como usar slap no coral de uma igreja...sem que eles reclamem

Autor Mensagem
joaopaulonascimento
Veterano
# jul/05


ae galera quero saber de um baixista experiente com usar o slp moderadamente

Caobelli
Veterano
# jul/05
· votar


Slap é uma técnica, se vc sente que pode usá-lo no ritmo que está tocando, use-o - mas não é 100% necessário - vc não vai tocar uma valsa em slap ou um tango!
Agora, se vc acha pertinente encaixar o slap na música que está executando, faço-o - tocar moderadamente depende só de vc. use mais o polegar do que a "puxada" pois ela sim é difícil de moderar - mas, sinceramente, se o pessoal está pedindo para vc maneirar - tlvz seja o caso de utilizar outra técnica.

luiz_hbf
Veterano
# jul/05
· votar


joaopaulonascimento
Tenha bom senso.
Acredito que você tendo colocado "sem que eles reclamem" na sua pergunta já é um indício de que você tem consciência de que o enfoque está nas vozes e que não pode exagerar (mas isso não significa que você deva ser simplista).
O conselho do Caobelli de usar mais o polegar do que a puxada é muito bom para evitar que "sobre" baixo na música. No que se refere à sobra, acho que é bom prestar bastante atenção na parte percussiva da música que está tocando, isto é, na bateria e na percussão, se houver, porque se ela estiver bem "cheia", tem-se que tomar muito cuidado com os slaps para não embolar tudo.

O principal é bom senso. O Caobelli disse vc não vai tocar uma valsa em slap ou um tango. Realmente não é em tudo que o slap fica legal. Na boa, eu sei que vão me detonar, trucidar, etc, mas se você quer um bom exemplo do que não é aconselhável fazer com slap, ouça Marcus Miller. Se ele toca funk, usa slap, se toca soul, usa slap, se toca samba, usa slap, se toca blues também, se toca baladinha, adivinha o que ele usa. Se você pensou slap, acertou. Tenho certeza que se ele tocar valsa ou tango, como disse o Caobelli, estará o slap lá.


Obs: até gosto de Maucus Miller, mas não consigo ouvir mais do que quatro músicas sem ficar de saco cheio de tanto slap (boa parte das vezes inadequados).
Até mais e, devagar ao me detonarem, huaehuaheuhaueh.

Caobelli
Veterano
# jul/05
· votar


luiz_hbf
Que trucidem dois então, mas com propriedade. Vc está absolutamente certo em sua colocação. Não há a menor dúvida de que o Miller seja um baixista excepcional, porém - ao atingir este status ele se repete bastante e deixa de explorar novos conceitos. Penso que, se um baixista tocar exatamente como o Miller, mas sem a fama dele, vão dizer que é um músico sem expressividade pois toca todos os ritmos da mesma maneira, ou seja, slapando.
Amo slap, utilizo-o sempre que posso, em todos os meus grooves, mas realmente acho que hj em dia a técnica se espalhou tanto que tem gente usando slap até em música clássica!
Não dá pra generalizar uma técnica pessoal! Música é sensibilidade, sem ela somos meros apertadores de corda e isso, cada vez tem mais!

rushrush
Veterano
# jul/05
· votar


luiz_hbf
mas se você quer um bom exemplo do que não é aconselhável fazer com slap, ouça Marcus Miller. Se ele toca funk, usa slap, se toca soul, usa slap, se toca samba, usa slap, se toca blues também, se toca baladinha, adivinha o que ele usa. Se você pensou slap, acertou

É mais ou menos como dizer, do que não é aconselhável fazer com pizzicato, ouça o Jaco. Se ele toca Funk, usa pizzicato, se toca soul, usa pizzicato, se toca blues, usa pizzicato, se toca "baladinha" (????), adivinha o que ele usa. Se você pensou pizzicato, acertou.

Existe uma palavra que vc ainda não conhece chamada estilo.

jkdias
Veterano
# jul/05
· votar


joaopaulonascimento

Cara, um compressor ajudará substancialmente a solucionar o seu problema.

sickey
Veterano
# jul/05
· votar


Eu concordo com o rushrush... Slap é o que agrada o ouvido do marcus miller ueh por isso ele bota a alma nisso... Ele toca o que gosta de ouvir ueh ...

luiz_hbf
Veterano
# jul/05
· votar


Caobelli
Amo slap, utilizo-o sempre que posso, em todos os meus grooves
Eu também.

rushrush
Que isto seja uma discussão saudável, em que cada um defende sua opinião, e não uma briga. ok? (não estou dizendo que você tenha feito isso, embora tenha chegado perto Existe uma palavra que vc ainda não conhece chamada estilo hauehuaehuaehuauheuaheuhae. Vamos devagar!)

