Autor |
Mensagem |
jrcintra Veterano |
# mai/05
· votar
Marisco
Mudou de modo sem mudar de TOM:? C D E F G A B Eh doh jonio.. c tu joga um F# Muda pra lidio. NAO MUDOU DE TOM? Tem F# No campo harmonico de doh maior?
Vc usou o q aih? Emprestimo modal? Olha no q q tu ta me fazendo entrar no merito... esse topico eh relacionado ao BASICO DA HARMONIA MODAL...
"tiver um vamp em C7+" Vou ser franco , eu posso ser o idiota q vc ta achando q eu so , e vc o melhor d todos (rsss) mas admito q nao sei o q eh UM VAMP EM C7+
Marisco
Dm7, Am7 e Bm7(5) Isso eh o q? Dorico? Kra... nao eh assim na na porra loka... tu deve sempre obedecer a harmonia... essa harmonia nao pede um jonio nem aki nem na china.. a harmonia eh a base da musica.. nao da pra tu da uma de maluco e querer inventar moda
|
otavio016 Veterano |
# mai/05
· votar
jrcintra
so!! entao tanto faz usar doh jonio reh dorico mi frigio etc, sao mesmas notas? se usar no tom doh jonio esses outros modos da na mesma?vai ficar com akela sonoridade alegre?
|
guipauljones Veterano |
# mai/05
· votar
Podem ser dominantes de outros acordes
|
guipauljones Veterano |
# mai/05
· votar
E todos esses esquemas d harmonia funcional
|
Marisco Veterano |
# mai/05
· votar
Vamp é uma harmonia estática: um vamp em C7+ é uma harmonia que fica repetindo apenas um C7+
Agora tu tá fazendo um pensamento incorreto. Aplicando harmonia tonal em estudo modal. Se eu estiver em C7+ e mudar o F para F# eu não mudei o TOM, pois o tom é Dó. Tom, e não tonalidade, pois tonalidade não se aplica em estudo modal.
Agora mesmo pensando do jeito que tu pensa, eu te provei que sem mudar a tonalidade eu posso mudar o modo, pois fiz sons alegres e tristes numa base em que todos acordes eram diatônicos a C maior!
|
jrcintra Veterano |
# mai/05
· votar
otavio016
sao as mesmas notas sim.. soh q no lugar de comecar o doh jonio pelo 1o grau.. vc começa pelo 2o...3o... eh mesma coisa q vc comecar a escala de doh maior pelo REH ou pelo MIH entende? ou pelo fah ou pelo sol ou pelo lah... ta tudo dentro do doh maior.
Tudu vai depender da harmonia .... nesse exemplo q eu dei aih no topico anterior , nao tem como nao ser MIH Eolio...
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
O custa pra entender na maioria dos casos é que o estudante trata os modos sempre olhando pelo lado da escala e nunca pelos acordes.
Aplique as tensões nos acordes, dedilhe, experimente e deixe o som fluir na cabeça... senão não rola.
|
otavio016 Veterano |
# mai/05
· votar
jrcintra
dexa eu ve se eu entendi.... eu começo uma linha de baixo com as notas do doh jonio(alegre certo?)..... ai no meio eu mudo pras notas de sol frigio(tenso certo?) mudei o tom da musica?
Marisco
vlw cara jaja eu do uma lida la!
|
jrcintra Veterano |
# mai/05
· votar
Marisco
Bom , vc ta alegando que os modos sao NOTAS , sao ESCALAS... o modo he a Sonoridade... o JONIO nao eh TERCA MAIOR , SETIMA MAIOR E SEXTA MAIOR o jonio eh a sonoridade de jonio.
Vc entao eh da corrente que diz onde existam apenas 2 tons? MAIORES E MENORES? Pois eu sou da corrente q diz que existem Tons MAIORES(Jonio) , Menores (eolio) alem de ter Tom frigio , tom lidio e etc...
Existem 2 correntes... que pensam diferente.... pode ter certeza d q isso nada mais eh do q pensamentos diferentes...
