Qual madeira usar na ESCALA de um fretless 5c ??? Ajudem Please !!!

    Autor Mensagem
    murilomga
    Veterano
    # jun/05


    Ae pessoal, andei conversando com alguns luthiers, e fui informado que ao remover os trastes de um baixo convencional (com trastes), e ao preencher os espaços, pode deixar o braço mais "frágil", pois a resistência do braço (digamos assim como a capacidade da madeira não empenar) diminui, e consequentemente o braço empena com mais facilidade. E também pelo fatos da estética, é mais "profissional" um baixo fretless somente com as marcações na parte de cima do braço, ou seja, fica bem mais bonito se as marcações não apareção para quem está vendo o baixista tocar. isto é apenas um conselho que eu ouvi, e que vou seguir ao fazer meu baixo... Vou trocar a escala mesmo, e não remover os trastes !!!


    Mais vamos ao que interessa... como eu vou trocar a escala mesmo, gostaria de sugestões de madeira que eu possa fazer a escala...

    Já ouvi as seguintes sugestões:

    - Pau-Ferro
    - Imbúia
    - Ébano
    - RoseWood

    Gostaria de mais opiniões e/ou sugestões sobre qual madeira usar na escala de um baixo fretless ... com, se possível, as explicações porque vocês preferem esta ou aquela madeira..
    Por exemplo, "Eu prefiro pau-ferro, pois é uma madeira bem dura e dá mais caracteristica para os médios e médios-agudos". Ou "Eu prefiro Ébano pois dá um som com mais graves e médios-graves, e com isso o som fica mais encorpado."

    Falow...

    bass_player
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    murilomga
    Geralmente o pessoal do fretless gosta do tradicional jacarandá brasileiro... Espera ai o pessoal mais entendido de fretless pra te explicar.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    murilomga

    A densidade da escala do fretless influencia diretamente no seu timbre, muito mais do que nos instrumentos fretteds convencionais, pois existe o contato direto da madeira com a corda.

    Funciona da seguinte maneira: quanto mais macía a madeira, mais suave e "gordo" será o timbre; quanto mais densa, mais estalado e agudo será o timbre.

    Precisa ver qual é sua preferência para decidir qual madeira usar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu fiz um fretless para um cara de Brasília e usei pau-ferro, que, aliás é a madeira que recomendo.
    Abç

    Manébass
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Olá amigo, ja que vc vai trocar a escala da madeira então recomento a Jacaranda, pelo menos o meu yamaha que eu tirei os trastes o som ficou animal, e a madeira é jacaranda, com um som definido e encorpado.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A densidade é importante não so pelo timbre ... mas pelo desgaste da escala ... já que normalmente os músicos usam cordas roundwound que desgastam trastes e madeira .... ao inves da flatwound que "come" os dedos ....

    Quanto a fragilidade do braço ... acho isso dificil de engolir .... é a questão da física mal aplicada ... se vc tira madeira lógico que tende a ficar mais frágil ... mas a quantidade de massa removida é muito pequena ... e a escala não é o fator determinante da estabilidade do mesmo ... então nem engole essa .. e te dou exemplos de baixos renomados como os FBass que saem da luthieria com a escala marcada por linhas , ( preenchimento) ...
    E quanto a ser profissional ou não ./... pra mim profissional é tudo aquilo que te ajuda a tocar melhor ... e as marcações da escala pra mim são essenciais ao tocar um fretless ... instrumento com pouca variação na ergonomia do braço , diferente do acustico , que você consegue sentir no braço em qual posição vc esta ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual madeira usar na ESCALA de um fretless 5c ??? Ajudem Please !!!