Argumentando:
É mais ou menos como dizer, do que não é aconselhável fazer com pizzicato, ouça o Jaco. Se ele toca Funk, usa pizzicato, se toca soul, usa pizzicato, se toca blues, usa pizzicato, se toca "baladinha" (????), adivinha o que ele usa. Se você pensou pizzicato, acertou.

Não é bem por aí. O pizzicato é a técnica mais versátil, mais aplicável, mais dinâmica que se pode utilizar no contrabaixo e que cabe, sem dúvida alguma, em qualquer estilo de música. Pode-se utilizá-la de forma percussiva, com várias ghost notes, ou estacada, (não há melhor exemplo disso do que o citado por você mesmo, o Jaco), caindo muito bem no funk, mas não se restringindo a ele. Você pode usá-la com uma pegada bastante forte no rock, por exemplo (obviamente não se restringindo ao rock também. Você pode utilizá-la, também, numa dinâmica bem leve, quando se quer dar uma intenção de suavidade à música.
O mesmo não acontece com o slap. Você há de convir comigo de que suas principais características (as do slap, não as suas huaeuhauheuhauheuahe) é ser "agressivo" (deu para entender o que quis dizer, não?) e percussivo. Você também há de convir que agressividade e "percussividade" (existe essa palavra? hehehe) não cabe em tudo. É o que eu quis dizer citando como exemplo o Marcus Miller.

Outra coisa... Existe uma palavra que vc ainda não conhece chamada estilo.
Acho que não fui compreendido. Quando citei o Marcus Miller, falando que ele usa slap em toda música e, não raro, em toda a música, disse, indiretamente, que a "percussividade" (permita-me utilizar novamente o neologismo) e a "agressividade" são suas características (fazem parte de seu estilo). Mas o Miller é um artista solo, pode fazer o que quiser, porque, trocando em miúdos, a música (o restante dos instrumentos) serve a ele (o baixo). Esse não é o caso do nosso amigo
joaopaulonascimento, pelo contrário, ele (o baixo) serve à música (ao conjunto de músicos). Por isso falei que ele deve ter o bom senso de não fazer como o Miller, exagerar, ser agressivo e percussivo em tudo (na verdade quase tudo, porque quando, raramente, ele resolve usar pizzicato também, saem umas coisas bem legais), mas quando for adequado.
Em suma, foi o que eu disse no início: ter bom senso. Ter consciência de que ele faz parte de um conjunto e não o contrário, e portanto, não pode exagerar (repetindo, isso não significa ser simplista, significa ser adequado).

rushrush
Devagar na contra argumentação hein.
huaehuahuehuahe
Até mais.

Guto EADG
Veterano
# jul/05
· votar


É mais ou menos como dizer, do que não é aconselhável fazer com pizzicato, ouça o Jaco. Se ele toca Funk, usa pizzicato, se toca soul, usa pizzicato, se toca blues, usa pizzicato, se toca "baladinha" (????), adivinha o que ele usa. Se você pensou pizzicato, acertou.

comparacao totalmente descabível.o pizzicato ao contrário do slap eh uma sonoridade 'universal' digamos assim. slap é uma tecnica mais peculiar q nao eh sempre cabivel.

luiz_hbf
Veterano
# jul/05 · Editado por: luiz_hbf
· votar


rushrush
huaeuauhe
Esqueci de dar um exemplo:
Usar slap em tudo sem que o baixista seja o músico principal da banda (mesmo que seja o principal, fica no mínimo estranho e repetitivo) é, mal comparando, como se o batera de sua banda (a propósito muito boas as suas músicas, ouvi no seu palco mp3 algumas coisas) usasse o prato china (que tem uma sonoridade bastante agressiva) o tempo todo e praticamente esquecesse o chimbal (que pode ser tanto agressivo como suave).
Até.

LuCaSbass
Veterano
# jul/05
· votar


e o Celso Pixinga entao?!?! o cara parece q so sabe usar slaps! nada contra quem gosta, mais o Miller e bem mais "auditivel" para mim... tem musicas q ele usa ateh fretless!

