Meu pizzicato de 3 dedos é 'cavalgado'!!!

    Autor Mensagem
    thebassx
    Veterano
    # mai/05


    assim, eu comecei a tocar com pizzicato de 3 dedos faz uns dias, e tipo, ele nao sai nada linear, parece q tudo soa como a cavalgada do the trooper (com um pouco de exagero, eh claro) nao sei como ajeitar essa postura dos dedos... etc...alguem aí me da uma dica... obrigado.

    Caobelli
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    thebassx
    se vc já identificou o erro, a correção está próxima.
    use um metrônomo e comece apenas com AMI, AMI, AMI, AMI. faça o exercício devagar, o problema é que vc está querendo fazer rápido e vira cavalgada pois ainda não tem o domínio da técinica. Faça todos os dias dessa semana, de maneira lenta, gradativa e mantendo-se no compasso.
    Semana que vem repita o exercício só que AMIM, AMIM, AMIM, AMIM e na 3º semana AMIMI, AMIMI, AMIMI, AMIMI.
    Para a mão esquerda escolha uma corda qualquer, por exemplo a sol e faça 9,10,12 no primeiro exerício. 9,10,12,10 e 9,10,12,10,9 na 3º semana.
    espero q ajude

    thebassx
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Caobelli
    amigo, muito obrigado! vou fazer esses exercicios mas uma coisa q eu percebi, eh q assim, eu tenho q me concentrar mais no anelar! e fazer rapido e concentrado nao soh meter o dedo no baixo como eu tava fazendo.... semana q vem vou recomeçar a fazer aulas, acho q vai me ajudar!!!

    Rafael Vaz
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Rafael Vaz
    · votar


    Repita devagar AMI AMI AMI, todos os dias, com os olhos fechados e sinta a energia do cósmos preencher seus dedos, se vc repetir o mantra todos os dias atingirá o estado máximo de elevação espiritual, desenvolverá o sétimo sentido, receberá a armadura de ouro e poderá fazer pizzicato na velocidade da luz. Você será iluminado pelo nossso grande mestre Esperidião Ami que revelará o grande mitério da cavalgada dos cavalos selvagens da quarta dimensãoi! Vai fundo irmão!

    WormKrash
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    thebassx

    eu tinha esse problema, até que descobri que ele não era o mais adaptável pra mim. eu uso AMIMAMI e sai até 170bpm (aquecido), mas é adaptação, parece mais complicado, porém é a maneira que consegui me adaptar. e que Pegasus esteja com você.

    alexafavilla
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Aconselho tocar somente com o Medio e o anelar por um tempo.. treinar bem eles e tocar tao bem com eles qndo com o indicador e medio. depois disso vc vai conseguir tocar tugo que tocar com os 2 dedos e tao linear qnto.

    Ate mais!

    rodrigo_bass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    É eu tenho o mesmo problema de "cavalgada". Eu percebo que a batida do anelar está muito próxima da batida do dedo médio ou do meio. Por isso fica som cavalgado.

    GeorgeVieira
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: GeorgeVieira
    · votar


    Galera,

    Uma coisa que vale falar antes que a galera xiita comece a xingar, é que essa técnica ajuda bastante pra galera do Metal, uma vez que num show as vezes vc tem que tocar 2 horas andamentos rápidos. Seria possível fazer com 2 dedos, mas seria mais cansativo.

    Uma coisa que funcionou bem pra mim foi treinar acentuando as cabeças, treinando grupos pares de subdivisões. Ou seja, tocava várias subdivisões e acentuava as cabeças. Vou tentar fazer um esquema pra demonstrar ->


    Colcheia
    > > > > > > > >
    A M I A M I A M I A M I A M I A ....

    Semi-colcheia
    > > > >
    A M I A M I A M I A M I A M I A ....

    Fusa
    > > > >
    A M I A M I A M I A M I A M I A M I A M I A M I A M I ...


    Onde tem o simbulo do ">" dai toca-se mais forte.

    Ao praticar bastante esse exercício, incialmente em tempos lentos pra assimilar a sonoridade, acaba que em andamentos rápidos vc começa a naturalmente fazer soar menos o som de "3".

    Obviamente pra tirar completamente o som de 3, só tocando "indo e voltando" como o Worm falou, mas com esse treino eu reduzi muito a sonoridade de tres, a ponto de ficar imperceptivel com uma leve comprimida.