Eu nao acredito que tom seja apenas a nota mais forte... eu acredito que tom eh a tonalidade de uma musica.... existe TOM MAIOR , q eh o jonio , existem tom MENOR q eh o eolio.... o proprio tom MENOR(eolio) vem do MAIOR (jonio) , acredito q ainda existam o tom FRIGIo , o TOM LIDIO e etc...
Acho q uma musica pode MUITO BEM ter E FRIGIO como TOM... assim como existem musicas onde o tom eh C MAIOR(jonio)
|
jrcintra Veterano |
# mai/05
· votar
Marisco
Velho.. eu so pratico. C tu ta me dizendo q o tom eh DOH JONIO , ou seja , DOH MAIOR , e c tem um F# no meio da historia , eh pq aconteceu alguma coisa aih.. ou o tom mudou por apenas um momento( e pq nao? no jazz os tons mudam a cada acorde) ou entao ouve emprestimo modal ou alguma coisa....
|
jrcintra Veterano |
# mai/05
· votar
LeandroPanucci
Rss , acredito q isso nao foi pra mim , eu q estou defendendo o meu ponto de vista onde digo que o TOM eh a SONORIDADE e nao simples notas e acordes... =)
|
Marisco Veterano |
# mai/05
· votar
Cara, eu não sou de nenhuma "corrente de pensamento". Essas coisas que eu falei são baseadas em estudos, tanto teóricos como práticos. E eu tenho certeza de que o que eu afirmei aqui está correto.
E só existem sim duas tonalidades: maior e menor. Claro que a menor se divide em 3 (natural, harmônica e melódica)!
|
jrcintra Veterano |
# mai/05 · Editado por: jrcintra
· votar
LeandroPanucci
Eu sei q tu escreveu uma puta coluna no forum de guitarra , q alias usei essa ideia e apliquei aki... pq aki nao tinha mtos topicos relacionados à teoria e blablabla.. sei q tu eh o bambambam la do forum de guitarra... eu aprendi com o ZUZO dessa forma... q nao eh nenhum idiota e nem um leigo na musica.... vc pode pensar duma forma... e pode ateh querer impor o seu modo de ver essa coisa toda...
Acredito no seguinte: Vc deve analisar o tom de uma musica pela sonoridade , e nao apenas por notas e acordes... tem pessoas q soh de ouvir a musica , e o trecho , jah sabem c o tom se trata de um tom MAIOR ou um tom MENOR ou um tom FRIGIO ou um tom MIXOLIDIO , soh pela sonoridade de cada modo.... percebe q este eh um topico de HARMONIA MODAL , onde eu acredito q pra esse tipo de harmonia eh mto mais facil didaticamente vc encarar as coisas sob esse prisma...
Marisco
Meu.. nao adianta tu vim num topico criado para ajudar os iniciantes e tal.. e vim falar de harmonia estatica? Eu nem sei q porra eh essa e nem quero saber...(nao to sendo grosso viu... agora q eu vi o jeito como escrevi.. rss.. internet eh foda.. da pra vc interpretar uma frase com N significados)
Eh como eu disse acima.. acho q na harmonia modal , a pessoa , c olhar sob esse prisma q estou dizendo , vai ter mto mais facilidade em aprender o negocio...
Velho.... Manja SOBREPOSICOES? entao kra... Eh aplicada no campo harmonico MENOR HARMONICO... EXISTEM LOCRIO COM 6A , JONIO COM 5# , DORICO COM 4# MIXOLIDIO COM NONA BEMOL E DECIMA TERÇA BEMOL... (usei caps lock soh pra da uma destacada , nao estou "gritando" nao viu...
Nao entrei nesses meritos pq acho q pra um iniciante isso eh uma materia bem avancada...
A escala NORDESTINA eh nada mais q um MIXOLIDIO COM QUARTA AUMENTADA.... eu poss criar uma musica com essa tonalidade.... NUM MIH por exemplo... e nao vai deixar de soar como uma musica nordestina... c eu escohi essa escala eh pq eu quero q minha musica soe como a sonoridade dela....c nao eu usava outra "uai"
Uma coisa eh vc criar e compor uma musica com essas informacoes q eu disse... agora eh diferente vc ver uma HARMONIA ja criada por outrem e tentar ADIVINHAR o q eh... sacou?
