Para tirar a dúvida da galera sobre Modos Gregos

Autor Mensagem
jrcintra
Veterano
# mai/05 · Editado por: jrcintra


Olha só galera , eu estava analisando os outros fóruns - principalmente o de guitarra, e percebi que eles possuem vários tópicos didáticos; ensinando desde harmonia até técnicas.
Decidi criar um sobre Modos Gregos - Harmonia Modal.

Bom , editei este reply para deixá-lo mais esclarecedor, e logo na segunda pagina deste tópico eu coloquei umas dicas de como criar harmonias.

Então, a matéria toda se divide em 3 partes:

O que são os Modos Gregos? ->está na primeira pagina deste topico
Sobre a sonoridade dos Modos Gregos. -> está na primeira pagina deste topico.
Dicas de como criar HARMONIAS-> está na segunda pagina deste topico.



Afinal, o que são os Modos Gregos?

Bom, a Harmonia Modal é um tipo de harmonia dentre as demais que existem - a Tradicional e a Funcional.
A Harmonia Modal, como o próprio nome já diz, é baseada nos Modos Gregos.

Existem 7 modos no campo harmônico Modal:
I: Jônio(ou também chamado "Maior)
II: Dórico
III: Frígio
IV: Lídio
V: Mixolídio
VI: Eólio(ou também chamado "Menor")
VII: Lócrio

OBS: Cada Modo é equivalente a 1(UM) Grau, grau este representado por algarismos romanos.

Os Graus nada mais são do que os intervalos. EX: O primeiro grau é a tônica, o quinto grau é a quinta, o oitavo grau é a oitava.
A Soma desses 7 graus existentes(a oitava nada mais é do que a Tônica) formam a escala.

As escalas desses respectivos graus são:

I: Jônio

<pre>
G---------------2--4-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


II: Dórico

<pre>
C----------------2-4-----------------------------------
D----------3--5----------------------------------------
A--3--5-6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


III: Frígio

<pre>
G------------------3-----------------------------------
D----------3--5-6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


IV: Lídio

<pre>
G----------------2--4----------------------------------
D--------2--4-5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


V: Mixolídio

<pre>
G----------------2-3-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


VI: Eólio

<pre>
G-------------------3-----------------------------------
D-----------3--5-6--------------------------------------
A---3--5-6----------------------------------------------
E-------------------------------------------------------
</pre>


VII: Lócrio

<pre>
G------------------3-----------------------------------
D----------3-4--6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


Complicou?Vou explicar melhor:

Normalmente, dizemos que ou o tom de uma música ou de um trecho de música é Maior(Jônio) ou o tom é Menor.(Eólio)
Na verdade, há, além desses 2 tons, outros 5: Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Lócrio.

Todos esses tons, essas escalas, são oriundas de uma escala MÃE: O Jônio.(Maior)

Observe:comece a tocar a escala de Jônio(exemplo: C Jônio), começando pelo Dó(I GRAU).
Agora, comece a tocar a escala de Dó Jônio começando pelo II Grau(Dórico). Depois comece a tocar a escala de Dó Jônio começando pelos graus III, em seguida pelo grau IV, V, VI, e por último, o VII.

Para ilustrar melhor:
COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO I GRAU(JÔNIO)
<pre>
G--------------------------------------------------------
D----------------2--4------------------------------------
A--------2-3--5------------------------------------------
E--3--5--------------------------------------------------
</pre>


COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO II GRAU(DÓRICO)
<pre>
G--------------2--4-5----------------------------------
D------2-3--5------------------------------------------
A---5--------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO III GRAU(FRÍGIO)
<pre>
G----------2--4-5--7---------------------------------
D--2-3--5---------------------------------------------
A-----------------------------------------------------
E-----------------------------------------------------
</pre>


COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR(JÔNIO) PELO IV GRAU(LÍDIO)
<pre>
G---------2--4-5--7--9--------------------------------------
D---3--5-------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>

Entendeu? faça o mesmo esquema com os graus restantes.

Porquê tudo isso? Compare essas digitações que você acabou de fazer com aquelas escalas logo no início deste tutorial, ou seja, a escala Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.