Caobelli
Veterano
# jul/05 · Editado por: Caobelli
· votar


Pois a história do pizzicato acho que nem preciso comentar pois foi de boa argumentação aqui, trata-se de uma técnica mais harmônica onde vc tem uma variação modal substancial para poder acompanhar a dinâmica de uma canção com diversas variáveis, já o slap não abre tanto este leque.
Quanto a esta discussão toda do slap cito algo que acabei de ver, o clip novo do Charlie Brown. Uma introdução com um slap super rápido e repetitivo, que se perde um pouco em melodia, com certeza ficou o "peso" de substituir o Champignon e fizeram o cara soltar a mão logo de início, chamou mais atenção p ele do que para a música... estranho isso! Tem de haver um equilíbrio.
Como vivemos esse momento super star da música todos querem ser as estrelas. Sugiro que todos assistam a um documentário feito pelo João Moreira Salles e que está no GNT direto, sobre o pianisto Nélson Freire, tlvz o maior músico clássico brasileiro. Ele diz tudo, o músico deve estar a serviço da música e não o contrário, senão vira coisa de super star, making the band, fama e seus afluentes.

marcioazzarini
Veterano
# jul/05
· votar


joaopaulonascimento

Bem.. voltando a sua pergunta... hehehe

ae galera quero saber de um baixista experiente com usar o slp moderadamente

Um compressor resolve em partes este problema, pois ele nivelará o slap com o mesmo volume do seu pizzicato. Tirar um pouco dos médias da equalização tbm ajudam a disfarçar um pouco o slap.

Li em uma entrevista antiga do PJ que na banda ele prefere um timbre com menos médios, paar que os slaps não fiquem tão "na cara", nem fiquem à frente do resto da banda.

Abraços!

rushrush
Veterano
# jul/05 · Editado por: rushrush
· votar


luiz_hbf

Aí Luiz, não aceito que discordem de mim, portanto vou te processar huahuahuahuahua...
Acho que minha frase não foi muito bem colocada mesmo, mas eu concordo com muita coisa que vc disse a não ser (se você quer um bom exemplo do que não é aconselhável fazer com slap, ouça Marcus Miller.)
na verdade eu discordo porque pra mim ele é um bom exemplo do que se deve fazer com slap, mas eu também não imagino ele slapando num coral huahuahuahua.
Abrazzzzão.

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Quanto a esta discussão toda do slap cito algo que acabei de ver, o clip novo do Charlie Brown. Uma introdução com um slap super rápido e repetitivo, que se perde um pouco em melodia, com certeza ficou o "peso" de substituir o Champignon e fizeram o cara soltar a mão logo de início, chamou mais atenção p ele do que para a música... estranho isso! Tem de haver um equilíbrio.

Me falem o nome dessa música... Ou outra nova da banda. Só por curiosidade pra ver como ficou... Afinal, fizeram tanta propaganda sobre os novos músicos...

Caobelli
Veterano
# jul/05
· votar


Bico
Acho que o nome é Tamo aí na atividade, mas na rádio não toca essa intro com slap, é só no clipe mesmo, deve ser até pedaõ de outra música e só colocaram no clip para dar destaque ao baixista.

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Caobelli
Mas essa eu já escutei em rádio...
Achava q era com os caras antigos ainda.

Ou só no clip q tem os músicos novos?

joaopaulonascimento
Veterano
# jul/05
· votar


Pô galera ,ó eu aqui divolta.....ontem a noite teve ensaio e ai eu tentei,vou falar a verdade,o pizzi deu para usar,ficou legal e deu mais estilo,agora o slap.....num deu não, tentei usar baixinho mas num adiantou nada ,só no salmo né pois o ton era C#m e F#m ai eu dei umas puxadas junto com a percursão,poram nas outras...é melhor deixar quieto.

marcioazzarini
Veterano
# jul/05
· votar


Repostando, pq acho q ficou perdido no meio da discussão... hehehehe

joaopaulonascimento

Bem.. voltando a sua pergunta... hehehe

ae galera quero saber de um baixista experiente com usar o slp moderadamente

Um compressor resolve em partes este problema, pois ele nivelará o slap com o mesmo volume do seu pizzicato. Tirar um pouco dos médias da equalização tbm ajudam a disfarçar um pouco o slap.

Li em uma entrevista antiga do PJ que na banda ele prefere um timbre com menos médios, paar que os slaps não fiquem tão "na cara", nem fiquem à frente do resto da banda.

Abraços!

