Bc 6000 ou Bc 600 e Bc 600 Fretless

    Autor Mensagem
    luiz_hbf
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: luiz_hbf


    Dúvida cruel: Bc 6000 ou Bc 600 e Bc 600 Fretless?. Vamos colocar primeiro as situações de uso para depois ver se podem me ajudar a resolvê-la.

    Tenho um quatro cordas, toco numa banda que leva um som meio pop mas tem, também, muita coisa de funk e soul nela. Toco, também, numa banda de rock e, além disso, pego uns free pra fazer e gosto de levar um jazz e um sambão também. Não precisa ser nenhum gênio pra ver que um baixo de quatro cordas não atende muito bem a todas essas situações de uso. Depois de vencer aquela resistência idiota ao uso de mais cordas em um baixo, resolvi partir para o de seis cordas. A minha resistência não era, contudo, por preconceito do tipo “seis cordas é pra pagodeiro, etc”, mas sim por pensar que dificultaria o uso de slaps, mesmo sem ter testado um instrumento de seis cordas antes. Depois de testar, vi que em nada as outras cordas atrapalham, sendo que meu slap não é muito “marretão”.

    A relação custo/benefício do Bc 6000 me interessou bastante, iria gastar, comprando junto case, correia, etc, uns R$2000. Por outro lado, com esse investimento, eu iria adiar, ainda mais, a aquisição de um fretless pra fazer jazz, samba, blues e alguns funks (que na verdade é não mais que diversão, pois onde moro não há público (leia-se mercado) pra isso). Cheguei a pensar em ficar com meu baixo de quatro cordas e comprar um Bc 600 fretless. Mas aí já viu, como o fretless não fica bem em tudo, iria continuar faltando para a parte do trabalho se ficasse com o de quatro cordas freted.

    Foi então que tive a idéia de pegar, ao mesmo tempo, o meu “brinquedo” (Bc 600 fretless), eu um baixo de seis cordas um pouco mais simples para o trabalho. Com relação a esse baixo mais simples, pensei no Bc 600. O custo dos dois ficaria em torno de R$2500, isso sem case nem nada, que eu compraria com a venda do meu 4 cordas. Ele tem as mesmas ferragens e a mesma captação do Bc 6000, a grande diferença está na construção, este é inteiriço, com braço feito em cinco partes, aquele, bolt on com braço feito com uma só parte. E aí está minha dúvida (na verdade muitas dúvidas): o Bc 600, não por ser bolt on, mas por ter seu braço feito em uma única parte, é mais passível de ter algum problema, certo? Ou estou errado? Mesmo que eu esteja certo, estou me preocupando demais? Para que tem ou conhece, são bons instrumentos o Bc 600 e o Bc 600 fretless?

    Olha aí os links para a ver os instrumentos
    Bc 6000 www.condormusic.com.br/baixo_BC6000.htm

    Bc 600 www.condormusic.com.br/baixo_BC600.htm

    Bc 600 Fretless www.condormusic.com.br/baixo_BC600FL.htm

    Se tiverem sugestôes de outros baixos, desde que não seja Tagima, digam aí.
    Se alguém teve paciência de ler, obrigado. Se responder, melhor ainda.
    :D

    Até mais.

    luiz_hbf
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Alguém?

    bass_player
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Situação delicada hein hehehe... Pq vc nao manda arrancar os trastes do teu 4c e compra um 6c (BC600 ou BC6000, nao sei pra qual vc vai te grana)?

    Tomcat
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    luiz_hbf

    Duvida cruel, mas em geral os baixos da Condor sao boms sim, tive um.

    Mas sério mesmo brother, eu ficaria com o BC-6000, muito loko, e bom pra caraio tb! Ele vai t atender em tudo, e vc só vai pensar em trocar de baixo beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmm lá pra frente.

    Abrç

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu acabei de adiquirir um Bc 600... gostei do som e tudo mais... mas estou ajeitando ele aki ainda... masss o Bc 6000 eh uma serie mais avançada neh cara... entaum... eu pegaria ele claro... e transformaria o meu de 4c em fretless... jah q n vai ser utilizado em todos os estilos... fika na paz...e até mais...xau

    luiz_hbf
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    bass_player
    Tomcat
    AnDerSon_BoLLo
    Valeu pelas opiniões, pessoal!

    AnDerSon_BoLLo
    Eu vi em outro tópico que você comprou esse baixo. Pagou barato hein! Estou pensando em ficar com o Bc 6000 mesmo, mas ainda não decidi. O instrumento ainda não chegou à loja em que vou comprar e, quando chegar, virá junto com mais um monte de Condor, provavelmente com o Bc600 fretless no meio. Tenho "certeza quase absoluta" de que se eu chegar na loja e ver esse fretless vou acabar não resistindo e pegando ele e outro seis cordas mais simples (provavelmente o Bc600)com trastes (que droga! ou seria que bom!? sei lá!).

    Bom, pessoal, se alguém tiver mais algo a falar, seja pra ajudar a resolver a dúvida, seja para piorá-la, não se acanhem, postem aí.

    Até mais.

    Eduardo Ramalho
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Amiguinho,
    Toquei contra-baixo por muuuito tempo nos anos 80, tudo o que eu queria ser era uma mistura de Jaco com Nico... Tinha um Precision CBS 1978 sunburst fudidão...lindo!
    Foram 10 anos tocando pra caramba aqui no Rio, estudando música na Musiarte... presenciando a onda Fusion que vinha de fora...
    Um belo dia parei geral... vendí tudo e guardei meu Precision na casa de um familiar por que se não iria torrar o bixim também.... fiquei 12 anos sem abrir o case do safado... 3 meses atrás resolví voltar a estudar e tocar... abrí aquela caixa toda empoeirada e peguei a criança outra vez... aí fudeu: levei ela no João Gravina, que deu uma geral e colocou uma corda que eu tinha guardado...um jogo Daddario de cobre... vermelhona...Tow aí outra vez na área.
    Queria algo melhor pra levar um fusion, bossa, ritmos brasileiros... aí resolví comprar um tal de Condor BC 600 fretless...
    O baixo é foda, é bom para quem está começando no fretless... sei que com o tempo vou pedir para o Gravina fazer um melhorzinho...
    Com 24 horas uma das tarrachas simplesmente desmontou na minha mão e além disso está perdendo a cor dourada... o baixo está completamente desregulado e devo levar no luthier dá garantia para regular de acordo com minhas exigências...
    O negócio é o seguinte: baixo bom e perfeito é aquele que vc manda fazer num bom luthier ou vc compra e remonta do jeito que vc quizer... fora isso é risco...
    Apesar de tudo recomendo o Bc-600, é bonito, tem um bom som e é coberto por uma boa garantia de fábrica... vou ficar mais um tempo com ele pra pegar a mãnha do fretless(que é fooooooda) e depois vou vende-lo e encomendar um no Gravina.


    Bons graves.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    luiz_hbf

    Sim... iai... vc fez o q vei???

    Half
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eduardo Ramalho
    Quanto aos Condors perderem o "dourado", eu achei uma solução (na época que tinha um). Passei "Silvo" limpa pratas, e arrancou totalmente aquela camadinha dourada, aí ficou o cromado comum. Melhor do que um dourado gasto.

    bazz
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    sera que tem tanta diferença entre o bc 600 e o bc 6000, eu acho que os captadores e a escala são iguais, o que muda é a madeira do braço e do corpo.
    Será que a madeira influi tanto no som, mesmo sendo ativo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bc 6000 ou Bc 600 e Bc 600 Fretless