Tom nao eh soh escala e acorde , eh uma sonoridade como um todo...
|
jrcintra Veterano |
· votar
Marisco
Eh , mas TUDO o q tu leu sobre o meu topico vc ENTENDEU ERRADO... infelizmente...
Eu to falando de MAÇA e vc de BANANA.. nao tem nada a ver!
Nao sei c vc fez aula ou c aprende sozinho , mas qdo vc faz aula vc nota q se vc nao for DIDATICO no q tu diz ou explica , a pessoa (que ainda nao sabe nada , ou sabe pouco a respeito do assunto) nao vai entender merda nenhuma do q tu ta falando... vc vomita informacoes nao sei pra q... pra c promover talvez?
kra... vc querendo ou nao , cada tonalidade tem uma sonoridade... tom nao sao apenas notas . O tom , na harmonia modal , pra melhor entendimento , deve ser encarado como uma sonoridade...
HA musicos SIM que acreditam que tom tb pode ser MI DORICO , ou FA MIXOLIDIO , alem de MAIORES e MENORES , e eh AIH q entra minha explicacao... para uns jazzistas , soh existe TONS maiores.. pelo fato do proprio tom menor sair de dentro do maior... acho q vc deve respeitar a opiniao dos outros... qqr coisa , crie um topico e exponha seu ponto de vista... pq esse aki ja ta mto poluido.
|
jrcintra Veterano |
· votar
Dicas de como criar HARMONIAS para aplicar o exposto acima:
* Os acordes maiores são: Jonio(I grau), Lidio(IV grau) e Mixolidio(V grau). Os acordes menores são: Dorico(II grau), Frigio(III grau), Eolio(VI grau) e Locrio(VII grau).
São maiores ou menores em função da sua terça.
Bom , agora vamos nos lembrar do seguinte:
-Vamos analisar os modos sob o prisma dos acordes:
Bom , para facilitar , vamos comparar os maiores com o JONIO e os menores com o EOLIO , por serem as escalas naturais MAIOR e MENOR.
JONIO: Possui Tonica , terça maior, quarta justa, quinta justa, sexta maior e setima maior.
EOLIO: Possui Tonica , terca menor , quarta justa , quinta justa , sexta menor e setima menor
Agora vamos comparar com o resto dos modos:
DORICO: Possui Terça menor , e sexta maior (se comparmos com a escala natural menor ->eolio)
FRIGIO: Possui a terca menor , e a segunda bemol (se comparmos com a escala natural menor ->eolio)
LIDIO: Possui a terca maior , a quarta aumentada e a quinta justa(se compararmos com a escala natural menor ->eolio)
MIXOLIDIO: Possui a terca maior e a setima menor(se compararmos com a escala natural maior -> jonio
LOCRIO: Possui a terca menor , a segunda bemol , a quarta justa e a quinta bemol(se compararmos com a escala natural menor ->eolio)
Já dá para distinguir quais são os maiores e os menores e suas respectivas sétimas.
Porque sétimas?
É importante distinguir as sétimas, pois são os acordes mais utilizados. Não que nao existam acordes com sexta e afins, mas os mais comuns e os mais usados sao acordes com sétima.
Vamos botar a mão na massa!
Se vc quiser criar uma base(ou também chamada , progressao de acordes) onde a tonalidade é Jônio, você ira começar pelo primeiro grau.
Exemplo: Dó Jônio: Analise a escala e retire dela quaisquer notas SEM SER A DO TOM LOGICAMENTE - que servirão para você fazer a base. Vamos utilizar o Mí , o Fá e o Sol, como exemplo.
Bom, já sabemos o quê? Que os modos MAIORES sao: I(Jonio) IV(Lidio) e V(Mixolidio) e os MENORES sao: II(dorico), III(frigio), VI(eolio) e VII(Lócrio).
