Função do Contrabaixo na música

    Autor Mensagem
    HdP2
    Veterano
    # jun/05


    Ae pessoal, acho que o fórum neste momento de tópicos com assuntos realivos à teoria e coisas do gênero, então só para quebrar o gelo to criando esse aqui, com um assunto que estou meio confuso no momento, e creio que outros tb estão confusos. O negócio é o seguinte, qual é a função do Cantrabaixo na música???? Algumas linhas de Contrabaixo ficam seguindo as de guitarra solo e base, mas ontem acabei me deparando com outros tipo de linhas, linhas que não tinha aparentemente nada a ver com o resto da música, mas que davam um sentido, uma incrementação incrível à ela, na conotação de rítmo, por exemplo. Gostaria que vcs discutissem sobre isso que está aí em cima e que falassem tb como vcs criam suas linhas de Contrabaixo e como vcs utilizam o mesmo na música. Vlw

    Abraços

    Thiago Correia
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pow.. qualquer instrumento pode ter qualquer funcao hj em dia.. tanto como linha de frente solando como segurando uma base... mas a funcao do baixo eh dar um som + grave nas musicas e geralmente andando junto com a bateria segurando um ritmo e aparecendo em algumas passagens..eh dificil dizer.. pq existe a musica instrumental ne hehe

    a funcao certa eh da um som + grave..o resto varia mt hauhauhau!

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Thiago Correia
    Sim, vc pode ir acompanhando a bateria e reforçando o rítmo! Cara, até ontem eu tava meio desanimado com Contrabai, mas depois eu encontrei milhões de possibilidades! Putz, é um instrumento maravilhoso! HAUhauha

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Pow galera, vamos discutir aew! Como vcs criam suas linhas de baixo?

    black_h
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eu como tenho uma influencia funky bem forte, tento groovar com a bateria, fazendo as casadas e dando a vontade de dançar nas pessoas
    ;)

    José Mário Zanini
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    HdP2
    A função do contrabaixo na música é fazer a junção da harmonia com o rítmo, ou seja, cobrir akele vazio que fica quando só se tem uma batera e um violão ou guitarra tocando, porque o nosso instrumento além de rítmico (percurssivo) ele é harmônico, assumindo assim o papel de unir o útil ao agradavel, mas nem só por isso ele tem que ficar no fundo do palco, colado com o bumbo da batera, pode ter o papel de solista tb, como qualquer outro instrumento!!!

    E sobre como criar a linha de Baixo, basta sentir, tocar com o coração. Música é arte, e arte é expressar sentimento!!!!

    Flw!!!

    MaurícioLeite
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    José Mário Zanini

    perfeita sua definição :)

    bass_player
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    José Mário Zanini

    perfeita sua definição :)

    (2)

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    perfeita sua definição :)
    (3)


    Bico
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A função do contrabaixo na música, depende do q o contrabaixista quiser.

    Rafael Vaz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Depende do estilo de música, existem estilos em que o contrabaixo desempenha funções diferentes de outros. No geral, a função mais óbvia é a de executar a voz grave da trama harmônica da música. Na harmonia tonal, é preciso que um instrumento se encarregue de fornecer a nota fundamental dos acordes. Mas não é só isso; em muitos estilos musicais, o contrabaixo está incumbido de escandir, isto é, subdividir, o ritmo básico. Isto reduz a trivialidade da batida (beat) simples, embora seja importante que o beat continue perceptível, pelo menos implicitamente, para isso, em vez de simplesmente emitir as notas fundamentais dos acordes nos momentos exatos, o contrabaixo descreve um fraseado contínuo, com subidas, descidas e saltos, sempre orbitando os centros tonais da música. Na verdade, o contrabaixo tem um papel importantíssimo no estabelecimento do groove da música, tanto quanto a bateria. Ele contribui para a maleabilidade, a elasticidade rítmica que caracteriza o groove. Além disso também pode ser utilizado perfeitamente como instrumento solo, existem gênios como Jaco Pastorius que nos mostraram que o baixo elétrico tem uma infinidade de possíbilidades, tanto harmônicas, quanto rítmicas quanto de timbres e há muito o que se explorar neste instrumento.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mas independente de quelquer coisa, precisamos ter o bom senso de fazer o feijão-com-arroz bem feito quando necessário, pois, apesar de não existir regras para a arte, precisamos desempenhar nossa função quando é exigido.

    DabliuGê
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Olá a todos.... sou um novo membro, mas acompanho o forum há algum tempo.

    Concordo com o "marcioazzarini", acho que é fundamental o bom senso e, principalmente, segurar a base e manter o andamento da música. Uma bela linha de baixo, não necessáriamente precisa estar repleta de notas e escalas mirabolantes, de nada adianta isso se a sustentação da música não estiver garantida. Nós, baixistas, damos o "chão" da melodia e isso não pode faltar. Quanto às minhas linhas de baixo, como perguntou o "HdP2", procuro sempre "casar" com o bumbo, e na falta dele, permito-me criar evoluções. Bom, Acho que é por aí.

    Abraços a todos.....

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ontem no ensaio da minha banda estavamos sem baterista, eu simplismente tentei imitar o bumbo batendo nas cordas (thumb). Concertaza, é um instrumento muito versátil. Vlw ae pessoal

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A funçao do contrabaixo seria "juntar" os sons de guitarras e/ou outros instrumentos "de frente" à sonoridade da bateria e/ou percussão, dando uma integrtidade e solidez à banda. As grandes linhas de baixo são aquelas q além de fazer isto, dão outras "cores", acrescentam algo mais na música.
    Nas minhas linhas de baixo, como faço parte de uma banda "power trio", eu tento criar linhas que "preencham" bem o som q poderia acabar fikndo meio vazio nesta formaçao de banda. Para fazer isto eu uso e abuso de arpeijos, escalas, levadas rapidás em 3 dedos e tudo q eu conseguir colocar à mais na musica sem dechar ela exagerada. Eu também uso um pouco mais de médios no som, e evito as pausas e notas mortas.
    Mas o que, com certeza melhor define uma linha de baixo eh o bom senso de colocar o que a música pede, sem colocar pouco nem muito nela...falow...espero ter ajudado

    nukebass
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: nukebass
    · votar


    Alguns fatos:

    1. Se Larry Grahan não tivesse "saído" da função de baixista pra fazer sons percussivos (imitando uma bateria) batendo nas cordas do seu Fender Jazz Bass ele não teria inventado o SLAP.

    2. Se Emmet Chapman não tivesse "saído" da função de guitarrista pra usar a mão direita no braço imitando um teclado, ele não teria inventado o Tapping

    3. Se o Branco não tivesse saído da função de lateral-esquerdo pra cobrar uma falta contra a Holanda na semi-final da copa de 94 a gente não teria ganho por 3x2 e ido pra final trucidar a Itália...

    Moral da história:
    No baixo eu jogo de líbero! ;-)

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    nukebass
    Pod cre.

    Ae pessoal, vou fechar o tópico, acho que o assunto já foi bem explorado. Muito obrigado pela colaboração de todos! Vlw

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Função do Contrabaixo na música