Percebeu?? São as mesmas notas só que jogadas em regiões mais confortáveis do braço. Então, OBEDECENDO UMA HARMONIA JA EXISTENTE, ONDE O TOM ESTIPULADO PELO COMPOSITOR EH APENAS UM, (ou seja , nao ha mudanca de tom no meio nem emprestimo modal nem nada..rss nao vamos entrar nesse mérito) não é bom pensar assim pois as notas sao iguais. Você só tende a se confundir mais ainda. Devemos encarar os Modos gregos como Tonalidades que podem ser mudadas durante a música, para criar uma mudança de clima.

Conclusão: Se você começar a tocar a escala de Dó maior(Jônio), por exemplo, a partir do segundo Grau(II), na própria escala maior, e depois tocar a escala de Ré Dórico, você vai perceber que as notas são iguais!! Então concluímos o que? Muito bem! Que todos esses Modos Gregos sao oriundos da escala Mãe Jônio(escala maior). Logicamente é assim pois tal escala é o primeiro grau de todos.

Fiquei confuso... Se as notas são as mesmas , então pra que essa palhaçada toda? Simples! Para você perceber algumas coisas:

1) Dó Jônio = Ré Dórico = Mí Frígio = Fá Lídio = Sol Mixolídio = Lá Eólio = Si Lócrio. Isso tendo como exemplo uma BASE, uma progressao de acordes, onde a tonalidade é DÓ MAIOR, nesse caso).
Tem muitos doutrinadores que fazem uma tremenda burrada ensinando por esse modo mais complicado, entupindo o aprendiz músico com inúmeras escalas e teorias complicadas. Se pedirem para vc criar algum arranjo ou solo em cima de uma base como esta: C7M Dm7 Em7 O TOM DESSA BASE É DÓ(C MAIOR)
Para que raios você vai aplicar uma escala diferente em cada acorde tocado? É idiotice aplicar dó jônio no acorde C, ré dórico no acorde D, mí frigio no acorde E. É idiotice pois no final das contas, você vai estar tocando as mesmas notas da escala de Dó Jônio!!

2) Cada escala tem uma sonoridade diferente. Então, podemos criar uma música em TOM Jônio , ou em TOM Dórico, ou em TOM Frígio, ou em TOM Lídio, e etc.
EXISTE TOM EM LÍDIO? PENSEI QUE SÓ EXISTISSEM OS TOMS MAIORES(JONIO) E MENORES(EOLIO)
Resposta: SIM!!
A grande sacada está em você aprender a diferenciar a sonoridade de cada escala. Por exemplo: O Jônio é uma escala alegre, feliz. Sabem o refrão da música Carry On do Angra? Então, aquele refrão é em TOM Jônio.
Outro Exemplo: A Música do filme "Tubarão" é em Frígio, pois tal modo é caracterizado por ter uma soronidade sombria, com tensão, entendem?

Pensem em cada Modo como um TOM DIFERENTE
É muito comum a mudança de tom durante as músicas. No jazz por exemplo, é comum mudar de TOM a cada ACORDE. Isso proporciona uma harmonia muito bem trabalhada e sonoricamente maravilhosa(LOGICAMENTE QUE TEMOS QUE USAR O NOSSO BOM SENSO...) proporcionando à música um SOLO muito RICO.

3) É muito complicado dizer o MODO de um trecho musical. Por exemplo um verso ou um refrão. A dica é aprender a diferenciar a SONORIDADE de cada MODO. Se treinarem isso, depois de um tempo, só de ouvir a música, ou o trecho, vocês poderão dizer qual é o Modo utilizado pelo(s) músico(s). (se for harmonia modal é claro)

VALE A PENA RESSALTAR QUE DEVEMOS SEMPRE USAR NOSSO BOM SENSO! NAO VÃO, POR EXEMPLO, CRIAR UMA MUSICA COM UMA SONORIDADE ALEGRE E FELIZ E LOGO NO REFRAO JOGAREM UM FRÍGIO , QUE É UM MODO COM MUITA TENSÃO , FRIEZA, POIS NÃO VAI FICAR MUITO LEGAL..RSSS

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


É idiotice aplicar dó jônio no acorde C, ré dórico no acorde D, mí frigio no acorde E. É idiotice pois no final das contas, você vai estar tocando as mesmas notas da escala de Dó Jônio!!