O Dó é o primeiro grau(I) da escala(por ser o tom)
Dó! Por ser o primeiro grau , usaremos o Jônio propriamente dito!
O Jônio possui a terça maior e a sétima maior.
C7M -> Dó maior com sétima maior
Dó, Ré, Mí. O Mí é o terceiro grau da escala, hmmm terceiro grau eh qual? Muito bem! É o Frígio! O Frígio possui a terça menor e a setima menor certo? Entao vamos começar nossa progressao de acordes:
Em7
Ué, e porquê nao tem um "m" depois do 7? O Sétimo grau do frigio nao é menor?
Resposta: Sim! Mas no caso das sétimas é um pouco diferente. Quando está apenas um "7" significa que essa sétima eh MENOR. Se tiver somente o acorde, sem nada(exemplo: "G", "A"...) significa que tal acorde é MAIOR. Se tiver um "m" depois do acorde(exemplo: "Gm", "Am"...) significa que tais acordes sao MENORES. No caso da sétima é ao contrário. Se o "7" estiver sozinho, quer dizer que a sétima é MENOR. Se o "7" tiver acompanhado de um "M" ("7M") significa que tal sétima é MAIOR.
Em -> mí menor
No caso do sétimo grau(VII) tal regra é diferente. Se o 7 esta sozinho, significa que ele é menor; se o 7 estiver acompanhado de um "M" significa que a sétima é maior ->7M
Em7->Mí menor com sétima menor.
Vamos prosseguir:
Dó, Ré, Mí, Fá! O Fá é o quarto grau certo? Entao , concluímos que se trata do Lídio.
O Lídio possui a terça maior e a sétima maior.
E7M ->lembram do dito acima? Apenas "E" significa que o acorde é maior. Neste caso, temos um "M" acompanhando o 7. Entao , de acordo com o aprendido, tal sétima é maior.
F7M->Fá maior com sétima maior.
Dando continuidade:
Dó , Ré , Mí , Fá , SOL! O Sol é o quinto grau certo? Entao , pelo fato do tom de nossa futura base ser JONIO , o SOL é o quinto grau, ou seja, o MIXOLIDIO. Tal modo possui a terça maior e a setima menor.
G7->Sol MAIOR com sétima
Pois existe apenas o "G" nao acompanhando "m" que significaria que o sol seria menor) e somente o "7" que significa que tal sétima é menor, pois a sétima é uma EXCESSAO a essa regra lembra?
PRONTO!
Nossa base ficou assim:
| C7m Em7 | F7M G7 | => TOM: Jônio
Acordes dessa progressao:
Dó Maior com sétima maior
Mí menor com sétima menor
Fá maior com setima maior
Sol maior com setima menor(CURIOSIDADE: Este acorde é muito usado no BLUES)
Se não quiserem usar a sétima não usem. É interessante deixar explícito a sétima. Se quiserem usar usem , se não , não usem.
Podem fazer somente bordoes , acordes completos com tonica, terca, quinta, e setima(TETRADES), acordes com tonica e terca somente, com tonica e setima , com tonica , terca e quinta (analisar quais graus possuem quinta justa e quais possuem quinta bemol e etc)
Concluindo:
Viram porque é besteira aplicar a escala correspondente ao acorde? No final das contas as notas sao iguais. Aplique a ESCALA DO TOM que é Dó Jônio.
Outro exemplo:
Ré Lídio:
Quais são as notas do dó lidio? D, E, F#, G#, A, B, C#
Agora vamos escolher algumas notas para serem os acordes da nossa base:
Logicamente que a primeira nota do nosso acorde vai ser o D, pelo nosso tom ser Lídio.
Vamos escolher o F#, o E, e o G#.
Vamos começar!