    Mas uma coisa vai acontecer: Sempre que o batera estiver suando pra fazer as sextinas, vc vai estar fazendo fácil. :) Hehehe Isso pq dado a mecânica do negócio, frases em 3 ou 6 saem mais fácil.

    Valeu, espero ter ajudado

    George

    thebassx
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    antes que a galera xiita comece a xingar
    por que? o que pode ter de 'não apropriado' no que tu falou? alias, eu toco AMIAMIAMIAMIAMIAMIAMI..... nao eh pra ser assim?

    HdP2
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu toco IMAMI

    GeorgeVieira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    thebassx

    É que tem nego que qdo se fala em pizzicato com 3 dedos começa a xingar, falando que é uma técnica sem sentido, que faz tudo com 2 dedos, que 2 dedos a sonoridade é melhor, e por aí vai...

    E como agora eu tô fugindo de discussões, já avisei antes. :)

    Mas particularmente, acho que cada um toca do jeito que quiser, se funcionar pra vc, blz, tá valendo. Não sou contra absolutamente nada. Pode tocar com 1 dedo, com 2, com 3, com 4, com palheta, com o que for...

    Aliás, vi um show de uma sambista, acho que foi da Beth Carvalho, e o baixista tocava MUITO bem e não tinha uma das mãos.

    Mas é isso,

    Valeu,

    George

    danilo_bass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    qndo eu toco com 3 dedo eu soh uso cavalgado

    thebassx
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    o baixista tocava MUITO bem e não tinha uma das mãos.
    e como eh q ele tocava?!?!?!??

    GeorgeVieira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    thebassx

    Cara, eu não consegui ver detalhes, mas ele não tinha a mão direita e parte do braço direito, ao que parecia, ele tocava meio como se fosse um "slap" com o toquinho que tinha sobrado. Saia um som meio de slap mesmo. Mas o cara tinha treino, tocava frases rápidas e tudo mais.

    Paguei um pau. Tentei procurar mais sobre esse cara e não achei nada, achei uma puta lição. Ce vê nego por ai que acha que qq detalhezinho na vida é um problema... Depois ce vê caras que tem um puta problemão como esse e se superam e mostram que são capazes. Foda né?

    Valeu,

    George

    GeorgeVieira
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: GeorgeVieira
    · votar


    Po, lembrei aqui das coisas... As drogas tão fazendo mal a minha mente mesmo...

    - O cara se chama Pedrinho Sem Braço, e já tocou com MUITO gente foda no meio do samba e pagode. Ele é uma lição de música e de vida. Quem puder, veja o cara em ação pra ver que quando vc quer muito alguma coisa, é só insistir que vc consegue.

    - Na verdade ele toca com a Leci Brandão, confundi com Beth Carvalho, foi mal galera. :)

    É isso ai,

    Valeu,

    George

    Ngm
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    GeorgeVieira
    Você sabe se esse cara tem algum site?

    GeorgeVieira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ngm

    Cara, procurei aqui na net e não achei nada. O máximo que tem é uma citação rápida no site da TV Cultura. No vídeo que mostra lá aparece muito rapidamente ele tocando, tá com um baixo vermelho.

    http://www2.tvcultura.com.br/bembrasil/programacao.asp?progid=106


    Mas e voltando a "vaca fria", sobre o three-finger esqueci de falar no meu post, METRÔNOMO É ESSENCIAL. Senão não adianta de absolutamente nada. Tenho um amigo que achava que tocava rápido pacas, mas qdo foi gravar, viu que ficava tudo fora do metrônomo, cruzando com o bumbo de bateria, tudo embolado, ou seja, precisa estudar sempre com o metrônomo.

    Valeu,

    George

    TrasTTe
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    thebassx

    isso acontecia comigo tb (as vezes acontece, ainda n domino 100% essa técnica...)

    comecei a fazer exercícios E 1234, A 1234, D 1234, G 1234, sempre na sequencia i,m,a...

    comece devagar depois aumente a velocidade... vai ver a melhora rapidinho...

    falou

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    cara se chama Pedrinho Sem Braço, e já tocou com MUITO gente foda no meio do samba e pagode.
    eu vi esse show cara.... me emocionei muito meu. sem noção o cara. ele tinha a manha do pizzicato também saca. ele tinha um cotoquinho e fazia uns negócio que eu não consigo nem pensar :)

    TrasTTe
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel_Bp


    ele tinha a manha do pizzicato também saca. ele tinha um cotoquinho e fazia uns negócio que eu não consigo nem pensar

    pizzicato ele n fazia essa técnica é essencialmente executada com os dedos..

