Se LIGUEM nos baixo de mão colada !

Autor Mensagem
Falecomharry
Veterano
# mar/04 · Editado por: Falecomharry


Galera , é o seguinte , passei pelo suplicio de ter que comprar outro baixo e tive a oportunidade de testar varios modelos. Mas um das coisas que mais me intrigou , foram os baixos de MAO COLADA , OU SEJA sao bass que nao possuem uma madeira unica para o braço , eles tem uma madeira para o braço e outra para a mão . Perguntei a um vendedor o porque disto e ele me disse que isto era "uma nova tendencia internacional" Eu achei um absurdo , mas o pior é que parece ser verdade , pois grandes marcas como : Condor, Washburn , Samick e Vantage estão nesta támbem . Gostaria de saber se vcs acham isto correto , ou se algurm tem alguma explicação mais convicente para isto , apesar de não conhcer muito sobre Luthieria eu tenho certeza que este procedimento é duvidoso!

Por favor respondam !

Valeu !

leoguima
Veterano
# mar/04
· votar


Acho que o erro está na frase:
"...pois grandes marcas como : Condor, Washburn , Samick e Vantage estão nesta támbem".
E não é a acentuação! :)

Abs,
Leo.

Falecomharry
Veterano
# mar/04
· votar


É eu falei grandes marcas , foi mal , me refiro a marcas conhecidas...na verdade ! podemos ampliar esta lista de "grandes marcas" com : Fine , Crafter e etc ...

Falecomharry
Veterano
# mar/04
· votar


Ah sim sem falar nos baixos que possuem braços 3 emendas !
Aonde nos vamos chegar ?

Alain Caron
Veterano
# mar/04
· votar


Galera,

Isso não é tendência mundial nenhuma. Este vendedor inventou esse papo pra vc parar de perguntar. Não sou o maior entendedor do mundo, mas, pelo que já li na net, essa mão com outra madeira é muito comum. Os gringos chamam de scarf-joint. E é feito da com a mesma madeira do braço (mesmo pedaço de madeira). O luthier (ou fábrica) corta a tábua reta com um ângulo (cerca de 15º), inverte e cola. É uma excelente maneira de não desperdiçar madeira. Isso não influência em nada no instrumento, nem na durabilidade. E é a melhor maneira de fazer a mão com bastante ângulo. Em guitarras é comum e em violão também.

Era o estilo mais usado até a Fender inventaram um novo tipo.

NESCAU
Veterano
# mar/04
· votar


eu tinha um tagima e um tobias assim e nunca nenhum dos dois deu problema, e olha q faz tempo...

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


As guitarras Epiphone usam direto esse esquema

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Falecomharry

Já pensou se virar tendência internacional os músicos dar porrada em vendedores assim?

Conversa pra boi dormir...

m00nshadow
Veterano
# mar/04
· votar


po, meu golden é assim....

Chross
Veterano
# mar/04
· votar


heheheheh que estranho .. baixo colado na mao????

slapboombass
Veterano
# mar/04
· votar


cara eu tenho um baixo de luthier que é o luffing ele e colado dos doi lados da mão, ele tem + ou - 10 anos e a unica coisa que aconteceu é ele ter uma covinha aonde tem a cola !!!
nem com pancada aquilo descola!
hehehe!
:-)

Alain Caron
Veterano
# mar/04
· votar


slapboombass

Acho que esse tipo de colagem que vc tem é diferente do que o falecomharry quer dizer.

Essa mão colado dos dois lados é como se fossem uma abas? Acho que isso também é usado para economizar madeira. Mas com certeza dura a vida inteira.

Falecomharry
Veterano
# mar/04
· votar


Eu não sei nao viu , galera , mas será que a mao colada resiste a tensão das cordas? E a temperatura ? Será que estes instrumentos são criados com base no clima tropical ?
Eu acho que este esquema ta por fora , pq se fosse cheque o meu Bass não teria descolado !

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


Inicialmente cuidado com os vendedores pois eles falam qualquer coisa ao invés de dizerem que não sabem. Essa é uma nova tendência das fábricas quase totalmente automatizadas que fazem milhares de instrumentos por mês. As máquinas não param nem de noite na Coréia, China e etc. No final falo delas. Acontece que esse processo que aqui chamamos de "mão espanhola" economiza realmente muita madeira. A máquina corta o braço e o headstock separadamente e os cola depois. Se bem executado esse processo (em geral essas fabricas fazer isso muito bem) não afetará em nada o som do instrumento e para que o headstock descole seria preciso uma pancada forte. Já vi acontecer com uma Ibanez que caiu. É deprimente. Apesar de não alterar o som gera uma desconfiança do comprador e o instrumentop acaba desvalorizado no mercado, mas de modo geral esses instrumentos são bem baratos. Usa-se muito, inclusive por fábricas de renome como a Fender, o reaproveitamento de madeira colando pedaços no corpo e depois pintando, já que o som é o mesmo que se fosse uma peça única.

CURIOSIDADE: a Fender, a Warwick e outras fábricas usam máquinas CNC computadorizadas com escaneamento laser onde você coloca a madeira cortada em cilindro com tirante e escala de um lado e do outro sai o braço da guitarra shapeado, trasteado e com os furos das marcações e do nut. Coisa de louco!

