem habitualmente o que as outras pessoas fazem esporadicamente. Seja diferente e pague o preço de se dedicar e estudar que lá na frente quem sairá lucrando e satisfeito será voce mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sobre solar...