Muito cuidado. No exemplo do Dó, nos usamos o tom de jonio, ou seja, o PRIMEIRO grau. Neste caso usaremos o tom LIDIO, ou seja, o QUARTO grau; entao, começaremos a contar do IV(quarto)
Pelo fato do tom ser LIDIO , o Ré tem a terça MAIOR e setima MAIOR
D7M -> Ré maior com setima maior
Ré, Mí, Fá sustenido! Quarto(IV), Quinto(V) Sexto(VI) o Fá sustenido é o sexto grau do Campo Harmonico de Ré Lídio, ou seja, o Eolio! Pois bem, o eolio possui a terca e setima menores certo? Correto! Entao ficará assim:
F#m7 -> Fá sustenido menor com setima menor.
Ré, Mí! Quarto(IV), Quinto(V)! O Mí é o quinto grau , ou seja , o mixolidio! Bom, o mixolidio possui a terça maior e a setima menor.
Entao ficará assim:
E7-> Mí menor com setima menor
Ré, Mí, Fá sustenido, sol sustenido! Quarto(IV) , Quinto(V), Sexto(VI), Setimo(VII) Ou seja, o LOCRIO! Que possui a quinta BEMOL!!! (Muitas Tablaturas ou partituras a sinalizam como uma BOLINHA CORTADA NO MEIO ,NA HORIZONTAL, bem pequena. (ao lado do acorde em questao)
Teoricamente chamamos esse acorde(o acorde referente ao grau LOCRIO) , como ACORDE MEIO DIMINUTO
Ficará assim:
G#m7 5b-> sol sustenido menor com setima menor E QUINTA BEMOL
Dificil? Que nada! É só decorar que os acordes LOCRIOS(Setimo grau) Sao chamados de meios diminutos, e eh porisso que devemos explicitar que a quinta dele eh BEMOL.
Pronto! Nossa progressao ficou assim:
|D7M(IV) F#m7(VI) | E7(V) G#m7 5b(VI) |
Para melhor visualizacao, coloquei os graus respectivos aos acordes entre parênteses. O Tom dessa nossa progressao é Ré Lidio pois começa pela quarto grau!
Importantissimo: Lembre-se; se vc escolher uma tonalidade sem ser a JONIO, para fazer suas progressoes, dependendo do grau, vc deve começar contando por ele. EX: Dó Mixolidio. Você, deve lembrar que a TONICA do mixolidio, por ser mixolidio, é o V(quinto grau).
Em virtude disso, como foi o caso do LIDIO que acabamos de fazer, o primeiro acorde NECESSARIAMENTE terá de ser o Mixolidio, neste caso, o Dó. Se o segundo acorde de sua progressao for o Ré, este será respectivo ao Eolio, por ser o VI grau... e por aí vai...
Ilustracao do dito acima=> C7[V] Cm7[VI]... TOM: Dó Mixolidio
Coloquei o grau correspondente entre colchetes para melhor visualizacao
Agora já sabemos fazer progressoes!
Agora você ja sabe que nao é uma boa idéia vc aplicar a escala referente ao acorde, na hora de solar. Pois TUDO o que foi feito, foi a partir de UMA ESCALA; que é a do TOM. Entao, deve-se solar em cima da escala do TOM.
IMPORTANTE: VALE LEMBRAR QUE NAO MUDAMOS DE TOM EM NENHUAMA HIPOTESE. TODAS AS PROGRESSOES FORAM ORIUNDAS DO TOM ESCOLHIDO.
MAS QUE MODO ESCOLHER PARA O TOM DA PROGRESSAO?
Leve em consideração o dito acima; sobre a sonoridade dos modos. Se você quer uma musica com a sonoridade do mixolídio, escolha notas, para seu acorde, que dizem respeito à peculiaridade do MIXOLIDIO; que é a SETIMA Menor. É o que o diferencia da sua escala-mãe, o Jônio! Ambos sao modos MAIORES(e consequentemente, serao acordes maiores) porem, só o fato do mixolidio possuir a sétima menor, a sonoridade diferencia muito da do Jônio! Então, de ênfase (ou na hora do SOLO ou na própria BASE) a essa SÉTIMA MENOR, que é a peculiaridade do MIXOLIDIO; assim, seu solo, sua base, soara como MIXOLIDIO!!
Espero ter ajudado...
