Madeira colada (shape em duas peças)

    Autor Mensagem
    Caobelli
    Veterano
    # jun/05


    Gostaria de saber dos luthiers ou da galera estudada em luthieria se interfere muito no som do instrumento fazer o shape do corpo em duas peças de freijó por exemplo, colando-as?
    Exemplo: quando se tem uma chapa "fina" de freijó e nela não se tem largura suficiente para cortar um corpo - mas comprimento sobrando, logo se corta e colam as 2 peças para se ter a largura do corpo. Influencia no som? de que maneira?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Caobelli
    Não muito (peça única é melhor), e evite que a emenda se dê no meio da peça, onde fica a trócula.
    Abç

    Caobelli
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Desculpe a ignorância Maurício, mas o que é trócula?
    abc

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Em tese a emenda poderia interferir no sustain do instrumento, porém as laminações acontecem dessa forma, os tops são colocados dessa forma, como as listras decorativas ....
    O bertola sabe disso .... espero que eu nao esteja errado
    Abraço
    Gabriel

    Computer Phantom
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Pode crer, eu vejos esses baixos cheios de partes de madeira decorativas e tal, ou esses neck-thru que tem o braço em 7, 9 ou 11 partes (eu vi um Alembic com 11!) não tem sustain afetado não?

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Em teoria a ligação entre os veios da madeira é melhor do que a ligação através da cola ...e sendo assim a peça inteira iria vibrar de modo mais uniforme do que peças coladas, alem de manter essa vibração por mais tempo ..
    Porém o braço por exemplo ... feito em peça única acaba não sendo tão resistente a variações climaticas e de humidade ...
    Esse é o motivo do uso do braço laminado, as vezes com uma única madeira, derivada de um único corte, porém com os veios posicionados em direções contrárias ...
    Acaba sendo um pelo outro, perde em sustain e ganha em estabilidade..
    Já no corpo, muitos luthiers afirmam que as laminas decorativas (veneers) não afetam a sonoridade em nada, são apenas decorativas, muitas vezes laminas de 5mm , porém hoje em dia vemos muitos baixos que usam laminações de até 10mm, varias laminas sobrepostas... e não sei até que ponto isso pode afetar o som do instrumento ..
    Outra coisa que vemos em instrumentos muitas vezes caros, como os baixos tobias growler, killerb, é que o corpo é feito com 2 peças e não peça única ....

    Agora .... até que ponto a teoria afeta o som de modo perceptível ao ser humano, e dentro do conjunto de fatores que formam o som de um instrumento, isso é uma outra questão ....
    Acho que uma questão que cabe mais aos luthiers do forúm do que um curioso hobbysta como eu ....
    Espero mais uma vez não ter falado bobagens ...
    Gabriel

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Esse caso que vc citou é para instrumentos de braço colado ou neck-thru, mas para braços aparafusados (maior parte dos instrumentos elétricos), o ideal é que a emenda seja "abaixo" ou "acima" do encaixe braço-corpo (trócula), por uma questão de "transmissão" das vibrações entre o braço e o corpo.
    No caso de laminação de braço, o objetivo é aumentar a resistência estrutural do mesmo, e reparem que geralmente instrumentos com essa técnica de construção são neck-thru.
    No caso de tops, a colagem é em sentido horizontal, influindo de forma diversa no timbre.
    Abraços

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu bertola, eu nunca soube que tops influenciassem assim no timbre ... ao menos muitos luthiers falam que não influenciam ...
    Quanto a emenda na trocula isso eu ja sabia , mas a questao fisica da coisa é que um corpo com junção atraves da colagem tende a vibrar menos que uma peça única .... so que isso é a pura teoria ... no fim das contas a vibração de todo o conjunto é que vai gerar o resultado .. .e pode não afetar tanto assim ...
    De qualquer forma, acreditamos que o ideal seja uma peça inteira, sem colagens, não é isso?
    Quanto a laminações do braço, hoje em dia é normal encontrar muitos insturmentos parafusados com laminações no braço ... mas mesmo assim existe uma preocupação maior com os instrumentos neckthrough devido a "impossibilidade técnica" da troca de braço em casos de inutilidade total do mesmo ...

    Computer Phantom
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bom, sei lá, prefiro ainda baixos com corpo em peça única e braço bolt on em 5 peças...

    Computer Phantom
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Computer Phantom
    · votar


    De qualquer forma, acreditamos que o ideal seja uma peça inteira, sem colagens, não é isso?
    A não ser q vc queira um timbre especial e precise usar emendas...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Exato Gabriel. Vale à pena ressaltar que lutiería é uma espécie de arte, não uma ciência exata, e, nesse sentido muitas coisas são subjetivas além de dependerem da concepção com que o luthier trabalha. Nesse sentido eu tenho a minha, que é pautada por fatôres tanto subjetivos quanto objetivos, mas acho (tenho certeza), que, qualquer que seja a concepção do artesão, ela deve ser defendida de maneira lógica e coerente, sem nunca esquecer o aspecto construtivo da crítica.
    Abç

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Exato! é por isso que eu sempre gosto de discutir as cosias com você caro colega .....
    Na verdade so tow puto com você porque ate hoje não descolou o contato pra fazer as caixas de pedal por 7 reais hehehehe

    Mas no fim das contas é isso ... o que vale é a experiencia, o resultado final, e a certeza que se é impossível afirmar o que é melhor , ao menos é possível afirmar que certas coisas são piores =)

    Abraço

    Gabriel

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Xíí, desculpe cara, mas esquecí completamente desse assunto....
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira colada (shape em duas peças)