Que bobagem, claro que não é idiotice!
Se tu fala isso sobre os modos não entende nada sobre eles.
Uma escala difere da outra pela sonoridade. E uma sonoridade difere da outra pela configuração de intervalos.
Se todos os modos tivessem a mesma sonoridade seria bobagem dar 7 nomes diferentes pra mesma coisa, não acha?

pitteri
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
Concordo.

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Sobre a sonoridade dos Modos Gregos:

Bom, vou dizer bem a grosso modo qual é o tipo de sonoridade de cada modo:

Jônio: Possui uma sonoridade feliz, alegre.
Dórico: É muito utilizado em black music e Funk.
Frígio: Possui uma sonoridade Tensa, sombria.
Lídio: Possui uma sonoridade onde ambienta um clima de vitória. Sabem a música do SENNA na Rede Globo? Então, aquela música é em Modo Lídio.
Mixolídio Muito utilizado em Black Music(principalmente em BLUES), assim como o dórico.
Eólio: Muitíssimo usado em músicas do IRON MAIDEN. Podemos dizer que tal sonoridade é mais séria; mas não chega a ser sombria como o frígio.
Lócrio: Possui uma sonoridade meio maluca e psicodélica. A música MASCARA da Pitty é em tom Lócrio.


Mas porque que tais modos possuem tais sonoridades?

*No JONIO, o que dá tal sonoridade a esse modo grego, é o fato de ter a Sétima e a Sexta Maior.

*No Frígio, é o fato de tal modo ter a segunda Bemol

*No Lídio, é o fato de ter a quarta aumentada e a quinta justa.

*No Mixolídio, é o fato de ter a sétima menor(é um modo MAIOR, pois possue a terça maior, porém, possui a sétima menor.

*No Eólio, se compararmos com o frígio, possui a segunda maior e a sexta e sétima menores. É isso que proporciona tal sonoridade a esse MODO.

*No Lócrio, o que dá tal sonoridade a esse modo, é o fato dele ter a segunda Bemol, a quinta Bemol. Se compararmos tal modo com o Frígio, notamos que este possui a segunda bemol e a quinta justa; enquanto àquele possui a segunda bemol e a quinta bemol.



Espero ter esclarecido algumas coisas à vocês...
Abraços!

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
Te garanto que nao sou nenhum idiota, e nao tive aula com nenhum leigo... alias , tive aula com o zuzo.. nao gosto de ficar falando isso mas ja q o seu comentario foi meio agressivo , resolvi te falar isso...
Alias , tem certeza q vc leu o meu topico? acho q vc entendeu tudo errado... assim como vc tb pitteri

Wah_Wah
Veterano
# mai/05
· votar


Caramba, esse negócio de modos gregos dão um nó na cabeça que não tem jeito!

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
nao é a escala que da a musica tal sonoridade , e sim a MUSICA TODA....
Se o tom for jonio , o teclado pode estar fazendo um acorde utilizando a setima maior e a terca maior... a segunda guitarra pode estar fazendo uns arranjos em arpeggios(tetrades)
Se o baixo ficar fazendo um solo em DOH JONIO , no caso , vai soar a MESMA MERDA q c ele tivesse tocando em REH DORICO e por aih vai....
Eh assim pois o resto dos instrumentos estao puxando a sonoridade para o modo jonio

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
pitteri
Esse negocio de ficar decorando 400 shapes para uma mesma escala eh coisa de guitarrista... pois dizem eles que eh para o solo nao soar muito igual em funcao do desenho utilizado na escala, entao , eles decoram 400 desenhos que no final das contas , soh muda a ordem dos graus... sendo as notas as mesmas!