Abraços!
|
jrcintra Veterano |
· votar
Bom galera... é isso aí.. espero que agora eu tenha esclarecido certas coisas que tenham ficaro obscuras..
Modifiquei meu 3 REPLYS em relacao a harmonia MODAL(o meu 1o reply tb foi modificado)
Depois vou verificar tudinho para ver se nao ha algum errinho bobo... se tiver eu aviso aqui que eu EDITEI e consertei o erro ok?
Abraços!
|
Marisco Veterano |
# mai/05
· votar
jrcintra
Em relação ao ponto de vista didático, eu DOU aulas.
E da minha experiência, os alunos aprendem melhor quando a gente ensina coisas corretas para eles. Tu vem falar de didática e disse pro cara que TOM = Tonalidade! Onde já se viu um absurdo desses...
|
Marisco Veterano |
# mai/05
· votar
E só para os registros | C7M Em7 | F7M G7 | não irá soar jônio, pois o G7 resolve no C7M, o que dá um caráter tonal à harmonia.
|
jrcintra Veterano |
· votar
Marisco
PELA ULTIMA VEZ
O cabeçudo , ja cansei de falar que este topico eh para iniciantes!! Nao vou entrar no merito de Acordes que resolvem outros.. Velho, volta la pro teu forum de guitarra... tentei escreve aki um basico do q eu aprendi com o ZUZO sobre harmonia modal. Tu nao entendeu merda nenhuma... tu nem leu os todos os 3 replys deste topico!
A base nao precisa soar como jonio se o solo soar... o importante eh a MUSICA em si ter algum elemento, ou alguns elementos que faça soar JONIO... a caracteristica do jonio eh o fato de ser maior com setima maior (alem da sexta)
Compara os modos com os naturais MAIOR E MENOR pra vc ver o que diferencia um do outro... isso eh o q da a sonoridade diferente q vc tanto diz. Em razao disto , por uma questao de SONORIDADE, vc deve usar essa peculiaridade que cada modo tem , para assim soar como tal.
Eu nao to nem aih se vc da ou nao aulas... ateh a minha voh da aulas.. agora aulas DIDATICAs onde o aluno APRENDE algo aih ja eh outros 500... vc tem seu metodo , nao me interesso em saber qual eh.
Leia essa materia DESDO COMECO , se vc nao tiver nada pra fazer, e depois conclua... isso tudo aqui vai ajudar a um iniciante a COMECAR a entender MAIS OU MENOS o negocio...
Olha só , vc nao me conhece , eu nao te conheco , e nem quero conhecer, entao vai la com a tua namorada ou com alguma mina esfriar a cabeca.. putz cara tu ta mto estressado (e conseguiu me deixar) eh falta de mulher?
Desculpa o palavreado mas acho q lugar de guitarrista brigao eh no forum de guitarra... pois nao sao bem vindos aqui. A primeira palavra com a qual vc dirigiu a mim foi "vc nao sabe nada de harmonia" vc foi arrogante , e parece q tb nao tem mta educacao...
Nao gostou? entao vai la no forum de guitarra e escreve um topicozinho bem revoltado pros caras de la lerem e seja feliz...
Eu la tenho obrigacao de escrever td isso? Nao ganho para tal. So quis dar uma enriquecida no forum de baixo com algo que ajude os baixistas INICIANTEs... se vc eh o foda em harmonia modal PARABENS AMIGAO VC EH TAO IMPORTANTE QTO O PRESIDENTE DA REPUBLICA...