    Ngm
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    GeorgeVieira
    Valeu. Vou dar uma olhada.

    Rafael Vaz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ninguém reclamou da técnica no tópico, pq q reclamaram q reclamaram sendo q ninguém reclamou??

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    pizzicato ele n fazia essa técnica é essencialmente executada com os dedos..
    como é que tu vai chamar a técnica do cara então? ele usava a ponta do braço pra tirar um som de pizzicato cara...

    TrasTTe
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel_Bp


    como é que tu vai chamar a técnica do cara então? ele usava a ponta do braço pra tirar um som de pizzicato cara...


    cotoco slap.... heheheh

    não sei cara, mas teoricamente essa técnica não deve ser chamada de pizzicato... mas se tu quiser chamar e as pessoas entenderem, que mal tem não é?

    BASSTANTE
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu to treinando essa técnica há 2 semanas... mas quando eu resolvo atacar mais forte, algumas vezes, meus dedos enroscam ou ultrapassam a sequencia... tipo, eu to achando as cordas flexíveis demais, elas não dão um rebote legal.

    quem pode me dar uma dica legal pra resolver essa parada?

    Rafael Vaz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Uma das técnicas que utilizo para fazer semi-colcheia, em 4/4, utilizando 3 dedos é de alternar a acentuação das notas, quer dizer, em cada batida a cabeça cai em um dedo diferente, é melhor para andamentos rápidos, acima de 150 bpm, com muito estudo vc pode chegar até os 200bpm e ficar limpo e com pegada, no esquema A-M-I, fica assim:
    ' ->cabeça

    'A-M-I-A-'M-I-A-M-'I-A-M-I-'A



    Tem outra técnica que utilizo que mistura pizzicato simples com 3 dedos, ela é boa para fazer semi-colcheia em andamentos intermediários, entre 120 e 150 bpm, nesse andamento é possível fazer semi-colcheia com pizzicato simples sem grandes dificuldades, desenvolvi essa técnica porque notei que a execução sai muito mais limpa e a pegada muito mais definida. No esquema A-M-I fica assim:

    'A-M-I-M-I'-A-M-I-'A-M-I-M-'I-A-M-I-'A-M-I-M-'I ...

    dá um nó danado na cabeça, mas dá certo, tem q estudar muito, mas é um estudo tipo paradido na bateria, é muito bom estudar com metrônomo, vc começa com um andamento lento e vai aumentando aos poucos, mas dá pra treinar em qualquer lugar sem o baixo, vão achar esquisito ver vc batendo os dedos na carteira na aula inteira, mas eu aconselho, mas é só sentar longe de todo mundo dar uma disfarçada e mandar ver...hauahauahuuahauauh um abraço!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    thebassx

    Eu quando tocava guitarra e peguei o baixo pela primeira vez só conseguia fazer cavalgado mesmo, muito estranho né hehe. :D

    Aí depois que eu fiquei com o baixo uns dias aqui em casa (PENA QUE PEGARAM DE VOLTA) eu fiquei treinando uns slaps, e até hoje sai uma bosta aeuheau, baixo é muito maneiro, não tem essa de guitarra ser superior não, eu curto pacas as linhas de baixo (AQUELAS BEM ARRANJADAS), tipo odeio baixo que fica preso num powerchord de guitarra, como também odeio guitarra que só fica fazendo powerchord, ou só fritação. :D

    00angra00
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    putz......eu tbm toh tentando utiliza o tecnica de 3 dedos mas naum consiguo de jeito nenhum achu q toh fazendo algo errado.......ow galera me ajuda aí please q exercicios faço pra aprimora a tecnica de 3 dedos?


    ahhh.....e tbm queria sab c essa tecnica soh serve pro metal pu tbm serve pra outros tipos de musica????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu pizzicato de 3 dedos é 'cavalgado'!!!