Tanto a guitarra qto o baixo foram feitos para se tocar na vertical e nao na horizontal , punhetando o braco inteiro... se fosse assim , vc aprenderia as escalas jogando as notas no braco inteiro e nao utilizando desenhos na vertical...

jrcintra
Veterano
# mai/05 · Editado por: jrcintra
· votar


Wah_Wah
Que isso cara... pega o seu baixo e começa logo do inicio , acompanhando bem de vagar... ou se preferir , imprime essa pagina pra ficar mais confortavel pra ti...
Acompanha passo a passo... se vc tiver dificuldades mesmo assim , me adiciona no msn: jr_cintra@hotmail.com

Wah_Wah
Veterano
# mai/05
· votar


jrcintra
O problema é: Onde eu aplico isso? Os modos eu até sei, mas na improvisação eu não sei onde aplicar.

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


jrcintra
Aff, acho que tu não leu o meu post direto. Vou gravar uns exemplos e postar aqui!

otavio016
Veterano
# mai/05
· votar


jrcintra

mais tipo.... se eu quiser fazer uma musica tensa... eu uso o modo frigio certo ? mas como eh q eu uso este modo? como eh q eu faço se as notas da escala sao as mesmas?

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
Li sim. "Que bobagem, claro que não é idiotice!
Se tu fala isso sobre os modos não entende nada sobre eles.
Uma escala difere da outra pela sonoridade. E uma sonoridade difere da outra pela configuração de intervalos.
Se todos os modos tivessem a mesma sonoridade seria bobagem dar 7 nomes diferentes pra mesma coisa, não acha?"

Mas parece que infelizmente vc nao leu o meu segundo post desse topico.
Vc notou que eu disse isso se valendo em um tom apenas? Sabe pq q existe os modos gregos? Para aplicarmos eles EM TOMS. Se o Tom eh JONIO e se todos os instrumentos da banda estao puxando o tom pro jonio , eu posso fazer qualquer escala que seja relativo ao DOH JONIO (por exemplo , reh dorico , ou mi frigio , ou fa lidio) pois todas essas escalas , em verdade , sao DOH JONIO... as notas sao as mesmas soh q começando por graus diferentes da escala-mae(jonio)
Vc ta me dizendo que o q da sonoridade a escala sao os intervalos certo? E eu digo q o q da sonoridade aos modos eh a musica como um todo! Obedecendo o TOM em questao. Exemplo: os instrumentistas podem puxar uma musica qualquer para o tom de FRIGIo... usando acordes em cima do 2o ou do 3o intervalo(pois o frigio tem 2a bemol e a terca menor)

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


otavio016
Sao as mesmas mas nao se vc pensar em TOM. Quer uma musica com sonoridade frigio? Use o E frigio ou seila qual nota , contanto q seja frigio...

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


otavio016
Imagine soh.. veja lah o q caracteriza o frigio. Eh a segunda bemol certo? alem de ser um modo que possui a terca menor. Entao... pra sua musica soar frigio , vc deve se valer desses graus que caracterizam tal sonoridade.

Veja bem , o que caracteriza os modos nao sao as escalas , e sim a sonoridade... o frigio nao eh a escala e sim o modo , a sonoridade.. entendeu?

otavio016
Veterano
# mai/05
· votar


vc poderia definir melhor TOM plz? eh q nao esta entrando na minha cabeça ehehhe

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Wah_Wah
Na improvisacao eh foda , pois vc deve saber , ao ler a partitura , aonde eh q se muda de tom , e qual eh o modo de cada trecho. Nao vai estar la escrito tudo bonitinho... existem umas regras para isso sabe.... uns esquemas... o q eu disse aih em cima eh o basico da harmonia modal...

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


otavio016
TOM = Tonalidade

Ja ouviu dream theater? Nota como ha uma mudanca mto significativa de CLIMA entre os trechos da mesma musica? Numa hora a musica esta bem calminha... aih depoi , do nada ela fica bem PESADA , bem TENSA , aih depois ela volta a ficar calminha... entao cara... isso se dah gracas às mudancas de tom... o dream theater eh uma banda q muda mmmmmmto de tom durante a musica...