Agora da licensa... c for postar certas coisas acho melhor vc nem postar...
e MORREU O ASSUNTO
|
otavio016 Veterano |
# mai/05
· votar
jrcintra
ae cara... vc poderia me responder se puder a pergunta q eu fiz acima? vou colocar aki :
dexa eu ve se eu entendi.... eu começo uma linha de baixo com as notas do doh jonio(qualquer nota)(alegre certo?)..... ai no meio eu mudo pras notas de sol frigio(qualquer nota)(tenso certo?) mudei a sonoridade da musica?
no jonio eu posso usar mais a 6ª e 7ª maior que caracterizam o modo a ser jonio
e no frigio segunda bemol e 3ª menor
eh isso?
ai tipo eu escolho a escala do doh maior (jonio) e uso mais o la e o si
e si frigio eu dou mais enfase ao do e re?
|
Marisco Veterano |
# mai/05
· votar
jrcintra
Cara, quando eu li o teu texto percebi que tu tinha escrito coisas incorretas. Tentei te corrigir, para que as pessoas que quisessem aprender ao ler o tópico, pudessem aprender de forma correta. Ma pelo jeito o teu ego te impede de reconhecer teus erros. Tu acha didático dizer pra alguém que TOM = tonalidade? Se tu acha isso certo, então não tenho mais o que discutir contigo. Tem que ser muito imbecíl pra achar que ensinar coisas erradas é didático!
Quanto a isso:
putz cara tu ta mto estressado (e conseguiu me deixar) eh falta de mulher?
Nao gostou? entao vai la no forum de guitarra e escreve um topicozinho bem revoltado pros caras de la lerem e seja feliz...
PARABENS AMIGAO VC EH TAO IMPORTANTE QTO O PRESIDENTE DA REPUBLICA...
Que idade tu tens? 10?
Meu objetivo era ajudar. Já que tu não suporta isso eu me retiro do teu tópico...
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
jrcintra
De nenhuma forma escrevi relacionando com o que vocês estão discutindo em relação a Tom e Tonalidade (que são diferentes).
É mesmo sobre um cara achar que com a escala de Dó ele resolve todos os outros modos, como muita gente faz.
Eu penso nos modos vendo antes como acorde e qual a tensão que cabe neste acorde e que pode (ou não) caracterizar o modo.
Quanto a diferença de tom e tonalidade eu não aprendi de forma acadêmica. Eu vejo como cores por exemplo. Uma cor azul escura você não pode definir simplesmente como azul, porque existem outros azuis (azul claro, azul céu, azul calcinha, etc...), mas a cor tem uma tonalidade do azul, que é escura.
A mesma coisa sobre um Am7 - D7. A música é em Lá menor, mas eu não posso dizer que é Lá menor e pronto. Eu tenho que ter em mente que é um Lá menor "Dórico".
|
Guto EADG Veterano |
# mai/05 · Editado por: Guto EADG
· votar
mais tipo.... se eu quiser fazer uma musica tensa... eu uso o modo frigio certo ? mas como eh q eu uso este modo? como eh q eu faço se as notas da escala sao as mesmas?
olha soh o modo frigio eh um modo *menor* (tem a 3a menor e a 7a menor, naturalmente) com a segunda bemolizada. se vc quer fazer um E Frigio vc pega a escala de Em e altera a segunda em meio tom a baixo.
|
LeandroP Moderador |
# mai/05 · Editado por: Moderador
· votar
You've got to hide your love away - The Beatles
6/8
||: G | D | F | G | C | % | F | C :||
A música está em Sol jônio, mas há momentos em que ela muda pra Sol mixolídio.
Aviso aos navegantes --> não pense que apenas solar em Sol maior que vai ser um tropeço depois do outro.
|
BTNS Veterano |
# mai/05
· votar
jrcintra, na boa, sou muito goiaba em teoria, escalas, modos, harmonias e tal e por isso estou estudando.
Não tenho cacife para falar se vc está certo ou se o Marisco. Posso apenas levar para o meu professor analisar, para o meu entendimento e não para tomar partido de um ou outro.
Isso aqui é um Fórum, passível de discussões acaloradas mas não mal educadas e o Marisco está tentando ajudar. Ele não tem que ir para "o Fórum dele", não existe isso. Essa coisas de time de lá e time de cá é uma tremenda besteira.