Falecomharry, acho que você deveria rever o seu conceito de grandes marcas, inclusive porque as grandes marcas não utilizam esse recurso.

slapboombass
Veterano
# mar/04
· votar


Alain Caron

retiro tudo que disse esse final de semana fiz uma festa na minha caa e um sequelado de bira dixou meu bass cair!!
adivinha?
quebrou a mão!!
agora eu vou gastar 180 num luthier!
que raiva que eu to!
nunca comprem baixo de mão colada!

:-(

Alain Caron
Veterano
# mar/04
· votar


slapboombass

Putz cara, que merda. Mata o cara.

Mas não é a mão colada o problema. É o tombo mesmo. Eu já consertei baixo com o braço de uma única peça quebrado. Minha empregada já quebrou a mão de um meu. Deixou cair de costas e fodeu. E era maciço, sem colar.

Com uma queda, acho que nenhum aguenta. A ligação mão-braço é fina, pois a mão é mais fina e o buraco do tensor tb enfraquece.

Mas foi feio a coisa ? Acho 180 muito caro.

Luizinho
Veterano
# mar/04
· votar


Não sei se vira não, um camarada meu tinha um Ibanez com a mão colada e um dia quando ele tava afinando o baixo a mão começou a descolar e se desprendeu do braço...

slapboombass
Veterano
# mar/04
· votar


Alain Caron

é que meu baixo é de luthier !!!
eu que mandei fazer do jeito que eu queria!!
por isso vai sair caro!!

Luizinho

bah!
dai é revoltante!

MKazan
Veterano
# mar/04
· votar


Falecomharry
esse lance da "mão colada" é uma técnica q ja era empregada nas guitarras a muito tempo.
é mais fácil e mais barata a construção de um braço deste tipo.

slapboombass
Veterano
# mar/04
· votar


MKazan

nem todos são baratos!
o meu é de madera marfin!!!
caro!!

Alain Caron
Veterano
# mar/04
· votar


slapboombass

Baixo de luthier é sempre mais caro mesmo. Mas o cara que vai consertar é o mesmo que fez? Se for, acho que ele podia maneirar no preço, mas se não for fica caro mesmo.

Acho que o Mkazan disse "mais fácil e mais barata a construção de um braço deste tipo" pq é melhor pro luthier. Não que o preço final mude. O cliente paga 200 em um braço, de qualquer forma que seja feito.

Luizinho
Esse camarada seu cuidava do baixo dele? Pra colar soltar é difícil. É mais fácil quebrar. Agora se o cara não cuidava...
Quando preciso soltar a cola de algum instrumento, ou uso calor ou uso vapor. Se o cara deixou exposto a algum coisa tipos essas, pode estar aí o problema. Mas se é cuidadoso, tem que reclamar na ibanez.

NESCAU
Veterano
# mar/04
· votar


pow o meu ibanez ergodyne já caiu, de frente pro chao, o spector tb, e nenhum dos dois aconteceu nada!

Luizinho
Veterano
# mar/04 · Editado por: Luizinho
· votar


Alain Caron

Eu perguntei pro meu camarada e ele falou que um dia antes ele tocou em uma festa de aniversário ao ar livre e tava um puta Solzão.... será que pode ter sido isso ???

Falecomharry
Veterano
# mar/04
· votar


E no meu caso ! que eu tinha um super cuidado com o baixo , nunca caiu, nunca toquei no sol e mesmo assim a mao descolou ! Eu acho que chegaum ponto que com o tempo a tensao começa a forcar a colagem da mao vcs nao acham?

Alain Caron
Veterano
# mar/04
· votar


falecomharry

Com certeza o tempo deve ter uma ação forte em instrumentos musicas, seja a favor ou contra.

luizinho
Não sei se foi isso. Acho que o sol não tem calor suficiente pra isso. É só uma opinião bem genérica, pois como falei, utilizo calor pra soltar cola em instrumentos.
Calor demais, tipo do sol, pode, com certeza, mudar a ação das cordas e do tensor. De repente ele já tinha dado umas batidas, que foram enfraquecendo a junção.

Mas galera, no geral, acho que não devem ficar com medo deste tipo de junção. Muitos instrumentos usam e poucos tem um histórico de quebra por culpa da colagem.

Nando Bass
Veterano
# abr/05
· votar


acorda jacaré... o braço do meu B5 é assim tb: mao colada no braço na altura do segundo trast... o unico problema é o suor q ta dxando a part mei escura... mas é q eu nao limpava direito...

mas agora eu tenho uma pergunta: quanto ficaria mais ou menos para um luthier me fazer um braço com as mesmas caracteristicas do meu (tagima B5), braço: pau marfim / escala: jacaramdá / trastes jumbo...

janick
Veterano
# abr/05
· votar


estão nesta támbem
sua anta, o acento é no "e"

Rodrigo Lovato
Veterano
# abr/05
· votar


se começarem a quebrar fizemos um protesto contra os baixos de mão colada

Half
Veterano
# abr/05
· votar


estão nesta támbem
sua anta, o acento é no "e"

HUeaheuaheauhau =D

HignocliuS
Veterano
# abr/05
· votar


Meus dois Corts são desse jeito. Nada a reclamar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se LIGUEM nos baixo de mão colada !