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


otavio016
O que fica estranho sao mudancas BRUSCAS de tom sabe... tipo.. a musica eh feliz e tal(jonio).. tipo o refrao da carry on do angra.. aih DUNADA ha uma ruptura dessa sonoridade para entrar um verso bem a la DEATH METAL sabe... (q no caso seria frigio , em razao de ter uma sonoridade bem tensa)

O que fica interessante sao mudancas de tom , onde utilizamos mudancas de modos maiores para modos maiores e modos menores para modos menores.
EX: Vc ta em eolio , aih muda para frigio , ou dorico ou ateh locrio.
EX2: Vc esta em jonio e depois muda pra mixolidio ou lidio

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


Pois bem, eu gravei uma base toda na tonalidade de C maior.

http://s17.yousendit.com/d.aspx?id=378X86LUODD2T25V65DS01NKFL

E solei apenas usando as notas da escala de C maior. Entretanto a sonoridade da música varia, passando de algo mais alegre pra algo mais triste. Isso contraria o que tu disse:

pedirem para vc criar algum arranjo ou solo em cima de uma base como esta: C7M Dm7 Em7 O TOM DESSA BASE É DÓ(C MAIOR)
Para que raios você vai aplicar uma escala diferente em cada acorde tocado? É idiotice aplicar dó jônio no acorde C, ré dórico no acorde D, mí frigio no acorde E. É idiotice pois no final das contas, você vai estar tocando as mesmas notas da escala de Dó Jônio!!


E por que contraria? Pq no início a música soa Jônio e no final Eólio. E pq isso acontece? Veja a base

| C | F/C | 4x
| Am | G/A F/A | 4x

Ou seja, apesar da harmonia ser diatonica a C maior, num primeiro momento ela tem caráter modal jônio, e depois eólio!

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


jrcintra
TOM = Tonalidade
Cara, tom não é igual a tonalidade. Isso é básico!
Tom é a altura de uma nota.
Tonalidade é caracteriza pelo grau que é o centro dos movimentos da harmonia

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
"C7M Dm7 Em7 O TOM DESSA BASE É DÓ(C MAIOR) "
Essa base q eu falei, se analisar , pode ser mta coisa sem ser jonio(pq eu soh usei acordes em cima de tonica segunda e a terça).. porem , eu AFIRMEI q EH JONIO , se fosse uma musica existente , teriam outros instrumentos que caracterizassem esse tom como jonio... eu quis dar somente um exemplo

Se EH JONIO , pq eu afirmei q eh jonio , e se essa base NAO MUDAR DE TOM , ou seja , eh DOH JONIO do comeco ao fim da base , nao tem cabimento vc me dizer que se vc solar em DOH MAIOR e depois em REH dorico e depois em MIH frigio e depois em fah lidio e etc , soe diferente...
Se eu AFIRMEI , por ser o autor dessa base rss , q o tom eh jonio , eh pq a sonoridade da minha musica q eu estou compus(q base fraca para uma musica composta ein) ira ter elementos que caracterizem a SONORIDADE da musica como jonio.

Acho q vc se confundiu , esse lance de vc observar uma progressao e dizer o MODO que o compositor usou para fazer essa base , assim como observar se ha ou nao mudanca de tom , ja nao foi o q eu disse acima . Eu nao entrei nesse merito entende?

Nessa base q vc fez: | C | F/C | 4x
| Am | G/A F/A | 4x aih ja eh otra historia , pq vc nao falou o MODO q vc pensou para fazer essa base aih.. tao menos se ha ou nao mudanca de TOM no meio... entao , pode-se usar essa base aih e fazer N sonoridades , pois nao ha um tom estipulado pelo compositor.... agora no meu caso ali em cima eu afirmei q era JONIO entende?

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
Aprendi o que eh tom no 2o dia de aula.. eu dei uma definicao pro cara entender mais ou menos o lance da sonoridade modal.

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco
Qto ao TOM , eu acho mais facil , em termos de didatica , relacionar o MODO a um TOM. Se muda a sonoridade da musica , durante sua execucao , eh pq o tom mudou , ou seja , o modo mudou , a sonoridade mudou.
Obviamente q eu sei q o tom eh a tonica , eh a nota mais "forte" da escala/acorde.. (a nao ser nos casos onde ha inversao)

otavio016
Veterano
# mai/05
· votar


jrcintra

axo q entendi! a parada da tonalidade das musicas... mais alegres... tensas, etc.... nao consegui entende ainda tp.. eu sei fazer os modos no instrumento mais nao sei usa-los.. por exemplo em DOH... se eu usar o modo frigio sao as mesmas notas que todos os outros modos... eu uso o modo figio pra ficar uma parada mais tensa e tal.. se eu quero faze uma musica em modo frigio como q eu faço? tipo... poderia me dar um exemplo? precisa começar pelo MI ?

otavio016
Veterano
# mai/05
· votar


se eu kero usar na musica inteira apenas notas sem acidentes musicais, ou seja, doh maior.. como eu faço por exemplo um começo alegre e no meio uma parada tensa se as notas sao as mesmas?