E você o chamou de estressado e tal mas foi vc quem o xingou com:
O cabeçudo , ja cansei de falar... ; Tu nao entendeu merda nenhuma... ; Eu nao to nem aih se vc da ou nao aulas... ateh a minha voh da aulas.. agora aulas DIDATICAs onde o aluno APRENDE algo aih ja eh outros 500... vc tem seu metodo , nao me interesso em saber qual eh. Leia essa materia DESDO COMECO , se vc nao tiver nada pra fazer, e depois conclua... isso tudo aqui vai ajudar a um iniciante a COMECAR a entender MAIS OU MENOS o negocio...; entao vai la com a tua namorada ou com alguma mina esfriar a cabeca.. putz cara tu ta mto estressado (e conseguiu me deixar) eh falta de mulher? .
Sei que vc particpa deste Fórum e que sua idéia com o tópico é ajudar, mas esse tipo de postura numa discussão é imatura.
Não estou criticando o seu tópico pois a iniciativa é extremamente louvável. A idéia é essa mesmo: tentar ajudar.
Você pode estar certo no seu racioncínio ou o Marisco pode estar certo na dele. É questão de troca de idéias porque ententer "mais ou menos" pode significar entender errado e, em se tratando de teoria, que é algo árido para a maioria (eu incluso), entender errado pode comprometer o estudo. Seo o Marisco afimar ter CERTEZA do que está falando e vc também tiver CERTEZA, então cabe aí uma discussão saudável para se descobrir onde há algum engano. Não interessa no final quem está certo mas sim todos nós aprendermos o certo.
De novo, não estou criticando sua iniciativa, muito pelo contrário, mas reveja sua postura. Abraços.
|
Guto EADG Veterano |
# mai/05
· votar
BTNS
pois eu vou tomar partido do jrcintra, em primeiro lugar porque concordo com o que ele escrevu aqui e em segundo, porque quem começou a falar e de um modo que irrite qualquer um foi o Marisco
Que bobagem, claro que não é idiotice!
Se tu fala isso sobre os modos não entende nada sobre eles.
...
eh inexplicavelmente irritante, quando voce quer dar algum tipo de explicacao e alguem vem dizer que voce nao ENTENDE NADA sobre o assunto. acho que quem poderia ter começado a falar com outro tom (e em outro modo :P) e evitando mta discussao teria sido o Marisco
|
Mr Moses Veterano |
# mai/05
· votar
jrcintra
[
i]*No Lócrio, o que dá tal sonoridade a esse modo, é o fato dele ter a segunda Bemol, a quinta Bemol. Se compararmos tal modo com o Frígio, notamos que este possui a segunda bemol e a quinta justa; enquanto àquele possui a segunda bemol e a quinta bemol. [/i]
Fiquei com uma dúvida. Qdo vc fala em quinta justa no modo Frígio. Eu não poderia chamá-la de quinta maior?? Ou quando se trata das notas dos intervalos, sempre refere-se a elas como justas ou bemol??
É questão de termos mesmo...
Abraços
|
Marisco Veterano |
# mai/05
· votar
Guto EADG
Me defendendo: O jrcintra disse que era IDIOTICE pensar em cada acorde, quando tinhamos uma progressão que estivesse contida em uma tonalidade. Como o que ele disse é uma grande bobagem (peça a qualquer músico com um mínimo de instrução) eu resolvi contestar. Contestei de forma ofensiva, confesso, mas ele também expos seu ponto de vista de forma intransigente...
BTNS
Obrigado pelo apoio!
|
bass_player Veterano |
# mai/05 · Editado por: bass_player
· votar
Na real deu confusão pq eles não concordaram... não pq um disse que era "idiotice" fazer tal coisa e o outro disse que é "bobagem" dizer tal coisa, seria muita frescura ficar bravo por isso... parem de viadagem e tentem juntos chegar a uma conclusão sensata. Eu tbm não manjo desse assunto, mas so quero dizer que esse fórum é de musica... não tem pra que se defender ou acusar pessoas que vc nem conhece; ou até mesmo se sentir ofendido. Isso sim é que é bobagem.
O jrcintra deu uma estressada a toa, mas o tópico dele é muito bom. O Marisco só veio pra ajudar mas acabou entrando numa confusão besta e inutil hehehehe...
|