Caobelli
Veterano
# jul/05 · Editado por: Caobelli
· votar


Bico
Esse som tá no cd deles ainda juntos, mas - até onde sei - esse slpa da intro do clipe não tá no cd, o que deixa mais escancarado ainda que quiseram fazer uma fita só pro cara aparecer. tenta ver o clipe e tu vai sacar do que eu to falando.

Nando Bass
Veterano
# jul/05
· votar


tb concordo com o pessoal...

joaopaulonascimento

cara, eu tb toco na igreja, nao é um coral, só tem baixo, guitarra e bateria e como falaram antes, nao da para por slaps em todas as musicas, o tempo todo... oq eu faço? eu tento combinar slap e pizzi... é vero q a todo instant eu toco puzzi mas as vezes faço variaçoes com slap, nada estravagant... o mect é vc nao sobrecarregar a musica, tem q lembrar q nao esta tocando sozinho...

Half
Veterano
# jul/05
· votar


LuCaSbass
Tudo bem não gostar do Pixinga, mas falar que ele "só usa slaps" é um absurdo, não é verídico. Ouça o CD "Quase Acústico"... No "O condutor" ele tá até com um Condor Fretless na capa.

joaopaulonascimento
Veterano
# jul/05
· votar


porra...gostei do estilo mas um compressor num adianta nada...nem modera ,se vc tira o médio o agudo sobresai,se tirar o a agudo fica sem entendeu??....na verdade eu acho que não precisa tira exatamente um slp alto,basta modera,posso também aplicar uns grooves,fica mais bonito,tirar um armônico também.
Valeu pela sugestão agradeço.

luiz_hbf
Veterano
# jul/05
· votar


marcioazzarini
Bem.. voltando a sua pergunta... hehehe

huaehuhuaheuh Nem saimos tanto assim do assunto (ou será que saimos?).

rushrush
Aí Luiz, não aceito que discordem de mim, portanto vou te processar huahuahuahuahua...
Vamos para uma briga judicial então huaehuahueuhaeuhauheuahe. Isso aí, muita música e bom humor pra nós todos!

joaopaulonascimento
Vixi, cara! Espero não ter complicado mais.
Quanto ao compressor ( gostei do estilo mas um compressor num adianta nada ), na minha opinião, quando nós levamos um som mais baixinho (em casa, num bar pequeno, etc), até que ele não faz muita falta. Já quando tocamos mais alto, num lugar maior, ele quebra um galhão para que, nas palavras marcioazzarini, os slaps não fiquem tão "na cara", nem fiquem à frente do resto da banda.

Até mais.

marcioazzarini
Veterano
# jul/05
· votar


joaopaulonascimento
...gostei do estilo mas um compressor num adianta nada...nem modera ,se vc tira o médio o agudo sobresai,se tirar o a agudo fica sem entendeu??....

Sabendo regular adianta, e muito... ;]

joaopaulonascimento
Veterano
# jul/05
· votar


Para:marcioazzarini
Bom....acho que vc estar certíssimo,concordo pelanamente ...mas vou te dizer uma coisa,vc deve saber mais do que eu,pense ai quando vc vai fazer um show ai vc da uns ataques de slp e o mesário fica de tizorando(abaixando o som)vc pede para ele aumentar ele aumenta ,dai depois ele abaixa,poxa é intencional...entendeu???agora sem o comprensor o splp fica mais baixo.....tipo assim depende de quem vai mexer no som.

marcioazzarini
Veterano
# jul/05
· votar


joaopaulonascimento

Na verdade é preciso combinar uma boa regulagem no compressor com a equalização.. Dá trabalho, mas com paciência dá pra achar uma regulagem legal, onde os slaps não se sobressaiam ao pizzicato (lógicamente que o slap vai aparecer um pouco mais).

Uma boa conversa com o técnico de som durante a passagem de som tbm auxlia bastante. :)

Abraço, e boa sorte aí!

rushrush
Veterano
# jul/05
· votar


marcioazzarini
Aí Marcião, pintando na área, tava sumido mano? Trancado no quarto debulhando o bass? hehehe

marcioazzarini
Veterano
# jul/05
· votar


rushrush

Aeh mano! To numa correria danada... Sumi geral.. MSN então.. nem se fale Ta criando teia de aranha... o GB ta abandonado tbm.. hehehe

Antes fosse só correria com o baixo.. Mas o bicho ta pegando aqui no serviço! hahahaha

Abração!

joaopaulonascimento
Veterano
# jul/05
· votar


é isso ....obrigado por me ajudar!!!1

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como usar slap no coral de uma igreja...sem que eles reclamem