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


jrcintra
Mas associar uma mudança de modo a uma mudança de tom também é completamente absurdo. Se o cara tiver um vamp em C7+
Usando C, D, E, F G, A, B, estarei usando jônio. Passo a usar F# ao invés de F natural. Estou usando lídio. Portanto mudei de modo sem mudar de tom!

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


Se EH JONIO , pq eu afirmei q eh jonio ,
Então tá, vamos ao desafio:
Pega Dm7, Am7 e Bm7(5) e faz soar como C jônio.
É impossivel, tu pode colocar quantos instrumentos tu quiser fazendo cosias mirabolantes, mas essa harmonia não vai ter caráter modal jônio. E não me venha colocar o baixo todo em C, pq aí tu está alterando a harmonia!

jrcintra
Veterano
# mai/05 · Editado por: jrcintra
· votar


otavio016
esse lance de ter as mesmas notas eh soh vc analisar:
quais as notas que compoem o campo harmonico de DOH maior?
doh reh mih fah sol lah sih doh.

Ta. Essas sao as notas.
Doh jonio , tem as mesmas notas que o reh dorico , q tem as mesmas notas q o mih frigio , q tem as mesmas notas q o fah lidio q tem as mesmas notas q o sol mixolidio q tem as mesmas notas q o lah eolio q tem as mesmas notas q o si locrio.

Oq muda eh q no lugar de comecar pela TONICA(1o grau-jonio) começa-se a tocar a escala maior ou pelo 2o grau , ou pelo 3o grau , ou pelo 4o grau... e por aih vai... sao as mesmas notas! Doh jonio = reh dorico = mih frigio... e por aih vai...

Se tem as mesmas notas , vc soh vai c complicar se quiser usar om REH dorico numa musica onde o tom eh DOH jonio... vai se confundir , como vc esta agora.... Se o tom eh DOH JONIO , vc usa a escala de DOH JONIO e cabo sabe....(existem coisas como OUTSIDE NOTES.. e etc... e outras teorias q ajudam vc a descobrir certas notas dentro da escala , que combinam mais ou menos com o(s) acorde(s) q esta(o) sendo tocado.. mas nao eh esse o caso)..

Aih vc analisa... poxa... o q caracteriza o modo a ser jonio eh a 7a , 6a maior e 3a maior.. bom... entao eu posso fazer umas notas que soem mais tempo em cima desses intervalos(no caso do C jonio , o lah e o sih)
que eh pra dar a ENFASE de Jonio sabe faça umas passagens por exemplo , doh sol pro lah aih tu da uma parada no lah(e deixa soando) entende? coisas assim...

Olha soh... se o tom de um trecho da musica eh DOH JONIO... aih depois no refrao muda pra REH EOLIO.. o q aconteceu? Uma mudanca de tom... Pq? Ora , a grosso modo , pq as notas do reh eolio nao estao dentro do campo harmonico do DOH JONIO.. entao o q vc conclui? Que mudou de tom! E pq EOLIO? Pq esse trecho ira ter elementos q caracterizem esse modo como tal.

Exemplo:

Numa base assim: (tom E Eolio) - vou colocar os graus entre colchetes
| Em7[VI] G7M[I] | C7M[IV] A7[V] |

Marisco
Veterano
# mai/05
· votar


otavio016
Há um tempo atrás eu escrevi uma coluna para um site explicando de forma bem completa os Modos Gregos. Se quiser conferir:

http://brasilguitarra.sites.uol.com.br/colunistas/colunista1.htm

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Para tirar a dúvida da galera sobre Modos Gregos