REFORMA TOTAL no BC-500 (Tirar SunBurst, deixar Fretless...)

    Autor Mensagem
    Jorge Gama
    Veterano
    # abr/05


    Olá pessoal, tenho um contra-baixo BC-500 e eu tenho planos para ele. Quero investir nesse baixo, vocês poderiam fazer uma avaliação atenciosa da minha idéia? E inclusive me dizer se vale a pena. Seguem os detalhes:

    *Instalar um circuito ativo para os dois captadores ativos, ficando então com controle de grave, médios(duas frequencias) e agudos, volume e balanço. Marcas pensadas: EMG ou Bartolini.

    *Instalar tarrachas GOTOH ou DOLPHIN (prateadas ou foscas, para não ter problemas com descoloração)

    *Instalar uma ponte nova, essa é minha maior dúvida, já que o braço do Condor é um pouco mais estreito que o usual. Qual seria a sugestão? (De preferência, duas marcas: A melhor e uma um pouco mais em conta, mas de mesma qualidade).

    *Descolori-lo. Como a minha pintura é Sunbust cor de vinho para vermelho alaranjado, tenho vontade de deixá-lo Cor de Madeira. Tenho quem faça o serviço profissional. Já que seria uma textura mais séria. Mas tenho dúvidas em relação ao aspecto da madeira dele, chamada no próprio site do fabricante (www.condormusic.com.br) de Basswood.

    *Retirar os trastes e deixá-lo Fretless.

    *Os captadores são originais CONDOR, soariam bons no padrão fretless?

    MUITO OBRIGADO a vocês desde já, realmente preciso desses conselhos e melhor ainda se forem de profissionais. Se possível que vocês possam me dar referências pessoais quando responderem meu tópico, será melhor ainda. (e-mail de vocês)

    Um abraço caloroso e meu obrigado novamente

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá Jorge,
    Sou luthier aqui no RJ.
    A intervenção que vc deseja é ampla e de fôlego, mas vamos lá:
    Instalar um sistema EMG ou Bartolini (verifique os kits inteiros, já com os prés montados) será caro, mas valorizará muito o seu instrumento.
    Recomendo firmemente as Gotoh ou Schallers.
    Deixe a ponte atual, pois a diferença entre ela e outra seria pequena, a não ser que vc colocasse uma ponte com rastilhos independentes (outro tipo de ponte).
    A madeira basswood não possui desenhos superficiais (dê uma olhada no site da Condor e veja os baixos tipo Jazz Bass fabricados com essa madeira "ao natural"), creio que, em termos de estética o acabamento original seja mais interessante (opinião meramente pessoal).
    A retirada dos trastes e a conversão para fretless requerirá um novo ajuste de tensôr e de ponte (nada que um luthier experiente não faça facilmente).
    Os captadores Condor não são ruins e funcionam bem (como qualquer outro) sendo o baixo fretless ou temperado. Lógico que os acima citados são superiores.
    Abç

    Jorge Gama
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Obrigadíssimo Mauricio!
    Vou guardar todas opiniões de vocês e estudá-las!

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jorge Gama
    Sinceramente eu não faria isso.
    Esse baixo Condor aí é legal, mas não creio que valha tamanho investimento. Estimando aí por baixo do que você vai gastar, acho que dá pra pegar (ou pelo menos quase) um Jazz Bass legalzinho. Na minha opinião O MELHOR TIMBRE PARA FRETLESS é o do Jazz Bass. Podem falar que eu sou mto influenciado por Jaco e tal, mas é minha opinião. Tenho absoluta certeza que o meu próximo baixo será um Jazz Bass fretless =)

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jorge Gama
    Olha soh, eu jah quis fazer isso com meu condor, trocar td, mas veja o investimento, nao rola nunca pq o tanto que vc ira gastar da pra pegar um baixo muito melhor, e se pretensao nao e vender, faça um de luthier, sai ate mais em conta no sentido custo/som.Td bem q circuito EMG, tarrxas gotoh e tals sejam profissionais, mas nao seria melhor vc fazer um baixo assim??Essa mudança td, nao seria melhor vc comprar um baixo fretless jah??Alias gosto e gosto, mas jah tive jazz bass fretless e nao gostei muito do som, acho que hambucker ronca muito mais do que single, prefiro usar single em baixo fretted, ams enfim, voltando ao assunto, o basswood e uma madeira leve, e a meu ver pior que marupa, alder...se eu fosse vc faria o seguinte:Que som eu quero de fretless, se vc quer um som gordo e roncado, sem muita definiçao, compre um baixo com madeiras pesadas(mogno no corpo, marfim no braço, e uma escala escura, junto a uma eletronica q vc goste) eu prefiro fretless passivo a um ativo, entao issu e de gosto, se vc quer um som diferente desse, pega um jazzz bass...mas nao tente transformar seu instrumento em algo q ele nao eh.vlw!!

    Nuhumnaion
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bom, eu conheço pouco, mas sei que o que vc quer fazer é uma revolução no seu baixo...

    mas o que eu realmente faria nele é mudar a cor (odeio sunburst), e desfretar. se bem que desfretar ele, dependendo do preço que vc pegar, nem vai valer a pena, vai ser melhor vendê-lo e comprar um do seu gosto.

    essa mudança toda seria muito boa se a madeira dele (que é a única coisa que vai sobrar) valesse a pena...

    Nuhumnaion
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bom, eu conheço pouco, mas sei que o que vc quer fazer é uma revolução no seu baixo...

    mas o que eu realmente faria nele é mudar a cor (odeio sunburst), e desfretar. se bem que desfretar ele, dependendo do preço que vc pegar, nem vai valer a pena, vai ser melhor vendê-lo e comprar um do seu gosto.

    essa mudança toda seria muito boa se a madeira dele (que é a única coisa que vai sobrar) valesse a pena...

    rodrigo_bass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cara eu nunca toquei esse instrumento, não sei como ele vem de fábrica mas é um investimento e trampo pesado. Se você ta com vontade vá em frente.
    Falow!

    Jorge Gama
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Loucura né? Mas estou estudando a idéia de verdade...

    Jorge Gama
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Se eu tirasse a cor dele, ele ia ficar com essa cara oh:

    http://www.condormusic.com.br/baixo_BC400FL_1.htm

    Sendo que de cinco cordas...

    Jorge Gama
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pra desfretar ele, custa uns 120 pau...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a REFORMA TOTAL no BC-500 (Tirar SunBurst, deixar Fretless...)